Losartan + Hidroclorotiazida Cinfa Losartan + Hidroclorotiazida bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma e para que é utilizado
2. Antes de tomar Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma
3. Como tomar Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma
50 mg + 12,5 mg Comprimido revestido por película
Losartan potássico
Hidroclorotiazida

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma E PARA QUE É UTILIZADO

Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma é um medicamento utilizado para o controlo datensão arterial.

Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma é uma associação medicamentosa anti-
hipertensora de losartan (um antagonista dos receptores da angiotensina II) ehidroclorotiazida (um diurético tiazídico). Juntas, estas duas substâncias activas ajudam areduzir a pressão arterial elevada. Se tem pressão arterial elevada e uma dilatação doventrículo esquerdo, principal cavidade que bombeia o sangue do coração para a grandecirculação, o seu médico receitou-lhe Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma para ajudara diminuir o risco de problemas cardiovasculares, tais como acidente vascular cerebral.

PORQUE É QUE O SEU MÉDICO LHE RECEITOU Losartan + Hidroclorotiazida
Solufarma

O seu médico receitou-lhe Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma, porque sofre de umadoença chamada hipertensão (pressão arterial elevada). Em doentes com pressão arterialelevada e uma dilatação do ventrículo esquerdo, o losartan, frequentemente emassociação com a hidroclorotiazida, reduz o risco de acidente vascular cerebral e ataquecardíaco, e ajuda os doentes a viver durante mais tempo (ver o que devo saber antes de

tomar Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma e Utilização em doentes negros compressão arterial elevada e um espessamento do ventrículo esquerdo).

O QUE DEVO SABER SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL?

O que é a pressão arterial?
É a pressão que o seu coração transmite, ao bombear o sangue para todas as partes docorpo. Sem pressão arterial, não haveria circulação de sangue pelo organismo. A pressão
(ou tensão) arterial normal é um dos indicadores de boa saúde. A pressão arterial sofrealterações durante o dia, conforme a actividade, o stress e a excitação a que estásujeito(a).

A sua pressão arterial é representada por dois números, por exemplo 120/80. O primeiromede a pressão enquanto o seu coração bate, o segundo mede a pressão entre batimentos.

O que é pressão arterial elevada (ou hipertensão)?
Se a sua pressão arterial permanecer elevada mesmo quando está calmo e descontraído,então tem hipertensão.

Esta surge quando os seus vasos sanguíneos estreitam, tornando difícil a passagem dosangue.

Como poderei saber se tenho pressão arterial elevada?
A hipertensão, geralmente, não dá sintomas. A única maneira de saber se a sua pressãoarterial está elevada é medindo-a regularmente.

Porque se deve tratar a pressão arterial elevada?
A pressão arterial elevada obriga a um esforço suplementar do coração e das artérias que,se for muito prolongado, pode originar o seu mau funcionamento. Poderá sentir-se bem enão ter sintomas, mas se a hipertensão não for tratada, poderá provocar lesões nos vasossanguíneos do cérebro, do coração e dos rins que resultam em acidentes vascularescerebrais, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou cegueira.

Como devo tratar a pressão arterial elevada?
Se lhe for diagnosticada hipertensão, poderão ser-lhe recomendados tratamentos que nãosejam à base de medicamentos. O seu médico poderá aconselhar alterações no seu estilode vida, e decidirá se também precisa de um medicamento para controlar a sua pressãoarterial. A pressão arterial elevada pode ser tratada e controlada com medicamentos como
Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma.

O seu médico poderá dizer-lhe qual a pressão arterial que deverá ter e a maneira de acontrolar.

Siga os conselhos do seu médico.

Como é que Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma trata a pressão arterial elevada?

A substância activa losartan baixa a pressão arterial ao bloquear uma substânciaproduzida no organismo chamada angiotensina II. É esta substância que geralmente fazcontrair os seus vasos sanguíneos. O tratamento com losartan permite que estes vasos serelaxem.

A substância activa hidroclorotiazida obriga os seus rins a eliminar maior quantidade de
água e de sal.

Juntas, estas duas substâncias reduzem a pressão arterial.

É possível que não sinta diferença enquanto toma Losartan + Hidroclorotiazida
Solufarma, mas o seu médico poderá dizer-lhe se o medicamento está a fazer efeito, aomedir a sua pressão arterial.

O que é que causa a dilatação da cavidade esquerda do coração?
A pressão arterial elevada obriga o coração a trabalhar mais. Com o tempo isto causará adilatação do músculo do coração.

Porque deverão ser tratados os doentes com uma dilatação do ventrículo esquerdo?
A dilatação do ventrículo esquerdo do coração está associada a um aumento do risco devir a sofrer um acidente vascular cerebral. O losartan demonstrou reduzir o risco deacontecimentos cardiovasculares, tais como acidente vascular cerebral em doentes compressão arterial elevada e dilatação da cavidade esquerda do coração.

2. ANTES DE TOMAR Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma

Não tome Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma
– Se tem alergia (hipersensibilidade) ao losartan e à hidroclorotiazida ou a qualquer outrocomponente de Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma;
– Se tem alergia a medicamentos derivados das sulfonamidas (pergunte ao seu médicoquais, no caso de não saber);
– Se não consegue urinar;
– Se está grávida;
– Se está a amamentar;
– Se não tem a certeza de poder começar a tomar Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma,fale com o seu médico.

Tome especial cuidado com Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma
Fale com o seu médico e o seu farmacêutico sobre quaisquer problemas de saúde quepossa ter, ou já tenha tido, e sobre as suas alergias. Informe também o seu médico no casode ter tido, recentemente, vómitos ou diarreia prolongados.

É particularmente importante que diga ao seu médico:
– Se tem problemas de fígado ou de rins;
– Se tem gota;

– Se tem diabetes;
– Se tem lúpus eritematoso;
– Se está a fazer tratamento com outros diuréticos.

Nestes casos, o seu médico poderá ter de ajustar a dose dos medicamentos que está atomar.

Se for ao dentista ou tiver de ser operado, informe o médico cirurgião (ou anestesista) ouo dentista que está a tomar Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma, pois em associaçãocom a anestesia poderá ocorrer uma descida acentuada da pressão arterial.

Utilização nas crianças
Não se fizeram estudos sobre o uso de Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma emcrianças. Portanto, não deve ser administrado Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma àscrianças.

Utilização nos idosos
Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma é bem tolerado tanto pelos idosos como pelosadultos de outras idades, e actua igualmente bem nas várias idades. A maioria dosdoentes idosos necessita da mesma dose que os mais novos. Os doentes idosos deveminiciar o tratamento com comprimidos de losartan + hidroclorotiazida doseados a 50 +
12,5 mg.

Utilização em doentes negros com pressão arterial elevada e dilatação do ventrículoesquerdo
Num estudo em doentes com pressão arterial elevada e uma dilatação da cavidadeesquerda do coração, o losartan demonstrou diminuir o risco de acidente vascularcerebral e ataque cardíaco, e ajudar os doentes a viver durante mais tempo. Contudo,neste estudo, estes efeitos benéficos não se aplicaram a doentes negros, em comparaçãocom outro medicamento anti-hipertensor chamado atenolol.

Embora Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma contenha uma quantidade muitopequena de potássio, este poderá não funcionar como um substituto dos suplementos depotássio que esteja eventualmente a tomar. Se o seu médico lhe receitou suplementos depotássio, deverá continuar a tomá-los.

Tomar Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma com outros medicamentos
Geralmente, Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma pode ser tomado com outrosmedicamentos. No entanto, informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar outiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos semreceita médica.

É particularmente importante para o seu médico saber se está a tomar suplementos depotássio, medicamentos poupadores de potássio ou substitutos do sal contendo potássio,outros medicamentos para fazer baixar a pressão arterial, outros diuréticos, substânciasconhecidas por resinas para baixar o nível elevado de colesterol, medicamentos para a

diabetes (incluindo insulina), relaxantes musculares, aminopressores (tais como aadrenalina), esteróides, certos medicamentos para as dores e a artrite, ou medicamentoscontendo lítio (utilizado para tratar certos tipos de depressão).

Informe também o seu médico no caso de tomar sedativos, tranquilizantes, narcóticos,bebidas alcoólicas e analgésicos (para as dores), pois podem aumentar a acção de reduçãoda pressão arterial do Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma.

Tomar Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma com alimentos e bebidas
Pode tomar Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma com ou sem alimentos. No entanto,para o(a) ajudar a lembrar-se, tome Losartan + Hidroclorotiazida sempre à mesma hora,todos os dias.

Gravidez e aleitamento
Devido ao perigo potencial para o feto, Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma estácontra-indicado na gravidez. Se engravidou ou planeia engravidar, e está a tomar
Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma, suspenda o tratamento e contacte o seu médico.

Está contra-indicado o uso de Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma durante oaleitamento.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Devido à possibilidade de ocorrência de reacções, como tonturas e efeitos ortostáticos,principalmente no início do tratamento, quando se aumenta a dose ou se altera amedicação, não é aconselhável que execute trabalhos que necessitem de uma atençãoespecial (como, por exemplo, conduzir ou trabalhar com maquinaria perigosa), semprimeiro verificar até que ponto tolera este medicamento.

Informações importantes sobre alguns componentes de Losartan + Hidroclorotiazida
Solufarma
Este medicamento contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que temintolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. COMO TOMAR Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma

Tome Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma todos os dias, sempre de acordo com asindicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

É importante que continue a tomar Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma durante otempo que o seu médico considerar necessário, a fim de manter o controlo da sua pressãoarterial.

A dose habitual é:
Pressão arterial elevada
A dose de Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma é de 1 comprimido por dia, paracontrolar a pressão arterial durante 24 horas.

A dose máxima é de 2 comprimidos por dia.

Doentes com pressão arterial elevada e dilatação do ventrículo esquerdo do coração
A dose usual inicial é de 50 mg de losartan uma vez por dia. Se a pressão arterialdesejada não for alcançada com 50 mg de losartan, o seu médico poderá receitar-lhe aassociação de losartan com uma dose baixa de hidroclorotiazida (12,5 mg). O seu médicoirá aumentando as quantidades de losartan e hidroclorotiazida passo a passo até seratingida a dose indicada para si.

Se tomar mais Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma do que deveria
No caso de tomar uma dose excessiva, deve contactar o seu médico imediatamente, paraque seja observado(a) e receba o tratamento que eventualmente seja necessário.

Caso se tenha esquecido de tomar Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma
Tente tomar Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma todos os dias, conforme receitado.
Caso se esqueça de tomar o comprimido, não tome uma dose a dobrar para compensarum comprimido que se esqueceu de tomar. Volte a tomar os comprimidos dentro dohorário previsto.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

O seu médico ou farmacêutico poderão dar-lhe todas as informações que desejar, poistêm informação mais detalhada sobre o produto e a doença.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma pode causarefeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

A maioria dos doentes não tem efeitos secundários com Losartan + Hidroclorotiazida
Solufarma. No entanto, alguns doentes poderão sentir tonturas, urticária ou erupções dapele.

Informe o seu médico ou farmacêutico, logo que possível, sobre estes ou outros sintomasnão usuais que venha a sentir.

Se tiver uma reacção alérgica que inclua inchaço da cara, dos lábios, da garganta e/ou dalíngua, que possa provocar dificuldade em respirar ou engolir, pare de tomar o

medicamento Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma e contacte o seu médicoimediatamente.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma

Não conservar acima de 30ºC.
Abra a embalagem só no momento de tomar o medicamento.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma após o prazo de validade impresso naembalagem exterior e no blister após VAL. O prazo de validade corresponde ao últimodia do mês indicado.

Não utilize Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma se verificar sinais visíveis dedeterioração.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma
As substâncias activas são o losartan potássico e a hidroclorotiazida. Cada comprimidocontém 50 mg + 12,5 mg de losartan potássico + hidroclorotiazida.

Os outros componentes são:
Núcleo: celulose microcristalina, lactose mono-hidratada, amido de milho pré-gelificadoe estearato de magnésio.
Revestimento: hidroxipropilcelulose, hipromelose, dióxido de titânio (E-171) e óxido deferro amarelo.

Qual o aspecto de Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma e o conteúdo da embalagem
Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma apresenta-se sob a forma de comprimidosrevestidos por película, amarelos e redondos.

Losartan + Hidroclorotiazida Solufarma apresenta-se em embalagens de 14, 28 e 56comprimidos revestidos por película.

É possível que não estejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado (AIM) e Fabricante

Titular da AIM
Solufarma – Produtos Farmacêuticos, Unipessoal, Lda.
Rua do Tejo, nº 56, 9º A Esquerdo
2775-325 Parede (Portugal)

Fabricante
Laboratorios Liconsa S.A.
Avenida Miral Campo, 7 – Poligono Miral Campo
E-19200 Azuqueca de Henares ?Guadalajara
Espanha

Este folheto foi aprovado pela última vez em