Paracetamol toLife Paracetamol bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Paracetamol toLife e para que é utilizado
2. Antes de tomar Paracetamol toLife
3. Como tomar Paracetamol toLife
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Paracetamol toLife
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Paracetamol toLife 500 mg Comprimidos
Paracetamol toLife 1000 mg Comprimidos paracetamol

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhesprejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários nãomencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É PARACETAMOL TOLIFE E PARA QUE É UTILIZADO

Paracetamol toLife é um medicamento para o alívio da dor e diminuição da febre (analgésico eantipirético).
É utilizado para o tratamento sintomático da dor ligeira a moderada e/ou da febre.

2. ANTES DE TOMAR PARACETAMOL TOLIFE

Não tome Paracetamol toLife
Se tem alergia (hipersensibilidade) ao paracetamol ou a qualquer outro componente de
Paracetamol toLife

Tome especial cuidado com Paracetamol toLifese tem uma doença no fígado ou nos rins;se está em estado de má-nutrição, por exemplo, causado por abuso de bebidas alcoólicasse está a tomar outros medicamentos que contenham paracetamolse tem anemia hemolítica grave (diminuição anormal do nº de glóbulos vermelhos no sangue)

Não deve utilizar Paracetamol toLife frequentemente por um longo período de tempo, uma vezque a utilização prolongada pode causar problemas no fígado. Fale com o seu médico oufarmacêutico se tiver intenção de tomar paracetamol por um longo período de tempo.

Em crianças tratadas com 60 mg/kg/dia de paracetamol, não se justifica a combinação com outroantipirético, excepto em casos de falta de eficácia.

Recomenda-se precaução na administração de paracetamol a doentes com insuficiência grave dorim ou com insuficiência hepatocelular ligeira a moderada.

Os riscos de uma sobredosagem são superiores em doentes com doença hepática não-cirróticaalcoólica. Recomenda-se precaução em casos de alcoolismo crónico. Neste caso, a dose diárianão deverá exceder 2 g.

O paracetamol deve ser usado com precaução em situações de desidratação e de má-nutriçãocrónica.

Se sofrer de alcoolismo ou se tiver uma doença no fígado, não utilize paracetamol excepto seprescrito pelo seu médico e não tome paracetamol em simultâneo com bebidas alcoólicas. Oparacetamol não potencia o efeito do álcool.

Se está a tomar simultaneamente outros medicamentos para as dores que contenham paracetamol,não tome Paracetamol toLife sem primeiro falar com o seu médico ou farmacêutico.

Nunca tome mais comprimidos de Paracetamol toLife do que o recomendado. Uma dose superiornão aumenta o alívio da dor; em vez disso, pode causar lesões no fígado. Os primeiros sintomasde danos no fígado ocorrem após alguns dias. É assim muito importante que contacte com o seumédico assim que possível se tomou mais comprimidos de Paracetamol toLife do que orecomendado neste folheto.

Após o uso incorrecto de analgésicos a longo prazo e em doses elevadas, podem ocorrer dores decabeça que podem não ser tratadas com doses elevadas deste medicamento.
De um modo geral, a ingestão habitual de medicamentos para as dores, em particular emcombinação com várias substâncias analgésicas, pode conduzir a lesões nos rins permanentescom risco de insuficiência do rim (nefropatia analgésica).

A paragem repentina da toma de paracetamol após a utilização a longo prazo, pode conduzir adores de cabeça, fadiga, dor muscular, nervosismo, tonturas e desmaios. Estes sintomasdesaparecem após alguns dias. Até esta altura, deve evitar a utilização adicional de analgésicos enão deve ser reiniciar o tratamento com estes medicamentos sem um aconselhamento médico.

Não deve tomar Paracetamol toLife por longos períodos de tempo nem em doses elevadas semprimeiro falar com o seu médico ou dentista.

Crianças e adolescentes
Paracetamol toLife não é recomendado para crianças de idade inferior a 11 anos.

Ao tomar Paracetamol toLife com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outrosmedicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. É especialmente importantenos seguintes casos:cloranfenicol (para tratar infecções);zidovudina (para tratar a SIDA);rifampicina (para tratar infecções);cimetidina (para tratar a azia);metoclopramida ou domperidona (para tratar náuseas e vómitos);colestiramina (para diminuir o colesterol)

probenecida (para tratar, por exemplo, a gota)anticoagulantes (medicamentos para tornar o sangue menos espesso, por exemplo varfarina), nocaso de ser necessário tomar um medicamento para o alívio das dores diariamente durante umlongo período de tempo.glutetimida, fenobarbital, carbamazepina (para tratar a epilepsia)hipericão.

Efeito da administração de paracetamol nos testes laboratoriais: os testes para medição do ácido
úrico e do açúcar no sangue podem ser afectados.

Ao tomar Paracetamol toLife com alimentos e bebidas
A utilização simultânea de paracetamol com o consumo de grandes quantidades de bebidasalcoólicas deve ser evitada.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Durante a gravidez, o paracetamol não deve ser utilizado por longos períodos de tempo, em doseselevadas ou em combinação com outros medicamentos.
Doses terapêuticas de paracetamol podem ser usadas durante a gravidez e o aleitamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas
O Paracetamol toLife não influência a sua capacidade para conduzir ou utilizar máquinas.

3. COMO TOMAR PARACETAMOL TOLIFE

Tomar Paracetamol toLife sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seumédico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Não exceda a dose recomendada.
A dose recomendada de Paracetamol toLife é baseada na idade e no peso corporal do doente; adose usual é de 10 – 15 mg de paracetamol por kg de peso corporal em dose única, até à dosediária máxima de 60 mg/kg de peso corporal.

Paracetamol toLife 500 mg Comprimidos:
Adultos e adolescentes com mais de 65 kg
A dose usual é de 500 mg a 1000 mg (1 a 2 comprimidos) de 4 em 4 horas conforme necessário,até ao máximo de 3000 mg (6 comprimidos) por dia.

Adolescentes com peso entre 44 e 65 kg (idade superior a 12 anos)
A dose usual é de 500 mg (1 comprimido) de 4 em 4 horas conforme necessário, até ao máximode 3000 mg (6 comprimidos) por dia.

Crianças com peso entre 33 e 43 kg (idades entre 11 e 12 anos)
A dose usual é de 500 mg (1 comprimido) de 6 em 6 horas conforme necessário, até ao máximode 2000 mg (4 comprimidos) por dia.

Paracetamol toLife 1000 mg Comprimidos:
Adultos e adolescentes com mais de 65 kg

A dose usual é de 500 mg a 1000 mg (1/2 a 1 comprimido) de 4 em 4 horas conforme necessário,até ao máximo de 3000 mg (3 comprimidos) por dia. Os comprimidos de Paracetamol toLife
1000 mg podem ser divididos em metades iguais.

Adolescentes com peso entre 44 e 65 kg (idade superior a 12 anos)
A dose usual é de 500 mg (1/2 comprimido) de 4 em 4 horas conforme necessário, até ao máximode 3000 mg (3 comprimidos) por dia. Os comprimidos de Paracetamol toLife 1000 mg podem serdivididos em metades iguais.

Crianças de idade inferior a 11 anos: Não é recomendado.

Deverá contactar um médico se os seus sintomas piorarem ou se não melhorarem após 3 dias detratamento, ou se tiver febre alta.

Grupos especiais de doentes:
Doentes idosos:
Não é necessário ajustar a dose em doentes idosos.

Doentes com compromisso da função do rim ou fígado:
Em doentes com compromisso da função do rim ou fígado, a dose deve ser reduzida ou ointervalo entre as doses deve ser prolongado. Consulte o seu médico ou farmacêutico antes detomar este medicamento.

Crianças e adolescentes com baixo peso corporal:
Os comprimidos de Paracetamol toLife não são adequados para crianças de idade inferior a 11anos ou com menos de 33 kg de peso corporal, uma vez que a dosagem deste medicamento não éapropriada para este grupo etário. Neste caso, estão disponíveis outras formulações e dosagensmais adequadas.

Modo de administração:
Os comprimidos são para administrar por via oral.
Engula o comprimido com um copo de água.

Se tomar mais Paracetamol toLife do que deveria:
Em caso de sobredosagem, deverá procurar de imediato a assistência médica, mesmo que se sintabem, uma vez que corre o risco de surgirem lesões graves no fígado algumas horas mais tarde.

Caso de tenha esquecido de tomar Paracetamol toLife:
Se se esqueceu de tomar uma dose, tome-a logo que se lembrar, e depoir continue o tratamentocomo anteriormente. No entanto, não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que seesqueceu de tomar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico oufarmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Paracetamol toLife pode causar efeitos secundários; no entantoestes não se manifestam em todas as pessoas.

Efeitos secundários raros (afectam 1 a 10 em cada 10.000 doentes):
Erupção da pele com comichão (urticária); aumento das enzimas do fígado; aumento dacreatinina sérica, comichão (prurido), sudação, pequenas hemorragias na pele (púrpura).
Perturbações no sangue (redução do número de plaquetas, células brancas e neutrófilos nosangue, anemia hemolítica); estreitamento das vias aéreas em pessoas com predisposição,reacções alérgicas (reacções de hipersensibilidade incluido erupções cutâneas e angioedema comsintomas como inchaço da face, lábios, língua ou garganta); dor no estômago, diarreia, náuseas,vómitos, sangramento (hemorragia), olhos amarelos (icterícia), inchaço dos tornozelos (edema).
Problemas no fígado, nos rins e urinários, bem como inflamação do pâncreas (pancreatite).

No tratamento a longo prazo, não pode ser excluída a possibilidade de ocorrerem lesões nos rins.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários nãomencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR PARACETAMOL TOLIFE

Manter fora do alcance e da vista das crianças.
O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.
Não utilize Paracetamol toLife após o prazo de validade impresso no blister, cartonagem ou nofrasco. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.
Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte aoseu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irãoajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Paracetamol toLife
– A substância activa é o paracetamol. Paracetamol toLife contém 500 mg ou 1000 mg deparacetamol.
– Os outros componentes são: Carboximetilamido sódico tipo A, Povidona (K-30), Amido demilho pré-gelatinizado, Ácido esteárico.

Qual o aspecto de Paracetamol toLife e conteúdo da embalagem
Paracetamol toLife 500 mg
Comprimidos brancos, de forma capsular, com a gravação ?500? num dos lados e sem gravaçãono outro lado.
Dimensões das embalagens:
Blister: 10/12/20/24/30/100 comprimidos
Frascos de HDPE: 500 comprimidos

Paracetamol toLife 1000 mg Comprimidos
Comprimidos brancos, de forma capsular, com as gravações ?10? e ?00? em cada lado daranhura numa das faces do comprimido e as gravações ?PA? e ?RA? em cada lado da ranhura naoutra face. Os comprimidos podem ser divididos em metades iguais.
Dimensões das embalagens:
Blister: 12/16/18/24/100 comprimidos

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

toLife ? Produtos Farmacêuticos, S.A.
Av. do Forte, 3, Edif. Suécia III, Piso 1
2794-093 Carnaxide
Portugal

Fabricante

Millmount Healthcare
Unit 1, Donore Road Industrial Estate, Drogheda, Co. Louth
Irlanda

Este medicamento está autorizado noutros Estados-Membros do Espaço Económico Europeu comos seguintes nomes:

DE: Paracetamol Norpharm 500 mg and 1000 mg Tabletten
IT: Paracetamolo Pensa
IE: Paracetamol 500mg and 100mg tablets
DK: Paracetamol Pensa 500 mg tabletter / Paracetamol Pensa 1 g tabletter
FI: Paracetamol Pensa 500 mg tabletti / Paracetamol Pensa 1 g tabletti
SE: Paracetamol Pensa 500 mg tabletter / Paracetamol Pensa 1 g tabletter
NO: Paracetamol Pensa 500 mg tabletter / Paracetamol Pensa 1 g tabletter

Este folheto foi aprovado pela última vez em