Tramadol + Paracetamol Zentiva Tramadol + Paracetamol bula do medicamento

O que contém este folheto:
1. O que é Tramadol + Paracetamol Zentiva e para que é utilizado
2. O que precisa de saber antes de tomar Tramadol + Paracetamol Zentiva
3. Como tomar Tramadol + Paracetamol Zentiva
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Tramadol + Paracetamol Zentiva
6. Conteúdo da embalagem e outras informações


Folheto informativo: informação para o utilizador

Tramadol + Paracetamol Zentiva 37,5 mg + 325 mg comprimidos
Cloridrato de tramadol + paracetamol

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, poiscontém informação importante para si.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.
Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamentopode ser-lhes prejudicial, mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.
Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.

O que contém este folheto:

1. O que é Tramadol + Paracetamol Zentiva e para que é utilizado

2. O que precisa de saber antes de tomar Tramadol + Paracetamol Zentiva

3. Como tomar Tramadol + Paracetamol Zentiva

4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Tramadol + Paracetamol Zentiva

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

1. O que é Tramadol + Paracetamol Zentiva e para que é utilizado

Tramadol + Paracetamol Zentiva é composto por duas substâncias que aliviam a dor, otramadol e o paracetamol. Tramadol + Paracetamol Zentiva é utilizado para tratar a dormoderada a intensa, quando o seu médico recomenda que é necessária uma associação detramadol e paracetamol.
Tramadol + Paracetamol Zentiva destina-se a adultos, adolescentes com mais de 12 anosde idade.

2. O que precisa de saber antes de tomar Tramadol + Paracetamol Zentiva

Não tome Tramadol + Paracetamol Zentiva: se tem alergia ao tramadol, paracetamol oua qualquer outro excipiente deste medicamento (indicados na secção 6).
Em caso de intoxicação aguda com álcool, comprimidos para dormir, analgésicos oumedicamentos psicotrópicos (que afetam o humor, as emoções e o estado de espírito).se também está a tomar medicamentos chamados inibidores da monoamina oxidase
(inibidores da MAO) ou se tomou inibidores da MAO nos últimos 14 dias antes dotratamento com Tramadol + Paracetamol Zentiva. Os inibidores da MAO são utilizadosno tratamento da depressão ou na doença de Parkinson.
Se tem um problema grave de fígado.
Se tem epilepsia que não esteja adequadamente controlada pelo seu medicamento atual.

Tramadol + Paracetamol Zentiva não é recomendado em crianças com idade inferior a
12 anos.

Advertências e precauções
Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Tramadol + Paracetamol Zentiva
37,5 mg/325 mgse toma outros medicamentos que também contenham as substâncias ativas paracetamolou tramadol.se tem alguma doença de fígado, pois os seus olhos e pele podem ficar amarelos, o quepode sugerir icterícia.se tem problemas de rins.se tem dificuldades graves em respirar, por exemplo asma ou problemas pulmonaresgraves.se tem epilepsia ou já teve ataques epiléticos ou convulsões.se sofreu recentemente uma lesão na cabeça, entrou em choque, ou teve dores de cabeçaintensas associadas a vómitos.se acha que está dependente de outros analgésicos, como por exemplo a morfina.se toma outros medicamentos para tratar a dor que contenham buprenorfina, nalbufina oupentazocina.se vai levar anestesia (informe o seu médico ou dentista de que está a tomar Tramadol +
Paracetamol Zentiva ).
Caso ocorra qualquer destes problemas durante o tratamento com Tramadol +
Paracetamol Zentiva, ou se algum destes problemas já ocorreu no passado, informe o seumédico.
Por favor, preste atenção ao facto de que a substância ativa tramadol pode induzirdependência física ou psíquica. O efeito de tramadol pode diminuir com o uso a longoprazo (o desenvolvimento de tolerância) e pode ser necessário um aumento na dose. Umtratamento com Tramadol + Paracetamol Zentiva em doentes com tendências para oabuso de substâncias ou doentes dependentes de substâncias só deve ser efetuado a curtoprazo e sob supervisão médica rigorosa.

Outros medicamentos e Tramadol + Paracetamol Zentiva
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar outros medicamentos, tivertomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos.

Tramadol + Paracetamol Zentiva contém paracetamol e tramadol. Informe o seu médicose estiver a tomar qualquer outro medicamento que também contenha paracetamol outramadol. Não ultrapasse o máximo total de doses diárias de paracetamol ou tramadol,desde medicamento ou de outros.

Não tome Tramadol + Paracetamol Zentiva com inibidores da MAO (ver a secção «Nãotome Tramadol + Paracetamol Zentiva )».
Tramadol + Paracetamol Zentiva não é recomendado com os seguintes medicamentos:carbamazepina (um medicamento utilizado para tratar a epilepsia ou alguns tipos de dor)buprenorfina, nalbufina ou pentazocina (medicamentos de tipo opiáceo para o alívio dador). O efeito de alívio da dor destes medicamentos pode ficar diminuído.

