Losartan + Hidroclorotiazida KRKA 50 mg + 12,5 mg Comprimidos Losartan + Hidroclorotiazida bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é Losartan/Hidroclorotiazida KRKA e para que é utilizado
2. Antes de tomar Losartan/Hidroclorotiazida KRKA
3. Como tomar Losartan/Hidroclorotiazida KRKA
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Losartan/Hidroclorotiazida KRKA
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador

Losartan/Hidroclorotiazida KRKA 50 mg/12,5 mg comprimidos revestidos por película
Losartan potássico/ Hidroclorotiazida

Leia atentamente este folheto antes de tomar Losartan/Hidroclorotiazida KRKA
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso tenha duvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhesprejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários nãomencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É O LOSARTAN/HIDROCLOROTIAZIDA KRKA E PARA QUE É UTILIZADO

O Losartan/Hidroclorotiazida contém duas substâncias activas.

O losartan pertence a um grupo de medicamentos conhecidos por antagonistas dos receptores deangiotensina II.
A hidroclorotiazida pertence a um grupo de medicamentos conhecidos por diuréticos (actua fazendocom que o seu rim deixe passar mais água e sal).

Juntos, losartan e hidroclorotiazida são utilizados no tratamento da pressão arterial alta (hipertensão).

2. ANTES DE TOMAR LOSARTAN/HIDROCLOROTIAZIDA KRKA

Não tome LOSARTAN/HIDROCLOROTIAZIDA KRKA se tem alergia à substância activa ou a qualquer outro componente deste medicamento ou a qualquerderivado das sulfonamidasse tem uma diminuição da quantidade de urina excretadase está grávida

Tome especial cuidado com LOSARTAN/HIDROCLOROTIAZIDA KRKA se tem gota,

se tem diabetes,se tem lúpus eritematoso,se sofre de asma brônquica,se tem qualquer outra doença cardíaca,se tem problemas renais ou de fígado,se tem conhecimento de ter estreitamento ou bloqueio das veias arteriais que se ligam aos seus rins,se teve recentemente vómitos e/ou diarreia excessivos,se está a tomar outros diuréticos
Nestes casos é possível que o seu médico necessite de lhe ajustar a dose da sua medicação.

A hidroclorotiazida presente neste medicamento pode produzir uma resposta analítica positiva numteste anti-doping.

Este medicamento pode afectar os resultados de alguns testes de diagnóstico.

Os comprimidos de Losartan/Hidroclorotiazida KRKA não são recomendados para as crianças.

Tomar Losartan/Hidroclorotiazida KRKA com outros medicamentos
Não tome medicamentos obtidos sem receita médica sem falar com o seu médico primeiro. Estasituação aplica-se essencialmente com:remédios para a griperemédios para alívio da dor, incluindo a aspirina

É importante informar o seu médico ou farmacêutico se está a tomar ou se tomou recentemente,qualquer um dos seguintes medicamentos, mesmo aqueles que não lhe foram prescritos:suplementos de potássio, medicamentos poupadores de potássio ou substitutos do sal contendopotássio;medicamentos antiinflamatórios não esteróides (AINEs) como a indometacina, utilizados no tratamentode doentes com artrite e para tratamento de certos tipos de dor;rifampicina utilizada no tratamento da tuberculose;fluconazol, medicamento utilizado para o tratamento de infecções fúngicas como candidíase;barbitúricos, medicamentos sedativos que podem ser utilizados no tratamento de insónia ou epilepsia;narcóticos, medicamentos como a morfina utilizados em dores agudas;medicamentos antidiabéticos (medicamentos para o tratamento da Diabetes), incluindo agentes oraispara baixar o açúcar no sangue e insulina;outros medicamentos utilizados para baixar a pressão arterial;outros diuréticos,
ACTH, utilizado para testar se as suas glândulas adrenais estão a trabalhar adequadamente;costicosteróides, utilizados no tratamento de várias doenças incluindo reumatismo, artrite, alergias,algumas doenças de pele, asma e algumas complicações sanguíneas;aminas vasopressoras como a adrenalina utilizada no tratamento de hipotensão, choque, falênciacardíaca, asma ou alergias;lítio, um medicamento utilizado no tratamento de algumas doenças psiquiátricas.

