Finasterida Ratiopharm Finasterida bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Finasterida ratiopharm e para que é utilizado
2. Antes de tomar Finasterida ratiopharm
3. Como tomar Finasterida ratiopharm
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Finasterida ratiopharm
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Finasterida ratiopharm 1 mg comprimidos revestidos por película
Finasterida

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É FINASTERIDA RATIOPHARM E PARA QUE É UTILIZADO

Finasterida ratiopharm destina-se a utilização exclusiva por homens e não deve sertomado por mulheres ou crianças.

Finasterida ratiopharm contém um medicamento chamado finasterida. Finasteridaratiopharm é utilizado para o tratamento da queda de cabelo de padrão masculino
(também conhecida como alopécia androgénica). Se após ter lido este folheto, ainda tiverdúvidas sobre queda de cabelo de padrão masculino, consulte o seu médico.

A queda de cabelo de padrão masculino é uma condição frequente que se pensa sercausada por uma combinação de factores genéticos e por uma hormona determinadachamada dihidrotestosterona (DHT). A DHT contribui para encurtar a fase decrescimento do cabelo e para tornar o cabelo mais fino.

No couro cabeludo, Finasterida ratiopharm reduz especificamente os níveis de DHTbloqueando uma enzima (5-alfa redutase de Tipo II) que converte a testosterona em DHT.
Somente os homens com queda de cabelo ligeira a moderada, mas não completa, podemesperar beneficiar da utilização de Finasterida ratiopharm. Na maioria dos homenstratados com Finasterida ratiopharm durante 5 anos, a progressão da queda de cabelo foireduzida, e pelo menos metade desses homens apresentaram igualmente alguma melhoriano crescimento do cabelo.

2. ANTES DE TOMAR FINASTERIDA RATIOPHARM

Não tome FINASTERIDA RATIOPHARM se tem alergia (hipersensibilidade) à finasterida ou a qualquer outro componente de
Finasterida ratiopharm 1 mg comprimidos revestidos por película.se for criança ou adolescente (< 18 anos)se for mulher (ver também a secção ?gravidez e aleitamento?). Em ensaios clínicos,
Finasterida 1 mg Comprimidos demonstrou ser ineficaz no tratamento da queda de cabelo
(alopécia androgénica) em mulheres.

Finasterida ratiopharm não deve ser tomado por homens que estejam a tomar outromedicamento que contenha finasterida, ou qualquer outro inibidor da 5?-redutase para ahiperplasia benigna da próstata ou para qualquer outra condição.

Tome especial cuidado com Finasterida ratiopharm
As mulheres grávidas ou as mulheres com possibilidade de engravidar não devem tocarem comprimidos de Finasterida ratiopharm partidos ou divididos. Existe a possibilidadeda finasterida ser absorvida pela pele, o que pode interferir com o desenvolvimento dos
órgãos genitais externos do embrião masculino. Caso as mulheres grávidas entrem emcontacto com a finasterida (a substância activa), devem informar o médico respectivo.
Os comprimidos de finasterida podem alterar um valor das análises sanguíneas chamado
PSA. Se realizar análises ao sangue para averiguar a próstata deve informar o seu médicode que está a tomar Finasterida.
A determinação sérica do antigénio específico da próstata (PSA) deve ser realizada antesde iniciar o tratamento com finasterida e durante o tratamento.

Ao tomar Finasterida ratiopharm com outros medicamentos
Finasterida ratiopharm 1 mg Comprimidos não interfere, habitualmente, com outrosmedicamentos.

No entanto, informe sempre o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tivertomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receitamédica.

Não existem dados sobre a utilização de Finasterida ratiopharm 1 mg Comprimidosconjuntamente com a utilização tópica (aplicada sobre a pele) de minoxidil na queda decabelo de padrão masculino.

Ao tomar Finasterida ratiopharm com alimentos e bebidas
Finasterida ratiopharm 1 mg Comprimidos podem ser tomados com ou sem alimentos.

Gravidez e aleitamento
Finasterida ratiopharm não deve ser tomado por mulheres. Mulheres grávidas ou quepossam provavelmente estar grávidas não devem manusear Finasterida 1 mg
Comprimidos, especialmente se estiverem partidos ou esmagados. Se a finasterida forabsorvida através da pele ou tomada oralmente por mulheres grávidas com um feto

masculino, a criança pode nascer com malformações dos órgãos genitais. Oscomprimidos são revestidos por película, o que ajuda a prevenir o contacto com afinasterida desde que os comprimidos não estejam partidos nem esmagados.
Quando a parceira sexual do doente está ou possa estar grávida, o doente deve evitarqualquer exposição da sua parceira ao seu sémen (por exemplo, utilizando umpreservativo) ou descontinuar o tratamento com finasterida.
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Não existem dados que sugiram que Finasterida ratiopharm afecte a capacidade deconduzir ou de utilizar máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Finasterida ratiopharm
Este medicamento contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que temintolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. COMO TOMAR FINASTERIDA RATIOPHARM

Tomar Finasterida ratiopharm sempre de acordo com as indicações do médico. Fale como seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Tomar os comprimidos: Os comprimidos devem ser engolidos inteiros com água. Nãodevem ser esmagados nem divididos. Pode tomar os comprimidos à refeição ou emjejum.

A menos que tenha sido prescrito de forma diferente pelo médico, a dose habitual paratodos os doentes é um comprimido por dia.

Siga as indicações do seu médico. Não altere a posologia nem pare de tomar estemedicamento sem consultar previamente o seu médico.

Finasterida ratiopharm não actua melhor nem mais rapidamente se o tomar mais do queuma vez por dia. Para conseguir um aumento da espessura do cabelo ou uma diminuiçãoda queda de cabelo, tem de tomar este medicamento todos os dias durante 3 a 6 meses oumais. Em conjunto com o seu médico pode avaliar se o tratamento com Finasteridaratiopharm está a ser benéfico. Não é necessária qualquer alteração aos cuidados normaiscom o cabelo durante o tratamento com Finasterida ratiopharm.

Se tiver a sensação de que o efeito de Finasterida ratiopharm é demasiado fraco oudemasiado forte, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Se tomar mais Finasterida ratiopharm do que deveria
Se acidentalmente tomar demasiados comprimidos, contacte o seu médico ou um hospitalpara se aconselhar.

Caso se tenha esquecido de tomar Finasterida ratiopharm

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.
Continue o tratamento, como habitualmente, na altura da toma seguinte.

Se parar de tomar Finasterida ratiopharm
Para manter o efeito benéfico do tratamento, é recomendada a utilização contínua destemedicamento. Se parar o tratamento com Finasterida ratiopharm, qualquer ganho naespessura do cabelo durante o tratamento será, provavelmente, perdido no prazo de 9 a 12meses.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Finasterida ratiopharm pode causar efeitos secundários, noentanto estes não se manifestam em todas as pessoas.
Os efeitos secundários possíveis de Finasterida ratiopharm são, habitualmente, denatureza ligeira e temporária.

Os efeitos secundários foram, geralmente, temporários com a continuação do tratamentoou desapareceram com a descontinuação do tratamento.

Pouco frequentes (ocorrem em menos de 1 em 100 utilizadores): menor desejo sexualdificuldade em ter uma erecção problemas de ejaculação tais como diminuição da quantidade de sémen libertado

Frequência desconhecida reacções alérgicas tais como erupções cutâneas, prurido, altos sob a pele (urticária) einchaço dos lábios e face inchaço ou sensibilidade da mama dor nos testículos ritmo cardíaco acelerado dificuldade persistente em ter uma erecção após a descontinuação do tratamento foi relatada infertilidade em homens que tomaram finasterida durante muito tempo e quetinham outros factores de risco que podiam afectar a fertilidade. Foi relatadanormalização ou melhoria da qualidade seminal após descontinuação da finasterida. Nãoforam realizados estudos clínicos de longo prazo sobre o efeito da finasterida sobre afertilidade em homens.
Aumento das enzimas hepáticas

Pare de tomar Finasterida ratiopharm e consulte o seu médico imediatamente se detectaralgum dos seguintes sintomas: inchaço da face, língua ou lábios dificuldade em engolir altos sob a pele (urticária)

dificuldades respiratórias

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR FINASTERIDA RATIOPHARM

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.

Não utilize Finasterida ratiopharm após o prazo de validade impresso na embalagemexterior, após ?VAL?. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Finasterida ratiopharm
A substância activa é: finasterida.
Um comprimido contém 1 mg de finasterida.

Os outros componentes são:
Núcleo do comprimido: lactose mono-hidratada, celulose microcristalina, amido de milhopré-gelificado, macrogolgliceridos láuricos, carboximetilamido sódico (tipo A), estearatode magnésio (E 572)
Revestimento por película: hipromelose, dióxido de titânio (E 171), óxido de ferroamarelo e vermelho (E 172) e macrogol 6000.

Qual o aspecto de finasterida ratiopharm e conteúdo da embalagem
Finasterida ratiopharm 1 mg são comprimidos revestidos por película, castanho-
avermelhados, redondos, biconvexos, marcados com "F1" numa das faces.
Finasterida ratiopharm 1 mg comprimidos revestidos por película estão disponíveis emembalagens de:

Blister (Alumínio/PVC; Alumínio/Alumínio)
Apresentações: 7, 10, 14, 15, 20, 28, 30, 50, 56, 60, 84, 90, 98, 100, 180 comprimidos

Blister de dose unitária:
Apresentações: 28×1, 30×1, 50×1, 98×1, 100×1 comprimidos

Frasco de HDPE e tampa roscada de LDPE
Apresentações: 100, 250, 500 comprimidos

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

ratiopharm Lda
Edifício Tejo, 6º Piso
Rua Quinta do Pinheiro
2790-143 Carnaxide

Fabricante:

Actavis hf.
Reykjavíkurvegi 78 IS-220 Hafnarfjördur, Islândia

Hoechst-Biotika spol. s.r.o
Sklabinská 30 03680 Martin, Eslováquia

Medikalla Oy Medipharmia Finland Ltd
PL 1450, FI-70501 Kuopio, Finlândia

Merckle GmbH
Ludwig-Merckle-Strasse 3, 89143 Blaubeuren, Alemanha

Pharbil Waltrop GmbH
Im Wirrigen 25, 45731 Waltrop, Alemanha

Este folheto foi aprovado pela última vez em