Glucose 5% Viaflo Glucose bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Glucose 5% Viaflo e para que é utilizada
2. Antes de utilizar Glucose 5% Viaflo
3. Como utilizar Glucose 5% Viaflo
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Glucose 5% Viaflo
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Glucose 5% Viaflo, Solução para perfusão

Substância activa: glucose

Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento.

Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É GLUCOSE 5% VIAFLO E PARA QUE É UTILIZADO

Glucose 5% é uma solução de açúcar (glucose) em água.
A glucose é umas das fontes de energia do organismo. Esta solução para perfusão fornece
200 quilocalorias por litro.

Glucose 5% Viaflo é usada:como uma fonte de fluido e carbohidrato (açúcar)
– para diluir ou para fornecer outros medicamentos que podem ser dados por perfusão.

2. ANTES DE UTILIZAR GLUCOSE 5% VIAFLO

NÃO pode receber Glucose 5% Viaflo se sofre de qualquer uma das seguintes condições:diabetes não devidamente tratada, permite que os níveis de açúcar no seu sangue aumentem acima do normal (diabetes descompensada)estados de intolerância à glucose, por exemplo:stress metabólico (quando o metabolismo do corpo não funciona correctamente, por ex.devido a doença grave)coma hiperosmolar (inconsciência). Este é um tipo de coma que pode ocorrer se tiverdiabetes e não receber medicação suficiente.

uma quantidade de açúcar no sangue superior à normal (hiperglicemia)um nível de lactato no sangue superior ao normal (hiperlactacidemia)
Se outro medicamento for adicionado à sua solução de perfusão leia sempre o Folheto
Informativo desse medicamento. Assim, pode verificar se é seguro tomar essemedicamento.

Tome especial cuidado com GLUCOSE 5% VIAFLO

Informe o seu médico se tem ou já teve alguma das seguintes condições clínicas:insuficiência cardiacainsuficiência respiratória (doença dos pulmões)função renal deficientediminuição da produção de urina (oliguria ou anuria)excesso de água no corpo (intoxicação de água)lesão na cabeça nas últimas 24 horasuma pressão grande dentro de esqueleto (hipertensão intracraniana)um enfarte devido a um coágulo num vaso sanguíneo no cérebro (enfarte isquémico)

Quando recebe esta perfusão, o seu médico irá retirar amostras de sangue e de urina paramonitorizar:a quantidade de químicos, como o potássio, no seu sangue (os seus electrólitosplasmáticos)a quantidade de açúcar (glucose)

Como Glucose 5% Viaflo contém açúcar (glucose), pode causar um nível elevado deaçúcar no sangue (hiperglicemia). Se isto ocorrer, o seu médico pode:ajustar a velocidade de perfusãodar-lhe insulina para reduzir os níveis de açúcar no sangue se necessário, dar-lhe potássio extra

Isto é particularmente importante:se é diabéticose os seus rins não trabalham tão bem como o normalse teve um enfarte recentemente (enfarte agudo isquémico). Níveis elevados de açúcar nosangue podem piorar os efeitos do enfarte e afectar a recuperação.

Glucose 5% Viaflo não pode ser dada através da mesma agulha que uma transfusão desangue. Isto pode danificar as células vermelhas do sangue ou fazer com que estas seacumulem umas sobre as outras.

O seu médico terá em consideração se estiver a receber nutrição parentérica (nutriçãodada por perfusão numa veia).
Durante o tratamento de longo prazo com Glucose 5% Viaflo, pode necessitar que lheseja dada nutrição extra.

Ao tomar Glucose 5% Viaflo com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Ao utilizar Glucose 5% Viaflo com alimentos e bebidas
Consulte o seu médico sobre o que pode comer ou beber.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Informe o seu médico se está grávida ou a amamentar.

Glucose 5% Viaflo pode ser usado com segurança durante a gravidez, parto oualeitamento.

No entanto, se durante a gravidez ou aleitamento for adicionado outro medicamento à suasolução para perfusão, deve:consultar o seu médicoler o folheto informativo do medicamento que vai ser adicionado.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Glucose 5% Viaflo não afecta a sua capacidade de conduzir ou utilizar máquinas.

3. COMO UTILIZAR GLUCOSE 5% VIAFLO

A Glucose 5% Viaflo será dada por um médico ou enfermeiro. O seu médico irá decidir aquantidade que precisa e quando deve ser dado. Isto irá depender da sua idade, peso,condição, a razão para o tratamento e se a perfusão é usada para administrar ou diluiroutro medicamento. A quantidade que recebe também pode ser afectada por outrostratamentos que esteja a receber.

Glucose 5% Viaflo NÃO pode ser utilizada se existirem partículas em suspensão nasolução ou se a embalagem estiver de alguma forma danificada.

Normalmente Glucose 5% Viaflo ser-lhe-á dado numa veia, através de um tubo plásticoligado a uma agulha. Normalmente é utilizada uma veia do seu braço para a perfusão.
Contudo, o seu médico pode utilizar outro método para lhe dar o medicamento.

Glucose 5% Viaflo deve ser dada devagar para prevenir a produção de demasiada urina
(diurese osmótica).

Qualquer solução não utilizada deve ser deitada fora. NÃO pode receber uma perfusão de
Glucose 5% Viaflo de um saco que já tenha sido parcialmente usado.

Se receber mais Glucose 5% Viaflo do que deveria
Se lhe for dada demasiada Glucose 5% Viaflo (sobre-perfusão) ou se lhe for dadademasiado depressa, podem ocorrer os seguintes sintomas:

acumulação de líquido nos tecidos provocando inchanço (edema) ou intoxicação por águacom quantidades de sódio no sangue inferiores ao normal (hiponatremia) um aumento da quantidade de urina que produz (diurese osmótica)o sangue torna-se the demasiado concentrado (hiperosmolaridade)uma perda de água do corpo (desidratação)um nível alto de açúcar no sangue (hiperglicemia)açúcar na urina (hiperglicosuria)

Se desenvolver algum destes sintomas deve informar o seu médico de imediato. Aperfusão será interrompida e ser-lhe-á dado tratamento conforme os sintomas.

Se tiver sido adicionado um medicamento à Glucose 5% Viaflo antes da sobre-perfusãoocorrer, esse medicamento pode também provocar sintomas. Deve ler o folhetoinformativo do medicamento adicionado para a lista de sintomas possíveis.

Se parar de utilizar Glucose 5% Viaflo
O seu médico irá decidir quando parar de lhe dar esta perfusão.
Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSIVEIS

Como todos os medicamentos, Glucose 5% Viaflo pode causar efeitos secundários, noentanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Os efeitos secundários podem incluir:alterações nas quantidades de químicos no sangue (distúrbios nos electrólitos)quantidade de açúcar no sangue superior à normal (hiperglicemia)perda de água do corpo (desidratação)urina excessiva (poliúria)reacções devidas à técnica de administração:febre (resposta febril)infecção no local de perfusãoreacção ou dor local (vermelhidão ou inchaço do local da perfusão)irritação e inflamação da veia na qual a solução é perfundida (flebite). Isto pode provocarvermelhidão, dor ou ardor e inchaço ao longo da veia onde a solução é perfundida.a formação de um coágulo de sangue (trombose venosa) no local da perfusão, que causador, inchaço ou vermelhão na área do coágulo.saída da solução de perfusão para os tecidos à volta da veia (extravasação). Isto podedanificar os tecidos e provocar cicatrizes.

Se tiver sido adicionado um medicamento à solução de perfusão esse medicamentotambém pode provocar efeitos secundários. Estes efeitos secundários dependem domedicamento que foi adicionado. Deve ler o folheto informativo do medicamentoadicionado para a lista de sintomas possíveis.

Informe o seu médico ou enfermeiro se detectar algum dos efeitos secundáriosmencionados ou não neste folheto. Se ocorrer algum efeito secundário, a perfusão deveser interrompida.

5. COMO CONSERVAR GLUCOSE 5% VIAFLO

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Glucose 5% Viaflo não requer condições de conservação especiais.

NÃO utilize Glucose 5% Viaflo após o prazo de validade impresso no saco. O prazo devalidade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não utilize Glucose 5% Viaflo se existirem partículas em suspensão na solução ou se aunidade estiver de alguma forma danificada.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Glucose 5% Viaflo

A substância activa é açúcar (glucose): 50 g por litro.

O outro único componente é água para preparações injectáveis.

Qual o aspecto de Glucose 5% Viaflo e conteúdo da embalagem

Glucose 5% Viaflo é uma solução transparente, livre de partículas visiveis. É fornecidaem sacos de plástico poliolefina/poliamido (Viaflo). Cada saco está envolvidoexternamente por uma sobrebolsa de plástico protectora e selada.

Os tamanhos dos sacos são:
50 ml
100 ml
150 ml
250 ml
500 ml
1000 ml

Os sacos são fornecidos em caixas. Cada caixa contém uma das seguintes quantidades:
50 sacos de 50 ml
50 sacos de 100 ml
35 sacos de 150 ml
30 sacos de 250 ml
20 sacos de 500 ml
10 sacos de 1000 ml

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricantes

Titular da Autorização de Introdução no Mercado:

Baxter Médico Farmacêutica, Lda.
Sintra Business Park
Zona Industrial da Abrunheira, Edifício 10
2710-089 Sintra
Portugal

Fabricantes:

Baxter SA
Boulevard René Branquart, 80
7860 Lessines
Bélgica

Baxter Healthcare Ltd.
Caxton Way,
Thetford Norfolk IP24 3SE
Reino Unido

Bieffe Medital Sabiñanigo
Ctra de Biescas, Senegüé
22666 Sabiñanigo (Huesca)
Espanha

Baxter Healthcare S.A.
Moneen Road
Castlebar-County Mayo
Irlanda

Bieffe Medital S.p.A.
Via Nuova Provinciale

23034 Grosotto (SO)
Itália

Este folheto foi aprovado pela última vez em:

A informação que se segue destina-se apenas aos médicos e aos profissionais doscuidados de saúde:

Manuseamento e Preparação
Utilizar apenas se a solução estiver transparente, sem partículas visíveis e se o recipientenão estiver danificado. Administrar imediatamente a seguir à inserção do sistema deadministração.
Não retirar o saco da sobrebolsa até estar pronto a ser utilizado.
O saco interior mantém a esterilidade do medicamento.
Não utilizar embalagens de plástico em ligações em série. Tal utilização pode resultar emembolia gasosa, devido ao ar residual ser arrastado do recipiente primário, antes de estarcompleta a administração do fluído do segundo recipiente.
A solução deve ser administrada com equipamento estéril, utilizando uma técnicaasséptica. O equipamento deve ser preenchido com a solução para prevenir a entrada dear no sistema.
Os aditivos podem ser introduzidos antes ou durante a perfusão, através da porta deaditivação de medicamentos estanque.
Quando é utilizado um aditivo, verifique a isotonicidade antes da administraçãoparentérica. É obrigatória a mistura asséptica completa e cuidadosa de qualquer aditivo.
As soluções com aditivos devem ser imediatamente utilizadas e não armazenadas.
Adicionar outro medicamento ou utilizar uma técnica de administração incorrecta, podecausar o aparecimento de reacções febris, devido à possível introdução de pirogénios. Emcaso de reacções adversas, a perfusão deve ser imediatamente suspensa.
Eliminar após uma única utilização.
Eliminar qualquer quantidade não utilizada.
Não voltar a ligar sacos parcialmente utilizados.

Aberturaa. Remover o recipiente Viaflo da sobrebolsa, mesmo antes de utilizar.b. Verificar a existência de pequenas fugas por compressão firme do saco interior. Seforem encontradas fugas, eliminar a solução, porque a esterilidade pode estarcomprometida.c. Verificar a solução quanto à limpidez e ausência de partículas estranhas. Se a soluçãonão estiver transparente ou contiver substâncias estranhas, deitar fora a solução.

Preparação para administração
Usar material estéril para preparação e administração.a. Suspender o recipiente pela alça.

b. Remover o plástico protector da porta de administração na parte inferior daembalagem:segurar a parte menor da peça com uma mão,segurar a parte maior da tampa com a outra mão e rodar,a cápsula irá sair rapidamente.c. Utilizar um método asséptico para preparar a perfusãod. Ligar o sistema de administração. Consultar as instruções completas que acompanhamo sistema para a ligação, enchimento do sistema e administração da solução.

Técnicas para aditivação de medicamentos injectáveis
Aviso: Os medicamentos aditivados podem ser incompatíveis (ver Parágrafo
5?Incompatibilidades de medicamentos aditivados? abaixo).

Para aditivar medicamentos antes da administraçãoa. Desinfectar a porta de aditivação.b.Utilizar seringa com agulha de 19 gauge (1,10 mm) a 22 gauge (0,70 mm), fazer apunção na porta de aditivação e injectar.c. Misturar completamente a solução e o medicamento. Para medicamentos de densidadeelevada, como o cloreto de potássio, bater levemente na porta de aditivação virada paracima e misturar.

Precaução: Não armazenar sacos que contenham medicamentos adicionados.

Para aditivar medicamentos durante a administraçãoa. Fechar a pinça (clamp) no sistema.b. Desinfectar a porta de aditivação.c. Utilizar seringa com agulha de 19 gauge (1,10 mm) a 22 gauge (0,70 mm), fazer apunção na porta de aditivação e injectar.d. Remover o recipiente do suporte IV e/ou colocar numa posição vertical.e. Evacuar ambas as portas batendo suavemente com o recipiente na vertical.f. Misturar completamente a solução e o medicamento.g. Repor o recipiente na posição de utilização, reabrir a pinça (clamp) e continuar aadministração.

4. Prazo de validade durante utilização: Aditivos

Antes da utilização deve ser estabelecida a estabilidade química e física de qualqueraditivo para o pH da Glucose 5% Viaflo.
Do ponto de vista microbiológico, o produto diluído deve ser usado imediatamente,excepto se a diluição foi realizada em condições assépticas validadas e controladas. Senão for utilizada imediatamente, o tempo e condições de conservação são daresponsabilidade do utilizador.

5. Incompatibilidades de medicamentos aditivados

Como com todas as soluções parentéricas, antes de adicionar medicamentos, deve serverificada a compatibilidade dessas adições com a solução.
É da responsabilidade do médico avaliar a incompatibilidade de um medicamentoadicionado com a Glucose 5% Viaflo verificando uma eventual mudança da cor e/oueventual aparecimento de precipitado, complexos insolúveis ou cristais. As instruções deutilização da medicação a adicionar devem ser consultadas.
Antes de adicionar um medicamento, verifique se é solúvel e estável em água no pH da
Glucose 5% Viaflo.
Quando um medicamento compatível é adicionado à Glucose 5% Viaflo, a solução deveser administrada imediatamente.
Os aditivos cuja incompatibilidade é conhecida não devem ser utilizados.