Neo-Tiroimade Liotironina bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Neo-Tiroimade e para que é utilizado
2. Antes de tomar Neo-Tiroimade
3. Como tomar Neo-Tiroimade
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Neo-Tiroimade
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Neo-Tiroimade 0,025 mg Comprimidos
Liotironina sódica

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.
- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; omedicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmossintomas.
- Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico oufarmacêutico.

Neste folheto:


1. O QUE É Neo-Tiroimade E PARA QUE É UTILIZADO

Grupo farmacoterapêutico: 8.3 – Hormonas e medicamentos usados notratamento das doenças endócrinas. Hormonas da tiróide e antitiroideus.

Indicações terapêuticas
A liotironina sódica pode ser usada como terapêutica de substituição naausência ou redução da função da tiróide, resultante de causas primárias comodeficiência funcional, atrofia primária, ou ausência parcial, ou total das glândulasou dos efeitos de cirurgia, radiação ou agentes antitiróideus; contudo alevotiroxina sódica é geralmente preferida para a terapêutica a longo prazonestas condições.

A liotironina sódica pode também ser utilizada na terapêutica de substituição ousuplementar em doentes com hipotiroidimo secundário (pituitária) ou terciário
(hipotalâmico).

A terapêutica deve ser mantida continuadamente para controlar os sintomas dehipotiroidismo. Como a liotironina sódica tem um ínicio de acção rápido e decurta duração, alguns clínicos preferem-na em relação à levotiroxina sódica.

Utiliza-se quando se deseja um efeito rápido ou um efeito rapidamentereversível, por exemplo em processos de diagnóstico que exigem umasupressão a curto prazo de tirotrofina. Contudo, o facto de a liotironina produzirgrandes impulsos nas concentrações de triiodotironina e a possibilidade deocorrerem efeitos cardiovasculares adversos mais pronunciados torna o uso dofármaco pouco satisfatório na terapêutica a longo prazo. A liotironina sódicapode ser útil quando a absorção da levotiroxina sódica é incerta ou se questionaa conversão periférica de tiroxina para triiodotironina.

A liotironina sódica pode também ser usada na terapêutica de doentes combócio simples (não tóxico) para reduzir o tamanho do bócio. A liotironina sódica
é usada principalmente no teste de supressão de T3 para diferenciar ohipertiroidismo do eutiroidismo em doentes com valores borderline de uptake de
I 131 pela tiróide.


2. ANTES DE TOMAR Neo-Tiroimade

Não tome Neo-Tiroimade
- Se tem alergia (hipersensibilidade) à substância activa ou a qualquer outrocomponente de Neo-Tiroimade.
- Tireotoxicoses; insuficiência cardíaca não compensada.

Tome especial cuidado com Neo-Tiroimade
Em doentes com distúrbios cardiovasculares ou com hipotiroidismo de longaduração devem utilizar-se doses iniciais mais baixas e incrementos menores emais espaçados, para evitar aumentos súbitos das necessidades metabólicas.

Quando o hipotiroidismo resulta de insuficiência da função hipofisária podecoexistir uma insuficiência supra-renal devendo esta ser corrigida antes daterapêutica com agentes tiroideus para evitar insuficiência supra-renal aguda.

Tomar Neo-Tiroimade com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomadorecentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos semreceita médica.

As hormonas da tiróide interagem com:
- Anticoagulantes orais
- Digitálicos
- Antidiabéticos
- Fármacos indutores enzimáticos, como cloroquina, rifampicina, carbamazepina,fenitoína ou barbitúricos
- Colestiramina.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
As preparações tiroideias não atravessam a barreira placentária em quantidadessignificativas e a experiência clínica não indica qualquer efeito colateral sobre ofeto, consequentemente a sua administração à mãe não está contra-indicadadurante a gravidez.

Apenas pequenas quantidades de hormonas tiroideias são eliminadas no leitematerno. As preparações tiroideias deverão ser utilizadas com precaução nasmulheres que amamentam por poderem mascarar um hipotiroidismo congénitoao lactente.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Não são conhecidos efeitos.

Informações importantes sobre alguns componentes de Neo-Tiroimade
Este medicamento contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que temintolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

Este medicamento contém amido de trigo. Adequado para indivíduos comdoença celíaca. Doentes com alergia ao trigo (diferente da doença celíaca) nãodevem tomar este medicamento.

