Categorias
Latanoprost

Xalatan bula do medicamento

O nome do seu medicamento é Xalatan 0,005% colírio, solução. A substância activa do Xalatan faz parte de um grupo de medicamentos conhecido como prostaglandinas. O Xalatan diminui a pressão intra-ocular por aumento…

1.O que é Xalatan e para que é utilizado, 2.Antes de utilizar Xalatan, 3.Como utilizar Xalatan, 4.Efeitos secundários Xalatan, 5.Como conservar Xalatan, 6.Outras informações,

Neste folheto:

1. O que é Xalatan e para que é utilizado
2. Antes de utilizar Xalatan
3. Como utilizar Xalatan
4. Efeitos secundários Xalatan
5. Como conservar Xalatan
6. Outras informações

Xalatan 50 ulg/ml

Colírio, solução

Latanoprost

Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

1. O QUE É XALATAN E PARA QUE É UTILIZADO

O nome do seu medicamento é Xalatan 0,005% colírio, solução. A substância activa do Xalatan faz parte de um grupo de medicamentos conhecido como prostaglandinas. O Xalatan diminui a pressão intra-ocular por aumento da drenagem natural do fluído do interior do seu olho para a corrente sanguínea.

O Xalatan é utilizado para tratar um tipo de glaucoma chamado glaucoma de ângulo aberto e também para tratar uma situação conhecida como hipertensão ocular. Ambas as situações estão associadas a um aumento de pressão no interior do seu olho e poderão eventualmente afectar a sua visão.

2. ANTES DE UTILIZAR XALATAN

Não utilize Xalatan

-se tem alergia (hipersensibilidade) à substância activa ou a qualquer outro componente de Xalatan.

Tome especial cuidado com Xalatan

  • se sofre de asma grave, ou a sua situação asmática não está bem controlada se está a utilizar qualquer outro colírio ou a tomar qualquer outro medicamento se tem olhos secos ou problemas da córnea
  • se usa lentes de contacto. Não utilize as gotas com as lentes colocadas. Espere pelo menos 15 minutos após a aplicação do colírio antes de voltar a colocar as suas lentes.
  • se está grávida, pensa que poderá estar grávida ou planeia ficar grávida se está a amamentar um bebé
  • se vai ser submetido ou foi submetido a uma cirurgia ocular

Utilizar Xalatan com outros medicamentos

Informe o seu médico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

O Xalatan não deverá ser utilizado durante a gravidez. O Xalatan não deverá ser utilizado por mulheres que amamentam, ou deverá suspender-se o aleitamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Tal como com qualquer outro colírio, se a sua visão ficar turva quando aplica as gotas, espere um momento até que este efeito desapareça, antes de conduzir ou trabalhar com máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Xalatan

O Xalatan contém um componente, o cloreto de benzalcónio, que pode causar irritação ocular e pode descolorar as lentes de contacto maleáveis. Deve retirar as lentes de contacto antes da aplicação de Xalatan, podendo ser recolocadas 15 minutos após a aplicação (ver secção 4. Efeitos indesejáveis possíveis).

3. COMO UTILIZAR XALATAN

Utilizar Xalatan sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. A dose habitual é uma gota de Xalatan no(s) olho(s) afectado(s), uma vez por dia. A melhor altura para fazer a administração é à noite. Se tiver de utilizar outro colírio, deverá esperar pelo menos 5 minutos antes de o aplicar.

Esta é a dose usual para adultos, incluindo doentes idosos. Não é recomendada a administração de Xalatan a crianças.

Os passos que se seguem vão ajudá-lo a utilizar correctamente o Xalatan:

  • Lave as mãos e sente-se ou coloque-se numa posição confortável.
  • Rode e retire o invólucro de protecção externa
  • Retire a tampa interna.
  • Com o dedo puxe cuidadosamente para baixo a pálpebra inferior do olho afectado.
  • Coloque a extremidade do conta-gotas próximo do seu olho, mas de modo a não lhe tocar.
  • Pressione o frasco suavemente de forma a que apenas uma gota entre no seu olho, depois liberte a pálpebra inferior.
  • Com um dedo pressione o canto do olho. Pressione durante 1 minuto, enquanto mantém o olho fechado.
  • Repita esta operação no outro olho, se o seu médico lhe tiver dito para o fazer.
  • Coloque de novo a tampa no frasco.

Tempo de duração do tratamento:

Deverá utilizar Xalatan durante o período de tratamento indicado pelo seu médico. Se utilizar mais Xalatan do que deveria

Deverá ter cuidado quando pressiona o frasco, de forma a administrar apenas uma gota no olho afectado. Se administrar gotas em excesso poderá sentir uma ligeira irritação. Se o Xalatan for ingerido acidentalmente, deverá contactar o seu médico.

Caso se tenha esquecido de utilizar Xalatan

Se se esquecer de administrar o medicamento na devida altura, espere até que perfaça o tempo para a próxima administração. Não aplique uma gota extra no seu olho, com o objectivo de substituir a que tenha esquecido.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS XALATAN

Como todos os medicamentos, Xalatan pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

O Xalatan poderá causar uma lenta alteração na cor do seu olho ao fim de um certo tempo de utilização e esta alteração pode tornar-se permanente. A íris poderá tornar-se mais castanha e mais escura. O Xalatan poderá causar também o escurecimento das suas pestanas, tornando-as mais espessas e mais longas do que normalmente. Por vezes as pestanas podem crescer na direcção “errada”.Informe o seu médico se as pestanas lhe causarem irritação. As suas pestanas podem voltar a crescer normalmente, depois de parar o tratamento com Xalatan. Xalatan pode causar um crescimento anormal de pelos nas suas pálpebras.

Um pequeno número de pessoas notou que as pálpebras ou a pele à volta dos olhos escureceram após o uso por algum tempo de Xalatan. Estas alterações poderão ser mais evidentes se estiver a tratar apenas um dos olhos.

Poderá sentir uma ligeira sensação semelhante à que experimenta quando tem algo estranho no (s) seu (s) olho (s). Poderá lacrimejar e ficar com o (s) olho (s) vermelho (s) ou com sensação de dor. A (s) sua (s) pálpebra (s) poderá (ão) parecer inchada (s). Poderá sentir os olhos secos.

Tal como com qualquer outro colírio, se a sua visão ficar turva quando aplica as gotas, espere um momento até que este efeito desapareça, antes de conduzir ou trabalhar com máquinas.

Algumas pessoas notaram alterações de visão que nem sempre ocorreram logo após a administração das gotas. Estas alterações podem dificultar a leitura e a capacidade de visualizar detalhes. Se esta situação lhe acontecer não utilize mais as gotas e contacte o seu médico imediatamente.

Por outro lado, a sua visão pode ficar turva e o (s) seu (s) olho (s) vermelho (s) e com a sensação de irritação/dor. Por outro lado, as suas pálpebras podem estar inchadas, empoladas ou inflamadas. É pouco provável que estas situações ocorram, mas se tal acontecer não utilize mais gotas e contacte o seu médico imediatamente.

Um pequeno número de pessoas apresentou dificuldades respiratórias, respiração ofegante e tensão no peito. Se está preocupado com qualquer alteração na sua respiração desde que iniciou o tratamento com Xalatan, Fale com o seu médico logo que possível.

Um número muito pequeno de pessoas apresentou um agravamento das suas dores no peito e agravamento de situações de angina pré-existentes.

Algumas das pessoas que utilizam o Xalatan desenvolveram erupção cutânea. Um pequeno número de pessoas desenvolveu erupção cutânea nas pálpebras.

Têm existido notificações de doentes que sentiram palpitações. Isto é, sentir o seu ritmo cardíaco ou sentir o coração a bater com irregularidade.

Têm existido notificações espontâneas de pós-comercialização que incluem os seguintes efeitos secundários: dores de cabeça, tonturas, palpitações, dor muscular e dor nas articulações.

O conservante da solução oftálmica, cloreto de benzalcónio, poderá ser absorvido pelas lentes de contacto hidrófilas (maleáveis). As lentes devem ser removidas antes da aplicação das gotas, podendo ser recolocadas 15 minutos após a aplicação.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR XALATAN

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Xalatan após o prazo de validade impresso no rótulo do frasco. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Antes da abertura do Xalatan mantenha a embalagem no frigorífico (entre +2°C e +8°C), protegida da luz directa. Após a abertura do frasco, o Xalatan pode ser mantido à temperatura ambiente (abaixo dos 25°C). O conteúdo de cada frasco poderá ser utilizado durante o período de quatro semanas após a abertura; passado este prazo deverá ser inutilizado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Xalatan

A substância activa é latanoprost 50 microgramas/ml (0,005% p/v).

Os outros componentes são cloreto de benzalcónio, cloreto de sódio, dihidrogenofosfato de sódio monohidratado, fosfato dissódico anidro, água para preparações injectáveis

Qual o aspecto de Xalatan e conteúdo da embalagem

O Xalatan apresenta-se sob a forma de solução oftálmica (colírio) para utilizar apenas nos seus olhos.

Cada frasco com conta-gotas contém 2,5 ml de colírio, correspondendo a aproximadamente 80 gotas de solução. Cada embalagem contém 1 frasco.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado Laboratórios Pfizer, Lda. Lagoas Park Edifício 10

2740-271 Porto Salvo

Este folheto foi aprovado pela última vez em 30-10-2007.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *