Ascal 100 Carbasalato cálcico bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Ascal 100, comprimidos efervescentes e para que é utilizado
2. Antes de utilizar Ascal 100, comprimidos efervescentes
3. Como utilizar Ascal 100, comprimidos efervescentes
4. Efeitos secundários possíveis.
5. Como conservar Ascal 100, comprimidos efervescentes
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR

Ascal 100, 100mg comprimidos efervescentes
Carbasalato de cálcio

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso tenha dúvidas consulte o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos adversos se tornar grave, ou se notar algum efeito adverso nãodescrito neste folheto, por favor informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É Ascal 100, comprimidos efervescentes E PARA QUE É UTILIZADO

Este medicamento evita a formação de coágulos que podem entupir os vasos sanguíneos.

O seu médico pode prescrever-lhe Ascal 100 se:
Teve um ataque de coração (enfarte do miocárdio) para prevenir a ocorrência de outroataque.
Tem angina de peito instável (dor no peito).
Tem angina de peito estável (dor no peito).
Foi submetido a uma intervenção ao coração para colocar um by-pass.
Sofreu um enfarte cerebral (morte de tecidos), um ataque (AVC) ou um AIT (miniataque), mas não uma hemorragia cerebral.

Em todas estas situações a formação de coágulos sanguíneos tem de ser evitada. O Ascal
100 é um medicamento com um efeito preventivo. Isto significa que os doentes com estesproblemas têm menor possibilidade de sofrer um segundo bloqueio nos vasos sanguíneospor um coágulo se tomarem este medicamento de acordo com a prescrição.

Descrição detalhada das condições em que Ascal 100, comprimidos efervescentes éutilizado
O sangue contém pequenas células, denominadas plaquetas. As plaquetas desempenhamum papel importante na coagulação do sangue. Aglomeram-se quando surge umapequena ferida e formam um pequeno tampão em volta da ferida que para a hemorragia
(hemostase).

Em muitas situações as plaquetas aglomeram-se mais rapidamente que o normal, mesmoquando não existe uma ferida, por exemplo nas alterações dos vasos sanguíneos. Issopode causar bloqueio dum vaso sanguíneo. É também possível que pequenas partes doaglomerado de plaquetas se desprendam. Estas partes são então conduzidas pelo fluxosanguíneo e podem bloquear um vaso. Se tal ocorrer por exemplo em vasos sanguíneosdo cérebro, pode conduzir a morte de tecidos (enfarte cerebral) ou acidente vascularcerebral. A formação destes aglomerados (coágulos) é indesejável e deve ser prevenida.

2. ANTES DE UTILIZAR Ascal 100, comprimidos efervescentes

Não tome Ascal 100, comprimidos efervescentes nas seguintes situações:se tem uma úlcera no estômago duodeno (primeira porção do intestino delgado) ou noesófago.se tem hemorragias no estômago ou intestinos.se tem problemas no estômago ou teve dor no estômago quando utilizou estemedicamento no passado.se teve hemorragia cerebral.se tem alergia (hipersensibilidade) aos compostos com ácido acetilsalicílico ouanalgésicos similares (ex: aspirina) ou a qualquer outro ingrediente do Ascal 100 (ex:alguns doentes asmáticos podem sofrer um ataque de asma ou desmaiaremse tem problemas graves no fígado ou rins.se tem tendência para hemorragias ou problemas na coagulação sanguínea. se está a ser medicado com Metotrexato (medicamento para o cancro ou artritereumatóide) em doses superiores a 15mg por semana. se tomar mais de 1 comprimido Ascal 100mg por dia e estiver grávida com mais de 6meses de gravidez.

Tome especial cuidado com Ascal 100, comprimidos efervescentes nas seguintessituações

se está a ser tratado com medicamentos para prevenir os coágulos sanguíneos
(anticoagulantes). Deve ter especial atenção a sinais de hemorragia, particularmente noabdómen (hemorragia no estômago / intestinal).se tem febre dos fenos (rinite alérgica) com sintomas de nariz entupido, espirros, urticária pingo no nariz comichão nos olhos e lacrimejo se sofre de asma e sintomas de dificuldade respiratória recorrente (respiração ofegantecausada por cãibras nos músculos dos brônquios) , muitas vezes acompanhada de tosse eprodução de muco
se teve no passado úlcera no estômago no duodeno (primeira parte do intestino delgado)ou no esófago.se tem grandes hemorragias durante o período menstrual. se vai ser submetido a uma operação ou extrair um dente, porque a hemorragia pode serprolongada. O seu médico informá-lo-á se e por quanto tempo deve parar de tomar Ascal
100 antes da operação.

se tem a função dos rins ou do fígado diminuídas. Se a sua função hepática estiver ligeiraou moderadamente diminuída o seu médico pode querer realizar testes hepáticos deforma regular. se tem tensão alta.se está a tomar medicamentos para o tratamento da gota que estimulam a excreção de do
ácido úrico (agentes uricosúricos).

