Sildenafil Accord Sildenafil bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Sildenafil Accord e para que é utilizado
2. Antes de tomar Sildenafil Accord
3. Como tomar Sildenafil Accord
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Sildenafil Accord
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Sildenafil Accord 25 mg comprimidos revestidos por película
Sildenafil Accord 50 mg comprimidos revestidos por película
Sildenafil Accord 100 mg comprimidos revestidos por película
sildenafil

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.
? Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
? Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
? Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
? Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É SILDENAFIL ACCORD E PARA QUE É UTILIZADO

Sildenafil Accord pertence a um grupo de medicamentos chamados inibidores dafosfodiesterase tipo 5 (PDE5). Actua por relaxamento dos vasos sanguíneos do pénis,permitindo o afluxo de sangue no pénis quando fica sexualmente excitado. Sildenafil
Accord só o ajuda a ter uma erecção se for sexualmente estimulado.

Sildenafil Accord é utilizado para tratar homens com disfunção eréctil, tambémconhecida por impotência. Esta acontece quando um homem não consegue obter oumanter uma rigidez e erecção do pénis adequadas para a actividade sexual.

2. ANTES DE TOMAR SILDENAFIL ACCORD

Não tome Sildenafil Accord

? Se está a tomar medicamentos chamados nitratos, dado que a associação pode causaruma diminuição potencialmente perigosa da tensão arterial. Informe o seu médico se estáa tomar este tipo de medicamentos que são muitas vezes dados para alívio da angina depeito (ou ?dor no peito?). Se tiver dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

? Se está a utilizar qualquer um dos medicamentos conhecidos por dadores do óxidonítrico como, por exemplo, o nitrito de amilo (?poppers?), dado que a associação tambémpode causar uma diminuição potencialmente perigosa da sua tensão arterial.

? Se tem alergia (hipersensibilidade) ao sildenafil ou a qualquer outro componente de
Sildenafil Accord (ver secção 6).

? Se tem um problema grave de coração ou de fígado.

? Se teve recentemente um acidente vascular cerebral ou um ataque cardíaco, ou se temuma tensão arterial baixa.

? Se tem determinadas doenças hereditárias raras dos olhos (como a retinitispigmentosa).

? Se teve alguma vez perda de visão devido a neuropatia óptica isquémica anterior nãoarterítica (NAION).

? Se não tem disfunção eréctil.

? Se é uma mulher.

? Se tem menos de 18 anos de idade.

Tome especial cuidado com Sildenafil Accord

Informe o seu médico

? Se tem uma anemia de células falciformes (uma anomalia dos glóbulos vermelhos),leucemia (cancro das células do sangue) e mieloma múltiplo (cancro da medula óssea).

? Se tem uma deformidade do pénis ou doença de Peyronie.

? Se tem problemas cardíacos. Neste caso, o seu médico deve efectuar um controlocuidadoso para verificar se o seu coração pode suportar o esforço adicional causado pelasrelações sexuais.

? Se tem uma úlcera do estômago ou problemas de hemorragia (por exemplo, hemofilia).

? Se tiver uma diminuição ou perda súbita da visão, pare de tomar Sildenafil Accord econtacte imediatamente o seu médico.

? Se tem problemas de rins ou do fígado. O seu médico pode decidir receitar-lhe umadose mais baixa.

Não deve utilizar Sildenafil Accord com outros tratamentos orais ou locais para adisfunção eréctil.

Ao tomar Sildenafil Accord com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Sildenafil Accord pode interferir com alguns medicamentos, especialmente com aquelesque são utilizados para tratar a dor no peito. No caso de uma urgência médica, deveinformar o profissional de cuidados de saúde que o está a tratar de que tomou Sildenafil
Accord e quando o fez. Não tome Sildenafil Accord com outros medicamentos a menosque o seu médico lhe diga que o pode fazer.

Não deve tomar Sildenafil Accord se estiver a tomar medicamentos chamados nitratos,dado que a associação destes medicamentos pode causar uma diminuição potencialmenteperigosa da sua tensão arterial. Informe sempre o seu médico ou farmacêutico se estiver atomar qualquer destes medicamentos, que são geralmente utilizados para alívio da anginade peito (ou ?dor no peito?).

Não deve tomar Sildenafil Accord se estiver a utilizar qualquer um dos medicamentosconhecidos como dadores do óxido nítrico como, por exemplo, o nitrito de amilo
(?poppers?), dado que a associação também pode causar uma diminuição potencialmenteperigosa da sua tensão arterial.

Se está a tomar medicamentos conhecidos como inibidores das proteases, como osutilizados para o tratamento do VIH, o seu médico pode iniciar o seu tratamento com
Sildenafil Accord numa dose mais baixa (25 mg).

