Telfast 180 bula do medicamento

Neste folheto:

1. O que é Telfast 180 e para que é utilizado
2. Antes de tomar Telfast 180
3. Como tomar Telfast 180
4. Efeitos secundários Telfast 180
5. Como conservar Telfast 180
6. Outras informações

TELFAST 180, 180 mg

Comprimidos revestidos por película

Cloridrato de fexofenadina

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

1.  O que é Telfast 180 e para que é utilizado

Telfast 180 contém cloridrato de fexofenadina que é um antihistaminico. Telfast 180 é utilizado em adultos e adolescentes de idade igual ou superior a 12 anos no alívio dos sintomas associados à urticária idiopática crónica.

2.  Antes de tomar Telfast 180

Não tome Telfast 180

-  se tem alergia (hipersensibilidade) ao cloridrato de fexofenadina ou a qualquer outro componente de Telfast 180.

Tome especial cuidado com Telfast 180
-   se tem doença hepática ou renal
-   se tem doença cardiovascular
-   se é idoso

O uso de Telfast 180 não está recomendado em crianças e adolescentes com menos de 12 anos de idade.

Tomar Telfast 180 com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

A co-administração de cloridrato de fexofenadina com eritromicina ou cetoconazol mostrou resultar num aumento 2 a 3 vezes o do nível plasmático de fexofenadina. As alterações não foram acompanhadas de qualquer efeito no intervalo QT e não foram associadas com qualquer aumento dos efeitos adversos em comparação com os medicamentos dados isoladamente.

Recomenda-se um intervalo de 2 horas entre a administração de cloridrato de fexofenadina e antiácidos contendo alumínio e hidróxido de magnésio.

Tomar Telfast 180 com alimentos e bebidas

Não foram notificadas quaisquer interacções com alimentos ou bebidas. Tome o seu comprimido com água antes das refeições.

Gravidez e aleitamento

Consulte o se médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Não utilize Telfast 180 durante a gravidez a não ser que estritamente necessário.

A administração do Telfast 180 durante o aleitamento não é recomendada.

Condução de veículos e utilização de máquinas

É improvável que os comprimidos de Telfast 180 tenham efeito sobre a capacidade de condução ou utilização de máquinas. Contudo, em pessoas sensíveis que tenham reacções pouco habituais a medicamentos é recomendável verificar a resposta individual antes de conduzir ou de executar tarefas complexas.

3. Como tomar Telfast 180

Tomar Telfast 180 sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Adultos e crianças com mais de 12 anos:

A dose recomendada para adultos e crianças com idade superior a 12 anos é de 1 comprimido (180 mg) por dia. Tome o seu comprimido com água antes das refeições.

Se tomar mais Telfast 180 do que deveria

No caso de sobredosagem deverá contactar o médico imediatamente ou dirigir-se ao hospital.

Os sintomas relacionados com sobredosagem são tonturas, sonolência, fadiga e secura da boca.

Caso se tenha esquecido de tomar Telfast 180

Não tome uma dose a dobrar para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar. Aguarde a próxima toma e retome a administração no esquema posológico habitual.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. Efeitos secundários Telfast 180

Como os demais medicamentos, Telfast 180 pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Os efeitos secundários mais frequentes, ocorridos em ensaios clínicos controlados, foram: dores de cabeça (cefaleias) (7,3%), sonolência (2,3%), náuseas (1,5%), tonturas (1,5%).

Efeitos que foram relatados com incidência inferior a 1% incluem: fadiga, insónia, nervosismo e perturbações do sono ou paroniria tal como pesadelos, e taquicardia, palpitações e diarreia.

Em casos raros foram relatados exantema, urticária, prurido e reacções de hipersensibilidade com manifestações tais como angioedema, opressão torácica, dispneia (dificuldade em respirar), afrontamentos e anafilaxia sistémica.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. Como conservar Telfast 180

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação. Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Telfast 180 após o prazo de validade impresso na embalagem. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras informações

Qual a composição de Telfast 180

-   A substância activa é o cloridrato de fexofenadina

-   Os outros componentes são: Núcleo do comprimido: Celulose microcristalina; Amido de milho pré-gelificado; Croscarmelose sódica e Estearato de magnésio Revestimento por película: Hipromelose; Povidona; Dióxido de titânio (E 171); Sílica coloidal anidra; Macrogol 400 e Óxido de ferro (E172).

Qual o aspecto de Telfast 180 e conteúdo da embalagem:

Comprimidos revestidos por película de cor pêssego, gravados e em forma de cápsula. Embalagens com 20 comprimidos.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Titular da Autorização de Introdução no Mercado:

SANOFI-AVENTIS – Produtos Farmacêuticos, S.A. Empreendimento Lagoas Park Edifício 7 – 3° Piso 2740-244 Porto Salvo

Fabricante:

Aventis Pharma Deutschland GmbH

Bruningstrasse 50, D-65926 FRANKFURT AM MAIN

GERMANY

Este folheto foi aprovado pela última vez em 19-02-2007.