Consulte o seu médico se alguma das situações acima indicadas se aplicarem a si ou se jáse passaram no passado.

Crianças e adolescentes
Ascal 100 não é para ser tomado por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anossalvo se existirem razões especiais.

Se está a tomar outros medicamentos:
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos incluindo medicamentos não sujeitos a receita médica.
Nota: As seguintes notas também se aplicam à utilização de medicamentos no passadopróximo ou no futuro próximo.

O seu tratamento com este medicamento pode ser afectado se for administradoconcomitantemente com medicamentos utilizados para as seguintes situações:

Coágulos sanguíneos (ex: derivados cumarínicos, heparina)
Pressão sanguínea alta (ex: diuréticos)
Dor e inflamação (ex: esteróides ou medicamentos anti inflamatórios)
Gota (benzbromazona, probenecide e sulfinpirazona)
Cancro ou artrite reumatóide (metotrexato) (ver acima ?Não utilize Ascal 100,comprimidos efervescentes?)
Excesso de acidez no estômago e azia (anti ácidos)

Antes de tomar este medicamento informe o seu médico dos medicamentos que está atomar. Se toma este medicamento regularmente informe o seu médico antes de tomarqualquer outro medicamento (incluindo medicamentos vendidos sem prescrição médica).

Utilização de Ascal 100, comprimidos efervescentes com alimentos ou bebidas
Se está a tomar Ascal 100, comprimidos efervescentes com álcool, tem um riscoacrescido de desenvolver queixas de estômago. Além disso, uma hemorragia pode levarmais tempo a parar.

Gravidez e aleitamento

Gravidez
Se está a pensar engravidar ou se está nos primeiros 6 meses de gravidez, o seu médicopode prescrever-lhe Ascal 100, comprimidos efervescentes, apenas se for absolutamenteindispensável, e mesmo assim na dose mais baixa possível.

Durante os últimos 3 meses de gravidez, pode tomar Ascal 100 apenas se forabsolutamente essencial e, nesse caso não mais de 1 comprimido por dia.

Aleitamento
Apenas uma pequena quantidade da substância activa passa para o leite. Se não tomarmais de 1 comprimido efervescente por dia, a amamentação pode continuar. No caso deutilização a longo prazo deve parar com o aleitamento.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Condução de veículos e utilização de máquinas:
O Ascal 100, comprimidos efervescentes não parece ter qualquer efeito na capacidade deconduzir e utilizar máquinas. Se sentir sintomas de sonolência não deve conduzir nemutilizar máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Ascal 100:
O Ascal 100mg, contém entre outros, 150mg de lactose (açúcar do leite) por comprimidoefervescente.
Se o seu médico o informou que tem intolerância a alguns açúcares contacte-o antes detomar este medicamento.

3. COMO UTILIZAR Ascal 100, comprimidos efervescentes

Tome Ascal 100 sempre de acordo com as instruções do médico. Fale com o seu médicoou farmacêutico se tiver dúvidas.

A dose recomendada é a seguinte:

Para prevenir um ataque de coração:
Em situações agudas deve administrar-se uma dose inicial de 2 comprimidosefervescentes por dia no primeiro dia seguido de 1 a 2 comprimidos efervescentes pordia.
Nos casos agudos, a primeira dose deve ser tomada o mais rápido possível após odiagnóstico ter sido feito.

Para prevenir a angina de peito estável e instável (dor no peito):
Em situações agudas deve administrar-se uma dose inicial de 2 comprimidosefervescentes por dia no primeiro dia seguido de 1 a 2 comprimidos efervescentes pordia.
Nos casos agudos, a primeira dose deve ser tomada o mais rápido possível após odiagnóstico ter sido feito.

Como medida preventiva após um enfarte cerebral (morte de tecidos / ataque ou AIT),em que situações de hemorragia cerebral estão excluídas:

Em situações agudas deve administrar-se uma dose inicial de 2 comprimidosefervescentes por dia no primeiro dia seguido de 1 a 2 comprimidos efervescentes pordia.
Nos casos agudos, a primeira dose deve ser tomada o mais rápido possível após odiagnóstico ter sido feito.

