Anadvil Efe Ibuprofeno bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Anadvil EFE 400 mg e para que é utilizado
2. Antes de tomar Anadvil EFE 400 mg
3. Como tomar Anadvil EFE 400 mg
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Anadvil EFE 400 mg
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

ANADVIL EFE 400 mg Comprimidos Efervescentes
Ibuprofeno

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.
– Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
– Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
-Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É ANADVIL EFE 400 mg E PARA QUE É UTILIZADO

O ibuprofeno pertence à classe de medicamentos denominados anti-inflamatórios nãoesteróides (AINEs) que actuam aliviando a dor, reduzindo a inflamação, o inchaço e afebre.

Este medicamento proporciona um alívio eficaz de: dores de cabeça, enxaquecas (esintomas relacionados tais como sensibilidade à luz e ao ruído e náuseas), dorosteoraticular ligeira com diagnóstico médico prévio, dores articulares, dores nascostas, dores reumáticas ou musculares, dores menstruais, dores de dentes, febre esintomatologia associada a estados gripais e constipações.

Este medicamento é rapidamente absorvido e proporciona um rápido alívio dos sintomas.

2. ANTES DE TOMAR ANADVIL EFE 400 mg

Leia-a por favor a seguinte informação:

Não tome Anadvil EFE 400 mg:
– Se sofre ou sofreu de úlcera gástrica, perfuração, hemorragia no estômago ou nointestino delgado (duodeno) ou outras perturbações gástricas, após ter tomadomedicamentos contendo ácido acetilsalicílico (aspirina) ou outros medicamentos para ador e inflamação (AINEs).

– Se é alérgico (hipersensível) ao ibuprofeno ou a qualquer um dos ingredientes de
Anadvil EFE 400 mg (consulte por favor o ponto 6 deste folheto), ou se sofre de reacçõesalérgicas tais como asma, rinite, prurido, erupções cutâneas ou inchaço dos lábios, face,língua ou garganta, após ter tomado medicamentos contendo ácido acetilsalicílico
(aspirina) ou outros medicamentos para a dor e inflamação (AINEs)
– Se sofre de grave insuficiência hepática, renal ou cardíaca.
– Se se encontra nos últimos 3 meses de gravidez.

Tome especial cuidado com ANADVIL EFE 400 mg e fale com o seu farmacêutico ou com o seu médico antes de tomar este medicamento se:
– É asmático, sofre de problemas hepáticos (fígado) ou renais, ou de febre dos fenos.
-Sofre de perturbações gastrointestinais ou de inflamação intestinal prolongada (como porexemplo colite ulcerativa ou doença de Crohn).
-Sofre de lúpus eritematoso sistémico, LES (uma alteração do sistema imunitário queafecta o tecido conjuntivo e origina dores nas articulações, alterações cutâneas eperturbações em outros orgãos) ou outras doenças auto-imunes.
-Se está a tentar engravidar (o ibuprofeno pertence a um grupo de medicamentos; AINEs,que podem diminuir a fertilidade feminina. O efeito é reversível com a interrupção dotratamento).
-Se se encontra nos primeiros 6 meses de gravidez.
– Sofre de problemas cardíacos, sofreu um acidente vascular cerebral, ou pensa que podeestar em risco de sofrer um (se por exemplo tem tensão arterial elevada, diabetes,colesterol elevado ou se é fumador).
-Se sofre de retenção de líquidos (edema) ou de doença hepática (fígado) ou renal.

Medicamentos como o ibuprofeno podem estar associados com um pequeno aumento dorisco de ataque cardíaco (enfarte do miocárdio) ou acidente vascular cerebral. Qualquerrisco é mais provável com doses elevadas e tratamentos prolongados. Não exceda a doserecomendada ou a duração do tratamento (5 dias em caso de dor e 3 dias em caso defebre).

Não dê o medicamento a crianças com menos de 12 anos.

Ao tomar ANADVIL EFE 400 mg com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Não tome este medicamento se está a tomar:
-Outros AINEs (incluindo inibidores COX-2, ou ácido acetilsalicílico /aspirina).
-Alguns medicamentos que são anticoagulantes (impedem a coagulação) (como por ex.:o
ácido acetilsalicílico/aspirina, varfarina, ticlopidina), alguns medicamentos para otratamento da hipertensão (inibidores ECA, como por ex.: captopril, medicamentos quebloqueiam os receptores beta, antagonistas da angiotensina II), e até mesmo outrosmedicamentos podem afectar ou ser afectados pelo tratamento com ibuprofeno.

