Lisinopril Nucleus Lisinopril bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Lisinopril Nucleus e para que é utilizado
2. Antes de tomar Lisinopril Nucleus
3. Como tomar Lisinopril Nucleus
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Lisinopril Nucleus
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Lisinopril Nucleus 5 mg comprimidos
Lisinopril Nucleus 20 mg comprimidos

Lisinopril

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É LISINOPRIL NUCLEUS E PARA QUE É UTILIZADO

Lisinopril Nucleus pertence a um grupo de medicamentos designados IECA (Inibidoresda Enzima de Conversão da Angiotensina). Actua alargando os vasos sanguíneos, o queajuda a reduzir a pressão arterial e facilita ao coração o bombear do sangue para todas aspartes do corpo.

Lisinopril Nucleus é utilizado para o tratamento de:
Pressão arterial elevada (hipertensão)
– Insuficiência cardíaca sintomática, uma doença em que o coração não bombeia o sangueatravés do seu corpo tão bem quanto deveria.
– Ataque do coração (enfarte agudo do miocárdio) que poderá levar a umenfraquecimento do seu coração.
Problemas renais relacionados com a diabetes e a pressão arterial elevada.

2. ANTES DE TOMAR LISINOPRIL NUCLEUS

Não tome Lisinopril Nucleus
– se tem alergia (hipersensibilidade) ao lisinopril, a qualquer outro componente de
Lisinopril Nucleus ou a outro medicamento do mesmo grupo de fármacos que Lisinopril
Nucleus (IECA).

– se anteriormente tiver sido tratado com um medicamento do mesmo grupo de fármacosque Lisinopril Nucleus (IECA) e tiver tido uma reacção alérgica que tenha provocadoinchaço das mãos, pés ou tornozelos, face, lábios, língua e/ou garganta com dificuldadeem engolir ou respirar (angioedema).
Se tem conhecimento de angioedema na sua família ou se sofreu angioedema noutrascircunstâncias

Não tome Lisinopril Nucleus durante os últimos 6 meses da gravidez, ver secção
Gravidez e aleitamento.

Tome especial cuidado com Lisinopril Nucleus
Informe o seu médico se:
– está desidratado devido a tratamento com diuréticos (ou ?comprimidos para urinar?),diálise, uma dieta pobre em sal ou devido a ter tido diarreia ou vómitos. É mais provávelque sofra uma queda da sua pressão arterial (hipotensão) quando começar a tomar oscomprimidos e poderá sofrer uma sensação de desmaio ou de cabeça vazia.
– tem um estreitamento da aorta (estenose aórtica) ou das válvulas cardíacas (estenose daválvula mitral) ou um aumento da espessura do músculo cardíaco (cardiomiopatiahipertrófica).
– tem doença renal ou estreitamento dos vasos sanguíneos que irrigam o rim.
– necessita de tratamento de hemodiálise.
– tem doença do fígado.
– tem diabetes (doença metabólica em que o açúcar não é adequadamente utilizado pelocorpo).
– tem doença dos vasos sanguíneos (doença vascular do colagénio p. ex. escleroderma,
LES (lúpus))
– está a tomar suplementos de potássio.
– está ou irá efectuar tratamento de dessensibilização para uma alergia, por exemplo, apicadas de insectos. O tratamento de dessensibilização reduz os efeitos da alergia (p. ex. apicadas de abelhas ou vespas) mas por vezes pode causar uma reacção alérgica maisgrave se estiver a tomar IECA durante o tratamento de dessensibilização.
– vai ser internado num hospital para fazer uma operação. Informe o seu médico oudentista de que está a tomar Lisinopril Nucleus antes de lhe ser administrado umanestésico local ou geral. O Lisinopril Nucleus, associado com alguns anestésicos, poderáprovocar uma queda de curta duração da pressão arterial pouco após a toma doscomprimidos.

