Donepezilo Eurogenus Donepezilo bula do medicamento

Neste folheto:
1.O que é Donepezilo Eurogenus e para que é utilizado
2.Antes de tomar Donepezilo Eurogenus
3.Como tomar Donepezilo Eurogenus
4.Efeitos secundários possíveis
5.Como conservar Donepezilo Eurogenus
6.Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Donepezilo Eurogenus 5 mg comprimidos revestidos por película

(Cloridrato de donepezilo)

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento
-Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
-Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
-Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É DONEPEZILO EUROGENUS E PARA QUE É UTILIZADO

Donepezilo Eurogenus pertence a um grupo de medicamentos designados por inibidoresda acetilcolinesterase.
É utilizado no tratamento de sintomas de demência em pessoas a quem foi diagnosticadadoença de Alzheimer, ligeira a moderadamente grave (uma doença mental crónica)

Donepezilo Eurogenus destina-se apenas para utilização em doentes adultos.

2. ANTES DE TOMAR DONEPEZILO EUROGENUS

NÃO tome Donepezilo Eurogenusse tem alergia (hipersensibilidade) ao cloridrato de donepezilo, aos derivados dapiperidina ou a qualquer outro componente de Donepezilo Eurogenus

Tome especial cuidado com Donepezilo Eurogenus se você alguma vez teve úlceras no estômago ou duodenose você já teve uma convulsãose você tiver problemas cardíacosse você tem asma (dispneia) ou doença pulmonar a longo prazo de outrosse você já teve algum problema de fígado ou hepatite (inflamação do fígado)se você tem dificuldade em urinar ou doença renal ligeira

Ao tomar Donepezilo Eurogenus com outros medicamentos
Por favor, informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomadorecentemente outros medicamentos, incluindo os obtidos sem receita médica.

Isto aplica-se em particular a:medicamentos para tratar a dor e a inflamação, tais como anti-inflamatórios nãoesteróides (AINEs).antibióticos como a eritromicina e rifampicinamedicamentos anti-fúngicos (medicamentos destruir ou inibir o crescimento de fungos),tais como o cetoconazol e itraconazolrelaxantes musculares como nós succinilcolinaanti-depressivos (medicamentos contra depressões mentais) como a fluoxetinaanticonvulsivantes (medicamentos utilizados na prevenção da ocorrência de vários tiposde convulsões) como a fenitoína e carbamazepinamedicamentos para uma doença cardíaca ou tensão arterial elevada como quinidinaoutros medicamentos que actuam da mesma forma como donepezilo (tais comogalantamina ou rivastigmina) e alguns medicamentos para a asma

Se for submetido a uma intervenção cirúrgica para a qual seja necessária anestesia geral
(narcose), informe o seu médico e o anestesista que está a tomar Donepezilo Eurogenus.

Donepezilo Eurogenus pode ser utilizado em doentes com doença renal e doença hepáticaligeira a moderada.Informe o seu médico se tem doença renal ou hepática. Os doentescom doença hepática grave não devem tomar Donepezilo Eurogenus.

Ao tomar Donepezilo Eurogenus com alimentos e bebidas
Donepezilo Eurogenus deve ser tomado com líquidos (um copo de água). Os alimentosnão têm qualquer efeito sobre a medicação. O consumo de álcool deve ser restringidoquando se está a tomar donepezilo, uma vez que o álcool reduz os níveis de donepezilo.

Gravidez e aleitamento
Donepezilo Eurogenus não deve ser tomado durante a amamentação.
Se está grávida ou pensa poder estar grávida, aconselhe-se com o seu médico antes detomar qualquer medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas
A doença de Alzheimer pode prejudicar a condução de veículos ou comprometer acapacidade de utilizar máquinas e não deverá desempenhar estas actividades excepto se oseu médico lhe disser que é seguro fazê-lo. Adicionalmente, este medicamento podecausar cansaço, tonturas e cãibras musculares. Se for afectado por algum destes sintomasnão deverá conduzir ou operar máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Donepezilo Eurogenus
Este medicamento contém lactose. Se foi informado pelo médico que tem intolerância aalguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. COMO TOMAR DONEPEZILO EUROGENUS

Que quantidade deve tomar de Donepezilo Eurogenus?

Tomar sempre Donepezilo Eurogenus e exactamente da forma como o seu médico lherecomendou. Caso tenha dúvidas, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Habitualmente, irá iniciar o tratamento com a toma de 5 mg todas as noites. Ao fim deum mês, o seu médico poderá aumentar-lhe a dose para 10 mg todas as noites. A dosemáxima recomendada é de 10 mg por noite.
Engula o comprimido de Donepezilo Eurogenus com uma bebida ou água à noite, antesde deitar.

A dose a tomar pode variar consoante a duração do tratamento e da recomendação do seumédico.

Siga sempre as instruções do seu médico ou farmacêutico sobre como e quando tomar oseumedicamento.Não altere a dose sem indicação do seu médico.

O seu médico ou farmacêutico indicar-lhe-ão durante quanto tempo deverá continuar atomar os seus comprimidos. Deve consultar o seu médico regularmente, para revisão doseu tratamento e avaliação dos sintomas.