Tramadol + Paracetamol Zentiva pode aumentar o risco de efeitos secundários se tambémtomar os seguintes medicamentos:triptanos (utilizados para a enxaqueca) ou inibidores seletivos de recaptação daserotonina (ISRS, utilizados para a depressão). Verifique com o seu médico se apresentarconfusão, inquietação, febre, suores, movimentos descoordenados dos membros ou dosolhos, sacudidelas incontroláveis dos músculos, ou diarreia.tranquilizantes, comprimidos para dormir, outros medicamentos para o alívio da dor,como por exemplo a morfina e a codeína (também como medicamento para a tosse),baclofeno (um relaxante muscular), medicamentos utilizados para baixar a pressãoarterial, antidepressores ou medicamentos para tratar alergias. Verifique com o seumédico caso se sinta sonolento ou fraco.antidepressores, anestésicos, neurolépticos (medicamentos que afetam o estado deespírito), ou bupropiona (utilizada para ajudar a parar de fumar). O risco de ter umaconvulsão pode aumentar. O seu médico irá dizer-lhe se Tramadol + Paracetamol Zentiva
é adequado para si.varfarina ou fenprocoumon (como anticoagulantes). A eficácia desses medicamentospode ficar alterada e podem ocorrer hemorragias (ver secção 4). Informe o seu médicosobre qualquer hemorragia prolongada ou inesperada.
A eficácia de Tramadol + Paracetamol Zentiva também pode ser alterada se tomar aomesmo tempo os seguintes medicamentos:metoclopramida, domperidona ou ondansetron (medicamentos utilizados para tratar asnáuseas e os vómitos)colestiramina (medicamento utilizado para reduzir o colesterol do sangue)cetoconazol ou eritromicina (medicamentos utilizados contra as infeções).

Tramadol + Paracetamol Zentiva com alimentos e bebidas
Não beba álcool enquanto está a tomar Tramadol + Paracetamol Zentiva .

Gravidez e amamentação
Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte oseu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Caso se sinta sonolento ao tomar Tramadol + Paracetamol Zentiva , não conduza e nãoutilize instrumentos nem máquinas.

3. Como tomar Tramadol + Paracetamol Zentiva

Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico ou farmacêutico.
Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
Tome Tramadol + Paracetamol Zentiva durante um período tão curto quanto possível enão tome durante mais tempo do que aquele que o médico lhe indicou.

Adultos, adolescentes com mais de 12 anos de idade:

A administração recomendada consiste em começar com 2 comprimidos, a menos queprescrito de outra forma pelo seu médico. Se necessário, podem tomar-se dosesadicionais, conforme as instruções do seu médico.
Deve haver um intervalo de pelo menos 6 horas entre as tomas.

Não tome mais do que 8 comprimidos por dia.
O seu médico pode aumentar o tempo entre as doses:se tem mais do que 75 anos.se tem problemas de rins.se tem problemas de fígado.
Engula os comprimidos inteiros, com líquido suficiente.
Se achar que o efeito de Tramadol + Paracetamol Zentiva é demasiado forte (caso se sintamuito sonolento ou tenha dificuldade em respirar) ou demasiado fraco (se não tiver umalívio suficiente da dor), contacte o seu médico.

Crianças com menos de 12 anos:
Tramadol + Paracetamol Zentiva não é recomendado em crianças com idade inferior a
12 anos.

Se tomar mais Tramadol + Paracetamol Zentiva do que deveria
Em caso de sobredosagem ou toma acidental deste medicamento por parte de crianças,procure imediatamente o seu médico ou o hospital mais próximo, e informe-osprecisamente da quantidade de medicamento que foi tomada. Leve todos os comprimidosrestantes e este folheto informativo para o seu médico. A sobredosagem com paracetamolpode causar um compromisso grave até à falha da função hepática, que pode levar àmorte.

Caso se tenha esquecido de tomar Tramadol + Paracetamol Zentiva
Caso se esqueça de tomar os comprimidos, é provável que a dor regresse.
Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar,continue simplesmente a tomar os comprimidos como anteriormente.

Se parar de tomar Tramadol + Paracetamol Zentiva
Se descontinuar ou interromper abruptamente o tratamento com Tramadol + Paracetamol
Zentiva 37,5 mg + 325 mg, é provável que a dor reapareça. Se quiser descontinuar otratamento devido a efeitos secundários desagradáveis do produto, consulte o seu médico.
A descontinuação do tratamento com Tramadol + Paracetamol Zentiva geralmente não éseguida de sintomas de privação. Após uma descontinuação do tratamento a longo prazo,no entanto, podem ocorrer em alguns doentes sintomas como inquietação, ansiedade,nervosismo, ataques de pânico, alucinações, sensações sensoriais fora do habitual
(comichão, formigueiro, perda de sensação), tinido, insónia, tremores ou sintomasgastrointestinais. Contacte o seu médico caso ocorra qualquer destes sintomas após adescontinuação de Tramadol + Paracetamol Zentiva .

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários,embora estes não se manifestem em todas as pessoas.

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Pare de tomar Tramadol + Paracetamol
Zentiva e consulte um médico imediatamente se ocorrer qualquer dos sintomas seguintes:inchaço do rosto, lábios ou garganta, dificuldades em engolir ou em respirar ou queda dapressão arterial e desmaio. Também podem aparecer erupção cutânea ou comichão. Istoindica que tem uma reação alérgica grave.hemorragia prolongada ou inesperada no caso de utilizar concomitantemente Tramadol +
Paracetamol Zentiva e medicamentos anticoagulantes (varfarina ou fenprocoumon).

Além disso, podem ocorrer os seguintes efeitos secundários durante o tratamento com
Tramadol + Paracetamol Zentiva :
Efeitos secundários muito frequentes (afetam mais de 1 utilizador em 10):náusea (vómitos)tonturas, sonolência

Efeitos secundários frequentes (afetam 1 a 10 utilizadores em 100):vómitosproblemas de digestão (obstipação, flatulência, diarreia), dor de estômago, boca secacomichão, suoresdor de cabeça, tremoresconfusão, perturbações do sono, alterações do humor (ansiedade, nervosismo, sentir-se deexcelente humor).

Efeitos secundários pouco frequentes (afetam 1 a 10 utilizadores em 1000):aumento na pulsação ou na pressão arterial, frequência cardíaca ou perturbações do ritmocardíacodificuldade ou dor ao urinarreações da pele (por exemplo, erupções cutâneas, urticária)sentir picadas, dormência ou sentir formigueiro nos membros, zunido nos ouvidos,contração muscular involuntáriadepressão, pesadelos, alucinações (ouvir, ver ou sentir coisas que não estão realmente lá),lapsos de memóriadificuldade em engolir, sangue nas fezescalafrios, afrontamentos, dor no tóraxdificuldade em respirar.

Efeitos secundários raros (afetam menos de 1 a 10 utilizadores em 10000):convulsões, movimentos descoordenadosdependênciavisão turva.

Além disso, foram notificados os seguintes efeitos secundários por parte de pessoas autilizar medicamentos que contêm apenas tramadol ou apenas paracetamol:sentir-se a desmaiar ao levantar-se depois de estar deitado ou sentado, frequênciacardíaca lenta, desmaiosalterações do apetitefraqueza muscular, respiração mais lenta ou mais fracaalterações do humor, alterações na atividade, alterações na perceçãoagravamento da asma existentesangramento do nariz ou das gengivas, que podem resultar de uma contagem de plaquetasbaixa.

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.

5. Como conservar Tramadol + Paracetamol Zentiva

Este medicamento não necessita de condições especiais de conservação.
Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior.
O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.
Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte aoseu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidasajudarão a proteger o ambiente.

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

Qual a composição de Tramadol + Paracetamol Zentiva
As substâncias ativas são o cloridrato de tramadol e o paracetamol. Cada comprimidocontém 37,5 mg de cloridrato de tramadol e 325 mg de paracetamol.
Os excipientes são: amido de milho pré-gelificado, povidona 25, croscarmelose sódica,celulose microcristalina, sílica coloidal anidra, estearato de magnésio.

Qual o aspeto de Tramadol + Paracetamol Zentiva e conteúdo da embalagem
Tramadol + Paracetamol Zentiva é constituído por comprimidos quase brancos, redondos,biconvexos, com ranhura, com 12 mm de diâmetro. A ranhura do comprimido destina-seunicamente a facilitar a sua divisão, de modo a ajudar a deglutição, e não a divisão emdoses iguais.
Tramadol + Paracetamol Zentiva é apresentado em embalagens blister com 10, 20, 30,
40, 50 ou 60 comprimidos.
É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Sanofi ? Produtos Farmacêuticos, Lda.
Empreendimento Lagoas Park
Edifício 7, 3º Piso
2740-244 Porto Salvo

Fabricante

PRO.MED.CS Praha a.s
Tel?ská 1, 140 00 Praha 4
República Checa

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados-membros do EEE sob os seguintesnomes:

Eslováquia
Combipar
Portugal

Tramadol + Paracetamol Zentiva
República Checa

Traceta

Este folheto foi aprovado pela última vez em