Deve informar o seu médico se pensa que está (ou poderá ficar) grávida. Lisinopril
Nucleus não é recomendado no início da gravidez e poderá provocar lesões graves ao seubebé após os 3 meses de gravidez, ver secção Gravidez e aleitamento

Pare de tomar Lisinopril Nucleus e procure cuidados médicos imediatamente se algumadas seguintes situações ocorrer (uma reacção alérgica):
– Se desenvolver dificuldade em respirar com ou sem inchaço da face, lábios, língua e/ougarganta.

– Se desenvolver inchaço da face, lábios, língua e/ou garganta que poderão provocardificuldade em engolir.
– Se desenvolver comichão intensa na pele (com pápulas).
– Se desenvolver inchaço das mãos, pés ou tornozelos com comichão na mesma área.

Nota: Tome especial cuidado quando tomar a primeira dose de Lisinopril Nucleus. Estapoderá provocar uma maior queda da pressão arterial do que a que se verificará apóstratamento continuado. Poderá notar esta situação na forma de tonturas ou de sensação decabeça vazia e poderá melhorar deitando-se. Se estiver preocupado, consulte o seumédico.

Contacte o seu médico se tiver a temperatura alta, garganta inflamada ou feridas na boca
(estes poderão ser sintomas de infecção causada por uma redução do número de glóbulosbrancos) ou se notar amarelecimento da pele e do branco dos olhos (ictéricos) que poderáser um sinal de doença hepática.

Ao tomar Lisinopril Nucleus com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Algunsmedicamentos podem afectar as acções de outros medicamentos. Fale com o seu médicose estiver a tomar algum dos seguintes medicamentos:
– Diuréticos (comprimidos para urinar incluindo os que conservam o potássio).
Outros medicamentos para a sua pressão arterial elevada (anti-hipertensores).
– Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINE) como indometacina e doseselevadas de ácido acetilsalicílico (mais de 3 gramas por dia), que são utilizadas para tratara artrite ou dores musculares.
– Medicamentos que contêm ouro e que são administrados na forma de injecção (porexemplo aurotiomalato de sódio; utilizado para tratar a artrite).
– Medicamentos para doenças mentais como lítio, antipsicóticos ou antidepressivostricíclicos.
– Comprimidos de potássio ou substitutos do sal que contenham potássio.
– Medicamentos para o tratamento da diabetes, como insulina ou os tomados oralmente,para reduzir o açúcar no sangue.
– Medicamentos que estimulam o sistema nervoso central (simpaticomiméticos). Estesincluem efedrina, pseudoefedrina e salbutamol e encontram-se nalgunsdescongestionantes, remédios para a tosse/constipação e medicação para a asma.
– Medicamentos que suprimem a resposta imunitária do organismo (imunossupressores),tratamento com alopurinol (para a gota) ou procainamida (para batimentos cardíacosanormais).

Ao tomar Lisinopril Nucleus com alimentos e bebidas
Lisinopril Nucleus pode ser tomado com alimentos e bebidas.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Informe o seu médico se está grávida ou pretende engravidar.
Lisinopril Nucleus não é recomendado durante o primeiro trimestre da gravidez e nãodeve ser utilizado nos segundos e terceiro trimestres da gravidez. Lisinopril Nucleuspoderá provocar lesões graves ao seu bebé se for utilizado nos segundos e terceirotrimestres da gravidez.
Um tratamento anti-hipertensor adequado deverá geralmente substituir Lisinopril Nucleusantes da gravidez. O seu médico irá normalmente aconselhá-la a parar de tomar Lisinopril
Nucleus assim que você souber que está grávida. Se engravidar durante a terapêutica com
Lisinopril Nucleus, deve informar o seu médico imediatamente.

Informe o seu médico se estiver a amamentar ou pretender amamentar. Lisinopril
Nucleus não deverá ser utilizado durante a amamentação.

Condução de veículos e utilização de máquinas
É improvável que Lisinopril Nucleus afecte a sua capacidade de conduzir um automóvelou utilizar máquinas. Contudo, não deverá efectuar tarefas que exijam especial atençãoaté que saiba como é que o medicamento o afecta.

3. COMO TOMAR LISINOPRIL NUCLEUS

Tome Lisinopril Nucleus sempre de acordo com as indicações do médico. A dosagem éindividual e é importante que o tome conforme receitado pelo seu médico. A sua doseinicial e a dose de longo prazo irão depender da sua situação médica e de estar a tomarquaisquer outros medicamentos. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Pressão arterial elevada: A dose inicial habitualmente recomendada é de 10 mg tomadauma vez por dia. A dose habitual de longo prazo é de 20 mg tomada uma vez por dia.

Insuficiência cardíaca sintomática: A dose inicial habitualmente recomendada é de 2,5mg tomada uma vez por dia. A dose habitual de longo prazo é de 5 a 35 mg tomada umavez por dia.

Após um ataque cardíaco: A dose inicial habitualmente recomendada é de 5 mg nos dias
1 e 2, depois 10 mg tomada uma vez por dia.

Problemas renais relacionados com a diabetes: A dose habitual é 10 mg ou 20 mg tomadauma vez por dia.

Lisinopril Nucleus 5 mg
Pressão arterial elevada: A dose inicial habitualmente recomendada é de 2 comprimidosde Lisinopril Nucleus 5 mg (10 mg de lisinopril) tomados uma vez por dia. A dosehabitual de longo prazo é de 4 comprimidos de Lisinopril Nucleus 5 mg (20 mg delisinopril) tomados uma vez por dia.

Insuficiência cardíaca sintomática: A dose inicial habitualmente recomendada é de ½comprimido de Lisinopril Nucleus 5 mg (2,5 mg de lisinopril) tomado uma vez por dia. Adose habitual de longo prazo é de 1 a 7 comprimidos de Lisinopril Nucleus 5 mg (5 a 35mg de lisinopril) tomado(s) uma vez por dia.

Após um ataque cardíaco: A dose inicial habitualmente recomendada é de 1 comprimidode Lisinopril Nucleus 5 mg (5 mg de lisinopril) nos dias 1 e 2, seguida por 2comprimidos de Lisinopril Nucleus 5 mg (10 mg de lisinopril) tomados uma vez por dia.

Problemas renais relacionados com a diabetes: A dose habitual é de 2 ou 4 comprimidosde Lisinopril Nucleus 5 mg (10 mg ou 20 mg de lisinopril) tomados uma vez por dia.

Lisinopril Nucleus 20 mg
Pressão arterial elevada: A dose inicial habitualmente recomendada é de ½ comprimidode Lisinopril Nucleus 20 mg (10 mg de lisinopril) tomados uma vez por dia. A dosehabitual de longo prazo é de 1 comprimido de Lisinopril Nucleus 20 mg (20 mg delisinopril) tomados uma vez por dia.

Insuficiência cardíaca sintomática: A dose inicial habitualmente recomendada é de 2,5mg de lisinopril tomada uma vez por dia. A dose habitual de longo prazo é de 5 a 35 mgde lisinopril tomada uma vez por dia. Para este fim estão disponíveis formulações comum conteúdo mais adequado de substância activa.

Após um ataque cardíaco: A dose inicial habitualmente recomendada é de 5 mg nos dias
1 e 2, seguida por ½ comprimido de Lisinopril Nucleus 20 mg (10 mg de lisinopril)tomado uma vez por dia. Para a dose inicial estão disponíveis formulações com umconteúdo mais adequado de substância activa.

Problemas renais relacionados com a diabetes: A dose habitual é de ½ ou 1 comprimidode Lisinopril Nucleus 20 mg (10 mg ou 20 mg de lisinopril) tomado uma vez por dia.

Compromisso renal: o seu médico poderá receitar-lhe uma dose mais baixa.

Crianças: Lisinopril Nucleus não se destina a ser utilizado em crianças. A informaçãosobre a segurança e a eficácia de Lisinopril Nucleus neste grupo etário é limitada.

Engula o comprimido com um copo de água. Tente tomar os seus comprimidos aomesmo tempo todos os dias. Não importa se toma Lisinopril Nucleus antes ou após aingestão de alimentos.

Se tem a impressão de que os efeitos de Lisinopril Nucleus são demasiado fortes oudemasiado fracos, fale com o seu médico ou farmacêutico assim que possível.

No início do tratamento e/ou durante o ajuste da dosagem, poderão ser necessáriosexames médicos mais frequentes. Não deverá faltar a estas consultas mesmo que se sintabem. O seu médico irá determinar a frequência dessas consultas.

Se tomar mais Lisinopril Nucleus do que deveria
Contacte imediatamente o seu médico ou o hospital mais próximo se tiver tomado maisdo que deveria (sobredosagem).
Uma sobredosagem pode provocar pressão arterial muito baixa que pode levar a sensaçãode cabeça vazia e tonturas. Os sintomas poderão também incluir falta de ar, uma pulsaçãorápida ou lenta, palpitações, ansiedade ou tosse.

Caso se tenha esquecido de tomar Lisinopril Nucleus
Não tome uma dose a dobrar para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar.
Retome apenas o seu esquema habitual.

Se parar de tomar Lisinopril Nucleus
Não pare de tomar os seus comprimidos caso se esteja a sentir bem, a menos que o seumédico lhe diga para o fazer.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Lisinopril Nucleus pode causar efeitos secundários, noentanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

A frequência dos efeitos secundários é classificada do seguinte modo:
Muito frequente: Ocorre em 1 ou mais de 10 doentes
Frequente: Ocorre em menos de 1 em 10, mas em 1 ou mais de 100 doentes.
Pouco frequente: Ocorre em menos de 1 em 100, mas em 1 ou mais de 1000 doentes.
Raro: Ocorre em menos de 1 em 1000, mas em 1 ou mais de 10000 doentes.
Muito raro: Ocorre em menos de 1 em 10000, desconhecida (não pode ser estimada apartir dos dados disponíveis).

Efeitos secundários frequentes:
Dor de cabeça. Tonturas ou sensação de cabeça vazia especialmente ao colocar-se de pémuito rapidamente. Pressão arterial baixa. Diarreia, vómitos. Tosse. Função dos rinsreduzida.

Efeitos secundários pouco frequentes:
Cansaço. Fraqueza (falta de força). Alterações do humor. Perturbações do sono.
Vertigem. Erupção na pele. Comichão. Alteração da cor (azul pálido seguido porvermelhidão) e/ou dormência ou formigueiros nos dedos das mãos ou dos pés.
Corrimento nasal. Alterações do paladar, náuseas, dor de estômago ou indigestão.
Alergia/edema angioneurótico com sintomas como inchaço dos membros, face, lábios,língua e/ou garganta que poderá provocar dificuldade em respirar e/ou engolir, quepoderá ser mais frequente em doentes de raça negra do que em doentes de outras raças.
Impotência. Consciência do batimento cardíaco, batimento cardíaco acelerado. Ataque

cardíaco ou AVC, possivelmente devidos a pressão arterial muito baixa em doentes dealto risco. Níveis de uremia, creatinina sérica ou potássio no sangue aumentados. Níveldas enzimas hepáticas (do fígado) aumentado.

Efeitos secundários raros:
Confusão. Boca seca. Queda de cabelo. Psoríase. Desenvolvimento dos seios noshomens. Insuficiência renal. Alterações de algumas células ou de outras partes do sangue.
Erupção cutânea pruriginosa (urticária). Aumentos da bilirrubina sérica (pigmentoalaranjado-amarelado da bílis). Baixos níveis de sódio. Insuficiência renal aguda. Uremia
(retenção na corrente sanguínea dos resíduos normalmente excretados na urina).