Tomar Losartan/Hidroclorotiazida KRKA com alimentos e bebidas
Pode tomar este medicamento com ou sem alimentos.

Gravidez
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
As mulheres grávidas não devem utilizar a combinação de losartan com hidroclorotiazida. O tratamentocom Losartan/Hidroclorotiazida deve ser interrompido se pensa que está grávida ou se pretendeengravidar. Informe seu médico o mais rapidamente possível para que lhe seja prescrito outromedicamento para baixar a pressão arterial.

Aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
As mulheres que estejam a amamentar não devem tomar a combinação de losartan comhidroclorotiazida.

Condução de veículos e utilização de máquinas
A combinação de losartan com hidroclorotiazida tem uma influência negligenciável na capacidade deconduzir e utilizar máquinas. Particularmente no início da terapêutica ou após aumentos posológicos, olosartan pode causar hipotensão e tonturas em alguns doentes individualmente e este facto afectaindirecta e temporariamente as suas capacidades psicofísicas. Se for o seu caso, não conduza nemutilize máquinas.

Informação importante acerca de alguns componentes do Losartan/Hidroclorotiazida KRKA
Este medicamento contém lactose. Se tem intolerância a certos tipos de açúcares, fale com o seumédico antes de tomar este medicamento.

3. COMO TOMAR Losartan/Hidroclorotiazida KRKA

Tomar Losartan/Hidroclorotiazida KRKA sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com oseu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

A posologia inicial usual para a maioria dos doentes é de um comprimido de
Losartan/Hidroclorotiazida KRKA uma vez por dia para controlar a pressão arterial durante um períodode 24 horas. No entanto, para alguns doentes o médico pode prescrever dois comprimidos por dia.

O Losartan/Hidroclorotiazida KRKA deve ser tomado pela boca. Pode tomar o medicamento com ousem alimentos. Recomenda-se que tome o comprimido sempre à mesma hora em cada dia.

Utilização nos idosos
A posologia para doentes com idade superior a 75 anos será definida pelo médico.

Posologia em insuficiência renal ou hepática
A posologia será definida pelo médico.

Utilização em crianças
Não existe experiência na utilização de Losartan/Hidroclorotiazida em crianças. Por essa razão, o
Losartan/Hidroclorotiazida não deve ser administrado a crianças.

Se tiver a impressão que o efeito do medicamento está a ser demasiado forte ou demasiado fraco, falecom o seu médico ou farmacêutico.

Se tomar mais Losartan/Hidroclorotiazida KRKA do que deveria
Se tiver tomado mais Losartan/Hidroclorotiazida do que deveria, pode sentir tonturas e micçãofrequente.
Se por engano tomar demasiados comprimidos, consulte o seu médico imediatamente.

Caso se tenha esquecido de tomar Losartan/Hidroclorotiazida KRKA
Tome o seu medicamento como o seu médico lhe indicou. No entanto, se se esquecer de tomar o seumedicamento, continue normalmente com a dose seguinte. Não tome uma dose a dobrar paracompensar a dose que se esqueceu de tomar.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como os demais medicamentos, Losartan/Hidroclorotiazida KRKA pode causar efeitos secundários emalgumas pessoas.

Alguns doentes sentiram tonturas, tosse, diarreia e raramente hepatite (inflamação do fígado, cujossinais podem ser reconhecidos em olhos e pele amarelos sintomas similares aos da gripe).

Nalguns doentes surgiu urticária. Raramente os doentes desenvolveram uma reacção alérgica que incluiinchaço da cara, dos lábios, garganta e/ou língua podendo provocar dificuldade em respirar e engolir;e/ou inflamação venal incluindo inflamação das veias menores causando o aparecimento de manchasduras e vermelhas na pele. Se desenvolver algum destes sintomas deve deixar de tomar
Losartan/Hidroclorotiazida e contactar o seu médico imediatamente.

Alguns efeitos adversos adicionais foram notados tanto com o losartan como com a hidroclorotiazidautilizados individualmente (as duas substância activas do Losartan/Hidroclorotiazida KRKA), e podemser potenciais efeitos adversos deste medicamento:
Losartan: alguns doentes reportaram: rápida diminuição da pressão arterial (sintomas que podem sersensação de desmaio ou tonturas, particularmente ao levantar-se); erupção cutânea, dores musculares;enxaqueca; problemas hepáticos (cujos sinais podem ser reconhecidos em olhos e pele amarelossintomas similares aos da gripe), ou anemia (sintomas que podem ser cansaço ou dificuldade emrespirar provocados por níveis inferiores ao normal de glóbulos vermelhos e hemoglobina no sangue)que são normalmente detectados em análises sanguíneas.
Hidroclorotiazida: perda de apetite; desconfortos estomacais; náuseas; vómitos; dores de estômago;obstipação; pele amarela e a parte branca dos olhos também amarela; pâncreas inflamado acompanhadopor pores no abdómen e nas costas; inchaço das glândulas salivares; vertigens (sensação de tudo agirar); formigueiro e picadas; dor de cabeça; alterações visuais o que pode fazer os objectos pareceremamarelos; anemia sentida por cansaço não usual e perda de cor no interior dos olhos e na pele; outras

perturbações sanguíneas que podem resultar em febre; garganta arranhada ou hemorragia prolongadaapós ferimento; aumento da sensibilidade da pele ao sol; manchas na pele púrpura ou vermelho-
acastanhadas; febre; urticária ou erupção cutânea; inflamação das veias sanguíneas; problemas narespiração devido a pulmões inflamados ou inchados; reacções alérgicas percebidas por erupçãocutânea, urticária ou dificuldades em respirar ou engolir; pele, boca, olhos ou genitais a empolar ou adescascar; alteração dos níveis de alguns químicos do sangue e urina os quais são normalmentedetectados em análises sanguíneas e à urina; problemas nos rins; espasmos musculares; fraqueza;descanso exagerado; visão turva.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários nãomencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR Losartan/Hidroclorotiazida KRKA

Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não conserve acima dos 30ºC. Conserve na embalagem original para proteger da humidade.
Não utilize Losartan/Hidroclorotiazida KRKA após o prazo de validade impresso na embalagemexterior.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou lixo doméstico. Pergunte ao seufarmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar aproteger o meio ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Losartan/Hidroclorotiazida KRKA
– As substâncias activas são o losartan potássico e a hidroclorotiazida. Cada comprimido de
Losartan/Hidroclorotiazida KRKA contém 50 mg de losartan potássico e 12,5 mg de Hidroclorotiazida.
– Os outros componentes são amido de milho pré-gelatinizado, celulose microcristalina, lactose mono-
hidratada, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol 4000, laca de alumínio de amarelo dequinoleína, talco, dióxido de titânio

Qual o aspecto de Losartan/Hidroclorotiazida KRKA e conteúdo da embalagem
Os comprimidos de Losartan/Hidroclorotiazida KRKA são amarelos, ovais, moderadamentebiconvexos, revestidos por película, com a dimensões do comprimido de 6 mm X 12 mm (forma oval)e espessura 3,8 ? 4,7 mm.
Os comprimidos são dispensados em embalagens de 14, 28, 56, 84 e 98 comprimidos revestidos porpelícula.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

KRKA Farmacêutica, Sociedade Unipessoal, Lda.
Av. de Portugal, nº 154 Piso 1
2765-272 Estoril