Para prevenir problemas com o fluxo sanguíneo após uma operação ao coração debypass:
Em situações agudas deve administrar-se uma dose inicial de 2 comprimidosefervescentes por dia no primeiro dia seguido de 1 a 2 comprimidos efervescentes pordia.
Nos casos agudos, a primeira dose deve ser tomada o mais rápido possível após odiagnóstico ter sido feito.

Crianças e adolescentes
Ascal 100 não é para ser tomado por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anossalvo se existirem razões especiais.

Como e quando tomar Ascal 100, comprimidos efervescentes
O Ascal 100 deve ser administrado em solução após dissolução em água. Oscomprimidos são efervescentes o que significa que produzem bolhas enquanto sedissolvem.
Ascal 100mg é completamente solúvel em água.
Isto reduz a possibilidade de efeitos adversos no estômago e é importante, especialmentequando se toma durante longos períodos de tempo.

Dissolver o comprimido efervescente num copo de água até a solução ficar límpida;seguidamente beber o conteúdo total do copo.

O efeito máximo é alcançado se tomar os comprimidos à mesma hora todos os dias. Alémdisso, isso ajuda a lembrar-se de tomar os comprimidos.

Pressionar com o indicador e polegar a zona do frasco imediatamente abaixo da tampa,de forma a levantar a tampa.
Levantar a pequena tampa com o polegar e retirar o número de comprimidos necessários.
Após utilização, fechar o frasco com firmeza: pressionar até ouvir um click.

CLIC

(Figura 1)
(Figura 2)
(Figura 3)

Se tomar mais Ascal 100, comprimidos efervescentes do que deveria:
Se tomou mais Ascal 100, comprimidos efervescentes do que o que deveria, informeimediatamente o seu médico ou farmacêutico.
Os sintomas de intoxicação moderada são tonturas, dores de cabeça, zumbidos, confusão,náuseas, vómitos e dor gástrica. Deve fazer-se uma tentativa para o doente vomitar. Senão se conseguir, deve proceder-se ao esvaziamento do estômago efectuado por umprofissional de saúde.
Sintomas de uma intoxicação grave: febre, sudação excessiva levando a desidratação,agitação, convulsões, alucinações, coma e paragem respiratória.

Caso se tenha esquecido de tomar Ascal 100, comprimidos efervescentes:
Se se lembrar no mesmo dia que se esqueceu de tomar uma dose, deve tomar ocomprimido ou comprimidos efervescente(s) prescrito(s) que se esqueceu. Se só selembrar no dia seguinte, deve tomar a dose normal prescrita para esse dia. Não tome umadose dupla para compensar a dose em falta.

Se parar de tomar Ascal 100, comprimidos efervescentes:
Consulte sempre o seu médico se pensar parar com o tratamento com Ascal 100. Sedeixar de tomar Ascal 100, não notará quaisquer efeitos. No entanto, os coágulos nãoserão o reduzidos o que significa que existe um risco de um (segundo) bloqueio nos vasossanguíneos.

Se ainda tiver dúvidas sobre a utilização deste medicamento, consulte o seu médico oufarmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Ascal 100, comprimidos efervescentes pode ter efeitossecundários. No entanto, estes não se manifestam em todas as pessoas.

Descrição da frequência dos efeitos adversos:
Muito frequentes: afectam mais de 1 em cada 10 utilizadores
Frequentes: afectam 1 a 10 em 100 utilizadores
Pouco frequentes: afectam 1 a 10 em 1000 utilizadores
Raros: afectam 1 a 10 em 10000 utilizadores
Muito raros: afectam menos de 1 em 10000 utilizadores
Desconhecidos: a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis

Doenças gastrointestinais:
Muito frequentes : queixas gástricas tais como acidose e náuseas
Frequentes:

vómitos, inflamação no estômago (gastrite), diarreia, perda de sangue ligeira a moderadapelo tracto digestivo (tracto gastrointestinal) A longo prazo ou pelo uso repetido estaperda de sangue pode conduzir a anemia.
Pouco frequentes: hemorragia no estômago, úlcera no estômago.
Muito raro:
Orifício na parede do tracto digestivo (perfuração do estômago ou intestino)

Doenças do sistema nervoso central:
Raros: tonturas, dores de cabeça, zumbidos. Estes são geralmente a primeira indicação deintoxicação. (ver secção 3?Se utilizar mais Ascal 100, comprimidos efervescentes do quedeveria?).

