Vunexin Ropinirol bula do medicamento

Neste folheto:
1.


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

VUNEXIN 0,25 mg comprimidos revestidos por película
Ropinirol (sob a forma de cloridrato)

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É VUNEXIN E PARA QUE É UTILIZADO

VUNEXIN pertence a um grupo de medicamentos denominado agonistasdopaminérgicos. Os agonistas dopaminérgicos actuam como um químico que existenaturalmente no seu cérebro, denominado dopamina.

VUNEXIN é utilizado no tratamento dos sintomas da Síndrome das Pernas Inquietasidiopática moderada a grave. A Síndrome das Pernas Inquietas moderada a grave érepresentada tipicamente por doentes com dificuldade em dormir ou com um gravedesconforto nas pernas ou braços.

A Síndrome das Pernas Inquietas é uma condição caracterizada por um desejoirresistível de movimentar as pernas e ocasionalmente os braços, habitualmenteacompanhada de sensações desconfortáveis como comichão, queimadura ou picada.
Estas sensações ocorrem durante períodos de repouso ou inactividade, na posiçãosentado ou deitado, especialmente na cama e são mais graves ao final do dia ou à noite.
Habitualmente o alívio só se sente caminhando ou movimentando os membrosafectados, o que frequentemente conduz a dificuldades em dormir.

VUNEXIN alivia o desconforto e reduz a necessidade de movimentar as pernas queinterrompe o sono nocturno.

2. ANTES DE TOMAR VUNEXIN

Não tome VUNEXIN:


se tem alergia (hipersensibilidade) à substância activa ou a qualquer outro
componente de VUNEXIN;

se tem uma doença grave no fígado;

se tem uma doença grave no rim.

Se não tem a certeza, é essencial que contacte o seu médico.

Tome especial cuidado com VUNEXIN:
Informe o seu médico antes de começar a tomar este medicamento se:está grávida ou pensa estar grávida; está a amamentar;
é intolerante a alguns açúcares (ex. lactose);tem doença no fígado;tem um problema grave de coração;tem um problema mental grave.

Nestas situações o seu médico deve supervisionar cuidadosamente o tratamento.

Durante o tratamento com VUNEXIN tome especial cuidado quando conduzir ouutilizar máquinas. Caso sofra de sonolência extrema ou tenha ocorrido um episódio deadormecimento súbito sem aparentemente sentir sonolência, não conduza ou utilizemáquinas e contacte o seu médico.

Se durante o tratamento os sintomas se agravarem, iniciarem-se mais cedo durante o diaou após um menor período em repouso, ou ainda afectar outras partes do seu corpocomo os braços, deverá consultar o seu médico que poderá ajustar a dose de VUNEXINque está a tomar.

Tomar VUNEXIN com outros medicamentos:
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. O efeito de
VUNEXIN pode ser aumentado ou diminuido por outros medicamentos ou vice versa.
Estes medicamentos incluem:
ciprofloxacina
(antibiótico);
– enoxacina
(antibiótico);

fluvoxamina (fármaco usado no tratamento da depressão);

teofilina (fármaco usado no tratamento da asma);

terapêutica hormonal de substituição (também designada por THS);

anti-psicóticos e outros fármacos que bloqueiam a dopamina no cérebro (ex.
sulpirida ou metoclopramida).

Informe o seu médico se:

está a ser medicado para a Síndrome das Pernas Inquietas;

desistiu ou começou a fumar enquanto toma VUNEXIN. O seu médico pode
necessitar de ajustar a sua dose.

está a tomar VUNEXIN e o seu médico está a prescrever-lhe outro
medicamento.

Tomar VUNEXIN com alimentos e bebidas:

Tomar VUNEXIN com os alimentos poderá reduzir a tendência para sentir-se ou ficarindisposto.

Gravidez:
Não é recomendado o uso de VUNEXIN durante a gravidez. VUNEXIN só deverá serutilizado durante a gravidez após o seu médico considerar o benefício para si e opotencial risco para o feto. Se estiver grávida, pensar que está grávida ou tencionarengravidar informe imediatamente o seu médico. O seu médico irá aconselhá-la ainterromper este medicamento.

Aleitamento:
VUNEXIN não deverá ser utilizado durante o aleitamento sendo que a produção de leitepoderá ser afectada. Informe imediatamente o seu médico se estiver a amamentar ou setenciona amamentar. O seu médico vai aconselhá-la a interromper este medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas:
Este medicamento normalmente não afecta as actividades habituais das pessoas. Noentanto, VUNEXIN pode causar sonolência excessiva (sonolência) e episódios deadormecimento súbito. Se sofrer destes efeitos não deverá conduzir ou colocar-se numasituação onde a sonolência ou o adormecimento poderá colocá-lo a si em risco de lesõesgraves ou morte (por exemplo utilizar máquinas), até que estes episódios sejamresolvidos.

Informações importantes sobre alguns componentes de VUNEXIN:
Os doentes com intolerância à lactose devem ter em conta que cada comprimido de
VUNEXIN contém uma pequena quantidade de lactose. Se o seu médico o informouque tinha um problema de intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar estemedicamento.

Crianças:
Não foi estudada a utilização de VUNEXIN em crianças com Síndrome das Pernas
Inquietas, pelo que VUNEXIN não é prescrito habitualmente em doentes com idadeinferior a 18 anos.

3. COMO TOMAR VUNEXIN

Tomar VUNEXIN sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seumédico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Tome VUNEXIN uma vez ao dia por via oral, todos os dias e à mesma hora.
VUNEXIN é geralmente tomado imediatamente antes de deitar, mas pode ser tomadoaté 3 horas antes de se deitar.

Engula o(s) comprimido(s) de VUNEXIN inteiro(s) com água. Pode tomar VUNEXINcom ou sem alimentos. Tomando VUNEXIN com alimentos pode diminuir a ocorrênciade náuseas (sensação de indisposição) que é um possível efeito secundário de
VUNEXIN. Não mastigue o(s) comprimido(s).

A dose exacta de VUNEXIN que cada pessoa toma pode ser diferente. O seu médicodecidirá qual a dose que necessita tomar em cada dia e como tal deve seguir asindicações do seu médico. Quando começar a tomar VUNEXIN, a dose vai seraumentada gradualmente.

A dose inicial é de 0,25 mg uma vez por dia. Após 2 dias, o seu médico iráprovavelmente aumentá-la para 0,5 mg uma vez por dia durante o resto da 1ª semana detratamento. Em seguida, o seu médico poderá aumentar a dose em 0,5 mg por semana,durante três semanas até uma dose de 2 mg por dia. Em alguns doentes com melhoriainsuficiente, a dose poderá ser aumentada gradualmente até um máximo de 4 mg pordia. Após três meses de tratamento com VUNEXIN, o seu médico poderá ajustar a doseou interromper o tratamento dependendo dos seus sintomas e de como se sente.

Lembre-se de tomar o medicamento. Se tiver problemas em lembrar-se de quandodeverá tomar o medicamento, peça ajuda ao seu farmacêutico.

Deve continuar a tomar o seu medicamento mesmo que não se sinta melhor, uma vezque pode demorar algumas semanas para que o medicamento produza efeitos. Fale como seu médico ou farmacêutico se tiver a impressão de que o efeito de VUNEXIN édemasiado forte ou demasiado fraco. Não tome mais comprimidos para além dosrecomendados pelo seu médico.

Se tomar mais VUNEXIN do que deveria:
Em doentes que tenham tomado uma sobredosagem poderão ocorrer: sensação deindisposição, tonturas (ou sensação de vertigens), sonolência, fadiga (cansaço mental oufísico), dor no estômago, desmaios ou nervosismo. Se tomar mais VUNEXIN do quedeveria ou se alguém tiver tomado o seu medicamento, informe imediatamente o seumédico ou farmacêutico. Mostre-lhes a embalagem.

