Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm Valsartan + Hidroclorotiazida bula do medicamento

Neste folheto:
1.O que é Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidos porpelícula e para que é utilizado
2.Antes de tomar Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidosrevestidos por película
3.Como tomar Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidospor película
4.Efeitos secundários possíveis
5.Como conservar Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidosrevestidos por película
6.Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm, 80 mg + 12,5 mg, comprimidosrevestidos por película
Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm, 160 mg + 12,5 mg, comprimidosrevestidos por película
Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm, 160 mg + 25 mg, comprimidosrevestidos por película

Valsartan + Hidroclorotiazida

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.
-Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
-Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros. Omedicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmossintomas.
-Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico oufarmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É VALSARTAN + HIDROCLOROTIAZIDA RATIOPHARM

COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA E PARA QUE É UTILIZADO

Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidos por películacontém duas substâncias activas chamadas valsartan e hidroclorotiazida. Ambasas substâncias ajudam a controlar a tensão arterial elevada (hipertensão).
O Valsartan pertence a uma classe de medicamentos denominada
«antagonistas dos receptores da angiotensina II», que ajudam a controlar atensão arterial alta (hipertensão). A angiotensina II é uma substância produzidapelo organismo que provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos e, destaforma, aumenta a tensão arterial. O valsartan funciona ao bloquear o efeito daangiotensina II. Como consequência, os vasos sanguíneos relaxam e a tensãoarterial é reduzida.

A hidroclorotiazida pertence a um grupo de medicamentos denominadodiuréticos tiazídicos (igualmente conhecidos como ?comprimidos para a retençãode líquidos?). A hidroclorotiazida aumenta o débito urinário, o que também reduza tensão arterial.

Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidos por película éutilizado no tratamento da tensão arterial alta quando esta não éadequadamente controlada por uma única substância (monoterapia).

A tensão arterial alta aumenta a sobrecarga do coração e das artérias. Se nãofor tratada, pode provocar lesões nos vasos sanguíneos do cérebro, coração erins podendo dar origem a um acidente vascular cerebral, insuficiência cardíacaou insuficiência renal. A tensão arterial elevada aumenta o risco de ataques decoração. A redução da sua tensão arterial para valores normais reduz o risco dedesenvolvimento destas patologias.

2. ANTES DE TOMAR VALSARTAN + HIDROCLOROTIAZIDA RATIOPHARM

COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA

Não tome Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidos porpelículase tem alergia (hipersensibilidade) a valsartan, hidroclorotiazida, derivados desulfonamida (substâncias quimicamente relacionadas com a hidroclorotiazida)ou a qualquer outro componente de Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharmcomprimidos revestidos por película.se estiver grávida de mais de 3 meses (também é melhor evitar tomar Valsartan
+ Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidos por película no início dagravidez – ver secção sobre gravidez).se sofrer de doença hepática grave.se sofrer de uma doença renal grave.se for incapaz de urinarse estiver a ser tratado com um rim artificial (diálise).se os níveis de potássio ou sódio no sangue forem mais baixos do que o normal,ou se o nível de cálcio no sangue for superior ao normal apesar de tratamento.se tiver gota.

Se algum destes casos se aplicar a si, não tome este medicamento e consulte oseu médico.
Tome especial cuidado com Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharmcomprimidos revestidos por películase está a tomar medicamentos poupadores de potássio, suplementos depotássio ou substitutos de sal que contenham potássio ou outros medicamentosque aumentem a quantidade de potássio no seu sangue tais como heparina. Oseu médico pode ter necessidade de verificar o nível de potássio no seu sanguecom regularidade.se tem níveis reduzidos de potássio no sangue.

