Cefuroxima Glob Cefuroxima bula do medicamento

O que contém este folheto:
1.O que é Cefuroxima Glob e para que é utilizado
2.O que precisa de saber antes de tomar Cefuroxima Glob
3.Como tomar Cefuroxima Glob
4.Efeitos secundários possíveis
5.Como conservar Cefuroxima Glob
6.Conteúdo da embalagem e outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Cefuroxima Glob 125 mg comprimidos
Cefuroxima Glob 250 mg comprimidos
Cefuroxima Glob 500 mg comprimidos

Cefuroxima

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento poiscontém informação importante para si.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.
Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamentopode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.
Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.

O que contém este folheto:

1.O QUE É CEFUROXIMA GLOB E PARA QUE É UTILIZADO

O nome do seu medicamento é Cefuroxima Glob. Trata-se de um antibiótico e pertence auma classe de medicamentos chamados "cefalosporinas". É utilizado para tratardeterminados tipos de infeções e atua ao matar certos tipos de bactérias.

O seu médico pode prescrever comprimidos de Cefuroxima Glob para tratar uma dasseguintes infeções:
Infeções do trato respiratório superior (incluindo infeções que ocorram nos ouvidos,sinusite, amígdalas e garganta).
Infeções pulmonares, como bronquite.
Infeções da bexiga.
Infeções cutâneas (furúnculos recorrentes, úlceras e impetigo).
No início da doença de Lyme (infeção rara transmitida por picadas de carraças) eprevenção de complicações em adultos e crianças acima de 12 anos de idade.

2.O QUE PRECISA DE SABER ANTES DE TOMAR CEFUROXIMA GLOB

Não tome Cefuroxima Glob

Se tem alergia (hipersensibilidade) à cefuroxima ou a qualquer outros antibióticos damesma classe (cefalosporinas).
Se tem alergia (hipersensibilidade) a qualquer outro componente deste medicamento
(indicados na secção 6).
Se já teve uma reação alérgica grave a qualquer outro antibiótico (penicilinas,monobactâmicos e carbapenemes) uma vez que também pode ser alérgico à Cefuroxima
Glob.

Se não tem a certeza se alguma das situações acima se aplica a si fale com o seu médicoou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

Advertências e precauções

Informe o seu médico antes de começar a tomar este medicamento se: já tiver sofrido uma reação alérgica a penicilinas ou outros antibióticos beta-lactâmicos; sofrer de qualquer outra problema que cause vómitos (doença) e diarreia, uma vez quepode impedir que o medicamento seja absorvido corretamente. Neste caso, seu médicopode recomendar uma injeção de cefuroxima; está a tomar outros medicamentos que diminuem a acidez do estômago (comomedicamentos utilizados para a indigestão, azia e úlceras do estômago). Neste caso omedicamento não pode ser absorvido corretamente (ver "Outros medicamentos e
Cefuroxima Glob" em baixo).

Se após iniciar o tratamento começar a sentir os sintomas de uma reação alérgica (ver
"Efeitos secundários possíveis" para obter detalhes de sintomas potencialmente graves)pare de tomar o medicamento e contacte o seu médico imediatamente.

Se durante o tratamento tiver vómitos e diarreia contacte o seu médico, uma vez que taissituações podem impedir que o medicamento seja absorvido corretamente.

Se tiver diarreia grave durante ou após o uso de Cefuroxima Glob, deve contactar o seumédico imediatamente, uma vez que pode indicar que está a sofrer de uma doença gravechamada "colite pseudomembranosa". Neste caso, não tome medicamentos para abrandaros movimentos do intestino para o tratamento de diarreia.

O medicamento pode provocar o crescimento excessivo de outros microrganismos queexistem naturalmente no seu corpo. Este facto pode levar a outras condições, tais comocandidíase vaginal e dores de estômago.

Se tiver doença de Lyme pode ter febre, calafrios, cefaleia e fraqueza após iniciar otratamento com Cefuroxima Glob. Estes sintomas são muito comuns e não se devepreocupar. No entanto, se algum dos sintomas se agravar contacte o seu médico.

Durante o tratamento com Cefuroxima Glob algumas crianças podem experimentar perdaauditiva ligeira a moderada.