Caso se tenha esquecido de tomar VUNEXIN:
Caso se tenha esquecido de tomar a sua dose de VUNEXIN, não tome uma dose adobrar para compensar a dose que se esqueceu de tomar.

Quando se lembrar de tomar VUNEXIN, tome a dose seguinte de VUNEXIN à horahabitual. Se se esqueceu de tomar VUNEXIN por mais do que alguns dias, consulte oseu médico para que ele lhe aconselhe como recomeçar o tratamento com VUNEXIN.

Se parar de tomar VUNEXIN:
Se os seus sintomas se agravarem após a interrupção do tratamento com VUNEXIN,deverá contactar o seu médico.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como os demais medicamentos, VUNEXIN pode causar efeitos secundários, no entantonem todas as pessoas os sentem. Informe o seu médico caso sinta algum efeitosecundário que o preocupe. Os efeitos secundários mais frequentes de VUNEXIN

podem ocorrer no início do tratamento e/ou quando a dose é aumentada. Geralmente osefeitos secundários são ligeiros e podem diminuir após estar a tomar o medicamentodurante um curto espaço de tempo.

Os efeitos secundários mais frequentes são:sensação de indisposição;tonturas (sensação de vertigens);sonolência;fadiga (cansaço mental ou físico);dor de estômago;desmaios;nervosismo.

Foram referidos pouco frequentemente a sensação de confusão e alucinações. Tambémpouco frequentemente VUNEXIN pode reduzir a pressão sanguínea o que poderá causartonturas ou desmaios especialmente na passagem da posição sentada ou deitada para aposição erecta.

Durante o tratamento com VUNEXIN poderá ocorrer um agravamento não habitual dossintomas (p. ex.: sintomas tornam-se mais graves, ocorrem mais cedo durante o dia ouapós um menor período em repouso, ou afectam outras partes do corpo como osbraços). Caso isto ocorra, deverá consultar o seu médico.

Se os seus sintomas se agravarem após a interrupção do tratamento com VUNEXIN,deverá contactar o seu médico.

Foram notificados, muito raramente, casos de alteração da função hepática (testessanguíneos anormais).

VUNEXIN pode causar sonolência diurna excessiva (sonolência excessiva) e muitoraramente episódios de adormecimento súbito em que os doentes adormecemsubitamente sem aparentemente sentirem sono.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. Como cONSERVAr VUNEXIN

Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não utilize VUNEXIN após o prazo de validade impresso na embalagem exterior.
Não conservar acima de 25ºC.
Conservar na embalagem de origem.
Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de VUNEXIN:

A substância activa é o ropinirol (sob a forma de cloridrato)
Os outros componentes são:
Núcleo do comprimido: lactose monohidratada, celulose microcristalina, croscarmelosesódica, estearato de magnésio
Revestimento: hipromelose, macrogol 400, dióxido de titânio (E171), polissorbato 80
(E433).

Qual o aspecto de VUNEXIN e conteúdo da embalagem:
Este medicamento é fornecido em comprimidos revestidos por película, de cor branca eforma oval, com gravação ?GS? numa das faces e ?MLE? na outra face. Cadaembalagem contém 2 ou 12 comprimidos. Nem todas as embalagens poderão estarcomercializadas.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante:

Titular da Autorização de Introdução no Mercado: Beecham Portuguesa, Produtos
Farmacêuticos e Químicos, Lda.
Rua Dr. António Loureiro Borges, 3
Arquiparque – Miraflores
1495-131 Algés
Portugal
Tel: + 351 21 412 95 00

Fabricante:
SmithKline
Beecham
Pharmaceuticals,
Manor Royal, Crawley,
West Sussex RH10 9QJ, Reino Unido

Este folheto foi aprovado pela última vez em: