Rapat Tramadol + Paracetamol bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Rapat e para que é utilizado
2. Antes de tomar Rapat
3. Como tomar Rapat
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Rapat
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador

Rapat 37,5 mg / 325 mg Comprimidos revestidos por película
Cloridrato de tramadol /Paracetamol

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico

Neste folheto:

1. O QUE É RAPAT E PARA QUE É UTILIZADO

Rapat é uma associação de dois analgésicos. O tramadol é um agente narcótico que actuana eliminação da dor. O paracetamol é menos potente que o tramadol no alívio da dormas, em associação com este aumenta o seu efeito.

Rapat está indicado no tratamento da dor moderada a intensa, quando o seu médicorecomendar a utilização de uma associação de tramadol e paracetamol é necessária.

2. ANTES DE TOMAR RAPAT

Não tome Rapat se: tem alergia (hipersensibilidade) ao paracetamol, tramadol ou aqualquer outro componente de Rapat bebe álcool está a tomar qualquer medicamento queprovoque sonolência ou reacções retardadas, por exemplo medicamentos opióides paraalívio da dor, tais como morfina e codeína está a tomar ou tomou nas últimas 2 semanas,inibidores da monoaminoxidase (IMAOs), por exemplo para o tratamento da depressão sofre de uma doença grave do fígado sofre de epilepsia que não está controlada pelo seutratamento usual.

Tome especial cuidado com Rapat se tem problemas renais tem problemas de fígado ouproblemas hepáticos relacionados com o álcool, ou se notou amarelecimento dos olhos epele, o que pode ser indicativo de icterícia ou de problemas nos ductos biliares temdificuldades em respirar, por exemplo asma, ou problemas pulmonares graves

está dependente de qualquer medicamento utilizado para aliviar a dor moderada a grave,como por exemplo, morfina é epiléptico ou já teve convulsões ou crises convulsivas tiversofrido traumatismo craniano, choque ou fortes dores de cabeça associadas ou não avómitos

Ao tomar Rapat com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Não tome Rapat com os seguintes medicamentos: inibidores da monoaminoxidase
(?IMAOs?) opióides para o alívio da dor, tais como a morfina e a codeína

Não é recomendado tomar Rapat em simultâneo com os seguintes medicamentos:carbamazepina, medicamento utilizado para o tratamento da epilepsia ou nevralgia facial
(episódios de dor intensa na face) opióides, utilizados no tratamento da dor moderada agrave, por exemplo buprenorfina, nalbufina ou pentazocina.

Em determinadas circunstâncias, Rapat pode ser tomado com os seguintes medicamentos:inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRSs) utilizados para o tratamento dadepressão
Foram notificados alguns casos de síndrome da serotonina com relação temporal com aterapêutica com tramadol em combinação com outros medicamentos serotoninérgicoscomo inibidores selectivos da recaptação da serotonina e triptanos. Os sinais de síndromeda serotonina podem ser, por exemplo, confusão, agitação, febre, suores, ataxia,hiperrreflexia, mioclonus e diarreia.
Certos medicamentos da família da morfina utilizados, por exemplo, na prevenção oualívio da tosse sedativos, por exemplo, benzodiazepinas comprimidos para dormir, porexemplo, barbitúricos certos medicamentos utilizados para diminuir a pressão arterialtalidomida baclofeno, utilizado como relaxante muscular varfarina, utilizada para tornar osangue mais fluído inibidores do citocromo CYP3A4, por exemplo, cetoconazol
(antifúngico) ou eritromicina (antibiótico).
Bupropiona, utilizado para ajudar a deixar de fumar antidepressivos tricíclicostranquilizantes

A administração simultânea dos seguintes medicamentos pode afectar a forma como
Rapat actua no organismometoclopramida e domperidona, utilizados para as náuseas e vómitoscolesteramina, utilizado para o tratamento da diarreia e prurido cutâneo

Cirurgias e exames
Informe o seu médico ou dentista que está a tomar Rapat antes de receber uma anestesiageral.

Ao tomar Rapat com alimentos e bebidas
Rapat pode ser tomado com ou sem alimentos.

-Rapat pode fazê-lo sentir-se sonolento. O consumo de álcool também o pode tornar maissonolento. O álcool: aumenta o efeito sedativo dos analgésicos opióides, o efeito nadiminuição dos reflexos pode tornar perigosa a condução de veículos ou a utilização demáquinas, pelo que não se recomenda beber álcool ou tomar medicamentos quecontenham álcool.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Uma vez que Rapat é uma combinação fixa de ingredientes activos incluindo o tramadol,não deve utilizar Rapat durante a gravidez e aleitamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Não conduza, utilize máquinas ou pratique qualquer actividade que requeira concentraçãoantes de saber o modo como este medicamento o afecta. Rapat pode fazê-lo sentir-sesonolento.

3. COMO TOMAR RAPAT

Tome sempre Rapat de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico oufarmacêutico se tiver dúvidas.

A dose inicial habitual é dois comprimidos. Se necessário, podem ser tomadas dosesadicionais em intervalo mínimo de 6 horas, de acordo com as recomendações do seumédico.
Não tome mais de 8 comprimidos de Rapat por dia (equivalente a 300 mg de tramadol e
2600 mg de paracetamol).
Se tiver historial de problemas renais ou hepáticos, o seu médico poderá aumentar ointervalo entre as tomas.
A utilização de Rapat em crianças com idade inferior a 12 anos não é recomendada.
Em doentes com mais de 75 anos, é recomendado um intervalo mínimo de 6 horas entreas doses, devido à presença de tramadol.
Os comprimidos deverão ser engolidos inteiros com líquido suficiente. Estes não devemser partidos nem mastigados.
Os comprimidos devem ser tomados durante o mínimo tempo possível.
Se tiver a impressão de que Rapat é demasiado forte (se se sentir muito sonolento ou setiver dificuldade em respirar) ou demasiado fraco (se sentir um insuficiente alívio da suador), fale com o seu médico ou farmacêutico. Se os seus sintomas não melhorarem,consulte o seu médico.

Se tomar mais Rapat do que deveria
Contacte imediatamente o seu médico em caso de sobredosagem, mesmo que se sintabem, pois existe o risco de lesões graves no fígado que só serão visíveis mais tarde.

Caso se tenha esquecido de tomar Rapat

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Sefalhar uma dose de Rapat, tome o próximo comprimido no horário habitual.

Se parar de tomar Rapat
Se tomar Rapat durante algum tempo, consulte o seu médico se quiser parar, uma vez queo seu organismo pode ter-se habituado ao medicamento.
Se parar de tomar Rapat de modo repentino pode sentir-se mal. Os sintomas podem seransiedade, agitação, nervosismo, dificuldade em adormecer, hiperactividade, tremores e/ou problemas de estômago.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Rapat pode causar efeitos secundários, no entanto estesnão se manifestam em todas as pessoas.

Em casos raros (afectam menos de 1 em cada 1000, mas mais de 1 em cada 10000utilizadores), a utilização medicamentos este tipo pode provocar dependência domedicamento, pelo que pode ser difícil de parar a utilização. Poderá sentir sintomas deprivação tais como agitação, ansiedade, nervosismo, dificuldade em adormecer,hiperactividade, tremores e/ ou dores de estômago.
Informe imediatamente o seu médico ou farmacêutico se notar algum destes efeitos, ouqualquer outro sintoma invulgar.

Os efeitos secundários muito frequentes (afectam mais de 1 em cada 10 utilizadores)incluem:náuseastonturas sonolência.
Estes são normalmente moderados e não apresentam grandes problemas.

Os efeitos secundários frequentes (afectam menos de 1 em cada 10, mas mais de 1 emcada 100 utilizadores) incluem:vómitos obstipaçãoflatulênciadiarreiador de estômagoproblemas digestivosboca seca, dores de cabeçatremores,confusão,perturbações do sono,

alterações do humor (ansiedade, nervosismo, euforia (sentir-se sempre em ?alta?)aumento da transpiração,comichão.

Os efeitos secundários pouco frequentes (afectam menos de 1 em cada 100, mas mais de
1 em cada 1000 utilizadores) incluem:aumento da pressão sanguínea, perturbação do ritmo cardíaco e das pulsaçõesdificuldade ou dor ao urinar/ presença de proteínas na urinareacções na pele/urticáriazumbidos nos ouvidosdepressão pesadelos alucinações (ouvir, ver ou sentir coisas que não existem na realidade) perda de memóriadificuldade em engolirsangue nas fezesarrepiosafrontamentosdor no peitomovimentos descoordenadoscãibras muscularessensação de formigueiro invulgar (?alfinetes e agulhas?)convulsõesdependência do medicamentovisão turvadificuldades respiratóriasaumento das enzimáticas hepáticas.

Se algum efeito secundário se agravar, ou se notar quaisquer efeitos secundários nãomencionados neste folheto, contacte o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR RAPAT

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Rapat após o prazo de validade indicado na embalagem. O prazo de validadecorresponde ao último dia do mês indicado.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de utilização.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Rapat
-As substâncias activas são o cloridrato de tramadol e o paracetamol. Cada comprimidorevestido por película contém 37,5 mg de Tramadol, cloridrato equivalente a 32,94 mg detramadol e 325 mg de paracetamol.
Os outros componentes são: amido pré-gelificado, amido glicolato de sódio – tipo A,celulose microcristalina, estearato de magnésio no núcleo e hipromelose, dióxido detitânio (E171), macrogol 400, óxido de ferro amarelo(E172) e polissorbato 80 norevestimento.

Qual o aspecto de Rapat e conteúdo da embalagem
Os comprimidos revestidos por película são amarelo-castanho, ovais, ligeiramentebiconvexos.
Estão disponíveis embalagens de 2 comprimidos revestidos por película (blisters com 2comprimidos) ou 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90 e 100 comprimidos revestidos porpelícula (blisters com 10 comprimidos).

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

KRKA Farmacêutica, Sociedade Unipessoal Lda.
Avenida de Portugal, N.º 154, Piso 1
2765?272 Estoril
Portugal

Fabricante

Krka, d.d., Novo mesto
?marje?ka cesta 6
8501 Novo mesto
Eslovénia

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico
Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

Este folheto informativo foi aprovado pela última vez em