Losartan Lareq Losartan bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Losartan Lareq e para que é utilizado
2. Antes de tomar Losartan Lareq
3. Como tomar Losartan Lareq
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Losartan Lareq
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Losartan Lareq 12,5 mg Comprimidos revestidos por película
Losartan potássico

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É LOSARTAN LAREQ E PARA QUE É UTILIZADO

O Losartan Lareq contém Losartan potássico como substância activa.

Losartan Lareq é um medicamento antagonista do receptor de angiotensina II utilizadopara tratar a insuficiência cardíaca (Grupo Farmacoterapêutico 3.4.2.2. Antagonistas dosreceptores da angiotensina).

Embora Losartan Lareq contenha uma quantidade muito pequena de potássio, este nãopoderá funcionar como um substituto dos suplementos de potássio que estejaeventualmente a tomar. Se o seu médico lhe prescreveu suplementos de potássio, deverácontinuar a tomá-los.

O seu médico receitou-lhe Losartan Lareq, porque sofre de uma doença chamadainsuficiência cardíaca (enfraquecimento da função cardíaca).

Muitos doentes com insuficiência cardíaca vivem mais tempo com a ajuda de Losartan
Lareq.

Como funciona Losartan Lareq?
Losartan Lareq relaxa os vasos sanguíneos facilitando o bombeamento do sangue paratodas as partes do corpo. Losartan Lareq ajudará o coração a funcionar melhor em muitosdos doentes com insuficiência cardíaca.

O que é insuficiência cardíaca?

Insuficiência cardíaca significa que o músculo cardíaco não consegue ter força parabombear sangue de forma a fornecer todo o sangue necessário ao corpo. Insuficiênciacardíaca não é o mesmo que ataque cardíaco. Alguns doentes têm insuficiência cardíacaapós ataques cardíacos. No entanto, existem também outras causas para a insuficiênciacardíaca.

Os doentes na fase inicial da insuficiência cardíaca podem não ter sintomas. À medidaque a insuficiência cardíaca progride, os doentes podem sentir falta de ar ou podemcansar-se facilmente após actividades físicas ligeiras, tais como andar. Pode haveracumulação de líquidos em diferentes partes do corpo, muitas vezes detectado primeirojunto aos tornozelos e pés. Nos casos graves de insuficiência cardíaca, os doentes podemter sintomas mesmo em descanso.

Porque deverá ser tratada a insuficiência cardíaca?
Todos os sintomas da insuficiência cardíaca podem limitar as actividades diárias. Omédico pode recomendar vários medicamentos que podem melhorar os sinais e sintomasda insuficiência cardíaca (por exemplo, Losartan Lareq e/ou um diurético). Se seguir oconselho médico, pode melhorar a capacidade de realizar as tarefas diárias. Pode respirarmais facilmente, sentir-se menos cansado e menos inchado.

2. ANTES DE TOMAR LOSARTAN LAREQ

Não tome Losartan Lareq
-se tem hipersensibilidade conhecida à substância activa, ou a qualquer outro componentede Losartan Lareq.
-se está grávida ou/e a amamentar.

Tome especial cuidado com Losartan Lareq
-Se sofre de doenças do fígado ou dos rins.

Fale com o seu médico e o seu farmacêutico sobre quaisquer problemas de saúde quepossa ter, ou já tenha tido, e sobre as suas alergias. Informe também o seu médico no casode ter tido, recentemente, vómitos ou diarreia prolongados.

Uso nas crianças
Não foram realizados estudos sobre o uso de losartan em crianças. Portanto, não érecomendada a utilização de Losartan Lareq em crianças.

Tomar Losartan Lareq com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Geralmente, losartan não interfere com alimentos ou outros medicamentos que possaestar a tomar. É importante para o seu médico saber se está a tomar suplementos depotássio, medicamentos poupadores de potássio ou substitutos do sal contendo potássio,

certos medicamentos para as dores e a artrite, ou medicamentos contendo lítio (utilizadopara tratar certos tipos de depressão).
Tomar Losartan Lareq com alimentos e bebidas
Losartan Lareq pode ser tomado com ou sem alimentos.
Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Gravidez
Devido ao perigo potencial para o feto, não tome Losartan Lareq durante a gravidez. Seengravidou ou pretende engravidar, e está a tomar Losartan Lareq, pare o tratamento efale com o seu médico.

Aleitamento
É contra-indicado o uso de Losartan Lareq durante o aleitamento.
Condução de veículos e utilização de máquinas
Devido ao facto de poderem ocorrer reacções, como tonturas e efeitos ortostáticos,principalmente no inicio do tratamento, quando se aumenta a dose ou se altera amedicação, não é aconselhável que execute trabalhos que necessitem de uma atençãoespecial (como, por exemplo, conduzir ou trabalhar com maquinaria perigosa), semprimeiro verificar até que ponto tolera este medicamento.

3. COMO TOMAR LOSARTAN LAREQ

Tomar Losartan Lareq sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seumédico ou farmacêutico se tiver dúvidas
Tome Losartan Lareq todos os dias, conforme indicado pelo seu médico. O médicodecidirá a dose de losartan apropriada, dependendo do seu estado e de outrosmedicamentos que esteja a tomar. É importante que continue a tomar losartan durante otempo que o seu médico considerar necessário de forma a tratar a sua insuficiênciacardíaca. A dose habitualmente recomendada é de 12,5 mg uma vez por dia. O médicoaumentará esta dose gradualmente até alcançar a dose apropriada para si. A dose habitualde longo prazo é de 50 mg uma vez por dia.

Tomar Losartan Lareq com ou sem alimentos. No entanto, para o(a) ajudar a lembrar-se,tome Losartan Lareq sempre à mesma hora, todos os dias.

Uso nos idosos
Losartan Lareq é bem tolerado e actua igualmente bem tanto pelos idosos como pelosadultos de outras idades. A maioria dos doentes idosos necessita da mesma dose que osmais novos; no entanto, o seu médico poderá receitar-lhe uma dose mais baixa.
Se tomar mais Losartan Lareq do que deveria
No caso de tomar uma dose excessiva, deve contactar o seu médico imediatamente, paraque ele o(a) observe e lhe dê o tratamento que eventualmente seja necessário.

Caso se tenha esquecido de tomar Losartan Lareq
Tente tomar Losartan Lareq todos os dias, conforme receitado.

Caso se esqueça de tomar uma dose, tome-a assim que puder. No entanto, se estiverquase na hora de tomar a próxima dose, não o faça; volte a tomar Losartan Lareq dentrodo horário previsto. Não tome uma dose dupla.

Se parar de tomar Losartan Lareq
Não pare de tomar Losartan Lareq a não ser que o seu médico lhe diga para o fazer.
Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Losartan Lareq pode causar efeitos secundários, noentanto, estes não se manifestam em todas as pessoas.

Todos os medicamentos podem ter efeitos indesejáveis ou não intencionais. São oschamados efeitos secundários. A maioria dos doentes não tem efeitos secundários com
Losartan Lareq. No entanto, alguns doentes poderão sentir vertigens, tonturas, erupçõescutâneas ou urticária. O seu médico ou farmacêutico poderão informá-lo melhor.

Informe o seu médico ou o farmacêutico, logo que possível, sobre estes ou outrossintomas não usuais que venha a sentir.

Se tiver uma reacção alérgica que envolva inchaço da cara, dos lábios, garganta e/ou dalíngua, pare de tomar Losartan Lareq e contacte o seu médico imediatamente.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5.COMO CONSERVAR LOSARTAN LAREQ

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.
Conservar na embalagem de origem.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não utilize Losartan Lareq após o prazo de validade impresso na embalagem exterior,após Val. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.
Não utilize Losartan Lareq se verificar a existência de sinais visíveis de deterioração.
Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Losartan Lareq
-A substância activa é: Losartan potássico
-Os outros componentes são: Prosolv HD 90 (celulose microcristalina e sílica coloidalanidra); celulose microscristalina pH 102, fumarato de estearilo e sódio; croscarmelose

sódica; White Sepifilm (hipromelose, celulose microcristalina, macrogol estearato 40,dióxido de titânio)
Qual o aspecto de Losartan Lareq e conteúdo da embalagem
Comprimidos revestidos por película, redondo, branco, biconvexo.
Embalagem com 14, 20, 56 ou 60 comprimidos.

Medicamento sujeito a receita médica

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Laboratórios Lareq Portugal, Lda.
Av. Conselheiro Fernando de Sousa, nº 19, 18º andar,
1070 ? 072 Lisboa
Portugal
Tel: 21 384 63 00
Fax: 21 387 01 67

Fabricante

Sofarimex ? Indústria Química e Farmacêutica, Lda.
Av. Indústrias ? Alto de Colaride ? Agualva
2735 ? 213 Cacém
Portugal
Tel: 21 432 82 00
Fax: 21 432 01 09

Este folheto foi aprovado pela última vez em