Alguns doentes, que estão a tomar bloqueadores alfa para o tratamento da tensão arterialelevada ou para o aumento de volume da próstata, podem ter tonturas ou uma sensação deatordoamento que podem ser causadas por tensão arterial baixa quando se sentam oulevantam rapidamente. Alguns doentes tiveram estes sintomas quando tomaram Sildenafil
Accord com bloqueadores alfa. É mais provável que estes ocorram no período de 4 horasapós a toma de Sildenafil Accord. Para diminuir a possibilidade de ocorrência destessintomas, deverá já estar a tomar uma dose diária regular do seu bloqueador alfa antes deiniciar o tratamento com Sildenafil Accord. O seu médico pode decidir receitar-lhe umadose mais baixa (25 mg) de Sildenafil Accord.

Ao tomar Sildenafil Accord com alimentos e bebidas
Sildenafil Accord pode ser tomado com ou sem alimentos. Contudo, pode achar que
Sildenafil Accord demora mais tempo a actuar se o tomar com uma refeição pesada.

A ingestão de bebidas alcoólicas pode alterar temporariamente a sua capacidade de teruma erecção. Para obter o máximo benefício do seu medicamento, aconselha-se a quenão beba quantidades excessivas de bebidas alcoólicas antes de tomar Sildenafil Accord.

Gravidez e aleitamento
Sildenafil Accord não é indicado para utilização em mulheres.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Sildenafil Accord pode causar tonturas e pode afectar a visão. Deve estar ciente damaneira como reage a Sildenafil Accord antes de conduzir ou utilizar máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Sildenafil Accord
Sildenafil Accord contém lactose mono-hidratada. Se foi informado pelo seu médico quetem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. COMO TOMAR SILDENAFIL ACCORD

Tome Sildenafil Accord sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seumédico ou farmacêutico se tiver dúvidas. A dose inicial habitual é de 50 mg.

Não deve tomar Sildenafil Accord mais do que uma vez por dia.

Deve tomar Sildenafil Accord cerca de uma hora antes da altura planeada para terrelações sexuais. Engula o comprimido inteiro com um copo de água.

Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver a impressão de que o efeito de Sildenafil
Accord é demasiado forte ou demasiado fraco.

Sildenafil Accord só o ajuda a ter uma erecção se for sexualmente estimulado. O períodode tempo que Sildenafil Accord demora a actuar varia de pessoa para pessoa, masnormalmente varia entre meia hora e uma hora. Pode achar que Sildenafil Accord demoramais tempo a actuar se o tomar com uma refeição pesada.

Deve informar o seu médico se Sildenafil Accord não o ajudar a ter uma erecção ou se asua erecção não durar o tempo suficiente para poder ter relações sexuais completas.

Se tomar mais Sildenafil Accord do que deveria

Se engolir ou outra pessoa engolir vários destes comprimidos ao mesmo tempo, ou pensaque uma criança engoliu alguns destes comprimidos, contacte imediatamente o seumédico ou farmacêutico ou os serviços de urgência de um hospital. Leve sempre consigoos comprimidos restantes, além da caixa e do folheto informativo, porque assim permitiráa identificação mais fácil dos comprimidos.

Poderá ter um aumento dos efeitos secundários e da sua gravidade. Doses acima de
100 mg não aumentam a eficácia.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Sildenafil Accord pode causar efeitos secundários, noentanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Os efeitos secundários comunicados em associação com a utilização de Sildenafil Accordsão geralmente ligeiros a moderados e de curta duração.

Se tiver dores no peito durante ou após o acto sexual:
– Ponha-se numa posição semi-sentada e tente relaxar
– Não utilize nitratos para tratar a dor no peito
– Contacte imediatamente o seu médico.

Todos os medicamentos, incluindo Sildenafil Accord, podem causar reacções alérgicas.
Deve contactar imediatamente o seu médico se tiver qualquer um dos seguintes sintomasdurante o tratamento após tomar Sildenafil Accord: pieira súbita,dificuldade em respirar ou tonturas, inchaço das pálpebras, face, lábios ou garganta.

Foram comunicadas erecções prolongadas e por vezes dolorosas após a toma de
Sildenafil Accord. Se tiver uma erecção que dure mais de 4 horas, deve contactarimediatamente um médico.

Se tiver uma diminuição ou perda súbita da visão, pare de tomar Sildenafil Accord econtacte imediatamente o seu médico.

A frequência dos efeitos secundários possíveis abaixo indicados é definida utilizando aseguinte convenção:muito frequentes (afectam mais de 1 utilizador em cada 10)frequentes (afectam 1 a 10 utilizadores em cada 100)pouco frequentes (afectam 1 a 10 utilizadores em cada 1.000)raros (afectam 1 a 10 utilizadores em cada 10.000)muito raros (afectam menos de 1 utilizador em cada 10.000)desconhecido (a frequência não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis).

Efeito secundário muito frequente

dores de cabeça

Os efeitos secundários frequentes incluem: rubor da faceindigestãoperturbações visuais (incluem visão com traços coloridos, sensibilidade à luz, visãodesfocada ou acuidade visual diminuída) nariz tapado e tonturas

Os efeitos secundários pouco frequentes incluem: vómitoserupção cutâneahemorragia na região posterior do olho irritação dos olhosolhos injectados de sangue/olhos vermelhosdor nos olhos visão duplasensação anormal no olho batimentos cardíacos irregulares ou rápidosdores musculares, sensação de sonolênciasensibilidade ao toque diminuída vertigenszumbido nos ouvidosnáuseas boca seca dor no peito sensação de cansaço

Os efeitos secundários raros incluem:

tensão arterial elevada tensão arterial baixadesmaio, acidente vascular cerebral hemorragia do nariz diminuição ou perda súbita da audição

Os efeitos secundários adicionais que foram comunicados com base na experiência pós-
comercialização incluem: batimentos cardíacos fortes dor no peitomorte súbitaataque cardíaco ou diminuição temporária do fluxo de sangue para certas regiões docérebro

A maioria destes homens, embora não todos, tinha problemas cardíacos antes de tomareste medicamento. Não é possível determinar se estes acontecimentos estavamdirectamente relacionados com Sildenafil Accord. Também foram comunicados casos deconvulsões ou de crises convulsivas e de reacções cutâneas graves caracterizadas porerupção cutânea, bolhas, descamação da pele e dor que exigiram atenção médicaimediata.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR SILDENAFIL ACCORD

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.

Não utilize Sildenafil Accord após o prazo de validade impresso no rótulo da embalagemexterior e na folha de alumínio do blister, após VAL. O prazo de validade corresponde ao
último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Sildenafil Accord

A substância activa é o sildenafil. Cada comprimido contém 25 mg, 50 mg ou 100 mg desildenafil sob a forma de citrato de sildenafil.

Os outros componentes são:

– Núcleo do comprimido:
celulose microcristalina, hidrogenofosfato de cálcio anidro,
croscarmelose sódica, hipromelose 5cp (E464), estearato de magnésio


Revestimento
por
película: hipromelose 15cp (E464), dióxido de titânio (E171),
lactose mono-hidratada, triacetina, laca de indigotina (E132) (ver secção 2 para
Informações importantes sobre alguns componentes de Sildenafil Accord)

Qual o aspecto de Sildenafil Accord e conteúdo da embalagem

Sildenafil Accord de 25 mg são comprimidos revestidos por película, biconvexos, emforma de amêndoa, azuis, com a gravação ?25? num lado e lisos no outro lado.
Sildenafil Accord de 50 mg são comprimidos revestidos por película, biconvexos, emforma de amêndoa, azuis, com a gravação ?50? num lado e lisos no outro lado.
Sildenafil Accord de 100 mg são comprimidos revestidos por película, biconvexos, emforma de amêndoa, azuis, com a gravação ?100? num lado e lisos no outro lado.

Sildenafil Accord é apresentado em embalagens blister de 2, 4, 8 ou 12 comprimidos.
É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Accord Healthcare Limited, Sage House, 319, Pinner Road, North Harrow, Middlesex
HA1 4HF, Reino Unido

Fabricante

Accord Healthcare Limited, Sage House, 319, Pinner Road, North Harrow, Middlesex
HA1 4HF, Reino Unidoou
Cemelog BRS Limited
2040 Budaörs
Vasút u. 13.
Hungria

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados membros do Espaço Económico
Europeu sob as seguintes denominações:

Nome do Estado membro Denominação do medicamento
Bélgica
Sildenafil Accord 25 mg /50 mg/100 mg
República Checa
Sildenafil Accord 25 mg /50 mg/100 mg
Dinamarca
Sildenafil Accord 25 mg /50 mg/100 mgfilmovertrukne tabletter
Estónia
Sildenafil Accord 25mg /50mg/100mg
õhukese polümeerikattega tabletid
Finlândia
Sildenafil Accord 25 mg /50 mg/100 mgkalvopäällysteiset tabletit
França
Sildenafil Accord 25 mg /50 mg/100 mg
Alemanha
Sildenafil Accord 25 mg /50 mg/100 mg
Grécia
Sildenafil Accord 25 mg /50 mg/100 mg
???????µµ??? µ? ????? ?µ???? ??????
Hungria
Sildenafil Accord 25 mg /50 mg/100 mgapvalkot?s tabletes
Irlanda
Sildenafil Accord 25 mg /50 mg/100 mg
Itália
Sildenafil Accord Healthcare 25mg
/50mg/100mg
Letónia
Sildenafil Accord 25 mg /50 mg/100 mg
Lituânia
Sildenafil Accord 25 mg /50 mg/100 mgpl?vele dengtos tablet?s
Polónia
Sildenafil Accord 25 mg /50 mg/100 mg
Portugal Sildenafil
Accord

Roménia
Sildenafil Accord 25 mg /50 mg/100 mg
Espanha
Sildenafil Accord 25 mg /50 mg/100 mg
Suécia
Sildenafil Accord 25 mg /50 mg/100 mg
Países Baixos
Sildenafil Accord 25 mg /50 mg/100 mgfilmomhulde tabletten

Reino Unido
Sildenafil 25 mg /50 mg/100 mg

Este folheto foi aprovado pela última vez em