Desta forma procure sempre o conselho do médico antes de tomar o ibuprofeno comoutros medicamentos.

Fale com o seu médico ou farmacêutico se:
– Está a tomar um determinado tipo de antidepressivos denominados IRSR, (inibidorselectivo da recaptação da serotonina, como por ex.: fluoxetina, sertralina, paroxetina),corticosteróides, lítio, digoxina, fenitoína, metotrexato, ciclosporina ou zidovudina, dadoque o efeito destes medicamentos pode ser influenciado pelo ibuprofeno.

Ao tomar Anadvil EFE 400 mg com alimentos e bebidas
Anadvil EFE 400 mg pode ser tomado com o estômago vazio. Contudo, um reduzidonúmero de pessoas pode experimentar uma leve indigestão com este medicamento. Caseisto lhe aconteça, pode ser útil tomar os comprimidos efervescentes após a ingestão dealimentos ou leite.

Gravidez e aleitamento

Se está nos primeiros seis meses de gravidez ou se está a amamentar fale com o seumédico ou farmacêutico antes de tomar Anadvil EFE 400 mg. Se está nos últimos 3meses de gravidez não tome este medicamento porque pode causar problemas ao feto oucomplicações durante o parto.

Anadvil EFE 400 mg pertence ao grupo de medicamentos que pode diminuir a fertilidadena mulher. Este efeito é reversível com a interrupção do tratamento. É pouco provávelque este medicamento, utilizado ocasionalmente, possa afectar as probabilidades deengravidar. Contudo, se tem problemas em engravidar aconselhe-se com o seu médicoantes de tomar este medicamento

Peça o conselho do seu farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas:

Não conduza nem utilize máquinas se começar a sentir tonturas, sonolência, vertigens ouperturbações visuais.

Informações importantes sobre alguns componentes de Anadvil EFE 400 mg

Cada comprimido efervescente contém 170 mg de potássio, que deve ser tido emconsideração em doentes com redução da função renal ou doentes com dietas controladasde potássio.

Cada comprimido efervescente também contem 407 mg de sódio, que deve ser tido emconsideração em doentes com dietas controladas em sódio ou doentes sofrendo dehipertensão arterial.

Se o seu médico o informou que sofre de intolerância a alguns açucares contacte-o antesde tomar este medicamento.

3. COMO TOMAR ANADVIL EFE 400 mg

Tome Anadvil EFE 400 mg sempre de acordo com o descrito neste folheto informativo.
Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Para administração oral.

Para utilização apenas por curtos períodos.

Deve-se utilizar a dose mínima eficaz, durante o período mais curto necessário para oalívio dos sintomas. Os idosos e os doentes com insuficiência renal ou hepática, devemsempre ser tratados com a dose eficaz mais baixa.

Se os sintomas persistirem ou se agravarem durante mais de 5 dias, em caso de dor oumais de 3 dias, em caso de febre, fale com o seu farmacêutico ou consulte o seu médico.

Posologia: adultos, idosos e adolescentes com mais de 12 anos e com um peso superior a
30 kg:
Tome um comprimido efervescente (400 mg de ibuprofeno) até 3 vezes ao dia, consoantea necessidade. O comprimido efervescente deve ser dissolvido num copo de água e asolução bebida imediatamente. Não deve engolir os comprimidos efervescentes. Tomeapenas a quantidade necessária para aliviar os sintomas e espere pelo menos um intervalode 4 horas entre cada toma.

Não tome mais de três comprimidos efervescentes (1200 mg de ibuprofeno) num períodode 24 horas.

Não dê este medicamento a crianças com menos de 12 anos.

Se tomar mais comprimidos do que deveria
Se tomar acidentalmente demasiados comprimidos, contacte imediatamente o seu médicoou dirija-se ao hospital. Leve os restantes comprimidos para os mostrar ao médico. Ossintomas de tomar mais comprimidos do que os aconselhados (uma sobredosagem)incluem: náuseas, dor de estômago, vómitos com sangue ou com grumos castanhos
(semelhantes a borras de café), diarreia, apitos nos ouvidos, dores de cabeça, tonturas,sonolência, confusão, desorientação e muito raramente, perda de consciência.

Caso se tenha esquecido de tomar ANADVIL EFE 400 mg:
Não tome mais comprimidos do que os recomendados.

Se tiver questões adicionais sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, também este pode causar efeitos secundários, que não semanifestam, no entanto, em todas as pessoas.