se tem diarreia ou vómitos graves.se está a tomar doses elevadas de diuréticos.se tem uma doença cardíaca grave.se sofre de um estreitamento da artéria renal.se recebeu recentemente um rim novo (submetido a transplante renal).se sofre de hiperaldosteronismo. Esta é uma doença na qual as glândulas supra-
renais produzem a hormona aldosterona em excesso. Se isto se aplicar a si, autilização de Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidospor película não é recomendada.se tem uma doença do fígado ou dos rins.se tem febre, erupções cutâneas e dor nas articulações, que podem ser sinaisde lúpus eritematoso sistémico (LES, uma doença auto-imune).se tem diabetes, gota níveis elevados de colesterol ou de gorduras no sangue.se teve reacções alérgicas com a utilização de outros agentes para redução datensão arterial desta classe (antagonistas dos receptores da angiotensina II) ouse tem alergia ou asma.pode provocar um aumento da sensibilidade da pele ao sol.

A utilização de Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidospor película em crianças e adolescentes (com idade inferior a 18 anos) não érecomendada.

Deve informar o seu médico se pensa estar (ou poder vir a estar) grávida
Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidos por películanão é recomendado nas fases iniciais da gravidez e não deve ser tomado seestiver grávida há mais de meses, dado que pode prejudicar gravemente o seubebé se for utilizado nessa fase (ver a secção gravidez).
Ao tomar Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidos porpelícula com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomadorecentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos semreceita médica.

O efeito do tratamento pode ser influenciado se Valsartan + Hidroclorotiazidaratiopharm comprimidos revestidos por película for tomado juntamente comdeterminados medicamentos. Pode ser necessário alterar a dose, tomar outrasprecauções, ou, em alguns casos, interromper o tratamento com um dosmedicamentos. Esta situação aplica-se especialmente aos seguintesmedicamentos:

lítio, um medicamento utilizado no tratamento de certos tipos de doençapsiquiátricamedicamentos que afectam ou possam ser afectados por níveis de potássio nosangue, tais como digoxina, um medicamento para controlar o ritmo cardíaco,alguns medicamentos antipsicóticos

medicamentos que podem aumentar a quantidade de potássio no seu sangue,tais como suplementos de potássio, substitutos de sal que contenham potássio,medicamentos poupadores de potássio, heparinamedicamentos que podem reduzir a quantidade de potássio no sangue, taiscomo corticosteróides, alguns laxantesdiuréticos, medicamentos para o tratamento da gota, tais como alopurinol,suplementos terapêuticos de vitamina D e cálcio, medicamentos para otratamento da diabetes (agentes orais ou insulinas)outros medicamentos para reduzir a tensão arterial tais como, betabloqueantesou metildopa, ou medicamentos que estreitam os vasos sanguíneos ouestimulam o coração tais como noradrenalina ou adrenalinamedicamentos para aumentar os níveis de açúcar no sangue, tais comodiazóxidomedicamentos para tratar o cancro tais como metotrexato ou ciclofosfamidamedicamentos para as dores (analgésicos)medicamentos para a artritemedicamentos relaxantes musculares, tais como tubocurarinamedicamentos anticolinérgicos, tais como atropina ou biperidenoamantadina (um medicamento utilizado para prevenir a gripe)colestiramina e colestipol (medicamentos utilizados para o tratamento de níveiselevados de gorduras no sangue)ciclosporina, um medicamento utilizado no transplante de órgãos para evitar arejeição do órgãoalguns antibióticos (tetraciclinas), anestésicos e sedativoscarbamazepina, um medicamento para tratamento de convulsões
Ao tomar Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidos porpelícula com alimentos e bebidas
Pode tomar Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidos porpelícula com ou sem alimentos.
Evite beber bebidas alcoólicas enquanto não tiver falado com o seu médico. O
álcool pode fazer com que a sua tensão arterial se reduza mais e/ou podeaumentar o risco de ficar tonto ou desmaiar.
Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Gravidez
Tem de informar o seu médico se pensa estar (ou poder vir a estar) grávida.
Geralmente, o seu médico irá aconselhá-la a parar de tomar Valsartan +
Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidos por película antes deengravidar ou assim que souber que está grávida e irá aconselhá-la a tomaroutro medicamento em vez de Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharmcomprimidos revestidos por película. Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharmcomprimidos revestidos por película não é recomendada nas fases iniciais dagravidez e não deve ser tomado se estiver grávida há mais de 3 meses, dadoque pode prejudicar gravemente o seu bebé se for utilizado após o terceiro mêsde gravidez.

Aleitamento
Informe o seu médico se estiver a amamentar ou se for começar a amamentar.
Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidos por películanão é recomendado para mães que estão a amamentar, e o seu médico podeescolher outro tratamento para si caso deseje amamentar, especialmente se oseu bebé for recém-nascido ou tiver nascido prematuramente.
Condução de veículos e utilização de máquinas
Antes de conduzir um veículo, utilizar ferramentas ou máquinas, oudesempenhar outras tarefas que requeiram concentração, certifique-se de quesabe como reage aos efeitos de Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharmcomprimidos revestidos por película. Tal como com muitos outros medicamentosutilizados no tratamento da tensão arterial alta, Valsartan + Hidroclorotiazidaratiopharm comprimidos revestidos por película pode, ocasionalmente, provocartonturas e afectar a capacidade de concentração.

3. COMO TOMAR VALSARTAN + HIDROCLOROTIAZIDA RATIOPHARM

COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA

Tomar Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidos porpelícula sempre de acordo com as indicações do médico. Isto irá ajudá-lo a obteros melhores resultados e a diminuir o risco de efeitos secundários. Fale com oseu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Frequentemente, os doentes com tensão arterial alta não detectam quaisquersinais deste problema. Muitos sentem-se perfeitamente normais. Este facto fazcom que ainda seja mais importante cumprir o calendário de consultas com oseu médico, mesmo quando se sente bem.

O seu médico irá dizer-lhe exactamente quantos comprimidos de Valsartan +
Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidos por película. deve tomar.
Dependendo da forma como responde ao tratamento, o seu médico pode sugeriruma dose mais elevada ou mais reduzida.

A dose normal de é um comprimido Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharmcomprimidos revestidos por película por dia.
Não altere a dose nem deixe de tomar os comprimidos sem consultar o seumédico.
O medicamento deve ser tomado todos os dias à mesma hora, geralmente demanhã.
Pode tomar Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidos porpelícula com ou sem alimentos.
Engula o comprimido com um copo de água.
O comprimido de Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm, 160 mg + 25 mg,pode ser dividido em metades iguais.

Se tomar mais Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidospor película do que deveria
Se sentir tonturas graves e/ou desmaio, deite-se e contacte imediatamente o seumédico.
Se tomou acidentalmente demasiados comprimidos, contacte o seu médico,farmacêutico ou hospital.
Caso se tenha esquecido de tomar Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharmcomprimidos revestidos por película
Caso se tenha esquecido de tomar uma dose, tome-a assim que se lembrar. Noentanto, se estiver quase na hora de tomar a dose seguinte, não tome a doseque se esqueceu de tomar.
Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu detomar.
Se parar de tomar Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidosrevestidos por película
Interromper o seu tratamento com Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharmcomprimidos revestidos por película pode agravar a sua tensão arterial alta. Nãopare de tomar o seu medicamento, a menos que o seu médico o indique.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seumédico ou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharmcomprimidos revestidos por película pode causar efeitos secundários, no entantoestes não se manifestam em todas as pessoas.

Estes efeitos secundários podem ocorrer com determinadas frequências que sãodefinidas a seguir:muito frequentes: afecta mais de 1 em 10frequentes: afecta 1 a 10 utilizadores em 100pouco frequentes: afecta 1 a 10 utilizadores em 1.000raros: afecta 1 a 10 utilizadores em 10.000muito raros: afecta menos de 1 em 10.000 desconhecido: a frequência não pode ser calculada a partir dos dadosdisponíveis

Alguns efeitos secundários podem ser graves e necessitam de assistênciamédica imediata:

Deve consultar imediatamente o seu médico se tiver sintomas de angioedemacomo, tais como:inchaço da face, língua ou faringedificuldade em engolirurticária e dificuldades em respirar

