Azitromicina Anova Azitromicina bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Azitromicina Anova e para que é utilizada
2. Antes de tomar Azitromicina Anova
3. Como tomar Azitromicina Anova
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Azitromicina Anova
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Azitromicina Anova 500 mg comprimidos revestidos por película
Azitromicina

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É AZITROMICINA ANOVA E PARA QUE É UTILIZADA

A azitromicina é medicamento pertencente a um grupo de antibióticos conhecidos comomacrólidos. É usada para tratar infecções bacterianas causadas por microorganismos,como bactérias.

Estas infecções incluem:
Infecções respiratórias, como bronquite aguda e pneumonia
Infecções em seus seios nasais, garganta, amígdalas ou ouvidos
Infecções ligeiras a moderadas da pele e dos tecidos moles, como por exemplo, infecçãodos folículos pilosos (foliculite), infecção bacteriana da pele e suas camadas maisprofundas (celulite), infecção cutânea com pele vermelha brilhante, com inchaço
(erisipela)
Infecções causadas por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis. Estas podemcausar inflamação do tubo que transporta a urina da bexiga (uretra) ou quando o útero sejunta à sua vagina (colo do útero).

2. ANTES DE TOMAR AZITROMICINA ANOVA

Não tome Azitromicina se tem alergia (hipersensibilidade) à azitromicina ou a qualqueroutro componente do medicamento ou a qualquer antibiótico macrólido, como porexemplo a eritromicina.

Se tem alergia (hipersensibilidade) ao amendoim ou soja, não utilize este medicamentodado que o mesmo contém óleo de soja.

Tome especial cuidado com Azitromicina

Fale com seu médico antes de começar a tomar este medicamento se: já teve uma reacçãoalérgica grave que causa inchaço da face e garganta, possivelmente com problemasrespiratórios tem problemas renais graves: o seu médico poderá alterar a dose temproblemas de fígado: o seu médico pode necessitar de monitorizar a função hepática ouparar o tratamento está consciente de lhe ter sido diagnosticado um prolongamento dointervalo QT (um problema cardíaco): azitromicina não é recomendada está consciente deque tem um batimento cardíaco lento ou irregular, ou a função cardíaca reduzida:azitromicina não é recomendada sabe que tem baixos níveis de potássio ou magnésio nosangue: a azitromicina não é recomendada está a tomar medicamentos conhecidos comoanti-arrítmicos (usados para tratar perturbações do ritmo cardíaco), cisaprida (utilizadapara tratar problemas de estômago) ou terfenadina (um anti-histamínico que é utilizadapara tratar alergias): azitromicina não é recomendada está a tomar medicamentosconhecidos como alcalóides da ergotamina (tais como a ergotamina), que são usados paratratar a enxaqueca: azitromicina não é recomendada (ver "Ao tomar Azitromicina Anovacom outros medicamentos" abaixo) lhe foi diagnosticada uma doença neurológica, que éuma doença do cérebro ou do sistema nervoso tem problemas mentais, emocionais oucomportamentais

Se desenvolver diarreia grave e persistente durante ou após o tratamento, especialmentese observar sangue ou muco nas fezes, informe o seu médico imediatamente.

Se os sintomas persistirem após o final do seu tratamento com azitromicina, ou sedetectar quaisquer sintomas graves e persistentes, contactar o seu médico.

Ao tomar Azitromicina Anova com outros medicamentos

Consulte o seu médico se estiver a tomar qualquer dos seguintes medicamentos:
Antiácidos como o hidróxido de alumínio: tomar Azitromicina, pelo menos, 1 hora antesou 2 horas depois de tomar um antiácido
Derivados da cravagem do centeio, por exemplo, ergotamina (usados para tratar aenxaqueca): A azitromicina não deve ser tomada ao mesmo tempo pois pode ocorrer umasituação de ergotismo (um efeito secundário potencialmente grave com dormência ouformigueiro dos membros, cãibras musculares, dores de cabeça, convulsões, dorabdominal ou dor no peito).
Derivados de cumarina, por exemplo, varfarina (usado para impedir a coagulação dosangue): o risco de hemorragia pode ser aumentado
Digoxina (usada para tratar a insuficiência cardíaca): os níveis de digoxina no sanguepodem aumentar.
Zidovudina (utilizado no tratamento do HIV): os níveis de zidovudina podem seraumentados.

Rifabutina (usado no tratamento do HIV e infecções bacterianas incluindo a tuberculose):os níveis sanguíneos de ambos azitromicina e rifabutina podem ser afectados, compossibilidade de diminuição do número de glóbulos brancos
Teofilina (utilizada para tratar a asma e outras doenças pulmonares): o efeito da teofilinapode ser aumentado.
Quinidina (usada para controlar o ritmo cardíaco): os níveis de quinidina podem seraumentados.
Ciclosporina (um imunossupressor usado após o transplante de órgãos): O seu médicoterá que monitorar seus níveis sanguíneos de ciclosporina
Pimozida (utilizado para tratar a esquizofrenia e outros problemas mentais): os níveis depimozida podem ser aumentados.
Cisaprida (utilizada para tratar problemas de estômago): podem ocorrer problemascardíacos.
Astemizol, terfenadina (anti-histamínicos utilizados para tratar reacções alérgicas): o seuefeito pode ser aumentado.
Triazolam e midazolam (sedativos): o seu efeito pode ser aumentado.
Alfentanilo (um analgésico): o efeito do alfentanilo pode ser aumentado.

