Ramipril + Hidroclorotiazida toLife Ramipril + Hidroclorotiazida bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Ramipril + Hidroclorotiazida toLife e para que é utilizado
2. Antes de tomar Ramipril + Hidroclorotiazida toLife
3. Como tomar Ramipril + Hidroclorotiazida toLife
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Ramipril + Hidroclorotiazida toLife
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Ramipril + Hidroclorotiazida toLife 2,5 mg + 12,5 mg comprimidos
Ramipril + Hidroclorotiazida toLife 5 mg + 25 mg comprimidos
Ramipril + Hidroclorotiazida

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.
– Caso tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
– Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
– Se alguns dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É Ramipril + Hidroclorotiazida toLife E PARA QUE É UTILIZADO

Ramipril + Hidroclorotiazida toLife é um medicamento constituído por ramipril, uminibidor da enzima conversora da angiotensina (IECA), e por hidroclorotiazida, umdiurético tiazídico.
Ramipril + Hidroclorotiazida toLife é utilizado no tratamento da hipertensão arterial emdoentes que não responderam adequadamente ao tratamento com um IECA ou umdiurético administrados isoladamente.
Ramipril + Hidroclorotiazida toLife não é adequado na terapêutica inicial da hipertensãoarterial.

2. ANTES DE TOMAR Ramipril + Hidroclorotiazida toLife

Não tome este medicamento e informe o seu médico ou farmacêutico se alguma destassituações se aplicar:
– Se tem hipersensibilidade (alergia) ao ramipril, à hidroclorotiazida, a quaisquer outrosderivados das sulfonamidas ou a qualquer outro componente de Ramipril +
Hidroclorotiazida toLife;
– Se já sofreu edema angioneurótico;
– Se tem problemas nos rins ou no fígado;
– Se está grávida ou a amamentar.

Para além disso, não se recomenda a realização de diálise com algumas membranasde débito elevado (por ex.: membranas de poliacrilonitrilo) nem a aférese de

lipoproteínas de baixa densidade com o sulfato de dextrano, em doentes que tomemeste tipo de medicamentos (IECAs).

Tome especial cuidado com Ramipril + Hidroclorotiazida toLife
Antes de tomar este medicamento, deve informar o seu médico se:
– Sofre de alergia ou asma brônquica;
– Sofre de problemas nos rins;
– Sofre de insuficiência cardíaca congestiva;
– Sofre de estenose renal;
– Foi submetido a transplante renal;
– Apresenta desequilíbrio de fluídos ou electrólitos;
– Foi submetido a uma grande cirurgia, a anestesia com agentes hipotensores ou atubocurarina;
– É diabético medicado com antidiabéticos orais ou insulina.

Tomar Ramipril + Hidroclorotiazida toLife com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.
O seu médico dir-lhe-á quais os medicamentos que pode tomar com Ramipril +
Hidroclorotiazida toLife.

Ramipril + Hidroclorotiazida toLife pode interagir com:
– Suplementos de potássio, agentes retentores de potássio ou substitutos de salcontendo potássio;
Glucocorticóides, laxantes, sais de lítio;
– Agentes anti-hipertensivos (por ex., diuréticos e outras substâncias com potencial anti-
hipertensivo: barbitúricos, fenotiazinas, antidepressivos tricíclicos e vasodilatadores);
– Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (por ex., ácido acetilsalicílico,fenilbutazona e indometacina);
– Imunosupressores, agentes citostáticos, corticosteróides sistémicos;
– Analgésicos que causam retenção sódica;
Adrenalina, agentes antigotosos e quinina;
Colestiramina, relaxantes musculares tipo curare, penicilinas e sulfonamidas;
Antidiabéticos orais ou insulina.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Ramipril + Hidroclorotiazida toLife não deve ser administrado durante a gravidez,devendo a mesma ser excluída antes do início do tratamento e deve ser evitada noscasos em que é indispensável o tratamento com este medicamento.
Se tenciona ficar grávida, informe o seu médico, para que o tratamento com este tipo demedicamentos (IECAs) seja substituído por outras terapêuticas.
Se ficar grávida durante o tratamento com Ramipril + Hidroclorotiazida toLife, informe deimediato o seu médico. A medicação deve ser substituída assim que possível.
Ramipril + Hidroclorotiazida toLife não deve ser usado durante o aleitamento.

Se, durante o aleitamento, o tratamento com Ramipril + Hidroclorotiazida toLife fornecessário, então não deverá amamentar, de forma a evitar que o lactente ingirapequenas quantidades do medicamento através do leite materno.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Podem ocorrer diferentes reacções, como tonturas e fadiga, principalmente no início dotratamento, quando se aumenta a posologia ou se altera a medicação (introduçãoconcomitante de outros medicamentos que potenciam a acção dos inibidores da ECA),que podem afectar a capacidade de conduzir veículos ou manusear máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Ramipril + HidroclorotiazidatoLife
Ramipril + Hidroclorotiazida toLife contém lactose. Se foi informado pelo seu médicoque tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. COMO TOMAR Ramipril + Hidroclorotiazida toLife

Tome Ramipril + Hidroclorotiazida toLife sempre de acordo com as indicações domédico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
A dose habitual é um comprimido de Ramipril + Hidroclorotiazida toLife diariamente. Senecessário, a dose pode ser aumentada em intervalos de pelo menos três semanas, atéum máximo de 10 mg de ramipril + 50 mg de hidroclorotiazida, diariamente (2comprimidos de Ramipril + Hidroclorotiazida toLife 5 mg + 25 mg).
Este medicamento deve ser tomado como uma dose única, antes, durante ou após opequeno-almoço, com muito líquido. A duração do tratamento depende das instruçõesdo seu médico.

Doentes com alteração da função renal
Estes doentes devem tomar doses mais reduzidas de Ramipril + Hidroclorotiazida toLifee a função renal deve ser monitorizada.
Informe o seu médico se tem problemas nos rins ou se toma outros medicamentos, eledir-lhe-á qual a dose mais adequada.

Se tomar mais Ramipril + Hidroclorotiazida toLife do que deveria
Se tomar mais cápsulas de Ramipril + Hidroclorotiazida toLife do que deveria, ou seoutra pessoa ou uma criança tomarem o seu medicamento, fale imediatamente com oseu médico ou farmacêutico.

O tratamento com Ramipril + Hidroclorotiazida toLife deve ser interrompido e o doentesubmetido a estreita vigilância médica. As medidas terapêuticas sugeridas incluem aindução de vómitos e/ou lavagem gástrica, se a ingestão for recente, e a correcção dadesidratação, do desequilíbrio electrolítico e da hipotensão através dos procedimentoshabituais.

Caso se tenha esquecido de tomar Ramipril + Hidroclorotiazida toLife

Tente tomar diariamente o medicamento conforme indicado pelo seu médico. Noentanto, se se esqueceu de tomar uma dose, deverá tomá-la assim que se lembrar.
Contudo, se faltar pouco tempo para a próxima toma, não tome a dose esquecida. Deveaguardar pela hora da próxima toma e manter o esquema terapêutico estabelecido peloseu médico. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceude tomar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como os demais medicamentos, Ramipril + Hidroclorotiazida toLife pode causar efeitossecundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Tensão Arterial
Sobretudo no início do tratamento e após o aumento da dose de ramipril ou de ummedicamento diurético adicional, e como resultado da diminuição da tensão arterial,podem surgir: alterações do equilíbrio, perturbações da concentração e das reacções,fadiga, astenia, tonturas, taquicardia, palpitações, perturbações da regulaçãoortostática, náuseas, suores, zumbidos, perturbações da audição, cefaleias, ansiedade,sonolência e arritmias.

Como resultado de uma baixa excessiva de tensão arterial podem ocorrer aindaperturbações da perfusão devido a estenoses vasculares, principalmente em doentescom doença cardíaca coronária ou estenose hemodinamicamente relevante de vasossanguíneos que irriguem zonas isquémicas do miocárdio (p.ex. no seguimento daangina de peito e enfarte do miocárdio) ou do cérebro (p.ex. no seguimento de ataqueisquémico transitório ou AVC).

Rim e balanço electrolítico
Durante o tratamento com ramipril pode haver uma deterioração da função renal.

