Donepezilo Ratiopharm Donepezilo bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Donepezilo ratiopharm e para que é utilizado.
2. Antes de tomar Donepezilo ratiopharm.
3. Como tomar Donepezilo ratiopharm.
4. Efeitos secundários possíveis.
5. Como conservar Donepezilo ratiopharm.
6. Outras informações.


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Donepezilo ratiopharm, 5 mg e 10 mg, comprimidos revestidos por película
Cloridrato de donepezilo

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É DONEPEZILO RATIOPHARM E PARA QUE É UTILIZADO

Cloridrato de donepezilo pertence a um grupo de medicamentos chamados inibidores daacetilcolinesterase.

Donepezilo ratiopharm é utilizado para tratar os sintomas de demência em pessoasdiagnosticadas como tendo doença de Alzheimer ligeira e moderadamente grave. Ossintomas incluem aumento da perda de memória, confusão e alterações comportamentais.
Como resultado, as pessoas que sofrem de doença de Alzheimer sentem que é cada vezmais difícil realizar as suas actividades diárias habituais.

Donepezilo ratiopharm destina-se exclusivamente a utilização em doentes adultos.

2. ANTES DE TOMAR DONEPEZILO RATIOPHARM

Não tome Donepezilo ratiopharm se tem alergia (hipersensibilidade) ao cloridrato de donepezilo, aos derivados dapiperidina ou a qualquer outro componente de Donepezilo ratiopharm.

Tome especial cuidado com Donepezilo ratiopharm
Informe o seu médicose for ser submetido a uma operação ou se necessita de levar uma anestesia antes dacirurgia. donepezilo pode exagerar a relaxação muscular durante a anestesia;

se tem uma perturbação do ritmo cardíaco (síndrome do nó sinoatrial) ou outrasperturbações da condução cardíaca (tais como bloqueio sinoatrial ou atrioventricular).donepezilo pode diminuir a sua frequência cardíaca;se toma medicamentos anti-inflamatórios;se tem ou alguma vez teve úlceras do estômago ou do duodeno;se tem dificuldade em urinar;se alguma vez teve convulsões. Donepezilo pode provocar uma nova convulsão;se tem asma ou uma doença pulmonar obstrutiva;se tem ou alguma vez teve problemas graves de fígado ou hepatite;se está grávida ou a amamentar.

Ao tomar Donepezilo ratiopharm com outros medicamentos
Os outros medicamentos podem alterar o efeito de Donepezilo ratiopharm ou Donepeziloratiopharm pode alterar o efeito de outros medicamentos. Informe o seu médico oufarmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos,incluindo medicamentos obtidos sem receita médica ou medicamentos à base de plantas.

É especialmente importante referir ao médico se está a utilizar ou se utilizou algum dosseguintes medicamentos:cetoconazol ou itraconazol (agentes antifúngicos);quinidina (medicamento para o coração) e outros medicamentos para o coração (tal comobetabloqueadores);medicamentos para as dores (analgésicos) ou para o tratamento da artrite, por exemploaspirina, anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) tais como ibuprofeno ou diclofenacsódico;eritromicina e rifampicina (antibióticos);fluoxetina (antidepressivo);fenitoína e carbamazepina (medicamentos antiepilépticos);diazepam e succinilcolina (relaxantes musculares);inibidores da acetilcolinesterase (outros medicamentos para a doença de Alzheimer) oumedicamentos que afectem o sistema colinérgico.

Se for ser submetido a uma cirurgia ou a uma operação que implique que lhe sejaadministrado um anestésico, informe o seu anestesista que está a tomar Donepeziloratiopharm porque Donepezilo ratiopharm pode aumentar o efeito dos medicamentosutilizados durante a anestesia.

Ao tomar Donepezilo ratiopharm com alimentos e bebidas
Os alimentos não têm influência sobre a absorção do cloridrato de donepezilo.
Donepezilo ratiopharm não deve ser tomado com álcool porque o álcool pode alterar oseu efeito.

Gravidez e aleitamento
Donepezilo ratiopharm não deve ser utilizado durante a gravidez ou o aleitamento.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas
A doença de Alzheimer pode diminuir a sua capacidade para conduzir ou utilizarmáquinas e não deve realizar estas actividades a menos que o seu médico lhe diga que éseguro fazê-lo.
De igual modo, o seu medicamento pode provocar cansaço, tonturas e cãibrasmusculares. Se sentir qualquer um destes efeitos não pode conduzir nem utilizarmáquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Donepezilo ratiopharm
Este medicamento contém lactose. Se foi informado pelo seu médico de que possuiqualquer intolerância a alguns açúcares, consulte o seu médico antes de tomar estemedicamento.

3. COMO TOMAR DONEPEZILO RATIOPHARM

Tomar Donepezilo ratiopharm sempre de acordo com as indicações do médico. Fale como seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

A dose inicial habitual é de 5 mg uma vez por dia. Depois do tratamento de 5 mg/dia com
Donepezilo ratiopharm ter continuado durante um mês, a dose pode ser aumentada peloseu médico para 10 mg por dia. A dose máxima recomendada é de 10 mg por dia.

Problemas de rins: Não é necessário ajustar a dose.
Problemas de fígado:
– ligeiros a moderados: A sua dose é ajustada pelo seu médico.
– graves: Não existem dados disponíveis, por isso, o seu médico pode decidir parar otratamento com Donepezilo ratiopharm.

Engula os seus comprimidos de Donepezilo ratiopharm com água imediatamente antes deir dormir.

Donepezilo ratiopharm não é recomendado para utilização em crianças e adolescentes
(com idade inferior a 18 anos).

Se tomar mais Donepezilo ratiopharm do que deveria
A sobredosagem com cloridrato de donepezilo pode provocar uma crise colinérgica
(demasiados efeitos da acetilcolina) caracterizada por náuseas intensas, vómitos,salivação, sudação, lentificação do ritmo cardíaco, tensão baixa, depressão respiratória,colapso e convulsões. O aumento do enfraquecimento muscular é uma possibilidade epode resultar em morte caso os músculos respiratórios estejam envolvidos.

Caso tenha tomado demasiados comprimidos, ou caso outro adulto ou criança tenhamengolido acidentalmente comprimidos de Donepezilo ratiopharm, contacte imediatamenteum médico, um hospital ou o número para Intoxicações. Leve sempre os comprimidos e aembalagem consigo para o hospital para que o médico saiba aquilo que foi tomado.

Caso se tenha esquecido de tomar Donepezilo ratiopharm
Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Tomea sua dose habitual no dia seguinte à hora habitual.

Se parar de tomar Donepezilo ratiopharm
Quando se descontinua o tratamento com Donepezilo ratiopharm, os efeitos benéficos dotratamento desaparecem gradualmente.
Não pare de tomar Donepezilo ratiopharm sem antes consultar o seu médico.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Donepezilo ratiopharm pode causar efeitos secundários, noentanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Muito frequentes (afecta mais de 1 utilizador em 10):
Dores de cabeça, diarreia, náuseas.

Frequentes (afecta 1 a 10 utilizadores em 100):
Constipação comum, perda de apetite, alucinações, agitação, comportamento agressivo,desmaio, tonturas, incapacidade de dormir, vómitos, distúrbios abdominais, comichão,urticária, cãibras musculares, incontinência urinária, fadiga, dor, tendência para acidentes.

Pouco frequentes (afecta 1 a 10 utilizadores em 1.000):
Convulsões, lentificação do ritmo cardíaco, hemorragia abdominal, úlceras de estômago eduodeno, ligeiro aumento da concentração sérica da creatina cinase muscular.

Raros (afecta 1 a 10 utilizadores em 10.000):
Sintomas extrapiramidais (por exemplo, rigidez muscular, tremores, movimentosincontroláveis), perturbações cardíacas (bloqueio sinoatrial ou bloqueio atrioventricular) eafecções do fígado incluindo hepatite.

Se algum destes efeitos se agravar, ou se detectar quaisquer efeitos secundários que nãoestejam enumerados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR DONEPEZILO RATIOPHARM

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Donepezilo ratiopharm após o prazo de validade impresso na embalagem
?blister? e na embalagem exterior, após VAL. O prazo de validade corresponde ao últimodia do mês indicado.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Donepezilo ratiopharm

A substância activa é cloridrato de donepezilo.
5 mg: Cada comprimido revestido por película contém 5 mg de cloridrato de donepezilo,equivalente a 4,56 mg de donepezilo.
10 mg: Cada comprimido revestido por película contém 10 mg de cloridrato dedonepezilo, equivalente a 9,12 mg de donepezilo.
Os outros componentes são
Núcleo do comprimido: lactose mono-hidratada, celulose microcristalina, amido de milho,hidroxipropilcelulose, estearato de magnésio.
Película de revestimento: dióxido de titânio (E 171), hipromelose, macrogol 400 e, somentenos comprimidos de 10 mg, óxido de ferro amarelo (E 172).

Qual o aspecto de Donepezilo ratiopharm e conteúdo da embalagem

5 mg: Comprimido revestido por película branco ou esbranquiçado, redondo, biconvexo.
10 mg: Comprimido revestido por película castanho-amarelado, redondo, biconvexo.

Embalagem ?blister? de 7, 28, 30, 50 x 1 (dose unitária), 56, 60, 98, 100 e 120comprimidos revestidos por película.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

ratiopharm ? Comércio e indústria de Produtos Farmacêuticos, Lda
Edifício Tejo, 6 Piso
Rua Quinta do Pinheiro
2790 ? 143 Carnaxide

Fabricante

Krka, d.d., Novo mesto
?marje?ka cesta 6,
8501 Novo mesto, Eslovénia

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico
Europeu (EEE) sob os seguintes nomes:

Finlândia
Doneratio 5 mg tabletti, kalvopäällysteinen
Doneratio 10 mg tabletti, kalvopäällysteinen
Áustria
Donepezil-ratiopharm 5 mg Filmtabletten
Donepezil-ratiopharm 10 mg Filmtabletten
Bélgica
Donepezil-ratiopharm 5 mg, comprimés pelliculés
Donepezil-ratiopharm 10 mg, comprimés pelliculés
Republica Checa
Donepezil-ratiopharm 10 mg
Alemanha
Donepezil-ratiopharm 5 mg Filmtabletten
Donepezil-ratiopharm 10 mg Filmtabletten
Dinamarca
Doneratio 5 mg filmovertrukne tabletter
Doneratio 10 mg filmovertrukne tabletter
Espanha
Donepezilo ratiopharm 5 mg comprimidos recubiertoscon película EFG
Donepezilo ratiopharm 10 mg comprimidos recubiertoscon película EFG
França
Donépézil ratiopharm 5 mg, comprimé pelliculé
Donépézil ratiopharm 10 mg, comprimé pelliculé
Itália
Donezepil ratiopharm 5 mg compresse rivestite con film
Donezepil ratiopharm 10 mg compresse rivestite con film
Luxemburgo
Donepezil-ratiopharm 5 mg Filmtabletten
Donepezil-ratiopharm 10 mg Filmtabletten
Noruega
Doneratio 5 mg filmdrasjerte tabletter
Doneratio 10 mg filmdrasjerte tabletter
Portugal
Donepezilo ratiopharm
Roménia
Donepezil ratiopharm 5 mg comprimat filmat
Donepezil ratiopharm 10 mg comprimat filmat
Suécia
Doneratio 5 mg filmdragerade tabletter
Doneratio 10 mg filmdragerade tabletter
Reino Unido
Donepezil hydrochloride 5 mg film-coated tablets
Donepezil hydrochloride 10 mg film-coated tablets

Este folheto foi aprovado pela última vez em