Outros efeitos secundários incluem:

Pouco frequentestossetensão arterial baixaatordoamentodesidratação (com sintomas de sede, boca e língua secas, micção poucofrequente, urina de coloração escura, pele seca)dores muscularescansaçoformigueiros ou dormênciavisão turvaruídos nos ouvidos (por exemplo, sibilos, zumbidos)

Muito rarostonturasdiarreiador nas articulações

Desconhecidodificuldade em respirardiminuição grave do fluxo urinárionível baixo de sódio no sangue (por vezes com náuseas, cansaço, confusão,mal-estar, convulsões)nível baixo de potássio no sangue (por vezes com fraqueza muscular, espasmosmusculares, ritmo cardíaco anormal)nível baixo de glóbulos brancos no sangue (com sintomas tais como febre,infecções da pele, inflamação da garganta ou úlceras na boca devidas ainfecções, fraqueza)aumento do nível de bilirrubina no sangue (que pode, em casos graves, provocarpele e olhos amarelos)aumento do nível de azoto na ureia sanguínea e aumento do nível de creatininano sangue (o que pode indicar função renal anormal)aumento do nível de ácido úrico no sangue (que pode, em casos graves,provocar gota)síncope (desmaio)

Efeitos secundários notificados com valsartan ou hidroclorotiazida isoladamente,mas não observados com Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidosrevestidos por película:

Valsartan

Pouco frequentessensação de andar à roda

dor abdominal

Desconhecidoerupções cutâneas com ou sem comichão, juntamente com alguns dosseguintes sinais ou sintomas: febre, dor nas articulações, dor muscular, nóduloslinfáticos inchados e/ou sintomas semelhantes aos da gripemanchas de cor vermelha e púrpura, febre, comichão (sintomas de inflamaçãodos vasos sanguíneos)nível baixo de plaquetas no sangue (acompanhado por vezes de hemorragias ouhematomas anormais)nível elevado de potássio no sangue (por vezes com espasmos musculares,ritmo cardíaco anormal)reacções alérgicas (com sintomas tais como erupções cutâneas, comichão,urticária, dificuldade em respirar ou engolir, tonturas)inchaço sobretudo da face e garganta; erupções cutâneas, comichãoaumento dos valores da função hepáticadiminuição do nível de hemoglobina e diminuição da percentagem de glóbulosvermelhos no sangue (o que, em casos graves, pode provocar anemia)insuficiência renal

Hidroclorotiazida

Frequenteserupções cutâneas com comichão e outras formas de erupções cutâneasperda de apetitenáuseas ligeiras e vómitosdesmaio, sensação de desmaio ao levantar-seimpotência

Rarosinchaço e formação de bolhas na pele (devido a aumento da sensibilidade aosol)obstipação, desconforto do estômago ou dos intestinos, perturbações do fígado
(pele ou olhos amarelos)ritmo cardíaco irregulardores de cabeçaperturbações do sonosensação de tristeza (depressão)nível baixo de plaquetas no sangue (acompanhado por vezes de hemorragias ouhematomas por debaixo da pele)

Muito rarosinflamação dos vasos sanguíneos com sintomas tais como erupções cutâneas,manchas vermelho arroxeadas, febrecomichão ou vermelhidão da pele formação de bolhas nos lábios, olhos ou boca

descamação da pelefebreerupções cutâneas faciais associadas a dor nas articulaçõesperturbações muscularesfebre (lúpus eritematoso cutâneo)dor intensa na região superior do estômago; ausência ou níveis baixos dediferentes células do sanguereacções alérgicas gravesdificuldade em respirarinfecção nos pulmões; falta de ar

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico oufarmacêutico.

