Metformina Ciclum Metformina bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Metformina Ciclum e para que é utilizado
2. Antes de tomar Metformina Ciclum
3. Como tomar Metformina Ciclum
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Metformina Ciclum
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Metformina Ciclum 500 mg Comprimidos revestidos por película
Metformina Ciclum 850 mg Comprimidos revestidos por película
Matformina Ciclum 1000 mg Comprimidos revestidos por película
Metformina, cloridrato

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.
– Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
– Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; omedicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmossintomas.
– Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico oufarmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É METFORMINA CICLUM É PARA QUE É UTILIZADO

Metformina Ciclum é um medicamento que pertence ao grupofarmacoterapêutico 8.4.2 ? Hormonas e medicamentos usados no tratamentodas doenças endócrinas ? Insulinas, antidiabéticos orais e glucagom ?
Antidiabéticos orais.

Metformina Ciclum está indicado no tratamento de Diabetes Mellitus tipo 2 (nãoinsulina-dependente), quando a dieta e o exercício são insuficientes.
A insulina é uma hormona que permite aos tecidos do corpo retirar a glucose
(açúcar) do sangue e usá-la como energia ou para armazenamento para usofuturo. As pessoas com diabetes tipo 2 não produzem insulina suficiente no seupâncreas ou o seu corpo não responde adequadamente à insulina produzida.
Isto causa um aumento de glucose no sangue. Metformina Ciclum melhora asensibilidade do corpo à insulina e ajuda a normalizar a forma como o corpo autiliza. Em doentes adultos com excesso de peso, o uso prolongado de
Metformina Ciclum também reduz o risco de complicações associadas à
Diabetes Mellitus.

Adultos: o seu médico pode receitar Metformina Ciclum sozinho ou emassociação com outros medicamentos antidiabéticos orais ou insulina.

Crianças a partir dos 10 anos de idade e adolescentes: o seu médico podereceitar Metformina Ciclum sozinho ou em associação com insulina.

2. ANTES DE TOMAR METFORMINA CICLUM

Não tome MetforminaCiclum:
– se tem alergia (hipersensibilidade) ao cloridrato de metformina ou a qualqueroutro componente deste medicamento;
– se tem complicações sérias com a sua diabetes ou está desidratado (diarreiapersistente ou grave, vómitos repetidos);
– se tem cetose (um sintoma da diabetes não controlada, no qual as substânciaschamadas "corpos cetónicos" se acumulam no sangue ? pode notar o seu hálitoinvulgar, com cheiro frutado);
– se tem problemas de rins ou de fígado;
– se tem uma infecção grave ou foi, recentemente ,gravemente ferido ;
– se necessita de fazer um exame de raio-X, que envolva a injecção de meios decontraste iodados na corrente sanguínea;
– se tem vindo a ser tratado para problemas de coração ou teve recentementeum ataque cardíaco ou tem graves problemas circulatórios ou dificuldadesrespiratórias;
– se consome álcool em grandes quantidades;
– se está grávida ou a amamentar.

Tome especial cuidado com Metformina Ciclum:
Durante o tratamento, o aparecimento de vómitos, de dores abdominais,acompanhadas de cãibras musculares ou de sensação de mal-estar geralacompanhada de grande fadiga pode ser o sinal de um desequilíbrio grave dasua diabetes (cetoacidose diabética ou acidose láctica), que necessita detratamento específico.
Neste caso, pare imediatamente de tomar o medicamento e informerapidamente o seu médico. Deve continuar a seguir a dieta que o seu médicorecomendou e deve certificar-se de que come hidratos de carbono de formaregular ao longo do dia.
Durante o tratamento, o seu médico irá verificar periodicamente o seu sanguepara controlar alterações nos níveis de açúcar. Deve consultar o seu médico,pelo menos uma vez por ano, para verificar o estado dos seus rins (deverá ir aconsultas mais regulares se for idoso ou se a sua função renal estiver no limitesuperior da normalidade).

Tomar Metformina Ciclum com outros medicamentos:

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomadorecentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos semreceita médica.
Evite o consumo de álcool, uma vez que o álcool pode aumentar efeitossecundários, tais como complicações graves com a sua diabetes.
Informe o seu médico caso surja uma doença inflamatória tal como gripe,infecção do tracto respiratório ou infecção do tracto urinário.
Caso necessite de um exame radiológico (raio-X), que envolva a injecção de umcontraste iodado, informe o seu médico que está a tomar Metformina Ciclum,uma vez que necessita de interromper o tratamento alguns dias antes do exame.
Caso seja operado ou necessite de fazer um exame com anestesia geral,informe o seu médico que está a tomar Metformina Ciclum, uma vez quenecessita de interromper o tratamento alguns dias antes e alguns dias depois daoperação ou do exame.
Não pare de tomar este medicamento sem falar com o seu médico. Caso se lheaplique alguma das situações acima referidas ou tenha alguma dúvida sobre omedicamento, fale com o seu médico.

Tomar Metformina Ciclum com alimentos e bebidas:
Evite o consumo de álcool uma vez que o álcool pode aumentar efeitossecundários, tais como complicações graves com a sua diabetes. Recomenda-
se que tome os comprimidos durante ou imediatamente após as refeições, paraevitar os efeitos gastrointestinais secundários.

Gravidez e aleitamento:
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Durante a gravidez, o tratamento da diabetes deverá ser feito com insulina.
Quando surgir uma situação de gravidez, o tratamento com metformina deve serde imediato substituído pelo tratamento com insulina. Informe de imediato o seumédico, o qual se encarregará da alteração do tratamento.
No caso de desejar engravidar informe o seu médico.

Se está a amamentar, não deve tomar Metformina Ciclum.

