Anhyva Candesartan bula do medicamento

Neste folheto:
1.O que é Anhyva e para que é utilizado
2.Antes de tomar Anhyva
3.Como tomar Anhyva
4.Efeitos secundários possíveis
5.Como conservar Anhyva
6.Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Anhyva 2 mg comprimidos

candesartan cilexetil

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.
-Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
-Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
-Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1.O QUE É ANHYVA E PARA QUE É UTILIZADO

O nome do seu medicamento é Anhyva. A substância activa é o candesartan cilexetil.
Este medicamento pertence a um grupo de medicamentos denominados de antagonistasdos receptores da angiotensina II. Atua induzindo o relaxamento e a dilatação dos seusvasos sanguíneos. Esta ação ajuda a diminuir a sua pressão arterial. Este medicamentofacilita também a capacidade do seu coração em bombear o sangue para todas as partesdo corpo.

Este medicamento é utilizado para:
Tratar a pressão arterial elevada (hipertensão) em doentes adultos..
-Tratar doentes adultos com insuficiência cardíaca com função muscular cardíacareduziada em associação com inibidores da Enzima de Conversão da Angiotensina
(ECA) ou quando os inibidores da ECA não podem ser utilizados (os inibidores da ECAsão um grupo de medicamentos utilizados para tratar a insuficiência cardíaca).

2.ANTES DE TOMAR ANHYVA

Não tome Anhyva
-se tem alergia (hipersensibilidade) ao candesartan cilexetil ou a qualquer outrocomponente de Anhyva (ver secção 6).

-se estiver grávida há mais de 3 meses (também é preferível não tomar Anhyva no inícioda gravidez ? ver secção gravidez).
-se tiver doença do fígado grave ou obstrução biliar (um problema relacionado com ofluxo da bílis produzida pela vesícula biliar).

Caso tenha dúvidas sobre se alguma destas situações se aplica a si, fale com o seu médicoou farmacêutico antes de tomar Anhyva.

Tome especial cuidado com Anhyva
Antes de tomar, ou enquanto estiver a tomar Anhyva, informe o seu médico:
-se tiver problemas de coração, fígado ou rins, ou se faz diálise.
-se tiver sido submetido recentemente a transplante renal.
-se tem vómitos, se teve recentemente vómitos graves ou se tiver diarreia.
-se tiver uma doença das glândulas supra-renais denominada Síndroma de Conn (tambémdesignada por hiperaldosteronismo primário).
-se tiver pressão arterial baixa.
-se já tiver tido um acidente vascular cerebral.
-deve informar o seu médico se pensa que está (ou pode vir a estar) grávida. Anhyva não
é recomendado no início da gravidez e não deve ser tomado se estiver grávida há mais de
3 meses, uma vez que pode ser gravemente prejudicial para o seu bebé se utilizado apartir desta altura (ver secção gravidez).

O seu médico pode querer observá-lo com mais frequência e realizar mais testes sealguma destas situações se aplicar a si.

Se vai ser submetido a uma cirurgia, informe o seu médico ou dentista que está a tomar
Anhyva, uma vez que Anhyva, em associação com alguns anestésicos, pode causar umadescida da pressão arterial.

Utilização em crianças:
Não há experiência sobre a utilização de Anhyva em crianças (com idade inferior a 18anos). Por conseguinte, Anhyva não deve ser administrado a crianças.

Ao tomar Anhyva com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.
Anhyva pode afectar o modo de acção de outros medicamentos e alguns medicamentospodem ter um efeito sobre Anhyva. Se estiver a utilizar determinados medicamentos, oseu médico pode pedir-lhe que faça análises ao sangue, de vez em quando.

Em particular, informe o seu médico se estiver a tomar algum dos seguintesmedicamentos:
-Outros medicamentos para ajudar a reduzir a sua pressão arterial, incluindobloqueadores-beta, diazóxido e inibidores da ECA, tais como enalapril, captoprillisinopril ou ramipril.

-Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), tais como ibuprofeno,naproxeno, diclofenac, celecoxib ou etoricoxib (medicamentos para o alívio da dor einflamação).
-Ácido acetilsalicílico (se estiver a tomar mais do que 3 g por dia) (medicamento para oalívio da dor e inflamação).
-Suplementos de potássio ou substitutos de sal contendo potássio (medicamentos paraaumentar a quantidade de potássio no seu sangue).
-Heparina (um medicamento para tornar o sangue mais fluído).
-Medicamentos que aumentam a produção de urina (diuréticos).
-Lítio (um medicamento para perturbações da saúde mental).

Ao tomar Anhyva com alimentos e bebidas (em particular álcool)
-Pode tomar Anhyvar com ou sem alimentos.
-Se lhe for receitado Anhyva, fale com o seu médico antes de beber álcool. O álcool podecausar-lhe tonturas/vertigens ou sensação de desmaio.

Gravidez e aleitamento

Gravidez
Deve informar o seu médico se pensa que está (ou pode vir a estar) grávida. O seumédico irá normalmente, aconselhá-la a interromper Anhyva antes de engravidar ouassim que estiver grávida e a tomar outro medicamento em vez de Anhyva. Anhyva nãoestá recomendado no início da gravidez e não deve ser tomado se estiver grávida há maisde 3 meses, uma vez que pode ser gravemente prejudicial para o bebé se utilizado depoisdo terceiro mês de gravidez.

Aleitamento
Deverá informar o seu médico de que se encontra a amamentar ou que está prestes ainiciar o aleitamento. Anhyva não está recomendado em mães que estão a amamentar, e oseu médico poderá indicar-lhe outro tratamento, especialmente se o bebé for recém-
nascido ou prematuro.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Algumas pessoas poderão sentir tonturas ou fadiga durante o tratamento com Anhyva. Seisto lhe acontecer, não conduza nem utilize quaisquer ferramentas ou máquinas.

3.COMO TOMAR ANHYVA

Tome Anhyva sempre de acordo com as indicações do seu médico. Fale com o seumédico ou farmacêutico se tiver dúvidas. É importante que tome Anhyva todos os dias.
Pode tomar Anhyva com ou sem alimentos.
Engula o comprimido com água.

Tente tomar o comprimido todos os dias aproximadamente à mesma hora. Isto irá ajudá-
lo a lembrar-se de o tomar.

Pressão arterial elevada:
– A dose habitual de Anhyva é 8 mg uma vez por dia. O seu médico pode aumentar estadose até 16 mg uma vez por dia e posteriormente até 32 mg por dia, dependendo daresposta da pressão arterial.
-O médico pode prescrever uma dose inicial mais baixa em certos doentes, tais comodoentes com problemas de fígado, problemas renais ou para aqueles que tiveremrecentemente perdido líquidos corporais, isto é, através de vómitos ou diarreia ou pelautilização de diuréticos.
-Alguns doentes de raça negra podem ter uma resposta reduzida a este tipo demedicamento, quando administrado como tratamento único, e podem necessitar de umadose mais elevada.

Insuficiência cardíaca:
-A dose inicial habitual de Anhyva é 4 mg uma vez por dia. O seu médico pode aumentara dose por duplicação da dose em intervalos de pelo menos 2 semanas até 32 g uma vezpor dia.
Anhyva pode ser administrado com outro medicamenato para a insuficiência cardíaca,cabendo ao seu médico decidir qual o tratamento adequado para si.

Se tomar mais Anhyva do que deveria
Se tomou mais Anhyva do que o que lhe foi prescrito pelo seu médico, contacteimediatamente um médico ou farmacêutico.

Caso se tenha esquecido de tomar Anhyva
Não tome uma dose a dobrar para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar.
Tome a próxima dose de acordo com o habitual.

Se parar de tomar Anhyva
A sua pressão arterial pode aumentar novamente se parar de tomar Anhyva. Assim, nãopare de tomar Anhyva sem primeiro falar com o seu médico.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4.EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSIVEIS

Como todos os medicamentos, Anhyva pode causar efeitos secundários, no entanto, estesnão se manifestam em todas as pessoas. É importante que saiba quais são estes efeitossecundários.

Pare de tomar Anhyva e consulte imediatamente um médico se tiver alguma dasseguintes reacções alérgicas:

.dificuldade em respirar, com ou sem inchaço da face, lábios, língua e/ou garganta
.inchaço da face, lábios, língua e/ou garganta, o que pode causar dificuldade em engolir
.comichão intensa na pele (com inchaços ou protuberâncias)

Anhyva pode causar uma redução do número de glóbulos brancos. A sua resistência àinfecção pode estar diminuída e poderá sentir cansaço, sintomas de infecção ou febre. Seisto lhe acontecer informe o seu médico. O seu médico poderá pedir ocasionalmenteanálises ao sangue para verificar se Anhyva tem algum efeito no seu sangue
(agranulocitose).

Outros efeitos secundários possíveis incluem:
Frequentes (afecta 1 a 10 utilizadores em cada 100 doentes)
.Tonturas/sensação de cabeça à roda.
.Dor de cabeça.
.Infecção respiratória.
.Pressão arterial baixa, o que pode provocar sensação de desmaio ou tonturas/vertigens.
.Alterações nos resultados das análises ao sangue:
Aumento do nível de potássio no seu sangue, especialmente se já tiver problemas renaisou insuficiência cardíaca. Se for grave poderá sentir cansaço, fraqueza, batimentocardíaco irregular ou sensação de formigueiro e picadas de agulhas.
.Efeitos no funcionamento dos seus rins, especialmente se já tiver problemas renais ou insuficiência cardíaca. Em casos muito raros, pode ocorrer insuficiência renal.

Muito raros (afecta menos de 1 utilizador em cada 10.000)
.Inchaço da face, lábios, lingua e/ou garganta.
.Redução do número de glóbulos vermelhos ou glóbulos brancos. Poderá aperceber-se deuma sensação de fadiga, sintomas de infecção ou febre.
.Erupção cutânea, urticária (erupção da pele com comichão).
.Comichão.
.Dores nas costas, dores nas articulações e dores musculares.
.Alterações no funcionamento do seu fígado, incluindo inflamação do fígado (hepatite).
Poderá sentir cansaço, aperceber-se de uma coloração amarela da pele e do branco doolhos e sintomas semelhantes aos da gripe.
.Náuseas (Enjoo).
.Alterações nos resultados das análises ao sangue:
Redução da quantidade de sódio no seu sangue. Se tal for grave, poderá sentir fraqueza, falta de energia ou cãibras musculares.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5.COMO CONSERVAR ANHYVA

-Manter fora do alcance e da vista das crianças.

-Não utilize Anhyva após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, no
?blister? ou frasco. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.
-Este medicamento não requer quaisquer precauções especiais de consdervação.

Os medicamentos não devem ser eliminiados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6.OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Anhyva

A substância activa é o candesartan cilexetil.
Os comprimidos contêm 2 mg de candesartan cilexetil.

Outros componentes são manitol, amido de milho, copovidona, glicerina e estearato demagnésio.

Qual o aspecto de Anhyva e conteúdo da embalagem

Os comprimidos de Anhyva 2 mg são redondos de cor branca a esbranquiçada.

Os comprimidos de 2 mg apresentam-se em embalagens com blisters de 7 ou 14comprimidos e com frascos de 100 e 250 comprimidos.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

titular da autorização de introdução no mercado e fabricante

ALFRED E. TIEFENBACHER
(GmbH & Co. KG)
Van-der-Smissen-Straße 1
D-22767 Hamburg
Alemanha

Fabricantes

Aegis Ltd.
17, Athinon Street, Ergates
2643 Lefkosia

HBM Pharma s. r. o.
Sklabinská 30

036 80 Martin
Eslováquia
Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico
Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

Estado-membro
Nome
Portugal Anhyva
Alemanha Candesartan
AET

Este foiheto foi aprovado peia üitima vez em {MM/AAAA}