Os seguintes efeitos são muito raros (afectam menos de 1 em cada 10.000 utilizadores),mas caso sofra de algum dos seguintes efeitos graves PARE de tomar o medicamentoimediatamente e contacte o seu médico ou farmacêutico:

– Úlcera péptica ou perfuração. Os sintomas podem incluir dor de barriga, vómitossanguinolentos (ou liquidos semelhante a borras de café), sangue nas fezes ou fezes deaspecto semelhante a alcatrão.
– Inflamação do revestimento do cérebro: os sintomas podem incluir, rigidez do pescoço,dores de cabeça, sensação de doença, febre ou desorientação.
– Reacções alérgicas graves. Os sintomas podem incluir desmaio, aumento da frequênciacardíaca, inchaço da face, língua e garganta.
– Agravamento da asma e sibilos ou dificuldade em respirar

Outros efeitos secundários possíveis:

Entre 1 em cada 100 utilizadores e 1 em cada mil utilizadores podem experimentar osseguintes efeitos secundários pouco frequentes:
– Reacções alérgicas tais como urticária, erupções cutâneas e comichão (ou LES).
– Dor de barriga, indigestão, azia e sensação de doença
– Dor de cabeça.

Entre 1 em cada 1. 000 e 1 em cada 10.000 utilizadores podem sentir os seguintes efeitossecundários raros:
Diarreia, libertação de gases com mais frequência (flatulência), prisão de ventre esensação de doença.

Menos de 1 em cada 10.000 utilizadores, podem sentir os seguintes efeitos secundáriosmuito raros:
– Redução das células sanguíneas, que podem tornar a pele pálida ou amarelada, provocarfebre, dores de garganta, úlceras bucais ligeiras, sintomas gripais, exaustão ou fraqueza,facilidade em fazer hematomas (nódoas negras), hemorragia cutânea ou nasal.
– Pressão sanguínea elevada
– Falência cardíaca
– Nervosismo, perturbações visuais, apitos nos ouvidos e tonturas
Problemas hepáticos (fígado). Os sintomas podem incluir o amarelecimento da pele ouda parte branca dos olhos.
Problemas renais. Os sintomas podem incluir o inchaço dos tornozelos.
– Reacções cutâneas graves. Os sintomas podem incluir o aparecimento de bolhas.

Estes medicamentos podem ser associados a um pequeno aumento do risco de ataquecardíaco (enfarte do miocárdio) ou acidente vascular cerebral.

O risco de ocorrência de efeitos indesejáveis é mais provável com doses elevadas etratamento prolongado. Não exceda a dose recomendada ou a duração do tratamento (5dias para a dor e 3 dias para a febre).

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR ANADVIL EFE 400 mg

Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não utilize Anadvil EFE 400 mg após o prazo de validade impresso no blister e naembalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao ultimo dia do mês indicado.
Não conservar acima de 30°C.
Manter o blister dentro da embalagem exterior para proteger da humidade.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de ANADVIL EFE 400 mg

A substancia activa é o ibuprofeno.

Cada comprimido efervescente contém 400 mg de ibuprofeno.

Os outros componentes são: carbonato de potássio (E501), carbonato de sódio, anidro
(E500), Ácido cítrico, anidro (E330), Citrato monossódico (E331), Hidrogeno carbonatode sódio (E500), Hipromelose (E464), Sacarina Sódica (E954), Sacrose, palmitato
(contém sacarose) Aroma de mentol, Aroma de toranja, Estearato de magnésio (E470b)

Qual o aspecto de ANADVIL EFE 400 mg e conteúdo da embalagem

ANADVIL EFE 400 mg comprimidos efervescentes são, comprimidos brancos, redondosde faces planas.
Estão disponíveis em embalagens de 2, 4, 8, 10, 12, 16, 20, 32 e 40 comprimidosefervescentes.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

Home Products de Portugal, Lda.
Rua Dr. António Loureiro Borges, 2
1495-131 Algés
Portugal

Fabricante

Losan Pharma GmbH
Otto-Hahn-Strasse 13
79395 Neuenburg
Alemanha

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico
Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

Bélgica:

Advil 400, bruistabletten ;
República Checa:
Advil Efervescent 400 mg Effervescent Tablet
Hungria:

Advil Pezgötabletta
Irlanda:

Advil Maximum Strength 400 mg Effervescent Tablets
Itália:

Denominação a confirmar
República Eslovaca: Advil 400mg sumivé tablety
Reino-Unido: Anadin LiquiFast 400 mg Effervescent Tablets

Este folheto foi aprovado pela última vez em: