Losartan Sandoz Losartan bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Losartan Sandoz e para que é utilizado
2. Antes de tomar Losartan Sandoz
3. Como tomar Losartan Sandoz
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Losartan Sandoz
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Losartan Sandoz 50 mg Comprimidos
Losartan Sandoz 100 mg Comprimidoslosartan potássico

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.
– Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
– Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
– Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

Losartan Sandoz é um medicamento antagonista do receptor de angiotensina II (Grupo
Farmacoterapêutico 3.4.2.2. Aparelho cardiovascular; anti-hipertensores; modificadoresdo eixo renina angiotensina; antagonistas dos receptores da angiotensina ) utilizado parabaixar a pressão arterial .

Se tem pressão arterial elevada e uma dilatação do ventrículo esquerdo, principalcavidade que bombeia o sangue do coração, o seu médico receitou-lhe Losartan Sandozpara ajudar a diminuir o risco de acontecimentos cardiovasculares, tais como acidentevascular cerebral.

O seu médico receitou-lhe Losartan Sandoz, porque sofre de uma doença chamadahipertensão (pressão arterial elevada) ou insuficiência cardíaca (enfraquecimento dafunção cardíaca).

O seu médico pode também ter-lhe receitado Losartan Sandoz porque sofre de diabetestipo 2 e lhe foi detectada proteína na urina. Losartan Sandoz demonstrou retardar oagravamento da doença renal em doentes com diabetes tipo 2 e proteína na urina.

2. ANTES DE TOMAR LOSARTAN SANDOZ

Não tome Losartan Sandoz

– se tem alergia à substância activa ou a qualquer outro componente de Losartan Sandoz
– se está grávida ou a amamentar

Tome especial cuidado com Losartan Sandoz

– No uso em crianças:
Não se fizeram estudos sobre o uso de Losartan Sandoz em crianças. Portanto, não sedeve dar Losartan Sandoz às crianças.

– No uso em idosos:
Losartan Sandoz é bem tolerado e actua igualmente bem tanto pelos idosos como pelosadultos de outras idades. A maioria dos doentes idosos necessita da mesma dose que osmais novos; no entanto, o seu médico poderá receitar-lhe uma dose mais baixa.

– Na utilização em doentes negros com pressão arterial elevada e dilatação do ventrículoesquerdo:
Num estudo em doentes com pressão arterial elevada e uma dilatação da cavidadeesquerda do coração, Losartan Sandoz demonstrou diminuir o risco de acidente vascularcerebral e ataque cardíaco, e ajudar os doentes a viver durante mais tempo. No entanto,neste estudo, estes efeitos benéficos não se aplicaram a doentes negros, em comparaçãocom outro medicamento anti hipertensor chamado atenolol.

– Informe o seu médico sobre quaisquer problemas de saúde que possa ter, ou já tenhatido, e sobre as suas alergias
– Informe também o seu médico no caso de ter tido, recentemente, vómitos ou diarreiaprolongados. É muito importante que diga ao seu médico se sofre de doenças do fígadoou dos rins.

Tomar Losartan Sandoz com outros medicamentos

Geralmente, Losartan Sandoz não interfere com alimentos ou outros medicamentos quepossa estar a tomar.

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Tomar Losartan Sandoz com alimentos e bebidas

Pode tomar Losartan Sandoz com ou sem alimentos. No entanto, para o(a) ajudar alembrar-se, tome Losartan Sandoz sempre à mesma hora, todos os dias.

Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.
Devido ao perigo potencial para o feto, não tome Losartan Sandoz durante a gravidez. Seengravidou ou pretende engravidar, e está a tomar Losartan Sandoz, pare o tratamento efale com o seu médico.

É contra-indicado o uso de Losartan Sandoz durante o aleitamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Devido a poderem ocorrer reacções, como tonturas e efeitos ortostáticos, principalmenteno início do tratamento, quando se aumenta a dose ou se altera a medicação, não éaconselhável que execute trabalhos que necessitem de uma atenção especial (como, porexemplo, conduzir ou trabalhar com maquinaria perigosa), sem primeiro verificar até queponto tolera este medicamento.

Informação sobre alguns componentes de Losartan Sandoz

Embora Losartan Sandoz contenha uma quantidade muito pequena de potássio, este nãopoderá funcionar como um substituto dos suplementos de potássio que estejaeventualmente a tomar. Se o seu médico lhe prescreveu suplementos de potássio, deverácontinuar a tomá-los.