Este medicamento contém um corante, o amarante (E123), o qual pode causarreacções alérgicas.


3. COMO TOMAR Neo-Tiroimade

Tomar Neo-Tiroimade sempre de acordo com as indicações do médico. Falecom o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Neo-Tiroimade administra-se por via oral, sendo a sua dose expressa emmicrogramas. Inicialmente a dose deve ser baixa, aumentando gradual eprogressivamente cada uma ou duas semanas.

A dose diária, única ou fraccionada, deve ser tomada após as refeições. Para otratamento dos estados hipotiroideus, a dose inicial usual para adultos é de 25
µg diários, que será aumentada para uma dose de manutenção. De umamaneira geral, esta dose de manutenção oscila entre 50 a 75 µg diários,divididos em 2 ou 3 tomas. Em alguns casos de insuficiência tiroideia énecessário aumentar aquela dose para 100 µg por dia, para assim controlar ossintomas.

Nos doentes jovens e nos idosos, as doses serão reduzidas proporcionalmente.

Nos idosos com problemas cardiovasculares ou com hipotiroidismo severo, otratamento deve ser iniciado gradualmente utilizando doses baixas e pequenosaumentos e períodos mais longos entre estes aumentos, se necessário.

Os sinais de intolerância (palpitações, cefaleias, astenia e insónias) queeventualmente possam aparecer, cedem rapidamente pela simples redução dadose.

Se tomar mais Neo-Tiroimade do que deveria
Geralmente a sobredosagem aguda de preparações de hormonas tiroideiaspode produzir a sintomatologia típica do hipertiroidismo. Neste caso deve serinstituída de imediato a terapêutica sintomática e de apoio.

O tratamento consiste principalmente em reduzir a absorção gastrointestinal
(indução do vómito, lavagem gástrica) e em antagonizar os efeitos centrais eperiféricos, especialmente os devidos ao aumento da actividade simpática
(administração de digitálicos no caso de insuficiência cardíaca ebetabloqueantes para controlar a hiperactividade simpática, adopção demedidas correctas para controlar a febre, a hipoglicémia e as perdas de líquidos.

Caso se tenha esquecido de tomar Neo-Tiroimade
Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu detomar.

Se parar de tomar Neo-Tiroimade
Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seumédico ou farmacêutico.


4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSIVEIS

Como todos os medicamentos, Neo-Tiroimade pode causar efeitos secundários,no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Os efeitos secundários são dependentes da dose. A posologia com a qual estesocorrem é variável consoante o doente.

Estes efeitos correspondem normalmente aos sintomas de hipertiroidismo eincluem taquicardia, palpitações, excitabilidade, cefaleias, tremores, intolerânciaao calor, perda de peso, insónias, cãibras e fraqueza muscular, suores,irregularidades menstruais, diarreia e vómitos. Estes efeitos normalmentedesaparecem após redução da dosagem ou suspensão temporária dotratamento.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico oufarmacêutico.


5. COMO CONSERVAR Neo-Tiroimade

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Conservar a temperatura inferior a 25ºC.

Não utilize Neo-Tiroimade após o prazo de validade impresso no rótulo do frascoe na embalagem exterior após a abreviatura utilizada para prazo de validade. Oprazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixodoméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos deque já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.


6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Neo-Tiroimade
- A substância activa é: liotironina sódica. Cada comprimido contém 0,025 mg
(25 µg) de liotironina sódica.
- Os outros componentes são: lactose monohidratada, amido de trigo, acacia,talco e amarante (E123).

Qual o aspecto de Neo-Tiroimade e conteúdo da embalagem
Neo-Tiroimade apresenta-se na forma farmacêutica de comprimidos, redondos,cor-de-rosa, acondicionados em frasco de HDPE com tampa de pressão em
LDPE.
Embalagens com 20 e de 60 comprimidos.
É possível que não se encontrem comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado
Sociedade J. Neves, Lda.
Parque Industrial do Seixal
2840-068 Paio Pires Portugal

Fabricante
Laboratório Zimaia, S.A.
Rua de Andaluz, nº 38
1050-006 Lisboa
Portugal

Este folheto foi aprovado pela última vez em