Outros medicamentos e Cefuroxima Glob

Fale com seu médico se estiver a tomar qualquer um dos seguintes:
Pílula contracetiva oral. O medicamento pode impedir que a pílula contracetiva oral atueadequadamente pelo que devem ser utilizados outros métodos contracetivos nãohormonais (por exemplo, preservativos). Fale com o seu médico ou farmacêutico paraaconselhamento.
Medicamentos que diminuem as contrações do intestino (como medicamentos utilizadospara parar a diarreia).
Medicamentos que diminuem a acidez do estômago (como medicamentos utilizados paraa indigestão, azia e úlceras do estômago). Estes podem impedir que o medicamento fosseabsorvido adequadamente.
Outros antibióticos incluindo tetraciclinas (por exemplo, tetraciclina, doxiciclina eminociclina), macrólidos (por exemplo, eritromicina, azitromicina e claritromicina) ecloranfenicol. Pode evitar que o medicamento funcione corretamente.
Probenecida (usado no tratamento da gota). Pode levar a maiores concentrações decefuroxima no seu organismo aumentando o risco de efeitos secundários.
Alguns diuréticos, como a furosemida, uma vez que pode provocar danos nos rins.
Antibióticos aminoglicosídeos (por exemplo, gentamicina, neomicina e tobramicina) eanfotericina (usado para tratar infeções fúngicas), uma vez que pode provocar danos nosrins.

Tomar Cefuroxima Glob pode interferir com alguns exames médicos, incluindo aquelesusados para determinar os níveis de glucose (açúcar) no sangue. Se for fazer algumexame médico certifique-se que o seu médico sabe que está a tomar Cefuroxima Globantes do exame. Se monitorizar os níveis de glucose no sangue ou na urina (por exemplo,diabéticos) fale com o seu médico ou farmacêutico de modo a perceber se o medicamentopode afetar os resultados do seu teste.

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, ou tiver tomado recentemente,ou se vier a tomar outros medicamentos.

Cefuroxima Glob com alimentos e bebidas
De modo ter a certeza que o medicamento é devidamente absorvido deve ser tomadoimediatamente após as refeiçoes.

Gravidez e amamentação

Se estiver grávida, só deve tomar Cefuroxima Glob se o seu médico considerar que éabsolutamente necessário. Os riscos para seu bebé não são totalmente compreendidos.

A cefuroxima passa para o leite materno. Não deve amamentar o seu bebé se estiver atomar Cefuroxima Glob.

Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte oseu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Não foram realizados estudos sobre os efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizarmáquinas. Cefuroxima Glob não afeta a sua capacidade de conduzir ou operar máquinaspesadas.

3.COMO TOMAR CEFUROXIMA GLOB

Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico. Fale com o seumédico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Engula os comprimidos inteiros com um copo de água após uma refeição de modo agarantir a absorção máxima do medicamento.
As doses devem ser espaçadas uniformemente durante o dia.

Este medicamento está disponível em três dosagens: 125 mg, 250 mg e 500 mg.

A dose de Cefuroxima Glob que deve tomar, quantas vezes ao dia e a duração dotratamento vai depender do tipo e gravidade da infeção que tiver. O seu médico vai-lhedizer exatamente como tomar o medicamento. Poderá ser fornecida alguma informaçãoadicional pelo seu farmacêutico. Certifique-se de que lê este folheto informativo comatenção antes de iniciar o tratamento.

Deve sempre completar o tratamento, mesmo que comece a sentir-se melhor.

Deve tomar os comprimidos após as refeições para garantir que estes são absorvidosadequadamente.

A dose habitual é indicada em baixo:

Adultos e crianças com mais de 12 anos de idade:

Infeção do trato respiratório superior (ouvidos, seios perinasais, amígdalas e garganta)
250 mg a 500 mg duas vezes ao dia durante 5 a 10 dias.
Infeções dos pulmões como bronquite
500 mg duas vezes ao dia durante 5 a 10 dias.
Infeções da bexiga
125 mg a 250 mg duas vezes ao dia durante 5 a 10 dias.
Infeções cutâneas (furúnculos recorrentes, úlceras e impetigo)
250 mg a 500 mg duas vezes ao dia durante 5 a 10 dias.
Tratamento do início da doença de Lyme
500 mg duas vezes ao dia durante 20 dias.

Crianças dos 5 aos 12 anos de idade

Infeções dos ouvidos
250 mg duas vezes ao dia durante 5 a 10 dias.
Todas as outras infeções listados acima para otite média aguda
125 mg a 250 mg duas vezes ao dia durante 5 a 10 dias.