Os comprimidos contêm lactose na sua composição. Se lhe foi diagnosticada umaintolerância a alguns açucares, contacte o seu médico antes de tomar este medicamento.

Este medicamento contém 2,06 mg de potássio por comprimidos doseado a 50 mg e
4,12 mg de potássio por comprimido doseado a 100 mg. Os doentes cominsuficiência renal ou dieta controlada em potássio devem ter este aspecto emconsideração.

3. COMO TOMAR LOSARTAN SANDOZ

Tome Losartan Sandoz sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seumédico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

O médico decidirá a dose de Losartan Sandoz apropriada, dependendo do seu estado e deoutros medicamentos que esteja a tomar. É importante que continue a tomar Losartan
Sandoz durante o tempo que o seu médico considerar necessário, a fim de manter ocontrolo da sua pressão arterial ou para tratar a sua insuficiência cardíaca ou doençarenal.

Pressão arterial elevada

A dose habitual de Losartan Sandoz para a maioria dos doentes com pressão arterialelevada é 50 mg uma vez por dia, para controlar a pressão arterial durante 24 horas.
Alguns doentes podem necessitar de meio comprimido por dia.

A dose habitual de Losartan Sandoz para doentes com pressão arterial elevada e dilataçãodo ventrículo esquerdo do coração é de 50 mg uma vez por dia. A dose pode seraumentada para 100 mg uma vez por dia.

Insuficiência cardíaca
A dose habitualmente recomendada é de 12,5 mg uma vez por dia. O médico aumentaráesta dose gradualmente até alcançar a dose apropriada para si. A dose habitual de longoprazo é de 50 mg uma vez por dia.

Diabetes tipo 2 e proteínas na urina
A dose habitual de Losartan Sandoz para a maioria dos doentes é 50 mg uma vez por dia.
A dose pode ser aumentada para 100 mg uma vez por dia.

Se tomar mais Losartan Sandoz do que deveria

No caso de tomar uma dose excessiva, deve contactar o seu médico imediatamente, paraque ele o(a) observe e lhe dê o tratamento que eventualmente seja necessário.

Caso se tenha esquecido de tomar Losartan Sandoz

Tente tomar Losartan Sandoz todos os dias, conforme receitado.

Caso se esqueça de tomar uma dose, tome-a assim que puder. No entanto, se estiverquase na hora de tomar a próxima dose, não o faça; volte a tomar Losartan Sandoz dentrodo horário previsto.

Não tome uma dose a dobrar para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como os demais medicamentos, Losartan Sandoz pode causar efeitos secundários emalgumas pessoas.

Alguns doentes poderão sentir vertigens, fadiga, tonturas, erupções cutâneas ou urticária.
O seu médico ou farmacêutico poderão informá-lo melhor.

Alguns doentes, especialmente os que têm diabetes tipo 2 e proteínas na urina podemapresentar valores elevados de potássio no sangue. Fale com o seu médico se tem doença

renal e diabetes tipo 2 com proteínas na urina, e/ou está a tomar suplementos de potássio,fármacos poupadores de potássio ou substitutos do sal contendo potássio.

Se tiver uma reacção alérgica que envolva inchaço da cara, dos lábios, garganta e/ou dalíngua, pare de tomar Losartan Sandoz e contacte o seu médico imediatamente.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR LOSARTAN SANDOZ

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Losartan Sandoz após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, aseguir a DD mês AAAA. O prazo de validade corresponde ao último dia do mêsindicado.

Losartan Sandoz não necessita de precauções especiais de conservação.

Mantenha a embalagem bem fechada. Não abra a embalagem senão na altura de tomar omedicamento.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Losartan Sandoz

– A substância activa é o losartan potássico
– Os outros componentes são celulose microcristalina, lactose monohidratada,didroxipropilcelulose, amido de milho pré-gelatinizado, estearato de magnésio,hidroxipropilmetilcelulose, dióxido de titânio e polietilenoglicol 400.

Qual o aspecto de Losartan Sandoz e conteúdo da embalagem

Losartan Sandoz são comprimidos revestidos por película, brancos, oblongos comranhura numa das faces e encontram-se disponíveis em embalagens de 10, 30 e 60comprimidos.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

Sandoz Farmacêutica, Lda.
Alameda da Beloura Edifício 1, Piso 2 ?
Escritório 15 – Quinta da Beloura
2710-693 SintraWest Pharma ? Produções de Especialidades Farmacêuticas, S.A.
Rua João de Deus, nº11, Venda Nova, 2700-486 Amadora

Este folheto foi aprovado pela última vez em