5. COMO CONSERVAR VALSARTAN + HIDROCLOROTIAZIDA

RATIOPHARM COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA

Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não utilize Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidos porpelícula após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, frasco eembalagem «blister». O prazo de validade corresponde ao último dia do mêsindicado.
Não conservar acima de 25 ºC.
Conservar na embalagem original para proteger da humidade.
Não utilize Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm comprimidos revestidos porpelícula se verificar que a embalagem está danificada ou apresenta sinais deviolação.
Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixodoméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos deque já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Valsartan + Hidroclorotiazida comprimidos revestidos porpelícula
As substâncias activas são valsartan e hidroclorotiazida.
Cada comprimido contém 80 mg de valsartan e 12,5 mg de hidroclorotiazida.
Cada comprimido contém 160 mg de valsartan e 12,5 mg de hidroclorotiazida.
Cada comprimido contém 160 mg de valsartan e 25 mg de hidroclorotiazida.

Os outros componentes são
Núcleo do comprimido: Celulose, microcristalina; sílica, coloidal anidra;crospovidona; estearato de magnésio.
Película de revestimento:

Hipromelose, macrogol, dióxido de titânio (E 171), óxido de ferro vermelho (E
172), óxido de ferro amarelo (E 172)
Hipromelose, macrogol, dióxido de titânio (E 171), óxido de ferro vermelho (E
172)
Hipromelose, macrogol, dióxido de titânio (E 171), óxido de ferro vermelho (E
172), óxido de ferro amarelo (E 172), óxido de ferro preto (E 172)
Qual o aspecto de Valsartan + Hidroclorotiazida comprimidos revestidos porpelícula e conteúdo da embalagem
Valsartan + Hidroclorotiazida, 80+12,5 mg comprimidos revestidos por película éum comprimido revestido por película cor-de-rosa, em forma capsular.
Valsartan + Hidroclorotiazida, 160+12,5 mg comprimidos revestidos por película
é um comprimido revestido por película vermelho-tijolo, em forma capsular.
Valsartan + Hidroclorotiazida 160+25 mg comprimidos revestidos por película éum comprimido revestido por película castanho-claro, em forma capsular,ranhurado numa das faces.
O comprimido pode ser dividido em metades iguais.

Embalagens ?blister?:
Embalagens de 14, 20, 28, 30, 56, 60, 90, 98, 100, 280 comprimidos revestidospor película.
Embalagens de 14, 20, 28, 30, 56, 60, 90, 98, 100, 280 comprimidos revestidospor película.
Embalagens de 14, 20, 28, 30, 56, 60, 90, 98, 100, 280 comprimidos revestidospor película.

Frascos:
100, 500 comprimidos revestidos por película.

(É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.)
Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricanteratiopharm, Comércio e Industria de Produtos Farmacêuticos, Lda
Rua Quinta do Pinheiro, Edifício Tejo 6º Piso
2790-143 Carnaxide
Fabricante
Merckle GmbH
Ludwig-Merckle-Strasse 3
D-89134 Blaubeuren
Alemanha

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço
Económico Europeu (EEE) sob os seguintes nomes:

Alemanha:
Valsartan-ratiopharm comp. 80 mg/12,5 mg Filmtabletten

Valsartan-ratiopharm comp. 160 mg/12,5 mg Filmtabletten

Valsartan-ratiopharm comp. 160 mg/25 mg Filmtabletten
Áustria:
Valsartan/HCT ratiopharm 80 mg/12,5 mg Filmtabletten


Valsartan/HCT ratiopharm 160 mg/12,5 mg Filmtabletten

Valsartan/HCT ratiopharm 160 mg/25 mg Filmtabletten
Bélgica:
Co-valsartan-ratiopharm 80/12.5 mg, comprimés pelliculés

Co-valsartan-ratiopharm 160/12.5 mg, comprimés pelliculés

Co-valsartan-ratiopharm 160/25 mg, comprimés pelliculés
Dinamarca: Valsartan Hydrochlorthiazid ratiopharm 80/12.5 mg

filmovertrukne
tabletter

Valsartan Hydrochlorthiazid ratiopharm 160/12.5 mg
filmovertrukne
tabletter

Valsartan Hydrochlorthiazid ratiopharm 160/25 mg
filmovertrukne
tabletter
Espanha:
Valsartan/Hidroclorotiazida ratiopharm 80/12,5 mg

comprimidos recubiertos con película EFG

Valsartan/Hidroclorotiazida ratiopharm 160/12,5 mg

comprimidos recubiertos con película EFG
Valsartan/Hidroclorotiazida
ratiopharm
160/25
mg

comprimidos recubiertos con película EFG
Eslováquia: Valsartan HCT-ratiopharm 80/12,5 mg


Valsartan HCT-ratiopharm 160/12,5 mg

Valsartan HCT-ratiopharm 160/25 mg
França:
Valsartan ? Hydrochlorothiazide ratiopharm®

80 mg/ 12,5 mg film coated tablets

Valsartan ? Hydrochlorothiazide ratiopharm®

160 mg/ 12,5 mg film coated tablets

Valsartan ? Hydrochlorothiazide ratiopharm®

160 mg/ 25 mg film coated tablets
Finlândia:
Valsartan Hydrochlorothiazide ratiopharm 80/12,5 mg

kalvopäällysteinen
tabletti
Valsartan
Hydrochlorothiazide
ratiopharm
160
mg/12,5
mg
kalvopäällysteinen
tabletti

Valsartan Hydrochlorothiazide ratiopharm 160 mg/25 mg
kalvopäällysteinen
tabletti
Hungria:
Valsartan-HCT-ratiopharm 80/12,5 mg filmtabletta

Valsartan-HCT-ratiopharm 160/12,5 mg filmtabletta

Valsartan-HCT-ratiopharm 160/25 mg filmtabletta
Itália:
Valsartan/Idroclorotiazide ratiopharm 80 mg/12,5 mg

compresse rivestite con film

Valsartan/Idroclorotiazide ratiopharm 160 mg/12,5 mg

compresse rivestite con film

Valsartan/Idroclorotiazide ratiopharm 160 mg/25 mg

compresse rivestite con film
Luxemburgo: Valsartan-ratiopharm comp. 80 mg/12,5 mg Filmtabletten


Valsartan-ratiopharm comp. 160 mg/12,5 mg Filmtabletten

Valsartan-ratiopharm comp. 160 mg/25 mg Filmtabletten
Noruega:
Valsartan Hydrochlorthiazid ratiopharm 80/12,5 mg filmdrasjerte
tabletter


Valsartan Hydrochlorthiazid ratiopharm 160 mg/12,5 mg
filmdrasjerte tabletter


Valsartan Hydrochlorthiazid ratiopharm 160 mg/25 mg filmdrasjerte
tabletter
Países Baixos:Valsartan/hydrochloorthiazide ratiopharm 80/12,5 mg,
filmomhulde tabletten


Valsartan/hydrochloorthiazide ratiopharm 160/12,5 mg,
filmomhulde tabletten


Valsartan/hydrochloorthiazide ratiopharm 160/25 mg, filmomhulde
tabletten
Polónia:
Valsartan HCT – ratiopharm
Portugal:
Valsartan + Hidroclorotiazida ratiopharm
República checa: Co-valsartan-ratiopharm 80/12.5 mg, comprimes pelliculés


Co-valsartan-ratiopharm 160/12.5 mg, comprimés pelliculés

Co-valsartan-ratiopharm 160/25 mg, comprimés pelliculés
Reino Unido : Valsartan and Hydrochlorothiazide 80/12.5 mg tablets


Valsartan and Hydrochlorothiazide 160/12.5 mg tablets

Valsartan and Hydrochlorothiazide 160/25 mg tablet
Suécia:
Valsartan / Hydrochlorothiazide ratiopharm 80/12.5 mg
filmdragerade
tabletter

Valsartan / Hydrochlorothiazide ratiopharm 160/12.5 mg
filmdragerade
tabletter

Valsartan / Hydrochlorothiazide ratiopharm 160/25 mg
filmdragerade
tabletter

Este folheto foi aprovado pela última vez em