Itraconazol Pharmakal Itraconazol bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Itraconazol Pharmakal e para que é utilizado
2. Antes de tomar Itraconazol Pharmakal
3. Como tomar Itraconazol Pharmakal
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Itraconazol Pharmakal
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Itraconazol Pharmakal 100 mg Cápsulas

Itraconazol

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É ITRACONAZOL PHARMAKAL E PARA QUE É UTILIZADO

Itraconazol Pharmakal pertence a um grupo de medicamentos chamados antimicóticospara uso sistémico, também conhecido como "antifúngicos", os quais são usados paratratar infecções causadas por fungos incluindo leveduras.

Itraconazol Pharmakal é usado para tratar infecções fúngicas de: vagina pele pulmões boca unhas
órgãos internos.

2. ANTES DE TOMAR ITRACONAZOL PHARMAKAL

Não tome Itraconazol Pharmakal e fale com o seu médico se:tiver alergia (hipersensibilidade) ao itraconazol ou a qualquer outro componente destemedicamento.estiver a tomar qualquer medicamento anti-histamínico para a febre dos fenos, contendoterfenadina, astemizol ou mizolastina

estiver a tomar certos medicamentos usados para tratar a angina (dor no peito) e a pressãoarterial alta, tais como bepridilo e nisoldipina estiver a tomar cisaprida (um medicamento utilizado para certos problemas digestivos) estiver a tomar midazolam (por via oral) ou triazolam, medicamentos tomados para aansiedade ou para ajudá-lo a dormir (tranquilizantes) estiver a tomar certos medicamentos que baixam o colesterol, por exemplo, lovastatina ousinvastatina estiver a tomar pimozida ou sertindol (fármacos para certas condições que afectam ospensamentos, sentimentos e/ou comportamentos)estiver a tomar levacetilmetadol, o qual é usado para o tratamento da dependência deopióides estiver a tomar alcalóides ergotamínicos (fármacos usados para tratar enxaquecas), taiscomo a dihidroergotamina e ergotamina estiver a tomar alcalóides ergotamínicos (fármacos usados após o parto), tais como aergotamina (ergonovina) e metilergometrina (metilergonovina)estiver a tomar certos medicamentos utilizados para tratar os ritmos irregulares dosbatimentos do coração, por ex. quinidina e dofetilida estiver a tomar eletriptano, um medicamento utilizado para tratar a enxaqueca.

Tome especial cuidado com Itraconazol Pharmakal

Informe o seu médico antes de iniciar o tratamento com este medicamento se tiver: um problema do fígado, pois pode ser necessário ajustar a sua dose de itraconazol. Se oseu médico decidir prescrever-lhe Itraconazol Pharmakal, este deve dar-lhe instruçõessobre os potenciais sintomas que podem aparecer (leia também a Secção 4, Efeitossecundários possíveis). Consulte o seu médico se algum dos sintomas seguintes aparecerdurante o tratamento com Itraconazol Pharmakal: perda de apetite, sensação de mal-estar,vómitos, fadiga, dor abdominal, fezes claras ou urina muito escura. Se tiver de tomar
Itraconazol Pharmakal continuamente durante mais de um mês, o seu médico poderápedir-lhe para efectuar análises periódicas ao sangue.problemas cardíacos. Se o seu médico decidir prescrever Itraconazol Pharmakal, estedeve dar-lhe instruções sobre os potenciais sintomas que podem aparecer (leia também a
Secção 4, Efeitos secundários possíveis). Informe o seu médico imediatamente se tiverfalta de ar, ganho inesperado de peso, inchaço nas pernas ou abdómen, fadiga nãohabitual ou insónia (quando não consegue adormecer, até muito tarde).
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) ou qualquer condição na qual o seusistema imunitário não esteja a funcionar tão bem como deveria estar.acidez gástrica diminuídaum problema renal, pois pode ser necessário adaptar a sua dose de itraconazol.sofrido uma reacção alérgica no passado a qualquer outro agente antifúngico.

Deve também informar o seu médico imediatamente, se durante o tratamento com
Itraconazol Pharmakal, sentir sensação de formigueiro, entorpecimento ou fraqueza nospés ou mãos.

Ao tomar Itraconazol Pharmakal com outros medicamentos

Não tome Itraconazol Pharmakal se estiver a tomar algum dos seguintes medicamentos: qualquer medicamento anti-histamínico para a febre dos fenos, contendo terfenadina,astemizol ou mizolastinacertos medicamentos para a angina ou pressão arterial alta, tais como bepridilo ounisoldipina cisaprida (um medicamento utilizado para certos problemas digestivos) midazolam (por via oral) ou triazolam, que são medicamentos tomados para a ansiedadeou para ajudá-lo a dormir (tranquilizantes) certos medicamentos para baixar o colesterol, por exemplo, lovastatina ou sinvastatina pimozida e sertindol (fármacos para certas condições que afectam os pensamentos,sentimentos e/ou comportamentos) levacetilmetadol, o qual é usado para o tratamento da dependência a opióidesalcalóides ergotamínicos (fármacos usados para tratar as enxaquecas), tais comodihidroergotamina e ergotamina alcalóides ergotamínicos (fármacos usados após o parto), tais como ergotamina
(ergonovina) e metilergometrina (metilergonovina) eletriptano, o qual é usado para tratar a enxaqueca certos medicamentos utilizados para tratar os ritmos irregulares dos batimentos docoração, tais como quinidina e dofetilida.
Volte ao seu médico logo que possível se estiver a tomar algum destes medicamentos,para discutir o seu tratamento.

Alguns medicamentos podem reduzir significativamente a acção do itraconazol: medicamentos usados para o tratamento da epilepsia (por exemplo carbamazepina,fenitoína e fenobarbital) medicamentos para o tratamento da tuberculose (por exemplo rifampicina, rifabutina eisoniazida).
Informe o seu médico se estiver a tomar algum destes medicamentos de forma quepossam ser tomadas medidas adequadas.

A associação com alguns outros medicamentos, pode requerer também um ajuste da suadose de Itraconazol Pharmakal, ou da dose dos outros medicamentos. Exemplos dissosão:

certos antibióticos, tais como claritromicina, eritromicina e rifabutina certos medicamentos que actuam no coração e vasos sanguíneos (digoxina, disopiramidae alguns bloqueadores dos canais de cálcio, tais como dihidropiridinas, verapamil ecilostazol) medicamentos que evitam a coagulação do sangue, tais como varfarinametilprednisolona, budesonido, fluticasona e dexametasona, que são medicamentos parauso oral ou intravenoso, utilizados para tratar processos inflamatórios, asma e alergias ciclosporina, tacrolimus e rapamicina (também chamado sirolimus), que sãonormalmente dados após um transplante de órgão certos antivíricos inibidores das proteases, tais como ritonavir, indinavir e saquinavir

certos medicamentos usados para tratar o cancro, por ex. bussulfano, docetaxel etrimetrexato e alcalóides da vinca certos medicamentos usados para o tratamento da ansiedade ou para ajudar a dormir
(tranquilizantes), tais como buspirona, alprazolam e brotizolam fentanilo, um medicamento forte para a dor atorvastatina, um medicamento utilizado para baixar o colesterol halofantrina, um medicamento para tratar a malária repaglinida, um medicamento usado para tratar a diabetes ebastina, um medicamento para a alergiareboxetina, um medicamento usado para tratar a depressãoo tranquilizante midazolam quando administrado intravenosamenteum medicamento para a dor conhecido como alfentanilo.

Deve haver suficiente acidez gástrica para assegurar a absorção do itraconazol pelocorpo. Desta forma: quaisquer medicamentos que neutralizem a acidez gástrica (anti-ácidos) não devem sertomados nas duas horas antes ou após tomar Itraconazol Pharmakal se tomar medicamentos que interrompam a produção de ácido gástrico, deve tomar
Itraconazol Pharmakal com uma bebida de cola.

Informe o seu médico antes de tomar Itraconazol Pharmakal se algum dos casos descritosacima se aplicar a si. O seu médico irá depois decidir se Itraconazol Pharmakal éadequado a si. Por favor, informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar outiver tomado recentemente quaisquer outros medicamentos, incluindo medicamentosobtidos sem prescrição.

Informações importantes sobre alguns componentes de Itraconazol Pharmakal
Doentes que sejam intolerantes à sacarose devem saber que Itraconazol Pharmakalcontém uma pequena quantidade de sacarose. Se foi informado pelo seu médico que temintolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

Ao tomar Itraconazol Pharmakal com alimentos e bebidas
Tome sempre Itraconazol Pharmakal imediatamente após uma refeição, uma vez que issoajudará o corpo a absorver o medicamento.
Se estiver também a tomar medicamentos que interrompam a produção de ácido gástrico,deve tomar Itraconazol Pharmakal com uma bebida de cola.
NÃO tome álcool.

Gravidez e aleitamento
Gravidez
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este ou qualquer outromedicamento.
Se estiver em idade fértil e possa engravidar, deve tomar medidas anticoncepcionais, afim de assegurar que não engravida enquanto estiver a tomar o seu medicamento.

Após interromper a administração do seu medicamento, itraconazol permanece noorganismo durante algum tempo. Como tal, deve continuar a usar medidasanticoncepcionais adequadas até ao próximo período menstrual.
Aleitamento
Se estiver a amamentar fale com o seu médico antes de tomar Itraconazol Pharmakal,dado que pequenas quantidades deste medicamento podem passar para o leite materno.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Não é esperado que a toma de Itraconazol Pharmakal afecte a sua capacidade de conduzirou utilizar máquinas.

3. COMO TOMAR ITRACONAZOL PHARMAKAL

Tomar Itraconazol Pharmakal sempre de acordo com as indicações do médico. Fale como seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Itraconazol Pharmakal deve ser engolido com um copo de água (a menos que tenha umareduzida acidez gástrica, sendo que nesse caso deve engolir o medicamento com umabebida de cola) imediatamente após uma refeição.
A dose habitual depende do tipo e área da infecção e está descrita na seguinte tabela:

TIPO DE INFECÇÃO
CÁPSULAS POR DIA
DURAÇÃO
Infecção vaginal
2 cápsulas duas vezes ao dia (2 1 dia
(candidíase)
cápsulas de manhã e 2 à noite)
Pitiríase versicolor
2 cápsulas uma vez ao dia
7 dias
Infecção da pele da virilha
2 cápsulas uma vez ao dia
7 dias
ou
ou
1 cápsula uma vez ao dia
15 dias
Infecção da pele dos braços 2 cápsulas uma vez ao dia
7 dias
e pernas
ou
ou
1 cápsula uma vez ao dia
15 dias
Pé de atleta
1 cápsula uma vez ao dia
30 dias
Infecção da pele da mão
1 cápsula uma vez ao dia
30 dias
Infecções da boca
1 cápsula uma vez ao dia
15 dias
Infecções das unhas
2 cápsulas uma vez ao dia
3 meses
Infecções internas
200 mg uma vez ou duas vezes ao dia
Períodos mais longosdependendo daresposta

O seu médico pode, por vezes, prescrever Itraconazol Pharmakal em diferentes dosagensou durante diferentes períodos de tempo do que os apresentados em cima.

É importante que continue a tomar o seu medicamento durante todo o tempo que o seumédico lhe tiver dito. Isso ajudará a prevenir que a sua infecção volte. NÃO interrompa o

seu tratamento apenas porque se sente melhor. Fale com o seu médico se isto se aplicar asi.

Em infecções na pele, as lesões irão desaparecer algumas semanas após terminartratamento. Isto é característico das manchas produzidas pelos fungos. Embora oitraconazol elimine os fungos, a lesão não desaparece até que nova pele tenha crescido.
Similarmente, as lesões nas unhas desaparecem 6 a 9 meses após terminar o seutratamento. Como tal, não se preocupe se não notar uma melhoria durante o tratamento.
Siga sempre as indicações do seu médico.