Efeitos secundários muito raros:
Inflamação dos seios paranasais (sinusite). Estreitamento das vias respiratóriasacompanhado por falta de ar (broncospasmo). Inflamação dos pulmões. Pele e/ou olhosamarelados (icterícia). Inflamação do fígado ou do pâncreas. Insuficiência hepática.
Sudação excessiva. Doença cutânea bulhosa (com formação de bolhas) grave (pênfigo).
Erupção cutânea (eritema multiforme), forma grave de rubor cutâneo (síndrome de
Stevens-Johnson), erupção cutânea grave que envolve vermelhidão, descamação einchaço da pele equivalente a queimaduras graves (necrólise epidérmica tóxica).
Pseudolinfoma na pele. Inflamação intestinal. Micção(acto de urinar) anormalmentebaixa ou ausente. Diminuição da glucose sérica.

Efeitos secundários de frequência desconhecida:
Desmaios, sintomas depressivos.

Pare de tomar Lisinopril Nucleus e procure cuidados médicos imediatamente sedesenvolver dificuldade em engolir ou respirar com ou sem inchaço da face, lábios,língua e/ou garganta ou se desenvolver inchaço das mãos, pés ou tornozelos comcomichão na mesma área, e também se tiver uma comichão intensa com pápulas
(alergia).

Raramente, como mencionado anteriormente poderão ocorrer alterações de algumas dascélulas ou de outras partes do sangue. É possível que o seu médico possa ocasionalmentesolicitar colheitas de sangue para verificar se Lisinopril Nucleus teve algum efeito nosangue. Por vezes estas alterações poderão manifestar-se como cansaço ou gargantainflamada ou poderão ser acompanhadas por febre, dores nas articulações e nosmúsculos, inchaço das articulações ou gânglios linfáticos ou sensibilidade à luz do sol. Setiver dúvidas deverá consultar o seu médico.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR LISINOPRIL NUCLEUS

Não conservar acima de 25°C.

Blister: Conservar na embalagem de origem para proteger da humidade.
Recipiente para comprimidos: Manter o recipiente de plástico bem fechado para protegerda humidade. O recipiente contém excicante.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Lisinopril Nucleus após o prazo de validade impresso na embalagem.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Lisinopril Nucleus

A substância activa é o lisinopril. Cada comprimido contém 5 mg ou 20 mg de lisinoprilsob a forma de lisinopril di-hidratado.
– Os outros componentes são manitol, hidrogenofosfato de cálcio di-hidratado, amido demilho pré-gelificado, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, Os comprimidos de
20 mg contêm também: óxido de ferro vermelho (E172), óxido de ferro negro (E172) e
óxido de ferro amarelo (E172).

Qual o aspecto de Lisinopril Nucleus e conteúdo da embalagem

Os comprimidos de Lisinopril Nucleus 5 mg são brancos, redondos e planos com umdiâmetro de 8 mm e com uma ranhura em ambos os lados.
Os comprimidos de Lisinopril Nucleus 20 mg são cor-de-rosa, redondos e biconvexoscom um diâmetro de 9 mm e com uma ranhura num dos lados.

Os comprimidos podem ser divididos em metades iguais.
Tamanhos das embalagens:
5 mg:
14, 28, 56 e 60 comprimidos
20 mg:
14, 28 e 56 comprimidos

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Nucleus ehf.
Borgartúni 30, 105 Reykjavik

Islândia

Fabricante

Actavis hf.
Reykjavikurvegur 78, PO Box 420,
220 Hafnarfjordur
Islândia

Actavis Ltd.
B16 Bulebel Industrial Estate
Zejtun ZTN08
Malta

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados membros do Espaço económico
Europeu sob as seguintes denominações:

Alemanha:

Lisinopril Nucleus 5 mg Tabletten

Lisinopril Nucleus 20 mg Tabletten
Itália:
Lisinopril
Nucleus
Espanha: Lisinopril
Nucleus

Este folheto foi aprovado pela última vez em