Se tomar mais Donepezilo Eurogenus do que deveria
Não tome mais do que um comprimido de 10 mg ou dois comprimidos de 5 mg por dia.
Em caso de tomar acidentalmente mais comprimidos do que deveria, podem ocorrer osseguintes sintomas: náuseas, vómitos, excesso de produção de saliva, sudação, batimentocardíaco lento, tensão arterial baixa, dificuldade em respirar, fraqueza muscular, desmaioe convulsões (o corpo treme rapidamente sem controlo).
Contacte o seu médico imediatamente se tomar mais do que deveria. Caso não consigacontactar o seu médico, contacte a urgência hospitalar mais próxima. Leve consigo oscomprimidos e a embalagem para o hospital para que o médico saiba o que foi tomado.

Caso se tenha esquecido de tomar Donepezilo Eurogenus
Se você esquecer de tomar o medicamento, mas lembre-se de tomar após um curtoperíodo de tempo, tomar a dose do dia, como de costume. No entanto, se o atraso forlongo (por exemplo, um dia inteiro), ignore essa dose e tome no dia seguinte à horahabitual.

Se parar de tomar Donepezilo Eurogenus
Não interrompa a toma dos comprimidos excepto se o seu médico lhe indicar.
Caso se esqueça de tomar os seus medicamentos por um período superior a uma semana,consulte o seu médico, antes de tomar mais medicamentos

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Donepezilo Eurogenus pode causar efeitos secundários,no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.
Na maioria dos casos estes sintomas desaparecem, sem que se tenha de interromper otratamento. Informe o seu médico, se sentir alguns destes efeitos, e caso os mesmossejam demasiado desconfortáveis para si.

Os efeitos secundários seguintes foram comunicados por pessoas a tomar Donepezilo
Eurogenus.
Informe o seu médico imediatamente se detectar estes efeitos secundários gravesmencionados. Pode necessitar de tratamento médico urgente.lesão no fígado, por exemplo hepatite. Os sintomas de hepatite são sensação de mal-estar,perda de apetite, sentir-se doente de um modo geral, febre, comichão, amarelecimento dapele e olhos e urina com coloração escura (afecta 1 a 10 doentes em 10000)
úlceras no estômago ou duodenais. Os sintomas de úlcera são dor no estômago edesconforto (indigestão) sentido entre o umbigo e o esterno (afecta 1 a 10 doentes em
1000)sangramento no estômago ou intestinos. Isto pode causar fezes negras ou sangue visíveldo recto (afecta 1 a 10 doentes em 1000)ataques epilépticos ou convulsões (afecta 1 a 10 doentes em 1000)

Muito frequentes: afecta mais de 1 doentes em 10diarreianáuseasdor de cabeça

Frequentes: afecta 1 a 10 doentes em 100constipação perda de apetite alucinações agitação comportamento agressivo desmaio tonturasinsónia (dificuldade em dormir) vómitosdistúrbios abdominaiserupção cutâneacomichãocãibras muscularesincontinência urináriafadigadoracidentes

Pouco frequentes: afecta 1 a 10 doentes em 1000seizuresbatimentos cardíacos lentosdiminuição na concentração sérica da creatinina cinase muscular hemorragia abdominal ulceras gástricas e duodenais

Raros: afecta 1 a 10 doentes em 10000

tremores rigidez ou movimentos incontroláveis, sobretudo na face e língua mas também dosmembros perturbações hepáticas incluindo hepatitebloqueio sinoauricular, bloqueio auriculoventricular

Se algum dos efeitos secundários se agravar, ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe por favor o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR DONEPEZILO EUROGENUS

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Donepezilo Eurogenus comprimidos após o prazo de validade o qual seencontra impresso nos blisters e embalagem exterior após Val.

O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição dos comprimidos de Donepezilo Eurogenus?

A substância activa é o cloridrato de donepezilo.
5 mg comprimido: cada comprimido contém 5 mg de cloridrato de donepezilo,equivalente a 4,56 mg de donepezilo.

Os outros componentes são:
Núcleo do comprimido:

Lactose mono-hidratada, amido de milho, hidroxipropilcelulose, celulose microcristalina,estearato de magnésio.

Revestimento:
?ipromelose (?464), Dióxido de titânio (E171), Propilenoglicol, Talco

Qual o aspecto dos comprimidos de Donepezilo Eurogenus?
5 mg: comprimidos brancos, redondos, revestidos por película, com um diâmetro deaproximadamente 7,5 mm.

Embalagens:
14, 28, 42, 56, 84, 98 e 112 comprimidos

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado:
Eurogenus Farmacêutica Sociedade Unipessoal Lda
Rua Alto do Montijo, 13 ? 2º Dtº
2790-012 Portela Carnaxide
Portugal

Fabricante:
Specifar S.A.
1, 28 Octovriou str., Ag. Varvara,
123 51 Athens
Grécia

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico
Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

Alemanha: Donespes 5mg Filmtabletten
Dinamarca: Arispes 5mg filmovertukne tabletter
Espanha: Donepezil Arispes 5mg comprimidos recubiertos con pelicula EFG
Itália: Arispes 5mg compresse rivestite con film

Este folheto foi aprovado pela última vez em