Ydeza Desogestrel + Etinilestradiol bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Ydeza e para que é utilizado
2. Antes de tomar Ydeza
3. Como tomar Ydeza
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Ydeza
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Ydeza 0,15 mg/0,02 mg comprimidos
Ydeza 0,15 mg/0,03 mg comprimidos
Desogestrel + Etinilestradiol

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É YDEZA E PARA QUE É UTILIZADO

Ydeza é um contraceptivo oral combinado, também conhecido como pílula. Contém umapequena quantidade de duas hormonas femininas: desogestrel (um progestagénio) eetinilestradiol (um estrogénio). Estas hormonas impedem que fique grávida, da mesmaforma que as suas próprias hormonas o fariam se já estivesse grávida, visto que:
Impedem o desenvolvimento e libertação de um óvulo em cada mês (ovulação);
Tornam o muco no colo do útero mais espesso dificultando a chegada dosespermatozóides ao óvulo;
Alteram o revestimento do útero, tornando menos provável a implantação do óvulofertilizado.

Informação Geral
Os contraceptivos orais são um método muito eficaz de planeamento familiar. Quandotomados correctamente (sem esquecimento de nenhum comprimido), a probabilidade deficar grávida é muito reduzida. No entanto, neste folheto informativo, estão descritasvárias situações nas quais a sua eficácia pode estar diminuída. Desta forma, por favor,leia atentamente o tópico ?Antes de tomar Ydeza? e ? Como tomar Ydeza?.
Nessas situações, não deverá ter relações sexuais ou deverá usar medidas contraceptivasadicionais não hormonais (tais como, preservativos ou espermicidas).
Não utilize os métodos baseados no calendário ou na temperatura basal. Estes métodospodem não ser fiáveis visto que Ydeza modifica as alterações normais na temperaturacorporal e do muco cervical que ocorrem durante o ciclo menstrual.

Lembre-se que as pílulas contraceptivas orais combinadas, como Ydeza, não a protegemde doenças sexualmente transmissíveis (tais como SIDA). Apenas os preservativos apodem proteger.

2. ANTES DE TOMAR YDEZA

Antes de começar a tomar Ydeza, o seu médico irá analisar a sua história pessoal desaúde e dos seus familiares mais próximos. O médico irá também medir a sua pressãoarterial e, dependendo do seu estado de saúde, pode realizar outros testes.

Não tome Ydeza
Se tem alergia (hipersensibilidade) ao etinilestradiol ou desogestrel ou a qualquer outrocomponente de Ydeza (por favor, consulte o tópico 6 ?Outras Informações?).
Se tem ou tiver tido:um coágulo no sangue (trombose) num vaso sanguíneo da perna, pulmão (embolia) ououtros órgãos; um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral; uma doença quepossa ser um primeiro sinal de ataque cardíaco (como angina de peito, que provoca doresintensas no peito) ou de acidente vascular cerebral (por exemplo, um acidente isquémicotransitório ou um pequeno acidente vascular cerebral reversível); uma doença que possaaumentar o risco de trombose nas artérias ou veias, tais como: diabetes com vasossanguíneos danificados; pressão arterial muito elevada; níveis muito elevados de gordurano seu sangue (colesterol ou triglicerídeos).
Uma alteração na coagulação sanguínea (por exemplo, deficiência da proteína C); históriade enxaqueca acompanhada de, por exemplo, sintomas visuais, dificuldades na fala, oufraqueza ou formigueiros em qualquer parte do seu corpo (conhecidos como sintomasneurológicos focais); uma inflamação do pâncreas (pancreatite); uma doença do fígadoem que a função do fígado ainda não está normalizada; um tumor no fígado; cancro demama ou cancro em qualquer órgão genital; qualquer hemorragia da vagina nãoexplicável.

Tome especial cuidado com Ydeza
Em algumas situações, tem de ter especial cuidado enquanto toma Ydeza ou qualqueroutro contraceptivo hormonal combinado, podendo ser necessário que seja regularmenteobservada pelo seu médico.
Se qualquer uma das seguintes situações ocorrer, desenvolver ou piorar enquanto toma
Ydeza, tem de contactar o seu médico: cancro da mama ou aparecimento de cancro damama num familiar próximo; doença do fígado ou da vesícula biliar; diabetes; depressão;doença de Crohn ou colite ulcerosa (doença inflamatória do intestino); síndrome urémicohemolítico (uma doença do sangue que causa danos nos rins); anemia das célulasfalciformes (uma doença hereditária dos glóbulos vermelhos); epilepsia (ver ?Tomaroutros medicamentos?); lúpus eritematoso sistémico (uma doença do sistema imunitário);doença que tenha aparecido inicialmente durante a gravidez ou utilização prévia dehormonas sexuais, tais como: perda de audição; porfíria (uma doença do sangue);herpes gestacional (erupções da pele com vesículas durante a gravidez);

coreia de Sydenham (uma doença dos nervos em que ocorrem movimentos bruscos docorpo).
Deverá contactar imediatamente o seu médico se tem angioedema hereditário e se sentirqualquer um dos seguintes sintomas de angioedema:
Inchaço da face; Inchaço da língua; Inchaço da faringe; Dificuldades em engolir;
Sibilos com dificuldades em respirar.

Evite a exposição ao sol ou luz ultravioleta se tem ou tiver tido cloasma (manchaspigmentadas, castanho-amareladas, conhecidas como ?manchas da gravidez?, que surgemespecialmente na face).

A pílula e trombose
Trombose venosa
A utilização de qualquer pílula combinada, incluindo Ydeza, aumenta o risco dasmulheres sofrerem de trombose venosa (formação de um coágulo sanguíneo nas veias)em comparação com as mulheres que não estejam a tomar qualquer pílula contraceptiva.
O risco de trombose venosa nas mulheres que tomam pílulas combinadas aumenta:
? com o avançar da idade,
? se tiver excesso de peso,
? se um dos seus familiares próximos em idade jovem tiver tido um coágulo sanguíneo
(trombose) na perna, pulmões ou outro órgão,
? se foi sujeita a uma operação (cirurgia), se tiver tido qualquer período de imobilizaçãoprolongado ou um acidente grave. É importante dizer ao seu médico que está a tomar
Ydeza porque o tratamento pode ter que ser interrompido. O seu médico irá dizer-lhequando re-iniciar Ydeza, o que geralmente ocorre duas semanas após a sua recuperação.

Trombose arterial
A toma de pílulas combinadas tem sido relacionada com um aumento do risco detrombose arterial (obstrucção de uma artéria), por exemplo, nos vasos sanguíneos docoração (ataque cardíaco) ou do cérebro (acidente vascular cerebral).
O risco de trombose arterial nas mulheres que tomam as pílulas combinadas aumenta se:fumar. É fortemente aconselhada a deixar de fumar enquanto toma Ydeza, especialmentese tiver mais de 35 anos.
Tiver níveis elevados de gordura no seu sangue (colesterol ou triglicerídeos) tiver pressãoarterial elevada, tiver enxaquecas, tiver problemas no seu coração (doença valvular,distúrbios no ritmo cardíaco)

Se notar sinais de trombose, pare de tomar Ydeza e contacte o seu médico imediatamente
(ver tópico ?Efeitos secundários possíveis?).

A pílula e o cancro
O cancro da mama tem sido detectado ligeiramente com maior frequência nas mulheresque tomam pílulas combinadas comparativamente com mulheres da mesma idade quenão tomem a pílula. Não se sabe se esta diferença é causada pela pílula ou se pelo factodas mulheres serem examinadas mais frequentemente devido ao seu tratamento, sendoassim o cancro da mama detectado mais cedo. A ocorrência de cancros da mama

desaparece gradualmente ao longo dos 10 anos após a interrupção da toma decontraceptivos hormonais combinados.
É importante que examine regularmente os seus seios e contacte o seu médico se sentiralgum caroço.

Têm sido observados casos raros de tumores benignos do fígado e casos ainda mais rarosde tumores malignos do fígado em mulheres que tomam a pílula.

Hemorragia entre períodos
Durante os primeiros meses de toma de Ydeza, pode ter uma hemorragia não esperada,ou seja, uma hemorragia fora da semana de intervalo (ver também ?Como tomar
Ydeza?). Se esta hemorragia ocorrer durante mais alguns meses, ou se se inicia apósalguns meses, o seu médico deve investigar a causa da hemorragia.

O que deve fazer se não ocorrer nenhuma hemorragia na semana de intervalo
Se tomou todos os comprimidos correctamente, se não tiver tido vómitos ou diarreiagrave e se não tomou quaisquer outros medicamentos, é muito improvável que estejagrávida.
No entanto, se a hemorragia esperada não ocorrer em dois períodos consecutivos, podeestar grávida. Contactar o seu médico imediatamente. Não iniciar o próximo blister atéter a certeza de que não está grávida.

Utilizar Ydeza com outros medicamentos
Informe sempre o seu médico que lhe receitou Ydeza, quais os medicamentos ouprodutos naturais que esteja a tomar. Informe também qualquer outro médico ou dentistaque lhe receite outro medicamento (ou o farmacêutico), de que toma Ydeza. Eles podeminformá-la se precisa de tomar medidas contraceptivas adicionais (por exemplo,preservativos) e, nesse caso, durante quanto tempo.

Alguns medicamentos podem tornar Ydeza menos eficaz na prevenção da gravidez, oupodem provocar uma hemorragia não esperada, tais como:primidona, fenitoína, fenobarbital, carbamazepina, oxcarbamazepina, topiramato efelbamato (medicamentos usados no tratamento da epilepsia); rifampicina (medicamentousado no tratamento da tuberculose); ritonavir, nevirapina (medicamentos usados notratamento da infecção do VIH); griseofulvina, ampicilina, tetraciclinas (medicamentosusados no tratamento de outras doenças infecciosas); hipericão (um produto natural). Sequiser tomar produtos contendo hipericão enquanto estiver a tomar Ydeza, deve contactarprimeiro o médico.

Ydeza pode diminuir a eficácia de outros medicamentos, tais como:ciclosporina (medicamento usado na transplantação); lamotrigina (um medicamento anti-
epiléptico), o que pode provocar um aumento da frequência de convulsões.

Os medicamentos que contenham as substâncias activas mencionadas abaixo podemcausar os seguintes efeitos secundários:

Flunarizina: pode causar o corrimento espontâneo de leite da mama, não relacionada como parto ou a amamentação (galactorreia).
Troleandomicina: pode aumentar o risco de sofrer de uma perturbação do fígado queimpede o funcionamento normal da vesícula biliar (colestase intra-hepática).

Gravidez e aleitamento
Não tome Ydeza se estiver grávida. Se ficar grávida ou se pensa que pode estar grávida,pare de tomar Ydeza e contacte o seu médico logo que possível.
Ydeza não deve ser tomado durante o aleitamento. Se pretender tomar Ydeza enquantoestiver a amamentar, deve consultar o seu médico.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Pode conduzir ou utilizar máquinas enquanto estiver a tomar Ydeza.

Antes de fazer qualquer análise ao sangue
Informe o seu médico ou os técnicos do laboratório que está a tomar a pílula, porque oscontraceptivos orais podem afectar os resultados de alguns testes.

Informações importantes sobre alguns componentes de Ydeza
Este medicamento contém lactose. Se foi informada pelo seu médico que tem intolerânciaa alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. COMO TOMAR YDEZA

Tome sempre Ydeza exactamente como o seu médico lhe disse. Deve confirmar com oseu médico se não tiver a certeza de como tomar. Cada embalagem de Ydeza contém 1blister-calendário de 21 comprimidos ou 3, 6 blisters-calendário de 21 comprimidos. Oblister-calendário foi desenvolvido para a ajudar a lembrar da toma dos seuscomprimidos.

O blister está marcado com o dia da semana em que cada comprimido deve ser tomado.
Seguindo a direcção da seta impressa no blister, tome um comprimido por dia, durante 21dias, até o blister estar vazio.

Depois, tem 7 dias (semana de intervalo) em que não toma nenhum comprimido. Duranteos 7 dias em que não toma comprimidos, no dia 2 ou 3, terá uma hemorragia de privação,semelhante à menstruação, ou seja, o seu ?período mensal?.

Inicie o novo blister no 8º dia (após os 7 dias em que não toma comprimidos) ? mesmoque a hemorragia ainda não tenha terminado. Desde que tenha tomado Ydezacorrectamente, irá sempre iniciar um novo blister no mesmo dia da semana e terá sempreo seu período mensal no mesmo dia da semana em cada mês (cada 28 dias).

Tente tomar o comprimido aproximadamente à mesma hora do dia. Poderá achar que émais fácil tomar o comprimido se for a última coisa que fizer à noite ou a primeira coisaque fizer de manhã.

Tome o comprimido inteiro, com água.

Começando a primeira embalagem

Se não tiver tomado nenhuma contracepção oral durante o ciclo anterior
Tome o primeiro comprimido no primeiro dia do seu período. Este é o primeiro dia doseu ciclo ? o dia em que a hemorragia começa. Tome o comprimido marcado para o diada semana correspondente (por exemplo, se é Terça-feira quando o seu período começa,tome o comprimido marcado com Terça-feira na embalagem). Siga a direcção da seta econtinue a tomar um comprimido por dia, até o blister ficar vazio.
Se começou no dia 2-5 do seu período, deve utilizar outro método contraceptivoadicional, como preservativos, durante os primeiros sete dias da toma dos comprimidos, oque se aplica apenas para a primeira embalagem.

Quando mudar de outro contraceptivo hormonal combinado para Ydeza
Pode começar a toma de Ydeza no dia a seguir à toma do último comprimido da suaactual embalagem de pílula, o que significa que não haverá uma semana de intervalo semcomprimidos. Se a sua actual embalagem de pílula também contém comprimidosinactivos, pode começar a tomar Ydeza no dia após ter tomado o último comprimidoactivo. Também pode começar mais tarde, mas nunca depois do período semcomprimidos da actual pílula.
Se não tiver a certeza, contacte o seu médico.

Quando mudar de anel vaginal ou de sistema transdérmico combinado para Ydeza
Caso tenha usado um anel vaginal ou um sistema transdérmico, deve iniciar a toma de
Ydeza de preferência no dia da sua remoção, ou o mais tardar, quando a nova aplicaçãodevia ser realizada.

Quando mudar de medicamentos com progestagénios (pílula de progestagénios,injectável, implante ou dispositivo de libertação intrauterino-DIU com libertação deprogestagénios) para Ydeza
Começar a tomar Ydeza quando devia fazer a nova injecção ou no dia de remoção doimplante ou DIU. Contudo, tenha a certeza de que utiliza métodos contraceptivosadicionais (por exemplo, preservativos) quando tiver relações sexuais durante osprimeiros 7 dias de toma dos comprimidos.

Após um aborto
Siga os conselhos do seu médico.

Após ter tido um filho e se não estiver a amamentar

Se tiver tido recentemente um filho, o seu médico poderá indicar-lhe para esperar peloseu período normal antes de começar a tomar Ydeza. Por vezes, é possível iniciar a tomade Ydeza mais cedo. O seu médico irá aconselhá-la.

Após ter tido um filho e se estiver a amamentar
Leia o tópico ?Gravidez e aleitamento?

Se tomar mais Ydeza do que deveria
Não estão descritos casos de efeitos prejudiciais graves após toma única de várioscomprimidos de Ydeza. Se tomar vários comprimidos de uma vez só, pode sentirnáuseas, vómitos ou hemorragia vaginal.
Se tiver tomado muitos comprimidos de Ydeza, ou se descobre que uma criança tomoualguns, peça conselhos ao seu médico ou farmacêutico.

Caso se tenha esquecido de tomar Ydeza
Se tiverem passado menos de 12 horas após a hora habitual de tomar o comprimido, aeficácia da pílula mantém-se. Tome o comprimido assim que se lembrar e continue atomar os seguintes comprimidos à hora habitual.
Se tiverem passado mais de 12 horas após a hora habitual de tomar o comprimido, aeficácia da pílula pode estar reduzida. Quanto mais comprimidos se esqueceu de tomar,maior é o risco de engravidar.

O risco de ficar grávida é maior se se esquecer de tomar um comprimido no início ou nofim do blister. Deste modo, deve seguir as seguintes regras (consultar também o esquemaabaixo indicado):

Mais do que um comprimido esquecido no blister ? contacte o seu médico.

Um comprimido esquecido na semana 1 ? Tome o comprimido esquecido assim que selembrar, mesmo que isto signifique que toma dois comprimidos ao mesmo tempo. Tomeos comprimidos seguintes à hora habitual e utilize medidas contraceptivas adicionaisdurante os próximos 7 dias, por exemplo, preservativos. Se teve relações sexuais nasemana antes do esquecimento ou se se esqueceu de iniciar um novo blister após operíodo sem toma de comprimidos, deve entender que há um risco de gravidez. Nestecaso, contacte o seu médico.

Um comprimido esquecido na semana 2 ? Tome o comprimido esquecido assim que selembrar, mesmo que isto signifique que toma dois comprimidos ao mesmo tempo. Tomeos comprimidos seguintes à hora habitual. A protecção para engravidar não é reduzida enão necessita de tomar precauções adicionais.

Um comprimido esquecido na semana 3 – Escolha entre as seguintes opções e,independentemente da escolha, ficará protegida de engravidar:
Tome o comprimido esquecido assim que se lembrar, mesmo que isto signifique quetoma dois comprimidos ao mesmo tempo. Tome os comprimidos seguintes à horahabitual. Em vez do período sem toma de comprimidos, inicie logo o blister seguinte.

Provavelmente, terá um período (hemorragia de privação) no fim do segundo blister, mastambém pode ter pequenas perdas de sangue ou hemorragias irregulares durante osegundo blister.ou
Pare de tomar o blister actual e inicie logo o período de 7 dias sem toma de comprimidos
(registe o dia em que esqueceu o comprimido e que corresponde ao primeiro dia dasemana de intervalo). Se quiser iniciar um novo blister no dia de início habitual, faça umperíodo sem toma de comprimidos menor que 7 dias.

Vários comprimidos

Consulte o seu médico
esquecidos num blister

Sim

Na
semana

Teve relações sexuais na semana
1
anterior ao esquecimento?

Não

Tome o comprimido que se esqueceu
Use um método de barreira
(preservativo) durante os próximos 7dias
E termine o blister

Apenas se esqueceu de

Tome o comprimido que se esqueceu
um comprimido (que
Na semana
Termine o blister
tomou após doze horas
2
de atraso)

Tome o comprimido que se esqueceu
Termine o blister
Não faça intervalo sem comprimidose inicie imediatamente o próximoblister

Na
semana

3

Ou

Pare
o
blister
actual
imediatamente
Inicie a semana de intervalo (nãomais de 7 dias incluindo oscomprimidos esquecidos)
Continue com o blister seguinte

Caso se tenha esquecido de qualquer comprimido num blister, e não tenha hemorragia noprimeiro período sem toma de comprimidos, isto poderá indicar que está grávida. Deverácontactar o seu médico antes de iniciar o próximo blister.

O que fazer no caso de vómitos ou diarreia intensa
Se vomitar nas 3-4 horas depois de tomar um comprimido ou se tiver diarreia intensa,existe o risco das substâncias activas do comprimido não terem sido totalmenteabsorvidas pelo seu organismo. A situação é semelhante a ter-se esquecido de tomar umcomprimido. Após o vómito ou diarreia, deverá tomar outro comprimido do blister dereserva, assim que possível. De preferência tome-o nas 12 horas seguintes a normalmentetomar o comprimido. Caso não seja possível ou já tenham passado mais de 12 horas,deverá seguir os conselhos indicados no tópico ?caso se tenha esquecido de tomar
Ydeza?.

Atraso do período menstrual: o que deverá saber
Apesar de não ser recomendado, é possível atrasar o seu período menstrual (hemorragiade privação) até ao fim do segundo blister passando de imediato para um novo blister de
Ydeza em vez de fazer o período de pausa. Poderá ter pequenas perdas de sangue ouhemorragia irregular durante a utilização deste segundo blister. Após o período de pausahabitual de sete dias, continue com o blister seguinte. Deverá consultar o seu médicoantes de atrasar o seu período menstrual.

Alteração do primeiro dia do seu ciclo menstrual: o que deverá saber
Se tomar os comprimidos de acordo com as instruções, o seu períodomenstrual/hemorragia de privação terá início na semana de pausa. Se necessitar de mudareste dia, deverá fazê-lo tornando o período de pausa mais curto (mas nunca mais longo!).
Por exemplo, se o período de pausa começar a uma sexta-feira e o quiser mudar para umaterça-feira (3 dias mais cedo), deverá começar o novo blister 3 dias mais cedo do que ohabitual. Se o período de pausa for demasiadamente curto (por exemplo, 3 dias oumenos), pode não ter qualquer hemorragia durante o período de pausa. Poderá depois terpequenas perdas de sangue ou hemorragias irregulares.
Se não tiver certeza de como proceder, consulte o seu médico.

Se parar de tomar Ydeza
Poderá parar de tomar Ydeza sempre que quiser. Se não quiser ficar grávida, consulte oseu médico para se informar sobre outros métodos contraceptivos fiáveis.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSIVEIS

Como todos os medicamentos, YDEZA pode causar efeitos secundários, no entanto estesnão se manifestam em todas as pessoas.

