Losartan Vida Losartan bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Losartan Kuorum e para que é utilizado
2. Antes de tomar Losartan Kuorum
3. Como tomar Losartan Kuorum
4. Efeitos secundários possíveis
5. Conservação de Losartan Kuorum
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO
Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento.

– Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
– Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.
– Este medicamento foi-lhe receitado a si. Não deve cedê-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

Neste folheto:

Losartan Kuorum 50mg Comprimidos revestidos por película
Losartan Kuorum 100mg Comprimidos revestidos por película
(Losartan potássico)

A substância activa é o losartan potássico.

Os outros componentes são: celulose microcristalina, manitol, crospovidona, sílicaanidra coloidal, talco, estearato de magnésio, sepifilm 752 (white), macrogol 6000.

TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO:
VIDA – Produtos Farmacêuticos, S.A.
Vala do Carregado
2600-726 Castanheira do Ribatejo – Portugal

1. O QUE É LOSARTAN KUORUM E PARA QUE É UTILIZADO

O Losartan Kuorum encontra-se incluído no grupo de medicamentos conhecidoscomo antagonistas dos receptores da angiotensina II (Grupo farmacoterapêutico
3.4.2.2 – Antagonistas dos receptores da angiotensina).
A angiotensina II, substância presente no organismo, é responsável pela contracçãodos vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue através deles eprovocando o aumento da pressão sanguínea. O Losartan Kuorum ao bloquear esteefeito da angiotensina II, provoca o relaxamento dos vasos sanguíneos, permitindodesta forma o abaixamento da pressão sanguínea. Em doentes com hipertensãoarterial, que desenvolveram dilatação do ventrículo esquerdo – a dilatação doventrículo esquerdo está associada a um aumento do risco de ocorrência de umacidente vascular cerebral -, o Losartan Kuorum pode contribuir para a diminuição dorisco de acidente vascular cerebral (estudos realizados estabelecem que tais efeitosbenéficos não são aplicáveis a doentes de raça negra).

Desta forma, Losartan Kuorum 50mg Comprimidos é utilizado para baixar apressão arterial e tratar a insuficiência cardíaca, enquanto que o Losartan Kuorum
100mg Comprimidos é utilizado para baixar a pressão arterial.
Losartan Kuorum confere igualmente protecção renal ao retardar o agravamento dadoença renal em doentes com diabetes tipo 2 e proteína na urina.

Losartan Kuorum encontra-se disponível sob a forma de comprimidos revestidos porpelícula doseados a 50mg ou 100mg de losartan potássico, como substância activa,em embalagens de 14, 28 e 56 unidades.

2. ANTES DE TOMAR LOSARTAN KUORUM

Não tome Losartan Kuorum:
– Se tem hipersensibilidade (alergia) ao losartan ou a qualquer outro ingrediente de
Losartan Kuorum;
– Se está grávida ou planeia engravidar;
– Se está a amamentar.

Devido à ausência de estudos sobre o uso de losartan em crianças, Losartan
Kuorum não deve ser administrado a este grupo etário.

Tome especial cuidado com Losartan Kuorum:
– Se tem problemas de fígado ou de rins;
– Se teve, recentemente, vómitos ou diarreia prolongados.

Tomar Losartan Kuorum com alimentos e bebidas:
Losartan Kuorum pode ser tomado com ou sem alimentos.

Gravidez
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Devido ao perigo potencial para o feto, Losartan Kuorum está contra-indicado nagravidez. Se engravidou ou planeia engravidar, e está a tomar Losartan Kuorum,pare o tratamento e fale com o seu médico.

Aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Losartan Kuorum está contra-indicado durante o aleitamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas:
Devido à possibilidade de ocorrência de reacções como tonturas e efeitos ortostáticos,principalmente no início do tratamento, quando se aumenta a dose ou se altera amedicação, não é aconselhável que execute trabalhos que necessitem de umaatenção especial (como, por exemplo, conduzir ou trabalhar com maquinariaperigosa), sem primeiro verificar até que ponto tolera este medicamento.

Informações importantes sobre alguns ingredientes de Losartan Kuorum:
Embora o medicamento contenha uma pequena quantidade de potássio, este nãopoderá funcionar como um substituto dos suplementos de potássio que estejaeventualmente a tomar. Se o seu médico lhe prescreveu suplementos de potássio,deverá continuar a tomá-los.

