Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva Lisinopril + Hidroclorotiazida bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva e para que é utilizado
2. Antes de tomar Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva
3. Como tomar Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva, 20 mg + 12,5mg, comprimidos
Lisinopril + Hidroclorotiazida

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso ainda tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É LISINOPRIL + HIDROCLOROTIAZIDA TEVA E PARA QUE É

UTILIZADO

Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva contém duas substâncias activas, o lisinopril di-
hidratado e a hidroclorotiazida. A hidroclorotiazida é um diurético e actua sobre o rim,removendo a água do sangue para a urina. O lisinopril pertence a um grupo demedicamentos denominados inibidores da ECA (Enzima de Conversão da Angiotensina).
O lisinopril actua através da dilatação dos vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir apressão arterial e facilita o fornecimento de sangue pelo seu coração a todas as partes doseu organismo.

Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva está indicado no tratamento da hipertensão arterialem doentes que tenham sido previamente estabilizados com as mesmas substânciasadministradas isoladamente.

2. ANTES DE TOMAR LISINOPRIL + HIDROCLOROTIAZIDA TEVA

Não tome Lisinopril + Hidroclorotiazida Tevase tem alergia (hipersensibilidade) ao lisinopril ou à hidroclorotiazida ou a qualquer outrocomponente de Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva;se foi previamente tratado com um medicamento do mesmo grupo de medicamentos delisinopril (inibidores da ECA) por ex. captopril, enalapril, e se teve reacções alérgicas quetenham causado inchaço das mãos, pés ou tornozelos, da cara, lábios, língua e/ou

garganta, com dificuldade em engolir ou respirar, ou ainda se você ou algum membro dasua família teve uma reacção semelhante;se alguma vez teve uma reacção alérgica a diuréticos contendo hidroclorotiazida, que sãodiuréticos semelhantes às sulfonamidas (um tipo de antibiótico);se tem alguma doença dos rins grave;se sofre de anúria (ausência de formação de urina);se tiver mais do que três meses de gravidez. (Também é recomendável não tomar
Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva no início da gravidez ? Ver secção ?Gravidez?).

Tome especial cuidado com Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva
Informe o seu médico sobre quaisquer problemas de saúde que possa ter ou que já tenhatido e, em especial, se tem ou já teve:
Estreitamento da aorta (estenose aórtica), da artéria renal (estenose da artéria renal) ouum aumento da espessura do músculo cardíaco (cardiomiopatia hipertrófica, ?HOCM?);
Pressão arterial baixa (que se poderá manifestar sob a forma de tonturas ou da sensaçãode cabeça vazia, especialmente quando se está de pé);
Doença renal ou se faz hemodiálise;
Doença hepática;
Diabetes;
Gota;
Diarreia ou vómitos;
Dieta com restrição de sal ou se está a tomar suplementos de potássio;
Aporte insuficiente de sangue ao coração (doença isquémica do coração) ou ao cérebro
(doença cerebrovascular).

Pare de tomar Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva e contacte o seu médicoimediatamente se lhe acontecer alguma das seguintes situações (uma reacção alérgica):se tiver dificuldade em respirar com ou sem inchaço da cara, lábios, língua e/ou garganta.
Se tiver inchaço da cara, lábios, língua e/ou garganta que lhe possam causar dificuldadeem engolir.
Se tiver comichão intensa na pele (com inchaços ou nódulos).

Deve informar o seu médico se pensa estar grávida (ou planeia engravidar). Lisinopril +
Hidroclorotiazida Teva não está recomendado no início da gravidez e não deve sertomado após o terceiro mês de gravidez, uma vez que pode ser gravemente prejudicialpara o bebé se utilizado a partir desta altura.

Informe o seu médico se está ou irá fazer um tratamento de dessensibilização para umaalergia, por exemplo, a picadas de insectos. O tratamento de dessensibilização reduz osefeitos da alergia (por ex., picadas de abelhas ou vespas) mas, por vezes, pode causaruma reacção alérgica mais grave se estiver a tomar inibidores da ECA durante otratamento de dessensibilização.

Informe o seu médico se for hospitalizado para ser submetido a uma cirurgia. Informe oseu médico ou dentista que está a tomar Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva antes dereceber uma anestesia local ou geral. Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva, em

combinação com alguns anestésicos, poderá causar uma descida da pressão arterialdurante um curto período, logo após a toma dos comprimidos.

Tome especial cuidado quando tomar a primeira dose de Lisinopril + Hidroclorotiazida
Teva. Poderá causar uma maior descida da pressão arterial do que a que ocorrerá com acontinuação do tratamento. Poderá sentir tonturas ou a sensação de cabeça vazia e poderáser útil deitar-se. Se esta situação o preocupar, consulte o seu médico.

Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva não deve ser dado a crianças com idade inferior a 18anos. Existe informação limitada sobre a segurança e eficácia de Lisinopril +
Hidroclorotiazida Teva em crianças.

Ao tomar Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva com outros medicamentos
Informe o seu médico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outrosmedicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica ou preparaçõescontendo plantas medicinais, alimentos saudáveis ou suplementos alimentares que tenhacomprado para si. O mesmo se aplica a medicamentos que tenha utilizado já há algumtempo. Estes medicamentos podem afectar a acção de outros medicamentos. Deveinformar o seu médico se estiver a tomar algum dos seguintes medicamentos:diuréticos (medicamentos que aumentam a quantidade de urina, incluindo os poupadoresde potássio); outros medicamentos para a pressão arterial elevada (anti-hipertensores);medicamentos para o tratamento da diabetes, tais como insulina ou aqueles que sãotomados por via oral, pois poderão causar um aumento do efeito de diminuição daglucose no sangue. Poderá ser necessário reduzir a dose do seu medicamentoantidiabético enquanto estiver a tomar diuréticos tiazídicos; anti-inflamatórios não-
esteroídes (AINEs), tais como diflunisal ou ibuprofeno indometacina, que são utilizadosno tratamento da artrite e dores musculares; medicamentos para reduzir os níveis degordura no seu sangue, tais como a colestiramina ou o colestipol, pois podem impedir aabsorção da hidroclorotiazida; ouro injectável (tal como aurotiomalato de sódio),geralmente utilizado para tratamento da artrite reumatóide; medicamentos utilizados notratamento de perturbações mentais, tais como lítio (os níveis de lítio podem aumentar),pois pode aumentar a toxicidade do lítio; comprimidos de potássio ou substitutos de salcontendo potássio, pois os níveis de potássio poderão aumentar para valores acima dosesperados; medicamentos relaxantes musculares, tais como a tubocuranina (por vezesusada durante anestesias gerais), pois o Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva podeaumentar os efeitos do relaxante muscular;

Ao tomar Lisinopril+Hidroclorotiazida Teva com alimentos e bebidas
Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva pode ser tomado com ou sem alimentos.

Gravidez e aleitamento
Gravidez
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Deve informar o seu médico se pensa que está grávida (ou planeia engravidar). O seumédico normalmente aconselhá-la-á a interromper Lisinopril + Hidroclorotiazida Tevaantes de engravidar ou assim que estiver grávida e a tomar outro medicamento em vez de

Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva. Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva não estárecomendado no início da gravidez e não deve ser tomado após o terceiro mês degravidez, uma vez que pode ser gravemente prejudicial para o bebé se utilizado a partirdesta altura.

Aleitamento
Deverá informar o seu médico de que se encontra a amamentar ou que pretende iniciar aamamentação. Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva não está recomendado em mães aamamentar, especialmente se o bebé for recém-nascido ou prematuro; nestes casos o seumédico poderá indicar outro tratamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Não é provável que os comprimidos de Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva afectem a suacapacidade de conduzir veículos ou operar máquinas. Os doentes devem estar prevenidosque poderão ocorrer diferentes reacções como fadiga e tonturas, principalmente no iníciodo tratamento ou quando se aumenta a posologia.

3. COMO TOMAR LISINOPRIL + HIDROCLOROTIAZIDA TEVA

Tomar Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva sempre de acordo com as indicações domédico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
O seu médico decidirá quantos comprimidos deverá tomar por dia. A dosagem é adaptadaa cada caso individual e é importante que tome os comprimidos de acordo com oreceitado pelo seu médico. A sua dose inicial e a dose de manutenção vão depender dasua situação clínica e se está a tomar outros medicamentos.

Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Hipertensão em adultos, incluindo idosos:
A dose habitual é de 1 a 2 comprimidos, tomados uma vez por dia.

Deve engolir os comprimidos com água.
Tente tomar os comprimidos sempre à mesma hora em cada dia, de preferência no inícioda manhã.

Doentes com insuficiência renal grave:
Não é recomendada a sua utilização.

Se já se encontra a tomar medicamentos diuréticos, o seu médico poderá reduzir a dosedestes, ou dizer-lhe que os pare de tomar antes de iniciar o tratamento com
Lisinopril+Hidroclorotiazida Teva.

Não pare de tomar os comprimidos mesmo que se esteja a sentir bem, a não ser que o seumédico o recomende.
Lembre-se que a primeira dose de Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva poderá causar uma

maior descida da pressão arterial do que a que ocorrerá com a continuação do tratamento.
Poderá sentir tonturas ou a sensação de cabeça vazia e poderá ser útil deitar-se. Se estasituação o preocupar, consulte o seu médico logo que possível.

Durante o tratamento com Lisinopril+Hidroclorotiazida Teva o seu médico poderámonitorizá-lo, incluindo fazendo análises à urina e ao sangue.

Se tomar mais Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva do que deveria
Contacte imediatamente o seu médico ou o hospital mais próximo se tomou, ou se outrapessoa ou criança tomou, mais do que deveria (dose excessiva). No caso desobredosagem, poderá haver sintomas tais como perda dos sentidos ou tonturas, devido àdescida da pressão arterial.

Caso se tenha esquecido de tomar Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva
Se se esqueceu de tomar um comprimido, tome-o assim que se lembrar, a menos quesejam quase horas de tomar o próximo. Depois, continue de acordo com o seu programahabitual.
Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva pode causar efeitossecundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. A maioria dosdoentes não nota quaisquer efeitos secundários. No entanto, fale com o seu médico se ostiver e se o incomodarem.

Podem ocorrer alterações sanguíneas. É possível que o seu médico peça ocasionalmenteanálises de sangue, para verificar se Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva teve algumefeito a nível do sangue. Por vezes, estas alterações podem manifestar-se através decansaço ou dores de garganta, ou serem acompanhadas de febre, dores musculares e dasarticulações, inchaço das articulações ou glândulas, ou de sensibilidade à luz solar
(aparece uma erupção aquando da exposição à luz solar).

Efeitos secundários frequentes (podem ocorrer mais de 1 em cada 100 doentes, masmenos do que 1 em cada 10 doentes):
Tonturas ou sentir-se atordoado especialmente quando se levanta depressa
Dores de cabeça
Tosse seca
Fadiga
Desmaio
Adormecimento ou formigueiros nos dedos das mãos ou dos pés
Diarreia
Náuseas
Vómitos
Erupção cutânea

Cãibras musculares
Fraqueza (perda de força)
Impotência

Efeitos secundários pouco frequentes (podem ocorrer mais de 1 em cada 1.000 doentes,mas menos do que 1 em cada 100 doentes):
Boca seca
Gota
Batimento cardíaco acelerado
Desconforto torácico
Sinais de depressão

Reacções alérgicas: Pare de tomar Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva e contacte ummédico imediatamente se lhe acontecer algumas das seguintes situações:se tiver dificuldade em respirar com ou sem inchaço da cara, lábios, língua e/ou garganta;se tiver inchaço da cara, lábios, língua e/ou garganta que possam causar dificuldade emengolir;se tiver comichão intensa na pele (com inchaços ou nódulos).

Efeitos secundários raros (podem ocorrer mais de 1 em cada 10.000 doentes, mas menosdo que 1 em cada 1.000 doentes):
Anemia
Fraqueza muscular
Inflamação do pâncreas.

Efeitos secundários muito raros (podem ocorrer em mais de 1 em cada 10.000 doentes):
Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva pode afectar o fígado, incluindo pele e/ou olhosamarelados (icterícia) e inflamação do fígado.
Alterações graves da pele (sintomas que incluem erupção cutânea, comichão,vermelhidão, formação de bolhas, descamação, urticária e nódulos).

Outros efeitos secundários associados à substância activa lisinopril:
Efeitos no coração e vasos sanguíneos: pode ocorrer uma descida excessiva da pressãoarterial em doentes com doença cardíaca coronária ou em doentes com estreitamento daaorta (estenose da aorta), estreitamento da artéria renal (estenose da artéria renal) ouestreitamento das válvulas cardíacas (estenose da válvula mitral) ou em doentes com umaumento do espessamento do músculo cardíaco (cardiomiopatia hipertrófica). Ataquecardíaco ou derrame cerebral em doentes com susceptibilidade.
Efeitos no estômago, intestinos e fígado: dor no estômago.
Efeitos no sistema nervoso: alterações de humor, confusão, vertigens. Alterações desabor. Sonolência ou perturbações do sono, sonhos estranhos.
Efeitos no sistema respiratório: pieira, corrimento nasal acompanhado de comichão, narizentupido acompanhado de dor de cabeça ou dor facial.
Efeitos na pele: perda de cabelo, suores, erupção cutânea, comichão. Psoríase e alteraçõesgraves da pele (sintomas que incluem vermelhidão, formação de bolhas, e descamação).
Efeitos no sistema urinário: diminuição da produção de urina ou obstrução urinária.

Outros efeitos secundários associados à substância activa hidroclorotiazida:
Efeitos nos vasos sanguíneos: inflamação dos vasos sanguíneos.
Efeitos no estômago e intestinos: perda de apetite, mal-estar no estômago, prisão deventre, inflamação das glândulas salivares.
Efeitos no sistema nervoso: agitação.
Efeitos no sistema respiratório: problemas nos pulmões.
Efeitos na pele: nódoas negras e descoloração da pele.
Efeitos na visão: alterações de visão que fazem com que os objectos pareçam amarelos,visão enevoada de forma transitória.
Efeitos no sistema urinário: falência renal, disfunção renal e nefrite intersticial
(inflamação do tecido intersticial do rim).
Efeitos no coração e vasos sanguíneos: vasculite cutânea.
Outros: febre, reacções anafilácticas e espasmos musculares.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR LISINOPRIL + HIDROCLOROTIAZIDA TEVA

Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não conservar acima de 30ºC.
Conservar na embalagem de origem.

Não utilize Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva após o prazo de validade impresso naembalagem exterior e no blister após ?EXP.? O prazo de validade corresponde ao últimodia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a Composição de Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva
– As substâncias activas são lisinopril di-hidratado (21,78 mg que corresponde a 20 mg delisinopril) e a hidroclorotiazida (12,5 mg).
– Os outros componentes são amido pré-gelificado, amido de milho, hidrogenofosfato decálcio anidro, manitol e estearato de magnésio.

Qual o aspecto de Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva e conteúdo da embalagem
Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva são comprimidos ovais, brancos, ligeiramentecurvos, com a marcação ?LZ 20? numa das faces e ranhura na outra.

Lisinopril + Hidroclorotiazida Teva está disponível em embalagens blister de PVC/PVdC

e folha de alumínio contendo 14, 20, 28, 30, 56 e 60 comprimidos.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Teva Pharma – Produtos Farmacêuticos, Lda.
Edifício Cyprium, Av. 25 de Abril, 15, 2º F
2795-195 Linda-a-Velha
Portugal

Fabricante

Teva Pharmaceutical Works Private Limited Company
Pallagi út 13
4042 Debrecen, Hungria

Este folheto foi aprovado pela última vez em