Nicorette Fruit Nicotina bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Nicorette Fruit e para que é utilizado
2. Antes de tomar Nicorette Fruit
3. Como tomar Nicorette Fruit
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Nicorette Fruit
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Nicorette Fruit 2 mg gomas para mascar medicamentosas
Nicorette Fruit 4 mg gomas para mascar medicamentosas
Nicotina

Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.
Este medicamento pode ser adquirido sem receita médica. No entanto, é necessárioutilizar Nicorette Fruit com precaução para obter os devidos resultados.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso precise de esclarecimentos ou conselhos, consulte o seu farmacêutico.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.
Deve contactar um médico se não conseguir deixar de fumar após 6 meses de tratamentocom Nicorette Fruit.

Neste folheto:

1. O QUE É NICORETTE FRUIT E PARA QUE É UTILIZADO

Nicorette Fruit pertence a um grupo de medicamentos que são utilizados para ajudá-lo aparar de fumar.

Nicorette Fruit é utilizado na redução dos sintomas de desejo e de privação da nicotinaque surgem quando se pára de fumar. Nicorette Fruit também pode ser utilizado naredução dos sintomas de desejo e de privação da nicotina em alturas em que não se podeou não se pretende fumar (ex: em locais onde é proibido fumar). Adicionalmente,
Nicorette Fruit pode ser utilizado para reduzir o número de cigarros fumados quando seestá a tentar parar de fumar.

Ao interromper subitamente o aporte de nicotina ao seu organismo através do tabaco,pode sentir diferentes tipos de desconforto, designados por sintomas de privação. Atravésde Nicorette Fruit pode prevenir ou, pelo menos, reduzir esse desconforto, ao assegurar aadministração de uma pequena quantidade de nicotina ao seu corpo durante um curtoperíodo de tempo.

Geralmente, o aconselhamento e apoio melhoram a taxa de sucesso.

2. ANTES DE TOMAR NICORETTE FRUIT

Não tome Nicorette Fruit:
Se tem alergia (hipersensibilidade) à nicotina ou a qualquer outro componente de
Nicorette Fruit;
Se sofre de doença cardíaca grave (ex: angina de peito instável, arritmia grave);
Se sofreu recentemente (nos últimos 3 meses) um ataque cardíaco ou um AVC.

Tome especial cuidado com Nicorette Fruit:
Contacte o seu médico se sofrer de:
Doenças cardiovasculares graves;
Tensão arterial elevada que não esteja a ser tratada;
Doença hepática grave ou moderada;
Doença renal grave;
Diabetes;
Problemas na glândula tiróide;
Problemas na medula supra-renal (feocromocitoma);
Úlcera do estômago.

Os indivíduos com menos de 18 anos de idade não devem utilizar Nicorette Fruit,excepto quando prescrito por um médico. Nicorette Fruit não deve ser utilizado por nãofumadores.

A goma para mascar medicamentosa pode aderir à dentadura, e em casos raros, podedanificá-la.

As doses indicadas em adultos podem causar envenenamento grave ou mesmo a morteem crianças pequenas. Desta forma, é essencial que mantenha sempre as gomas paramascar medicamentosas de Nicorette Fruit fora do alcance e da vista das crianças.

Utilizar Nicorette Fruit com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Esta situação
é particularmente importante se estiver a tomar medicamentos que contenham teofilina,tacrina, clozapina, ropinirol, flecainida ou pentazocina.

Gravidez e aleitamento
É muito importante parar de fumar durante a gravidez, dado que o consumo de tabacopode prejudicar o crescimento do seu bebé. Idealmente deverá tentar parar de fumar semrecorrer a medicamentos que contenham nicotina. Caso não seja possível, o Nicorette
Fruit deverá ser utilizado apenas após aconselhamento do profissional de saúde que está aacompanhar a sua gravidez, do seu médico de família ou do médico de um centroespecializado na prestação de auxílio a pessoas que pretendem deixar de fumar.

Nicorette Fruit deve ser evitado durante a fase de aleitamento, dado que a nicotina éencontrada no leite materno e pode afectar o seu bebé. Caso o seu médico tenharecomendado a utilização de Nicorette Fruit durante a fase de aleitamento, deverá tomaros comprimidos logo após a amamentação.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Não foram observados quaisquer efeitos sobre a capacidade de conduzir ou utilizarmáquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Nicorette Fruit
Nicorette Fruit contém xilitol, que pode ter um efeito laxante. Valor calórico: 2,4 kcal/gde xilitol, que é equivalente a 1,4 kcal por goma para mascar medicamentosa (Nicorette
Fruit 2 mg e 4 mg).

3. COMO TOMAR NICORETTE FRUIT

Utilize Nicorette Fruit sempre de acordo com as orientações especificadas neste folhetoinformativo. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

A dose das gomas para mascar medicamentosas de Nicorette Fruit deve ser escolhidacom base na sua dependência de nicotina. Se fumar mais do que 20 cigarros por dia ou sefalhou a tentativa de deixar de fumar utilizando as gomas de 2 mg, deve iniciar otratamento com as gomas de 4 mg. Os restantes fumadores devem começar o tratamentocom as gomas de 2 mg.

No início do tratamento, pode utilizar uma goma em intervalos de 1 a 2 horas. Na maioriados casos, será suficiente utilizar 8-12 gomas para mascar medicamentosas por dia. Nãodeve utilizar mais do que 24 gomas por dia.

Cessação tabágica
O período de tratamento é individual. Normalmente, o tratamento deve durar pelo menos
3 meses. Após esse período, a dose de nicotina deve ser reduzida gradualmente. Otratamento deve ser descontinuado quando a dose de nicotina já estiver reduzida a 1-2gomas por dia. A utilização de Nicorette Fruit por períodos superiores a 1 ano não é,habitualmente, recomendada.

Alguns ex-fumadores podem necessitar de tratamento durante períodos mais prolongadospara evitar o retorno ao hábito tabágico. Deve guardar as gomas para mascarmedicamentosas não utilizadas para fazer face a um desejo súbito de fumar.

Redução do hábito tabágico
Nicorette Fruit deve ser utilizado entre episódios de fumar, de forma a prolongar osintervalos sem fumar, com a intenção de reduzir a quantidade de cigarros fumados tantoquanto possível. Se, ao final de 6 semanas, não conseguir reduzir o número de cigarros

diários, deve procurar o aconselhamento de um médico. Deve fazer uma tentativa deabandono completo do hábito de fumar assim que se sentir capaz, mas sempre até 6meses após o início do tratamento. No caso de não ser possível fazer esta tentativa numperíodo de 9 meses após o início do tratamento, deve procurar o aconselhamento de ummédico.

A utilização de Nicorette Fruit por períodos superiores a 1 ano não é, habitualmente,recomendada. No entanto, alguns ex-fumadores podem necessitar de tratamento com asgomas para mascar durante períodos mais prolongados para evitar o retorno ao hábitotabágico. Deve guardar as gomas para mascar medicamentosas não utilizadas para fazerface a um desejo súbito de fumar.

Abstinência temporária
Utilize uma goma para mascar medicamentosa em alturas em que não pode fumar (ex:locais onde é proibido fumar) ou noutras situações em que não pretende fumar, mas emque essa necessidade pode surgir.

Modo e via de administração:
As gomas para mascar medicamentosas são usadas por via bucal. É importante utilizaruma técnica de mastigação adequada das gomas para mascar medicamentosas.

Deve mastigar uma goma para mascar medicamentosa cada vez que sente necessidade defumar. Cada goma deve ser mastigada lentamente durante 30 minutos para libertar toda anicotina que contém. A nicotina é absorvida através da mucosa bucal quando a goma émastigada.

A nicotina engolida é destruída no estômago e eliminada, podendo também produzirsintomas desagradáveis, por isso não deve mastigar vigorosamente.

Se, nos primeiros dias, respeitar cuidadosamente as instruções dadas a seguir, treinar-se-áa mastigar a goma com a velocidade correcta. Isto proporcionará a quantidade adequadade nicotina e evitará os efeitos de mastigar demasiado depressa.
Coloque uma goma para mascar medicamentosa de Nicorette Fruit na boca, mastiguelentamente demorando alguns segundos entre cada mastigação;
Faça isto durante cerca de 10 mastigações e deixe a goma sob o lábio ou a bochechadurante um ou dois minutos;
Faça cerca de mais 10 mastigações e descanse de novo;
Continue a mastigar deste modo durante cerca de 30 minutos;
Pode aumentar a velocidade de mastigação, dependendo da sua necessidade, ou dequando se adaptar ao sabor da goma para mascar medicamentosa.

Se tomar mais Nicorette Fruit do que deveria
Se tomar mais Nicorette Fruit do que deveria ou se uma criança tomar Nicorette Fruit,contacte um médico ou um serviço de urgência imediatamente.

Os sintomas de sobredosagem são náuseas, produção excessiva de saliva, dor noestômago, diarreia, transpiração, dor de cabeça, tonturas, alterações ao nível da audição esensação de fraqueza. Para doses elevadas, estes sintomas podem ser seguidos porpressão arterial baixa, pulso fraco e irregular, dificuldades respiratórias, cansaço extremo,colapso circulatório e convulsões generalizadas.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Nicorette Fruit pode causar efeitos secundários, noentanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Nicorette Fruit pode provocar os mesmos efeitos secundários que a nicotina, mas deforma diferente. Os efeitos secundários são geralmente dependentes da dose.

Os efeitos secundários muito frequentes (que podem ocorrer em mais do que 1 em 10utilizadores) especialmente durante as primeiras semanas são:
Irritação na boca ou garganta.

Outros efeitos secundários muito frequentes (que podem ocorrer em mais do que 1 em 10utilizadores) são:
Dores de cabeça
? Mal-estar gastrointestinal
Náuseas ? Dores nos maxilares
Soluços

Os efeitos secundários frequentes (que podem ocorrer em mais do que 1 em 100utilizadores e em menos do que 1 em 10 utilizadores) são:
? Tonturas
? Vómitos

Os efeitos secundários pouco frequentes (que podem ocorrer em mais do que 1 em 1000utilizadores e em menos do que 1 em 100 utilizadores) é:
? Palpitações
? Irritação da pele

Um efeito secundário raro (que pode ocorrer em mais do que 1 em 10000 utilizadores eem menos do que 1 em 1000 utilizadores) é:
? Reacções alérgicas, tais como angioedema

Um efeito secundário muito raro (que pode ocorrer em menos do que 1 em 10000utilizadores) é:
? Fibrilhação cardíaca reversível

Alguns sintomas, tais como tonturas, dor de cabeça, dificuldade em dormir, podem estarrelacionados com os sintomas de privação que ocorrem durante a cessação tabágica epodem estar relacionados com a diminuição da quantidade de nicotina no organismo.
Podem ocorrer úlceras aftosas na boca quando se tenta parar de fumar, no entanto, arelação com o tratamento com nicotina não é clara.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR NICORETTE FRUIT

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Nicorette Fruit após o prazo de validade impresso no blister e na embalagemexterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não conservar acima de 25ºC.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão contribuir para a protecção do ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Nicorette Fruit

A substância activa é a nicotina. Cada goma para mascar medicamentosa contém 10 mgou 20 mg de um complexo resina-nicotina a 20 %, equivalente a 2 mg ou 4 mg denicotina, respectivamente.
Os outros componentes são: goma base, xilitol, óleo essencial de hortelã-pimenta,carbonato de sódio anidro, Bicarbonato de sódio (apenas nas gomas de 2 mg),acessulfamo potássico, levomentol, óxido de magnésio leve, amarelo de quinoleína
(apenas nas gomas de 4 mg), Aroma de tutti-frutti, hipromelose, sucralose, polissorbato
80, xilitol, goma arábica, dióxido de titânio, cera de carnaúba.

Qual o aspecto de Nicorette Fruit e conteúdo da embalagem
Nicorette Fruit é comercializado na forma farmacêutica de gomas para mascarmedicamentosas, disponíveis nas dosagens de 2 mg e 4 mg. Embalagens de 15, 30, 105gomas para mascar medicamentosas. É possível que não sejam comercializadas todas asapresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Johnson & Johnson, Lda.
Estrada Consiglieri Pedroso, 69 A,
Queluz de Baixo, 2730-055 Barcarena
Tel.: 21 436 88 35
Fabricante:

McNeil AB,
Norrbroplatsen 2,
SE-251 09 Helsingborg, Suécia

Este folheto foi aprovado pela última vez em