Citalopram Mylan Citalopram bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Citalopram Mylan 20 mg comprimidos revestidos e para que é utilizado
2. Antes de tomar Citalopram Mylan 20 mg comprimidos revestidos
3. Como tomar Citalopram Mylan 20 mg comprimidos revestidos
4. Efeitos secundários possíveis
5. Conservação de Citalopram Mylan 20 mg comprimidos revestidos


FOLHETO INFORMATIVO : INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o se médico ou farmacêutico

Neste folheto:

Citalopram Mylan 20 mg comprimidos revestidos
O seu medicamento apresenta-se na forma de comprimidos revestidos. Cada comprimidorevestido contém o componente activo bromidrato de citalopram equivalente a 20mg de
Citalopram.
Cada comprimido contém ainda lactose monohidratada, amido de milho, celulosemicrocristalina, povidona, crospovidona, estearato de magnésio, dióxido de titânio
(E171), macrogol 4000 e hipromelose (E464).
O comprimido revestido é oval, de cor branca, marcado com ?CM | 20? num dos lados e
?G? no outro. O comprimido tem uma linha divisória.
Citalopram Mylan 20 mg comprimidos revestidos apresenta-se em embalagens de 14, 28e 56 comprimidos.

TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Mylan Lda.,
Rua Alfredo da Silva, nº 3-C
1300 ? 040 Lisboa.

1. O QUE É CITALOPRAM MYLAN 20 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS E

PARA QUE É UTILIZADO

Este medicamento apresenta-se na forma de comprimidos revestidos e contém comocomponente activo o Citalopram. O Citalopram Mylan pertence a um grupo de fármacosdenominados inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRS) ouantidepressivos.
Citalopram Mylan 20 mg comprimidos revestidos é utilizado para o tratamento dosepisódios depressivos major.

Pode também ser utilizado para o tratamento da perturbação de pânico com ou semagorafobia.
Se não tem a certeza do motivo pelo qual está a tomar este medicamento pergunte ao seumédico.

2. ANTES DE TOMAR CITALOPRAM MYLAN 20 MG COMPRIMIDOS

REVESTIDOS

Não tome Citalopram Mylan 20 mg comprimidos revestidos se tem hipersensibilidade
(alergia) à substância activa ou a qualquer um dos outros ingredientes.
Tome especial cuidado com Citalopram Mylan 20 mg comprimidos revestidos:
Se sofre de um problema hepático
Se tem um problema de hemorragia
Se já estiver a tomar um dos seguintes medicamentos:
Medicamentos para tratar as perturbações mentais como o Litio ou um inibidor damonoaminoxidase (IMAO) (ou se interrompeu um tratamento com IMAO nas ultimasduas semanas)
Triptofano, um antidepressivo
Medicamentos para controlar as convulsões (anticonvulsivantes), ou se a frequência dassuas convulsões aumentou durante o tratamento com Citalopram insulina oumedicamentos para a diabetes (poderá ter necessidade de alterar a dose do seuantidiabético) medicamentos para fluidificar o sangue (anticoagulantes) ácidoacetilsalicílico ou medicamentos para alívio das dores denominados anti-inflamatóriosnão esteróides como por exemplo o ibuprofeno medicamentos para tratamento daenxaqueca como por exemplo o Sumatriptano a planta medicinal Erva de S. João
(Hypericum perforatum)
Se não tiver a certeza de quais destes medicamentos está já a tomar pergunte ao seumedico assistente.

Utilização em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos:
O Citalopram Mylan não deve normalmente ser utilizado em crianças e adolescentes comidade inferior a 18 anos. Importa igualmente assinalar que os doentes com idade inferiora 18 anos correm maior risco de sofrerem efeitos secundários, tais como tentativa desuicídio, ideação suicida e hostilidade (predominantemente agressividade,comportamento de oposição e cólera) quando tomam medicamentos desta classe. Apesardisso, o médico poderá prescrever Citalopram Mylan para doentes com idade inferior a
18 anos quando decida que tal é necessário. Se o seu médico prescreveu Citalopram
Mylan para um doente com menos de 18 anos e gostaria de discutir esta questão, queiravoltar a contactá-lo. Deverá informar o seu médico se algum dos sintomas acimamencionados se desenvolver ou piorar quando doentes com menos de 18 anos estejam atomar Citalopram Mylan. Assinala-se igualmente que não foram ainda demonstrados osefeitos de segurança a longo prazo no que respeita ao crescimento, à maturação e aodesenvolvimento cognitivo e comportamental do Citalopram Mylan neste grupo etário.

Pensamentos relacionados com o suicídio e agravamento da sua depressão ou distúrbio deansiedade
Se se encontra deprimido e/ou tem distúrbios de ansiedade poderá por vezes pensar em seauto-agredir ou até suicidar. Estes pensamentos podem aumentar no inicio do tratamentocom antidepressivos, pois estes medicamentos necessitam de tempo para actuarem.
Normalmente os efeitos terapêuticos demoram cerca de duas semanas a fazerem-se sentirmas por vezes pode demorar mais tempo.
Poderá estar mais predisposto a ter este tipo de pensamentos nas seguintes situações:
Se tem antecedentes de ter pensamentos acerca de se suicidar ou se auto-agredir.
Se é um jovem adulto. A informação proveniente de estudos clínicos revelou um maiorrisco de comportamento suicídio em indivíduos adultos com menos de 25 anos comproblemas psiquiátricos tratados com antidepressivos.
Se em qualquer momento vier a ter pensamentos no sentido de auto-agressão ou suicídiodeverá contactar o seu médico ou dirigir-se imediatamente ao hospital.
Poderá ser útil para si comunicar a uma pessoa próxima de si ou a um familiar que seencontra deprimido ou que tem distúrbios de ansiedade e dar-lhes este folheto a ler.
Poderá também solicitar-lhes que o informem caso verifiquem um agravamento do seuestado de depressão ou ansiedade, ou se ficarem preocupados com alterações no seucomportamento.


NÃO TOME este medicamento se estiver a tomar um antidepressivo do tipo inibidor damonoaminoxidase (IMAO). Mesmo que já tenha parado de tomar o inibidor damonoaminoxidase (IMAO), terá de esperar 2 semanas antes de iniciar o tratamento com
Citalopram Mylan 20 mg comprimidos revestidos.
Se o seu médico lhe prescrever um inibidor da monoaminoxidase (IMAO), pedir-lhe-ápara interromper o tratamento com Citalopram Mylan 20 mg comprimidos revestidos,pelo menos 7 dias antes, de começar a tomar o inibidor da monoaminoxidase (IMAO).
Este medicamento contém lactose (53,28 mg por comprimido de 20 mg). Citalopram
Mylan 20 mg comprimidos revestidos não é por conseguinte aconselhado a pessoas cominsuficiência de lactase, intolerância à galactose ou sindrome de malabsorção deglucose/galactose.
Tomar Citalopram Mylan 20 mg comprimido revestido com alimentos e bebidas
Evite todo e qualquer consumo de bebidas alcoólicas.
Gravidez
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Em caso de gravidez, Citalopram Mylan 20 mg comprimidos revestidos só pode serutilizado quando estritamente necessário.
Informe de imediato o seu médico, o qual se encarregará da alteração do tratamento.
No caso de desejar engravidar informe o seu médico.
Aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Este medicamento só pode ser utilizado durante o aleitamento, o médico considerarnecessário
Condução de veículos e utilização de máquinas:

NÃO conduza ou utilize máquinas se se sentir sonolento, tiver dificuldade em seconcentrar ou se sentir fraqueza muscular e falta de coordenação enquanto estiver a tomar
Citalopram Mylan 20 mg comprimidos revestidos
NÃO tome bebidas alcoólicas enquanto estiver a tomar Citalopram Mylan 20 mgcomprimidos revestidos
Se enquanto estiver a tomar este medicamento se sentir agitado, febril, ansioso ou os seusmúsculos de repente começarem a contrair-se, informe de imediato o seu médico, dadoque poderá ser necessário alterar a medicação.