Tomar Losartan Kuorum com outros medicamentos:
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomadorecentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Geralmente, Losartan Kuorum não interfere com outros medicamentos que possaestar a tomar. Deverá informar o seu médico se está a tomar suplementos de potássio,fármacos poupadores de potássio ou substitutos do sal contendo potássio. O seumédico decidirá se pode continuar a tomar estes medicamentos com Losartan
Kuorum.

3. COMO TOMAR LOSARTAN KUORUM

Tomar Losartan Kuorum sempre de acordo com as instruções do médico. Fale com oseu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. A dose habitual varia com a indicaçãoterapêutica:

Pressão arterial elevada
A dose usual de Losartan Kuorum para a maioria dos doentes com pressão arterialelevada é 50 mg uma vez por dia, para controlar a pressão arterial durante 24 horas.
Alguns doentes podem necessitar de metade da dose usual diária.

A dose usual de Losartan Kuorum para doentes com pressão arterial elevada edilatação do ventrículo esquerdo do coração é de 50 mg uma vez por dia. A dose podeser aumentada para 100 mg uma vez por dia.

Insuficiência cardíaca
A dose habitualmente recomendada é de 12,5 mg uma vez por dia. O médicoaumentará esta dose gradualmente até alcançar a dose apropriada para si. A dosehabitual de longo prazo é de 50 mg uma vez por dia.

Diabetes tipo 2 e proteínas na urina
A dose usual de Losartan Kuorum para a maioria dos doentes é 50 mg uma vez pordia. A dose pode ser aumentada para 100 mg uma vez por dia.

É importante que continue a tomar o medicamento durante o tempo que o seu médicoconsiderar necessário, a fim de manter o controlo da sua pressão arterial ou paratratar a sua insuficiência cardíaca ou doença renal.
Pode tomar Losartan Kuorum com ou sem alimentos. No entanto, para o(a) ajudar alembrar-se, tome Losartan Kuorum sempre à mesma hora, todos os dias.

Losartan Kuorum é bem tolerado e actua igualmente bem tanto nos idosos como nosadultos de outras idades. A maioria dos doentes idosos necessita da mesma dose queos mais novos, no entanto, o seu médico poderá receitar-lhe uma dose mais baixa,dependendo do estado da sua função renal e/ou hepática.
A administração de Losartan Kuorum não se encontra indicada em crianças (Ver
Secção 2. Antes de tomar Losartan Kuorum).

Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver a impressão de que Losartan
Kuorum é demasiado forte ou demasiado fraco.

Se tomar mais Losartan Kuorum do que deveria:
No caso de tomar uma dose excessiva, deve contactar o seu médico imediatamente,para que ele o(a) observe e lhe dê o tratamento que eventualmente seja necessário.

Caso se tenha esquecido de tomar Losartan Kuorum:
Não tome uma dose a dobrar para compensar a dose que se esqueceu de tomar.
Caso se esqueça de tomar uma dose, tome-a logo que possível. No entanto, se estiverquase na hora de tomar a próxima dose, não o faça. Volte a tomar Losartan Kuorum
dentro do horário previsto.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como os demais medicamentos, Losartan Kuorum pode ter efeitos secundários.
Alguns doentes poderão sentir vertigens, fadiga, tonturas, urticária ou erupções dapele.

Alguns doentes, especialmente os que têm diabetes tipo 2 e proteínas na urina podemapresentar valores elevados de potássio no sangue. Fale com o seu médico se temdoença renal e diabetes tipo 2 com proteínas na urina, e/ou está a tomar suplementosde potássio, fármacos poupadores de potássio ou substitutos do sal contendopotássio.

Se tiver uma reacção alérgica que inclua inchaço da cara, dos lábios, da garganta e/ouda língua, pare de tomar Losartan Kuorum e contacte o seu médico imediatamente.

Caso detecte efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seumédico ou farmacêutico.

5. CONSERVAÇÃO DE LOSARTAN KUORUM
Não são necessárias condições especiais de conservação

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Losartan Kuorum após expirar o prazo de validade indicado naembalagem.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Para quaisquer informações sobre este medicamento, queira contactar o titular daautorização de introdução no mercado.

Este folheto foi revisto pela última vez em