Diprosalic bula do medicamento

Neste folheto:

1.  O que é Diprosalic e para que é utilizado
2.  Antes de usar Diprosalic
3.  Como utilizar Diprosalic
4.  Efeitos secundários possíveis
5.  Como conservar Diprosalic
6.  Outras informações

Diprosalic 0,5 mg/g + 30 mg/g

Pomada

Diprosalic 0,5 mg/g + 20 mg/g

Solução cutânea

Betametasona, dipropionato / Ácido Salicílico

Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento.

Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

1. O QUE É Diprosalic E PARA QUE É UTILIZADO

Grupo farmacoterapêutico: Medicamentos usados em afecções cutâneas. Medicamentos queratolíticos e antipsoriáticos. De aplicação tópica.

O dipropionato de betametasona, um corticosteróide fluoretado sintético, possui acção anti-inflamatória, anti-pruriginosa (contra comichão cutânea) e vasoconstritora.

O ácido salicílico tópico amolece a queratina, solta o epitélio endurecido e descama a epiderme, tornando o epitélio subjacente sensível à sua acção bacteriostática e fungicida e acessível aos efeitos terapêuticos do dipropionato de betametasona.

Diprosalic pomada está indicado no tratamento inicial de psoríase em placas moderada a grave.

2. ANTES DE UTILIZAR Diprosalic

Não utilize Diprosalic

-Se tem alergia (hipersensibilidade) às substâncias activas ou a qualquer outro componente de Diprosalic.

Tome especial cuidado com Diprosalic

  • Tal como outros glucocorticóides de uso tópico, Diprosalic está contra-indicado em doentes com infecções bacterianas, víricas, fúngicas ou parasíticas se não for administrado concomitantemente com terapêutica contra o agente causal.
  • Em caso de irritação ou sensibilização com o uso de Diprosalic, o tratamento deve ser suspenso.
  • Se possui infecção, está indicada uma terapêutica adequada.
  • Qualquer dos efeitos secundários referidos após uso sistémico de corticosteróides, incluindo supressão das glândulas supra-renais, pode também ocorrer com os corticosteróides tópicos, especialmente em lactentes e crianças. -A absorção sistémica de corticosteróides tópicos ou ácido salicílico é aumentada se forem tratadas extensas zonas de pele ou se for utilizada a técnica oclusiva. Devem adoptar-se precauções adequadas nestas condições ou quando se prevê um uso prolongado, principalmente em lactentes e crianças.
  • Se ocorrer secura excessiva ou aumento de irritação cutânea, deve suspender-se o tratamento com Diprosalic e instituir uma terapêutica apropriada.
  • Diprosalic não está indicado para uso oftamológico. Evitar o contacto com os olhos e membranas mucosas.
  • Se sofre de doença nos rins, e toma determinado tipo de medicamentos para a tensão alta (do grupo dos diuréticos, inibidores da enzima de conversão da angiotensina – IECA ou antagonistas da angiotensina II). Neste caso, particularmente se aplicar Diprosalic em grandes quantidades ou durante períodos de tempo muito prolongados, o seu médico irá vigiar o funcionamento dos seus rins ao longo do tratamento com Diprosalic.

Ao utilizar Diprosalic com outros medicamentos

Informe o seu médico e farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Se toma determinado tipo de medicamentos para a tensão alta (do grupo dos diuréticos, inibidores da enzima de conversão da angiotensina – IECA ou antagonistas da angiotensina II) informe o seu médico antes de iniciar a utilização de Diprosalic (ver secção 2. “Tome especial cuidado com Diprosalic”.

Ao utilizar Diprosalic com alimentos e bebidas

Não aplicável.

Gravidez e Aleitamento

Não foi ainda definitivamente estabelecida a segurança de Diprosalic em mulheres grávidas. Esta classe de fármacos não deve, portanto, ser usada em grandes quantidades ou por períodos prolongados em doentes grávidas.

Desconhece-se se a aplicação tópica de corticosteróides pode provocar uma absorção sistémica suficiente para produzir quantidades detectáveis no leite materno. Não se recomenda portanto Diprosalic, excepto se claramente necessário.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Não aplicável.

3.  COMO UTILIZAR Diprosalic
Uso cutâneo.

Utilizar Diprosalic sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Aplicar uma camada fina de Diprosalic pomada de modo a cobrir completamente a área afectada, duas vezes por dia, de manhã e à noite. Em alguns doentes, pode conseguir-se uma terapêutica de manutenção adequada com aplicações menos frequentes.

Se utilizar mais Diprosalic do que deveria

O uso excessivamente prolongado de corticosteróides tópicos pode suprimir a função do eixo hipófiso-supra-renal, resultando em insuficiência secundária das supra-renais.

O uso excessivamente prolongado do ácido salicílico pode causar sintomas de salicilismo. Está indicado um tratamento sintomático adequado.

Se parar de utilizar Diprosalic

Não aplicável.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4.  EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Diprosalic pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Em estudos clínicos, Diprosalic demonstrou ser bem tolerado.

Foram referidas com o uso de corticosteróides tópicos, as seguintes reacções adversas locais: sensação de calor, comichão, irritação, secura, inflamação de um folículo piloso, desenvolvimento de pêlos numa região que habitualmente não os possui, erupções acneiformes, diminuição da pigmentação, dermatite em redor da boca e dermatite de contacto alérgica.

Com o uso de pensos oclusivos, podem ocorrer mais frequentemente as seguintes reacções: inchaço da pele seguido de amolecimento, infecção secundária, redução cutânea, estrias e inflamação aguda das glândulas sudoríparas.

A aplicação cutânea prolongada de preparados contendo ácido salicílico pode causar dermatite.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5.  COMO CONSERVAR Diprosalic

Manter fora do alcance e da vista das crianças. Não conservar acima de 30°C.

Não utilize Diprosalic após o prazo de validade impresso na embalagem exterior e na bisnaga, a seguir a “Exp”.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6.  OUTRAS INFORMAÇÕES
Qual a composição de Diprosalic

-As substâncias activas são: Betametasona, na forma de dipropionato e ácido salicílico. Cada grama de pomada contém 0,64 mg de dipropionato de betametasona, equivalente a 0,5 mg de betametasona e 30 mg de ácido salicílico.

-Os outros componentes são: vaselina branca e parafina líquida.

Qual o aspecto de Diprosalic e conteúdo da embalagem

Diprosalic pomada apresenta-se na forma farmacêutica de pomada, esbranquiçada, acondicionada em bisnaga de alumínio. Embalagem contendo uma bisnaga com 30 g de pomada.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

Schering-Plough Farma, Lda Rua Agualva dos Açores, n.°    16 2735-557  16 2735-557   16 2735-557   16 2735-557 Agualva-Cacém Portugal

Tel.: 21 433 93 00

Este folheto foi aprovado pela última vez em 04-11-2008.