Efeitos secundários graves associados à pílula contraceptiva hormonal combinada, assimcomo os sintomas relacionados, estão descritos no sub-tópico 2 ?A pílula e trombose? e
?A pílula e o cancro?. Por favor leia estes sub-tópicos para informação adicional, e setiver alguma dúvida, consulte o seu médico.

Pare de tomar Ydeza e contacte o seu médico assim que possível se sentir algum dosseguintes sinais pois eles poderão indicar sintomas de trombose:
Dores intensas e/ou inchaço numa das suas pernas;
Dor intensa e súbita no peito que poderá atingir o braço esquerdo;
Falta de ar súbita;
Tosse súbita sem causa aparente;
Qualquer dor de cabeça invulgar, grave ou de longa duração ou agravamento deenxaqueca;
Cegueira parcial ou completa ou visão dupla;
Dificuldade em falar ou incapacidade de falar;
Vertigem ou desmaio;
Fraqueza, sensação estranha ou formigueiros em qualquer parte do corpo.

Deverá contactar o seu médico se:
Tiver uma dor abdominal intensa não comum;
Tiver uma coloração amarelada na pele;
Sentir um caroço.

Os seguintes efeitos secundários graves têm sido notificados em mulheres a usar a pílula:
Doença de Crohn ou colite ulcerosa (doença inflamatória crónica do intestino)
Lúpus eritematoso sistémico (uma doença do tecido conjuntivo)
Epilepsia
Uma erupção da pele conhecida como herpes gestacional
Uma doença do sangue chamada síndrome urémico hemolítico (doença em que coágulossanguíneos levam a danos nos rins)
Pequenas manchas castanhas na face e corpo (cloasma)
Uma doença do movimento denominada coreia de Sydenham
Problemas ginecológicos (endometriose, mioma uterino)

Outros efeitos secundários possíveis
Foram notificados os seguintes efeitos secundários em mulheres a tomar a pílula, quepodem ocorrer nos primeiros meses após o início de Ydeza, mas que normalmente paramassim que o organismo se tenha adaptado à pílula.

Efeitos secundários mais frequentes (mais do que 1 em cada 10 mulheres):
Hemorragias irregulares
Aumento de peso.

Efeitos secundários frequentes e pouco frequentes (mais do que 1 em cada 1,000 masmenos que 1 em cada 10 mulheres):
Ausência ou hemorragia reduzida

Tensão mamária
Aumento do peito
Dor mamária
Desejo sexual diminuído
Depressão
Dores de cabeça
Nervosismo
Enxaqueca
Tonturas
Náuseas
Vómitos
Acne
Rash (erupção da pele com comichão)
Urticária
Retenção de fluidos
Tensão arterial elevada

Efeitos secundários raros (menos de 1 em cada 1.000 mulheres):
Candidíase vaginal (infecção fúngica)
Dificuldades auditivas (otosclerose)
Tromboembolismo
Hipersensibilidade (que pode ser reconhecida por comichão, rash ou inchaço)
Desejo sexual aumentado
Irritação ocular devido a lentes de contacto
Perda de cabelo (alopécia)
Comichão
Distúrbios de pele (eritema nodoso, eritema multiforme)
Corrimento vaginal anormal
Corrimento mamário

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR YDEZA

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Ydeza após o prazo de validade impresso na embalagem exterior após VAL.
O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Ydeza
As substâncias activas são o desogestrel e etinilestradiol.
Um comprimido contém 20 microgramas de etinilestradiol e 150 microgramas dedesogestrel.
Um comprimido contém 30 microgramas de etinilestradiol e 150 microgramas dedesogestrel.

Os outros componentes são:
Amido de batata; ácido esteárico; alfatocoferol (E307); lactose mono-hidratada;povidona.

Qual o aspecto de Ydeza e conteúdo da embalagem
Comprimidos brancos, redondos e biconvexos.
Cada caixa contém 1, 3, 6 blisters com 21 comprimidos.
É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado:

Phagecon – Serviços e Consultoria Farmacêutica, Lda.
Rua João Machado, 100 ? 2.º – Sala 202
3000-226 Coimbra
Portugal

Fabricante:

Pharbil Waltrop GmbH
Im Wirrigen 25
D-45731 Waltrop
Alemanha

Este folheto foi aprovado pela última vez em