Condução de veículos e utilização de máquinas:
Metformina Ciclum, por si só, não provoca hipoglicémia e, por isso, não temqualquer efeito sobre a capacidade para conduzir ou utilizar máquinas.
No entanto, em caso de associação com outros antidiabéticos (sulfonilureias,insulina, glinidas) pode causar hipoglicémia (sintomas da baixa de açúcar nosangue, tais como desmaio, confusão, suores, alterações na visão e dificuldadesde concentração), pelo que deverá ter cuidados extra quando conduzir ou utilizarmáquinas.

3. COMO TOMAR METFORMINA CICLUM

Tomar Metformina Ciclum sempre de acordo com as instruções do médico. Falecom o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
Metformina Ciclum pode ser tomado por crianças a partir dos 10 anos,adolescentes e adultos.
Metformina Ciclum não substitui os benefícios de um estilo de vida saudável.
Deve continuar a seguir a dieta recomendada pelo seu médico e certificar-se deque come hidratos de carbono regularmente durante o dia.
O seu médico irá iniciar o tratamento com uma dose baixa deste medicamento egradualmente aumentará a dose, dependendo do resultado das análises aosangue.
Em crianças a partir dos 10 anos de idade e adolescentes: a dose inicial habitual
é de 1 comprimido de 500 mg ou 850 mg de metformina por dia. A dose máximadiária é de 2 gramas (tomados em 2 ou 3 doses divididas).
Em adultos: a dose inicial habitual é de 1 comprimido de 500 mg ou 850 mg demetformina., 2 ou 3 vezes por dia. A dose máxima diária é de 3 gramas.
Os comprimidos devem ser tomados durante ou imediatamente a seguir àsrefeições. Não esmague nem chupe os comprimidos antes de os engolir. Engulao comprimido inteiro com um pouco de água. Os comprimidos de 1000 mg de
Metformina Ciclum contêm uma ranhura. No entanto, esta ranhura não sedestina à divisão do comprimido em doses iguais.
Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver a impressão de que Metformina
Ciclum é demasiado forte ou demasiado fraco.

Se tomar mais Metformina Ciclum do que deveria:
Se tomou mais Metformina Ciclum do que deveria, fale de imediato com o seumédico ou o seu farmacêutico.

Caso se tenha esquecido de tomar Metformina Ciclum:
Não tome uma dose a dobrar para compensar um comprimido que se esqueceude tomar. Tome a dose seguinte, à hora habitual.

Se parar de tomar Metformina Ciclum:
Normalmente, não existem efeitos secundários quando pára de tomar omedicamento, no entanto a sua diabetes deixa de ser tratada e podem surgircomplicações devidas à essa interrupção.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como os demais medicamentos, Metformina Ciclum pode causar efeitossecundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.
Os seguintes efeitos secundários foram observados em estudos clínicos ou nodecorrer da utilização rotineira do medicamento. São apresentados por gruposde frequência (muito frequentes: mais de 1 em cada 10 doentes ; frequentes :menos de 1 em cada 10 doentes, mas mais de 1 em cada 100 doentes ; pouco

frequentes: menos de 1 em cada 100 doentes, mas mais de 1 em cada 1000doentes, raros : menos de 1 em cada 1000 doentes, mas mais de 1 em cada
10000 doentes ; muito raros : menos de 1 em cada 10000 doentes, incluindocomunicações isoladas).
Muito frequentes:
Doenças gastrointestinais, tais como náuseas, vómitos, diarreia, dor abdominal eperca de apetite. Estes efeitos secundários surgem mais frequentemente noinício do tratamento. Estas perturbações podem ser atenuadas pelaadministração dos comprimidos durante ou imediatamente após as refeições.
Caso estes sintomas persistam, interrompa a administração do medicamento econsulte o seu médico.
Frequentes:
Alterações de sabor (sabor metálico).
Muito raros:
Acidose láctica (complicação muito grave, que origina vómitos, dor abdominalcom cãibras musculares, sensação de mal estar geral com grande cansaço, eque necessita de tratamento específico). Caso isto ocorra, páre imediatamentede tomar o medicamento e informe rapidamente o seu médico. Eritema (pelevermelha) suave e diminuição dos níveis da vitamina B12.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico oufarmacêutico.

5. COMO CONSERVAR METFORMINA CICLUM

Metformina Ciclum não necessita de precauções especiais de conservação.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Metformina Ciclum após o prazo de validade impresso na embalagemexterior, a seguir a ?Val.:?. O prazo de validade corresponde ao último dia domês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixodoméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos deque já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Metformina Ciclum só pode ser adquirido mediante receita médica.

Qual a composição de Metformina Ciclum:

A substância activa de Metformina Ciclum é a metformina sob a forma decloridrato de metformina.
Os outros componentes são:
Núcleo do comprimido: povidona K90, estearato de magnésio
Revestimento: hipromelose, macrogol 400 e macrogol 6000

Qual o aspecto de Metformina Ciclum e conteúdo da embalagem:
Metformina Ciclum apresenta-se na forma de comprimidos revestidos porpelícula acondicionados em blister, em embalagens de 10, 20, 30 e 60comprimidos.
Podem não ser comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante:

Titular de Autorização de Introdução no Mercado
Ciclum Farma Unipessoal, Lda.
Quinta da Fonte
Edifício D. Amélia ? Piso 1, Ala B
2770-229 Paço de Arcos

Fabricante:
Indústria Química y Farmacéutica VIR, SA
C/Laguna, 42-44 Polígono Industrial Urtinsa II
28923 Alcorcón (Madrid) – Espanha

Este folheto foi aprovado pela última vez em