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Gravidez e aleitamento
Não existem informações suficientes sobre a segurança da azitromicina durante agravidez.
Por conseguinte, a administração de azitromicina não é recomendado se estiver grávidaou se planeia engravidar. Contudo em situações graves, o seu médico pode prescrever-lheeste medicamento.

Não deverá amamentar enquanto estiver a tomar azitromicina, porque o seu bebé podedesenvolver efeitos secundários como diarreia e infecções.
Poderá contudo retomar o aleitamento, dois dias depois de parar o tratamento comazitromicina.
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Azitromicina pode causar tonturas e convulsões.
Se for afectado, não conduza ou utilize máquinas.

3. COMO TOMAR AZITROMICINA ANOVA

Tome Azitromicina Anova sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com oseu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Os comprimidos devem ser ingeridos de preferência com um copo de água, e podem sertomados com ou sem alimentos.

A dose habitual é:

Adultos (incluindo idosos) e crianças com peso corporal superior a 45 kg:
A dose habitual é de 1500 mg divididos por 3 ou 5 dias, como segue:
Quando tomado durante 3 dias, 500 mg por dia.
Quando tomado durante 5 dias, 500 mg no primeiro dia e 250 mg no dia 2 até a 5.
Inflamação da uretra ou do colo do útero causada por Chlamydia: 1000 mg tomada comouma dose única, para um dia apenas.

Crianças e adolescentes com menos de 45 kg:
Os comprimidos não são indicados para esses doentes. Podem ser utilizadas outrasformas farmacêuticas de produtos contendo azitromicina (suspensões, por exemplo).

Doentes com problemas renais ou hepáticos:
Deve informar o seu médico se tiver problemas renais ou hepáticos dado que o seumédico poderá ter de alterar a dose normal.

Se tomar mais Azitromicina Anova do que deveria
.
Se você (ou alguém) tomar um grande número de comprimidos, ou se pensa que umacriança tenha ingerido alguns dos comprimidos, contacte imediatamente o seu médico oufarmacêutico. Uma sobredosagem pode provocar perda de audição reversível, náuseas
(enjoos), vómitos e diarreia.

Se tomar mais comprimidos do que deveria contacte de imediato o seu médico ou dirija-
se ao hospital mais próximo. Leve consigo este folheto informativo e os comprimidos oua embalagem para mostrar ao médico.

Caso se tenha esquecido de tomar Azitromicina Anova
Se se esquecer de tomar um comprimido, tome-o logo que se lembre a menos que estejamuito próximo da hora da toma seguinte. Não tome nunca uma dose a dobrar paracompensar a dose que se esqueceu de tomar.
Se para de tomar Azitromicina Anova
Não pare de tomar o medicamento sem falar primeiro com o médico, mesmo se se sentirmelhor. É muito importante que continue a tomar Azitromicina Anova durante o tempoque o seu médico lhe indicou; caso contrário a infecção pode voltar.
Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Azitromicina Anova pode causar efeitos secundários, noentanto estes não se manifestam em todas as pessoas.
Se lhe acontecer alguma das situações seguintes, pare de tomar os comprimidos econtacte imediatamente o seu médico ou dirija-se ao serviço de urgência do hospital mais

próximo: uma reacção alérgica (inchaço dos lábios, face ou pescoço levando a gravesdificuldades em respirar, erupção cutânea ou urticária) bolhas / sangramento nos lábios,olhos, nariz, boca e genitais, que podem ser causados pela síndrome de Stevens-Johnsonou necrose epidérmica tóxica, que são doenças graves um batimento cardíaco irregulardiarreia prolongada com sangue e muco.

Estes são efeitos secundários muito graves, mas raros. Poderá precisar de assistênciamédica urgente ou de hospitalização.

Foram ainda notificados os seguintes efeitos secundários:

Frequentes (afectando menos de uma pessoa em 10 mas mais de uma pessoa em 100):
Enjoos, vómitos, diarreia
Dor de estômago, cólicas.

Pouco frequentes (afectando menos de uma pessoa em 100 mas mais de uma pessoa emcada 1000):
Tonturas, sonolência, dor de cabeça
Convulsões, alterações do olfacto e do paladar
Diarreia, flatulência, problemas digestivos, perda de apetite
Reacções alérgicas como prurido e erupção cutânea
Dores articulares
Inflamação da vagina

Raros (afectando menos de uma pessoa em cada 1000 mas mais de uma pessoa em
10000):
Doenças do sangue caracterizadas por febre ou calafrios, dores de garganta, úlceras naboca ou na garganta, sangramento anormal ou hematomas inexplicados, baixa contagemde células do sangue causando cansaço ou fraqueza
Agressividade, agitação, ansiedade, nervosismo
Sensações irreais
Confusão, especialmente nos idosos
Formigueiro ou dormência
Desmaios, letargia, dificuldade para dormir, fraqueza, hiperactividade
Peturbações auditivas incluindo a deficiência auditiva, surdez e zumbidos nos ouvidos,que geralmente desaparecem no final do tratamento
Alterações da frequência cardíaca, anomalias do ritmo ou taxa e da percepção dobatimento cardíaco (palpitações), pressão arterial baixa (que pode ser associada comfraqueza, tonturas e desmaios)
Obstipação, descoloração da língua e dentes, inflamação do pâncreas, provocandonáuseas, vómitos, dor abdominal, dor nas costas
As alterações nas enzimas do fígado ou hepatite (inflamação do fígado), amarelecimentoda pele ou da parte branca dos olhos causados por problemas de fígado ou sangue, lesãohepática, insuficiência hepática (risco de vida ocorre raramente)
Problemas renais
Infecções fúngicas da boca e da vagina (aftas)

Vermelhidão e bolhas na pele quando exposta à luz solar.

A frequência dos efeitos secundários seguintes é desconhecida:
Perturbações da visão
Dor no peito, inchaço
Indigestão, inflamação do estômago com dor de estômago
Erupções
Dor.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR AZITROMICINA ANOVA

Manter fora do alcance e da vista das crianças. O medicamento não necessita dequaisquer precauções especiais de conservação.
Não transfira os comprimidos para outro recipiente.
Não utilize Azitromicina Anova após o prazo de validade impresso na embalagemexterior/blister/frasco a seguir a ?VAL.?. O prazo de validade corresponde ao último diado mês indicado.
Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Azitromicina Mylan
A substância activa é a Azitromicina.
Cada comprimido contém 500 mg de azitromicina como componente activo (na forma deazitromicina monohidrato).

Os outros componentes são:
Celulose microcristalina (E460), amido de milho pré-gelatinizado, carboximetilamidosódico (Tipo A), sílica coloidal anidra (E551), laurilsulfato de sódio, estearato demagnésio (E470b), álcool polivinílico (parcialmente hidrolisado), dióxido de titânio
(E171), talco (E553b), lecitina de soja e goma xantana (E 415).

Qual o aspecto de Azitromicina Mylan e conteúdo da embalagem

Azitromicina 500 mg comprimidos são brancos a esbranquiçados, oblongos, revestidospor película, com linha de quebra profunda num dos lados e linha divisória do outro lado.

Os comprimidos de 500 mg estão disponíveis em embalagens de 2, 3, 6, 12, 24, 30, 50 ou
100 comprimidos em blister.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Laboratórios Anova ? Produtos Farmacêuticos Lda.
Rua Dr. António Loureiro Borges,
Edifício Arquiparque 1 r/c esq.
1499-016 Algés

Fabricantes

McDermott Laboratories t/a Gerard Laboratories, 35/36 Baldoyle Industrial Estate,
Grange Road, Dublin 13, Irlanda.

Sandoz GmbH, Biochemiestraße 10, 6250 Kundl, Áustria

Sandoz SRL, Livezeni Street n º 7A, Targu Mures, Roménia

Este medicamento está autorizado nos Estados Membros do EEE sob as seguintesdenominações:

Austria

Azithromycin Arcanna 500 mg ? Filmtabletten
Bélgica

Azithromycine KDT 250 mg & 500 mg filmomhulde tabletten
República Checa
Azithromycin Mylan 500 mg
Dinamarca

Azithromycin Mylan 500 mg
Finlandia

Azithromycin Mylan 250 mg & 500 mg
Alemanha

Azithromycin dura 250 mg & 500 mg Filmtabletten
Hungria

Azithromycin-Mylan 250 mg & 500 mg filmtabletta
Irlanda

Azromax 250 mg Film-coated Tablet
Itália
Azithromicina
Mylan
500mg
Holanda

Azithromycin Mylan 250 mg & 500mg filmomhulde tabletten
Noruega

Azithromycin Mylan 500 mg
Malta

Azithromycin 250 mg & 500 mg Tablets
Polónia

Azigen 250 mg & 500 mg
Portugal

Azitromicina Anova 500 mg comprimidos revestidos por película
Eslováquia

Azithromycin Mylan 500 mg
Espanha

Azithromycin Mylan Pharmaceuticals 250 mg & 500 mg

comprimidos
Suécia

Azithromycin Mylan 250 mg & 500 mg
Reino Unido
Azithromycin 250 mg & 500 mg Film-Coated Tablets

Este folheto foi aprovado pela última vez em