3. COMO TOMAR CITALOPRAM MYLAN 20 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS

Estes comprimidos podem ser tomados de manhã ou à noite, com ou sem alimentos massempre acompanhados de um líquido, como água ou sumo.
Não deixe de tomar o seu medicamento de uma forma repentina pois poderá ter efeitossecundários desagradáveis tais como tonturas ou sensação de enjoo, dormência, cefaleiasou ansiedade.
Adultos
Para tratamento da depressão
A dose habitual é de 20 mg de Citalopram Mylan uma vez por dia, com uma dosemáxima recomendada de 60 mg por dia; a dose máxima será dependente da resposta decada doente.
O tratamento deve continuar até o doente se apresentar sem sintomatologia, não sendo deesperar um efeito anti-depressivo antes de duas semanas de tratamento.
Recomenda-se um período de tratamento de pelo menos 4-6 meses para garantirprotecção adequada contra a possibilidade de recaída.
A dose habitual no doente idoso é de 10 mg de Citalopram Mylan uma vez por dia. Adose pode ser aumentada até 30 mg por dia dependendo da resposta de cada doente.
Para tratamento da perturbação de pânico
Recomenda-se uma dose única de 10 mg por dia durante a primeira semana; em seguida,a dose pode ser aumentada para 20 mg por dia.
O seu médico pode decidir continuar a aumentar a dose para a ajudar a controlar ossintomas até 60 mg de Citalopram Mylan por dia.
A eficácia máxima é atingida ao fim de 3 meses. Pode ser necessário continuar otratamento durante vários meses.
A dose habitual no idoso é de 10 mg de Citalopram Mylan uma vez por dia. A dose podeser aumentada até 40 mg por dia dependendo da resposta do doente.
Para doentes com perturbações hepaticas é recomendada a administração de doses maisbaixas. Para doentes com perturbações renais moderadas não é recomendado qualquer ajuste de dose. O seu médico assistente recomendar-lhe-á a dose mais adequada a tomarem função do seu caso.
Citalopram Mylan 20 mg comprimidos revestidos não deve ser administrado a crianças eadolescentes de idade inferior a 18 anos.

Se se esquecer de tomar uma dose tome-a logo que for possível. Caso seja já o momentode efectuar outra toma não tome uma dose a dobrar para compensar a dose que seesqueceu de tomar.
Se tiver tomado uma dose excessiva do medicamento, contacte de imediato o seu médicoassistente ou o serviço de urgência mais próximo.
São conhecidos de casos de sintomas de sobredosagem aguda com citalopram com dosesaté 2000 mg. Foram observados os seguintes sintomas: sonolência, coma, letargia, convulsões, aumento dos batimentos cardíacos, transpiração, náuseas, vómitos, cianose
(coloração azul da pele), aumento da ventilação pulmonar e mais raramente alterações doelectroencefalograma. Todos os doentes recuperaram.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como os demais medicamentos, Citalopram Mylan 20 mg comprimidos revestidos pode ter efeitossecundários.

Os efeitos secundários mais comuns (mais frequentes durante as duas primeiras semanasde tratamento) são uma sensação de cansaço ou de enjoo, tonturas, secura de boca,sudorese excessiva ou tremores.
Outros efeitos secundários incluem dores de cabeça, vertigens, dificuldade emadormecer, agitação ou nervosismo, obstipação ou diarreia, perturbações da visão,aumento dos batimentos cardíacos ou sensação de fraqueza.
Por vezes pode ocorrer prurido, enxaqueca, sonhos estranhos, erupções cutâneas,alterações do paladar, diminuição da líbido ou impotência, incapacidade de ejaculação eausência de orgasmo nas mulheres, tremuras nos dedos das mão e dos pés, perda dememória, aumento ou perda de apetite, alterações comportamentais, confusão, indigestão,vómitos, dor de estomago, aumento da salivação, alterações do peso e perturbações damicção.
Em casos raros pode observar-se nos doentes tratados com Citalopram Mylan 20 mgdores musculares, convulsões, aumento da libido, tosse, movimento anormal da face oudo corpo, zumbidos ou alterações do comportamento.
Ocasionalmente podem ocorrer ideias suicidas ou de auto-agressão durante as primeirassemanas de tratamento da depressão, até que o efeito antidepressivo se torne aparente.
Informar de imediato o seu médico se tiver pensamentos ou experiências penosas.
Os doentes com propensão para ataques de pânico podem experimentar um períodotemporário de ansiedade aumentada após o início do tratamento.
Esta situação resolve-se normalmente ao fim de 1-2 semanas após o início do tratamento.
Caso detecte efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médicoou o seu farmacêutico.

5. CONSERVAÇÃO DE CITALOPRAM MYLAN 20 MG COMPRIMIDOS

REVESTIDOS

Não utilizar citalopram mylan 20 mg comprimidos revestidos após expirar o prazo devalidade indicado na embalagem.
LEMBRE-SE: Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; omedicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não são necessárias precauções especiais de conservação.