A Cefuroxima Glob pode ser adequada para uso em crianças acima de 5 anos de idadeque possam engolir comprimidos inteiros. A tolerância da criança ao gosto e tamanho docomprimido deve ser esclarecida pelo médico e pelos pais. Os comprimidos não devemser esmagados.

Crianças com menos de 5 anos de idade
Cefuroxima Glob não é adequada para crianças com menos de 5 anos de idade.

Se tem uma doença renal grave o seu médico irá monitorizar cuidadosamente a sua dosedurante o tratamento e pode decidir alterá-la. Se tiver problemas renais e estiver a sertratado com hemodiálise, pode precisar de tomar uma dose adicional após cada sessão dediálise. Fale com seu médico para aconselhamento.

Se tomar mais Cefuroxima Glob do que deveria
Se você (ou alguém) engolir muitos comprimidos ou se acha que uma criança engoliualgum comprimido, contacte de imediato a urgência hospitalar ou o seu médico. Umasobredosagem pode causar convulsões. Leve consigo para o hospital ou para o médicoeste folheto, os restantes comprimidos e a embalagem, de forma que saibam quais oscomprimidos que foram ingeridos.

Caso se tenha esquecido de tomar Cefuroxima Glob
Caso se tenha esquecido de tomar uma dose do seu medicamento tome-a assim que selembrar. No entanto, se estiver quase na hora de tomar a próxima dose salte a tomaesquecida e tome a dose seguinte à hora normal.
Não tome uma dose a dobrar para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar.

Se parar de tomar Cefuroxima Glob
Não pare de tomar o medicamento a não ser sob indicação do seu médico. O seu médicoirá dizer-lhe durante quantos dias precisa de tomar Cefuroxima Glob. É importante fazero tratamento até ao fim, mesmo que se comece a se sentir melhor.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4.EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários,embora estes não se manifestem em todas as pessoas.

Alguns dos efeitos secundários da Cefuroxima Glob podem ser graves. Se sofrer dealgum dos seguintes sintomas deve contactar o seu médico imediatamente:
Asma súbita ou aperto no peito, dificuldades respiratórias, inchaço das pálpebras, face oulábios ou colapso (desmaio), uma vez que estes podem ser sintomas de uma reaçãoalérgica aguda ao medicamento.
Diarreia grave (pode indicar que está a sofrer uma condição chamada "colitepseudomembranosa").
Bolhas na pele, boca, olhos e órgãos genitais, o que poderia indicar uma reação adversagrave.

Os seguintes efeitos secundários foram relatados nas seguintes classes de frequência:

Frequentes (afeta 1 a 10 utilizadores em 100):
Aumento de algumas células brancas do sangue.
Diarreia, náuseas e vómitos. Se estiver a fazer um tratamento a longo prazo com
Cefuroxima Glob para a doença de Lyme, a diarreia ocorre em até 13% dos doentes (13doentes em cada 100 sujeitos ao tratamento).
Urticária, erupções cutâneas e comichão.
Problemas renais e urinários. Se os seus rins não funcionam muito bem, pode ocorrer umagravamento da função renal (níveis mais elevados de creatinina e ureia no sangue quepode ser detetados por exames ao sangue).

Pouco frequentes (afeta 1 a 10 utilizadores em 1000):
Dor de cabeça e tonturas.
Inflamação dos rins com febre, dor de lado e sangue na urina.
Doenças do sangue que resultam numa diminuição no número de glóbulos brancos nosangue tornando o organismo mais suscetível a infeções. Se os níveis de células brancasdo sangue descerem muito pode levar a febre e calafrios, dores de garganta ou úlceras naboca ou garganta.
Redução das plaquetas, o que aumenta o risco de hemorragia ou nódoas negras.
Erupção cutânea

Raros (afeta 1 a 10 utilizadores em 10000):
Doença grave chamada "colite pseudomembranosa" o que resulta em diarreia grave.
Outras infeções causadas pelo crescimento excessivo de microrganismos que existemnaturalmente no seu corpo.
Erupção cutânea com ou sem prurido intenso e formação de pápulas.
Alterações nos níveis de certas substâncias químicas do fígado que podem ser detetadaspor exames ao sangue.
Febre.

Muito raros (afetam menos de 1 utilizador em 10000):
Redução do número de glóbulos vermelhos, que pode tornar a pele pálida ou amarela ecausar fraqueza ou falta de ar.
Reação alérgica grave que causa dificuldade em respirar ou tonturas.
Inquietação, nervosismo e confusão.

