Xanax SL Alprazolam bula do medicamento

O que contém este folheto:
1. O que é Xanax SL e para que é utilizado
2. O que precisa de saber antes de tomar Xanax SL
3. Como tomar Xanax SL
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Xanax SL
6. Conteúdo da embalagem e outras informações


Folheto informativo: informação para o utilizador

Xanax SL 0,5 mg comprimidos sublinguais
Xanax SL 1 mg comprimidos sublinguais

Alprazolam

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento poiscontém informação importante para si.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.
Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamentopode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.
Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.

O que contém este folheto:

1. O que é Xanax SL e para que é utilizado

2. O que precisa de saber antes de tomar Xanax SL

3. Como tomar Xanax SL

4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Xanax SL

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

1. O que é Xanax SL e para que é utilizado

Xanax SL pertence a um grupo de medicamentos denominado benzodiazepinas.

Xanax está indicado no tratamento sintomático de: ansiedade perturbações relacionadas como pânico, com ou sem agorafobia.

Xanax SL só está indicado quando a doença é grave, incapacitante ou o indivíduo estásujeito a angústia extrema.

2. O que precisa de saber antes de tomar Xanax SL

Não tome Xanax SL se: tem miastenia grave (fraqueza muscular severa) tem alergia
(hipersensibilidade) à substância ativa, às benzodiazepinas ou a qualquer outrocomponente de Xanax SL tem problemas respiratórios ou dificuldades graves em respirar tem apneia do sono tem problemas de fígado graves.

A segurança e eficácia deste medicamento não foram avaliadas em doentes com idadeinferior a 18 anos. As benzodiazepinas não são indicadas em crianças com menos de 6anos.

Advertências e precauções
Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Xanax SL: se sofre de glaucomase está deprimido com tendências suicidas episódios de hipomania e mania foramcomunicados associados à utilização de alprazolam nos doentes depressivos.

A utilização simultânea de álcool pode aumentar o efeito das benzodiazepinas, emparticular o entorpecimento. Portanto, é desaconselhado o consumo de álcool aquando dautilização de Xanax SL.

Outros medicamentos e Xanax SL
As benzodiazepinas, incluindo o alprazolam, têm um efeito depressor aditivo no sistemanervoso
(SNC), quando utilizadas ao mesmo tempo que outros psicotrópicos, anticonvulsivantes
(medicamentos para as convulsões), anti-histamínicos (medicamentos para as alergias), eoutras substâncias que atuam sobre o SNC.

Os medicamentos seguintes podem igualmente aumentar os efeitos do alprazolam:

cetoconazol, itraconazol ou outros medicamentos antifúngicos do tipo azol.
Consequentemente, a utilização simultânea é desaconselhada.
– nefazodona, fluvoxamina, fluoxetina (medicamentos utilizados para tratar a depressão),propoxifeno (um analgésico potente), sertralina, contracetivos orais, diltiazem
(medicamento para a hipertensão), antibióticos do tipo macrólido como a eritromicina e aclaritromicina, cimetidina (medicamento que diminui a secreção ácida do estômago).

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente,ou se vier a tomar outros medicamentos.

Xanax SL com alimentos, bebidas e álcool
A toma simultânea de álcool pode aumentar o efeito das benzodiazepinas, em particular oentorpecimento. Portanto, não consuma de álcool durante o tratamento com Xanax SL.

Gravidez e amamentação
A utilização de benzodiazepinas é desaconselhada durante a gravidez e durante o períodode amamentação. Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeiaengravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Como as benzodiazepinas podem influenciar a capacidade de reação (nomeadamente avelocidade de reação), desaconselha-se a condução de veículos ou utilização demáquinas.

3. Como tomar Xanax SL

Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico ou farmacêutico.
Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Xanax pode ser utilizado sob a forma de comprimidos ou comprimidos de libertaçãomodificada para as posologias incompatíveis com as dosagens da forma sublingual.

No início do tratamento, poderá sentir-se um pouco sonolento, mas o efeito diminuinormalmente no decorrer do tratamento. Se sentir este efeito, informe o seu médico.

Tratamento sintomático da ansiedade
A dose (quantidade) habitual para dos doentes com mais de 18 anos é de 0,25 mg a 0,5mg, três vezes ao dia, até ao máximo de 4,0 mg por dia. No entanto, em doentes idosos edebilitados em particular, a dose deve ser limitada à quantidade ativa mais baixa possível,por exemplo: 0,25 mg duas a três vezes por dia.

Tratamento sintomático das perturbações relacionadas com o pânico:
Em alguns estados de pânico, Xanax SL é utilizado em doses variáveis que devem serdeterminadas em acordo com o médico consoante o doente, baseando-se também naabordagem não farmacológica para o problema. A dose pode ser superior a 4 mg por dia.
Portanto, é possível que sejam prescritas 3 a 4 administrações por dia.

Instruções para a utilização de Xanax SL
– o comprimido não deve ser empurrado através do blister
– descole a folha de alumínio sobre o blister
– retire o comprimido
– coloque o comprimido debaixo da língua durante, pelo menos, 2 minutos
– permita que o comprimido se desintegre completamente debaixo da língua antes deengolir
– o comprimido não deve ser partido, mastigado ou engolido.

Respeite rigorosamente as recomendações do seu médico.
Caso tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico oufarmacêutico.
O seu médico irá informá-lo sobre a duração do tratamento. Na pare o seu tratamentoprematuramente.

Se tomar mais Xanax SL do que deveria
Se tomar demasiado Xanal SL procure imediatamente atendimento médico. Não dê debeber a um doente que não esteja 100% consciente.

Caso se tenha esquecido de tomar Xanax SL:
Se se esqueceu de tomar uma dose, tome-a o mais rapidamente possível, exceto se for omomento de tomar a dose seguinte. Neste caso, ignore a dose esquecida e continue otratamento habitual. Não tome uma dose a dobrar para compensar a dose que se esqueceude tomar.

Se parar de tomar Xanax SL
O tratamento não pode ser parado subitamente, mas sempre progressivamente e conformeindicado pelo seu médico. Se parar de tomar os comprimidos subitamente pode sentir

efeitos de privação que lhe podem causar mau humor, insónias, cãibras, náuseas,transpiração, convulsões e delírio, sobretudo em doentes tratados com doses elevadas.
Uma redução progressiva da dose, de acordo com as indicações do seu médico, podeajudar a prevenir estas reações.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, Xanax SL pode causar efeitos secundários, embora estesnão se manifestem em todas as pessoas.

Os efeitos secundários associados ao tratamento com alprazolam em doentes queparticiparam nos ensaios clínicos controlados foram os seguintes:

Efeitos secundários muito frequentes (afetam mais de 1 doente em cada 10):sedação, sonolência

Efeitos secundários frequentes (afetam entre 1 a 10 doentes em cada 100):diminuição do apetiteconfusão, depressão, alterações da coordenação, perda de memória, disartria, perturbações da atenção,sensação de atordoamento, dor de cabeça, tonturasvisão turvaobstipação, náuseascansaço, irritabilidade

Efeitos secundários pouco frequentes (afetam entre 1 a 10 doentes em cada 1000):alucinações, raiva, agressividade, hostilidade, agitação, alterações na libido, insónia,pensamentos anormais, nervosismo, estimulação psicomotorahiperprolactinemiaamnésia, distonia, tremores doenças do fígado, icteríciadermatitefraqueza muscularincontinência, retenção urináriadistúrbios sexuais, períodos menstruais irregularesalterações do peso, aumento da pressão nos olhos

Efeitos secundários de frequência indeterminada:desequilíbrio do sistema nervoso autónomohepatiteedema periféricoangioedema

Tal como outras benzodiazepinas, podem ocorrer, em casos raros, efeitos secundárioscomo nervosismo, irritabilidade, ansiedade, cólera, comportamento agressivo ou hostil,ideias delirantes ou outros efeitos comportamentais. Neste caso, contacte o seu médico.

Os efeitos secundários seguintes das benzodiazepinas foram mencionados raramente ouexcecionalmente: distonia, fadiga, ataxia, fraqueza muscular, dificuldades motoras,epilepsia, dificuldades na fala, problemas de memória, sinais de paranóia,despersonalização, alucinações, dependência física e psíquica, sintomas de privação
(dores de cabeça, dores musculares, ansiedade extrema, tensão, agitação, confusão,irritabilidade, desrealização, despersonalização, dificuldades de audição, dormência nasextremidades, hipersensibilidade à luz, ao ruído e ao contacto físico, alucinações e crisesepiléticas).
Os fenómenos de rebound como a insónia e a ansiedade podem surgir aquando dainterrupção do tratamento assim como as modificações de humor, a ansiedade, asalterações do sono e a agitação.

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.

5. Como conservar Xanax SL

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças

Não existem precauções especiais de conservação.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exteriorapós VAL. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

Qual a composição de Xanax SL
A substância ativa é o alprazolam. Cada comprimido contém 0,5 mg ou 1 mg dealprazolam.
Os outros componentes (excipientes) são: manitol, povidona, álcool isopropílico,crospovidona, neotame, sílica coloidal anidra, estearato de magnésio, behenato deglicerilo, talco e aroma de toranja.

Qual o aspecto de Xanax SL e conteúdo da embalagem
Os comprimidos de Xanax SL apresentam-se na forma de:comprimidos de 0,5 mg, brancos a esbranquiçados, hexagonais, biconvexos, com a gravação
?05? numa face e ?XAN? na outra. Embalagens de 10, 30, 50, 60 ou 100 comprimidos.comprimidos de 1 mg, brancos a esbranquiçados, redondos, biconvexos, com a gravação
?1? numa face e ?XAN? na outra. Embalagens de 10, 30, 50, 60 ou 100 comprimidos.

Xanax está também disponível sob a forma de comprimidos e comprimidos de libertaçãomodificada.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Laboratórios Pfizer, Lda.
Lagoas Park, Edifício 10
2740-271 Porto Salvo
Portugal

Fabricante

Pfizer Italia S.r.l.,
Località Marino del Tronto,
Ascoli Piceno (AP),
Itália

Este folheto foi revisto pela última vez em