Pele, vasos sanguíneos, reacções anafilácticas e anafilactóides
Raramente podem ainda ocorrer edemas angioneuróticos (da língua, faringe ou laringe).
Se tal acontecer, deve contactar imediatamente o seu médico e interromper de imediatoo tratamento com Ramipril + Hidroclorotiazida toLife. Esta situação pode exigir medidasde emergência. Também são possíveis edemas não-angioneuróticos mais ligeiros, p.ex.envolvendo o tornozelo. Podem ainda ocorrer erupções e outras reacções cutâneas,conjuntivite, sensibilidade da pele à luz e por vezes queda do cabelo e das unhas. Nocaso de sentir comichão intensa com urticária, deve informar imediatamente o seumédico.

A probabilidade e a gravidade de reacções anafilácticas e anafilactóides podemaumentar sob a influência de inibidores da ECA. Este facto deve ser consideradoquando se efectua a dessensibilização.

Tracto respiratório

Pode ocorrer tosse irritativa seca (frequentemente), que se agrava muitas vezes à noitee ocorre com maior frequência em mulheres e não fumadores. Podem ainda ocorrerrinite, sinusite, bronquite e broncoespasmo. Caso ocorra dispneia ou se agrave, odoente deve informar um médico imediatamente.

Tracto digestivo
Podem ocorrer secura da boca, irritação ou inflamação da mucosa oral, perturbaçõesdigestivas, obstipação, diarreia, náuseas e vómitos, dor gástrica do tipo gastrite,desconforto na parte superior do abdómen (por vezes, com elevações dos níveis dasenzimas pancreáticas), pancreatite, aumento das enzimas hepáticas e/ou da bilirrubinasérica, icterícia colestática, outras formas de perturbação da função hepática e hepatite.

Hemograma
Podem ocorrer diminuição ligeira a grave do número de eritrócitos ou do conteúdo emhemoglobina, trombopénia e leucopénia, algumas vezes apenas limitada a neutropénia,agranulocitose, depressão da medula óssea e pancitopénia e anemia hemolítica.

Podem ainda ocorrer perturbações do equilíbrio, cefaleias, irritabilidade, agitação,tremores, perturbações do sono, confusão, anorexia, humor deprimido, ansiedade,parestesias, alterações do paladar (por ex., sabor metálico), diminuição do paladar,algumas vezes mesmo perda do paladar, cãibras musculares, impotência eréctil eredução da libido, vasculite, mialgias, artralgias, febre, eosinofilia, lúpus eritematoso,aumento de colesterol e triglicéridos, hiperuricémia e gota.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR Ramipril + Hidroclorotiazida toLife

Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não conservar acima de 25ºC.
Não utilize Ramipril + Hidroclorotiazida toLife após o prazo de validade impresso naembalagem exterior, a seguir a Val. O prazo de validade corresponde ao último dia domês indicado.
Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Ramipril + Hidroclorotiazida toLife
– As substâncias activas são ramipril e hidroclorotiazida, nas dosagens de 2,5 mg + 12,5mg ou 5 mg + 25 mg.
– Os outros componentes são Bicarbonato de sódio, lactose mono-hidratada,croscarmelose sódica, amido pré-gelificado e Fumarato sódico de estearilo.

Qual o aspecto de Ramipril + Hidroclorotiazida toLife e o conteúdo da embalagem
Ramipril + Hidroclorotiazida toLife apresenta-se sob a forma de comprimidos, estandodisponível em embalagens de 14, 28 e 56 comprimidos. É possível que não sejamcomercializadas todas as apresentações.

Os comprimidos são brancos, oblongos e ranhurados. Os comprimidos de 2,5 mg +
12,5 mg possuem ainda a marcação ?12.5? e os comprimidos de 5 mg + 25 mgpossuem a marcação ?25?.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e FabricantetoLife ? Produtos Farmacêuticos, S.A.
Estrada Consiglieri Pedroso, nº 71, Edifício B, 1º
Queluz de Baixo
2730-055 Barcarena

Fabricante:
Actavis Hf.
Reykjavikurvegi 78, IS-220 Hafnarfjordur, Islândia

Este folheto foi aprovado pela última vez em