Icterícia (amarelecimento da pele ou da zona branca dos olhos).
Reação alérgica grave que leva a sintomas gripais, bolhas na pele, boca, olhos e órgãosgenitais.

Cefuroxima Glob também pode interferir com alguns exames médicos. Por favor consulte
"Advertências e precauções" e "Outros medicamentos e Cefuroxima Glob" do folhetoinformativo para mais informações.

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.

5.COMO CONSERVAR CEFUROXIMA GLOB

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso no blister e naembalagem exterior após ?VAL?. O prazo de validade corresponde ao último dia do mêsindicado.

O medicamento não necessita de qualquer temperatura especial de conservação.
Conservar na embalagem de origem para proteger da luz.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte aoseu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidasajudarão a proteger o ambiente.

6.OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Cefuroxima Glob

A substância ativa é a cefuroxima.
Cada comprimido de Cefuroxima Glob 125 mg contém 150,36 mg de cefuroxima axetilequivalente a 125 mg de cefuroxima.
Cada comprimido de Cefuroxima Glob 250 mg contém 300,72 mg de cefuroxima axetilequivalente a 250 mg de cefuroxima.
Cada comprimido de Cefuroxima Glob 500 mg contém 601,44 mg de cefuroxima axetilequivalente a 500 mg de cefuroxima.

Os outros componentes são celulose microcristalina, corscamelose sódica,
laurilsulfato de sódio, óleo de algodão hidrogenado e sílica coloidal anidra.

Qual o aspeto de Cefuroxima Glob e conteúdo da embalagem

Comprimido.

Cefuroxima Glob 125 mg:
Comprimido branco a esbranquiçado, em forma de cápsula, com ?A32? gravado numa dasfaces e sem marcação na outra face. O tamanho é 12,5 mm x 5,0 mm.
Cefuroxima Glob 250 mg:
Comprimido branco a esbranquiçado, em forma de cápsula, com ?A33? gravado numa dasfaces e sem marcação na outra face. O tamanho é 16,0 mm x 6,5 mm.
Cefuroxima Glob 500 mg:
Comprimido branco a esbranquiçado, em forma de cápsula, com ?A34? gravado numa dasfaces e sem marcação na outra face. O tamanho é 20,0 mm x 8,5 mm.

Blister de Poliamida/Alumínio/PVC-Alumínio
Dimensão das embalagens:
125mg: 8, 10, 12, 14 ou 30 comprimidos
250mg: 8, 10, 12, 14, 16, 24, 30, 50 ou 140 comprimidos
500mg: 1, 8, 10, 12, 14, 16, 20, 24, 30 ou 140 comprimidos

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado
Glob Limited
65 Delamere Road,
Hayes,
Middlesex UB4 0NN.
Reino Unido

Fabricante
APL Swift Services (Malta) Limited
HF26, Hal Far Industrial Estate, Hal Far,
Birzebbugia, BBG 3000.
Malta

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico
Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

Alemanha:
Cefuroxim Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg Tabletten
Austria:
Cefuroxim Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg Tabletten
Bélgica:
Cefuroxime Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg comprimés
Chipre: Cefuroxime Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg ??????
Dinamarca: Cefuroxim
?Glob
Limited?
Espanha:
Cefuroxima Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg comprimidos
Estonia:
Cefuroxime Glob Limited
Finlândia:
Cefuroxime Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg tabletit
Grécia: Cefuroxime Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg ??????
Holanda:
Cefuroximaxetil Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg tabletten
Hungria:
Cefuroxim Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg tabletta
Itália: Cefuroxima Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg compresse

Irlanda:
Cefuroxime Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg tablets
Lituânia: Cefuroxime Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg tablet?s
Luxemburgo: Cefuroxim Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg comprimés
Malta:
Cefuroxime Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg tablets
Noruega:
Cefuroxim Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg tabletter
Polónia:
Cefuroxim Glob Limited
Portugal:
Cefuroxima Glob
Reino Unido: Cefuroxime 125 mg, 250 mg, 500 mg tablets
República
Eslovaca:
Cefuroxim Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg tablety
Roménia:
Cefuroxime Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg comprimate
Suécia: Cefuroxim Glob Limited 125 mg, 250 mg, 500 mg tabletter

Este folheto foi aprovado pela última vez em