Se tomar mais Itraconazol Pharmakal do que deveria
Se tiver engolido (ou qualquer outra pessoa) muitas cápsulas, todas juntas, ou se pensaque uma criança engoliu alguma das cápsulas, dirija-se imediatamente às urgências dohospital mais próximo ou contacte o seu médico.
Por favor, leve consigo para o hospital ou médico este folheto, quaisquer cápsulas quetenham sobrado e a embalagem do medicamento, para que saibam que cápsulas foramconsumidas.

Caso se tenha esquecido de tomar Itraconazol Pharmakal
NÃO tome uma dose a dobrar para compensar uma cápsula que se esqueceu de tomar.
Tome a próxima dose como habitual e continue o seu tratamento até que as cápsulastenham terminado.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSIVEIS

Como todos os medicamentos, Itraconazol Pharmakal pode causar efeitos secundários, noentanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Pare de tomar as cápsulas e informe o seu médico imediatamente ou dirija-se às urgênciasdo hospital mais próximo se acontecer o seguinte:
Uma reacção alérgica (inchaço dos lábios, face ou pescoço levando a dificuldadesrespiratórias graves; erupção da pele ou urticária).
Este é um efeito secundário muito grave mas raro. Pode necessitar de intervenção médicaurgente ou hospitalização.

Pare de tomar as cápsulas e contacte o seu médico imediatamente se sentir algum dosseguintes efeitos: perda de apetite, náuseas (sensação de mal-estar), vómitos (estar doente), fadiga, dorabdominal, fraqueza dos músculos, icterícia (pele amarelada), urina muito escura, fezesclaras e perda de cabelo. Estes podem ser sinais de que o medicamento está a afectar oseu fígado. sensação de formigueiro, entorpecimento ou fraqueza nos membros ou afecção grave dapele. Estes efeitos ocorrem muito raramente.

Consulte ou informe o seu médico imediatamente se sentir:

respiração ofegante, ganho de peso inesperado, inchaço das pernas ou abdómen, fadiganão habitual ou começar a acordar durante a noite. Estes podem ser sinais deinsuficiência cardíaca os quais foram descritos raramente.

Os seguintes efeitos secundários foram descritos nas frequências aproximadas seguintes:

Muito raros (afecta menos de uma pessoa em 10,000):
Dor de cabeça, tonturas náuseas (sensação de mal-estar), vómitos (estar doente) diarreia dor abdominal, mal estar no estômagoindigestão obstipação alterações no fluxo menstrualfraqueza dos músculosperda de cabelo níveis sanguíneos baixos de potássio.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR ITRACONAZOL PHARMAKAL

Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não conservar acima de 25°C. Conservar na embalagem de origem para proteger da luz.
Não utilize Itraconazol Pharmakal após o prazo de validade impresso na embalagemexterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.
Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Itraconazol Pharmakal
A substância activa é o itraconazol. Cada cápsula contém 100 mg de itraconazol.
Os outros componentes são microgrânulos de sacarose e amido de milho (224.31 mg porcápsula), poloxamero 188 e poloxamero 68, hipromelose. O invólucro da cápsula consisteem indigotina (E132), amarelo de quinoleína (E104), dióxido de titânio (E171), águapurificada e gelatina.

Qual o aspecto de Itraconazol Pharmakal e conteúdo da embalagem
Itraconazol Pharmakal 100 mg Cápsulas são cápsulas duras de gelatina (tamanho 0), coma cabeça e o corpo verde opaco, contendo microgrânulos esféricos bege-amarelados noseu interior.

Itraconazol Pharmakal 100 mg Cápsulas está disponível em embalagens de 4, 6, 8, 14,
15, 16, 28, 30, 32, 60, 84 e 90, e em embalagens hospitalares de 50 (50×1).
É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Pharmakal Limited
4 Eastbourne Road, Willingdon, East Sussex BN20 9LB
Reino Unido

Fabricante

Laboratorios Liconsa, S.A., Azuqueca de Henares (Guadalajara) Espanha

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico
Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

Este folheto foi aprovado pela última vez em