Doenças do sangue:
Frequentes: prolongamento do tempo de hemorragia. Este efeito pode persistir durante vários diasapós interrupção do tratamento e pode aumentar o risco de hemorragia no caso decirurgia ou conduzir a menstruações mais abundantes.
Pouco frequentes: hemorragia intracraniana, sangue na urina.
Raro: hemorragia nasal, hemorragia nas gengivas, vómitos com sangue e perda de sangue pelasfezes (síndrome hemorrágica).

Doenças do Sistema Imunológico:
Pouco frequentes:
Urticária, erupção cutânea, repentino inchaço da pele e membranas mucosas, ex: gargantaou língua (angioedema), inflamação dos canais nasais caracterizada por obstrução donariz, espirros, comichão, lacrimejo e secreção aquosa pelo nariz (rinite); dificuldade emrespirar causado por espasmos nos músculos respiratórios (espasmos brônquicos).
Muito raro: choque caracterizado por queda da pressão sanguínea, palidez, agitação, pulso fraco erápido, pele húmida, consciência reduzida (choque anafiláctico); agravamento dossintomas alérgicos aos alimentos.

Afecções dos tecidos cutâneos (pele) e subcutâneos:
Muito raros: reacções cutâneas graves.

Doenças do metabolismo e da nutrição:
Muito raras: baixos níveis de glucose, acompanhado entre outros sintomas por sensação de fome,sudação, tonturas e palpitações (hipoglicemia). Possível redução da excreção de ácido
úrico, o que aumenta a possibilidade de desenvolver gota.

Afecções do fígado/ Afecções dos rins:
Muito raras: lesões no fígado e insuficiência renal aguda em particular em doentes renais, alteraçõescardíacas, alterações do rim (síndroma de Epstein), uso adicional de agentes uricosúricos.

Se algum dos efeitos adversos se tornar grave ou se notar algum efeito secundário nãomencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR Ascal 100, comprimidos efervescentes

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Ascal 100, comprimidos efervescentes após expirar o prazo de validadeindicado no rótulo à frente de Val.:. A data de validade refere-se ao último dia do mês.

A validade após a primeira abertura dos frascos de 30 comprimidos efervescentes é de 1mês.
A validade após a primeira abertura dos frascos de 90 comprimidos efervescentes é de 3meses
A validade após a primeira abertura dos frascos de 100 comprimidos efervescentes é de
100 dias

Não guardar no frigorífico ou no congelador.
Conservar na embalagem de origem para proteger da humidade.

Manter o recipiente bem fechado. Ouve-se um clique quando a embalagem é bemfechada. Só assim os comprimidos efervescentes estão protegidos da humidade peloagente secante contido na tampa.

Conservar a temperatura inferior a 30ºC

Os medicamentos não devem ser deitados no lixo doméstico. Pergunte ao seufarmacêutico como inutilizar os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudam aproteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Ascal 100 comprimidos efervescentes

A substância activa é o carbasalato de cálcio, um complexo de cálcio, ácido acetilsalicílico e ureia.
Cada comprimido contém 100mg de carbasalato de cálcio, correspondente a 78mg de
ácido acetil salicílico.

Os outros ingredientes (aditivos) são lactose mono-hidratada, ácido adípico (E355),bicarbonato de sódio (E500a), estearato de magnésio (E470b), crospovidona (E1202),povidona K90 (E1201).

Qual o aspecto de Ascal 100 comprimidos efervescentes e conteúdo da embalagem

1 recipiente de plástico de Ascal 100 contém 30, 90 ou 100 comprimidos efervescentes.
Os comprimidos efervescentes têm uma cor branca a creme, redondos, achatados comarestas em bisel.
Nem todas as apresentações estão comercializadas.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado:
MEDA Pharma – Produtos Farmacêuticos, S.A.
Rua do Centro Cultural, nº 13 – 1749-066 Lisboa

Fabricante:
Vemedia Manufacturing B.V.
Verrijn Stuartweg 60, 1112 AX Diemen
Holanda

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico
Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

Áustria
Vascal 100mg-lösliche Tabletten

Bélgica e Luxemburgo
Brisper 100mg, comprimes effervescent

França
BRISPER 78mg comprime effervescent

Alemanha
Carbasalat Calcium VIATRIS 100mg Brausetabletten

Irlanda
Ascal 100mg Effervescent Tablets

Holanda
Ascal Brisper Cardio-Neuro 100mg

Portugal
Ascal 100

Este folheto foi aprovado pela última vez em: