Sildenafil Arpedex Sildenafil bula do medicamento

Neste folheto:
1. O que é SILDENAFIL ARPEDEX e para que é utilizado
2. Antes de tomar SILDENAFIL ARPEDEX
3. Como tomar SILDENAFIL ARPEDEX
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar SILDENAFIL ARPEDEX
6. Outras informações


FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

SILDENAFIL ARPEDEX 25 mg comprimidos revestidos por película
Sildenafil (sob a forma de citrato)

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.
– Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
– Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
– Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É SILDENAFIL ARPEDEX E PARA QUE É UTILIZADO

SILDENAFIL ARPEDEX pertence a um grupo de medicamentos designado porinibidores da fosfodiesterase tipo 5 (PDE5). Este medicamento actua por relaxamento dosvasos sanguíneos do pénis, permitindo o afluxo de sangue para o pénis, quandosexualmente estimulado. SILDENAFIL ARPEDEX só o ajudará a obter uma erecção sefor sexualmente estimulado. Não deve tomar SILDENAFIL ARPEDEX se não tiverdisfunção eréctil. Não deve tomar SILDENAFIL ARPEDEX se for mulher.

SILDENAFIL ARPEDEX é um tratamento para os homens com disfunção eréctil, maisvulgarmente conhecida por impotência. Isto é, quando um homem não consegue obter, oumanter, uma rigidez do pénis em erecção adequada à actividade sexual.

2. ANTES DE TOMAR SILDENAFIL ARPEDEX

Não tome SILDENAFIL ARPEDEX

? Se está a tomar medicamentos designados por nitratos, pois a combinação poderácausar uma diminuição potencialmente perigosa da sua pressão arterial. Informe o seumédico se está a tomar algum destes medicamentos, que são normalmente utilizados parao alívio da angina de peito (ou ?dor no peito?). Se tem dúvidas, informe-se junto do seumédico ou farmacêutico.

? Se está a utilizar algum dos medicamentos conhecidos como dadores de óxido nítrico,tal como o nitrito de amilo (?poppers?), pois a combinação poderá levar a umadiminuição potencialmente perigosa na sua pressão arterial.
? Se tem alergia (hipersensibilidade) ao sildenafil ou a qualquer outro componente do
SILDENAFIL ARPEDEX.
? Se tem problemas cardíacos ou hepáticos graves.
? Se teve um acidente vascular cerebral ou um enfarte do miocárdio recentemente, ou setem pressão arterial baixa.
? Se tem determinadas doenças oculares hereditárias (tal como, retinite pigmentosa).
? Se alguma vez teve perda de visão devido a neuropatia óptica isquémica anterior nãoarterítica (NAION).

Tome especial cuidado com SILDENAFIL ARPEDEX

Informe o seu médico
? se tem anemia falciforme (uma anomalia nos glóbulos vermelhos), leucemia (cancrodas células do sangue), mieloma múltiplo (cancro da medula óssea)
? se tem deformação do pénis ou doença de Peyronie?s.
? Se tem problemas cardíacos. Neste caso, o seu médico deve avaliar cuidadosamente seo seu coração suporta o esforço adicional associado a uma relação sexual.
? Se tem actualmente uma úlcera do estômago ou um problema hemorrágico (tal como ahemofilia).
? Se teve diminuição ou perda da visão súbita, pare de tomar SILDENAFIL ARPEDEX econtacte imediatamente o seu médico.

Não deve utilizar SILDENAFIL ARPEDEX em simultâneo com quaisquer outrostratamentos orais ou locais para a disfunção eréctil.

Cuidados especiais a ter em crianças e adolescentes
SILDENAFIL ARPEDEX não deve ser administrado a indivíduos com idade inferior a
18 anos.

Cuidados especiais a ter em doentes com problemas renais ou hepáticos
Deve informar o seu médico se tem problemas renais ou hepáticos. O seu médico podeprescrever-lhe uma dose mais baixa.

Tomar SILDENAFIL ARPEDEX com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

SILDENAFIL ARPEDEX pode interferir com alguns medicamentos, em especial com osutilizados para tratamento da ?dor no peito?. Em caso de urgência médica, deve informarqualquer profissional de saúde que o esteja a tratar, que está a tomar SILDENAFIL
ARPEDEX e quando o fez. Não tome SILDENAFIL ARPEDEX com outrosmedicamentos excepto se o seu médico lhe disser que o pode fazer.

Não deve tomar SILDENAFIL ARPEDEX caso esteja a tomar medicamentos designadosde nitratos, pois a combinação destes medicamentos pode causar uma diminuiçãopotencialmente perigosa na sua pressão arterial. Informe sempre o seu médico oufarmacêutico se estiver a tomar algum destes medicamentos, que são normalmenteutilizados para o alívio da angina de peito (ou ?dor no peito?).
Não deve tomar SILDENAFIL ARPEDEX se está a utilizar algum dos medicamentosconhecidos como dadores de óxido nítrico, tal como o nitrito de amilo (?poppers?), pois acombinação poderá também levar a uma diminuição potencialmente perigosa na suapressão arterial.

Se está a tomar medicamentos conhecidos como inibidores das proteases, tais como parao tratamento do VIH, o seu médico poderá pretender que inicie o tratamento com a dosemais baixa de SILDENAFIL ARPEDEX (25 mg).

Alguns doentes que estejam a tomar bloqueadores alfa para o tratamento da tensãoarterial elevada ou para o aumento do tamanho da próstata, poderão sentir tonturas ou tersensação de desmaio, que poderão ser causados pela pressão arterial baixa quando oindivíduo se senta ou levanta rapidamente. Alguns doentes tiveram estes sintomas quandotomaram SILDENAFIL ARPEDEX com bloqueadores alfa. É mais provável que estassituações ocorram dentro de um período de 4 horas após tomar SILDENAFIL
ARPEDEX. Para reduzir a possível ocorrência destes sintomas, deverá estar a tomar umadose diária regular do seu bloqueador alfa antes de iniciar o tratamento com
SILDENAFIL ARPEDEX. No início do tratamento, o seu médico poderá prescrever-lhea dose de 25 mg de SILDENAFIL ARPEDEX.

Tomar SILDENAFIL ARPEDEX com alimentos e bebidas
SILDENAFIL ARPEDEX pode ser tomado com ou sem alimentos. No entanto podeachar que SILDENAFIL ARPEDEX pode demorar mais tempo a actuar se o tomar comuma refeição mais pesada.

A ingestão de bebidas alcoólicas pode impedir temporariamente a capacidade de obteruma erecção. Para obter o máximo benefício do medicamento, é aconselhado a nãoingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas antes de tomar SILDENAFIL
ARPEDEX.

Gravidez e aleitamento
SILDENAFIL ARPEDEX não é indicado para utilização por mulheres.

Condução de veículos e utilização de máquinas
SILDENAFIL ARPEDEX pode provocar tonturas e afectar a visão. Deve estarconsciente de como reage ao SILDENAFIL ARPEDEX antes de conduzir ou utilizarmáquinas.

3. COMO TOMAR SILDENAFIL ARPEDEX

Tomar SILDENAFIL ARPEDEX sempre de acordo com as indicações do médico. Falecom o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. A dose habitual é de 50 mg.

Não deve utilizar SILDENAFIL ARPEDEX mais do que uma vez ao dia.

Deve tomar SILDENAFIL ARPEDEX cerca de uma hora antes da hora planeada para aactividade sexual. Tome o comprimido inteiro, com um pouco de água.

Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver a impressão de que SILDENAFIL
ARPEDEX é demasiado forte ou demasiado fraco.

SILDENAFIL ARPEDEX apenas o ajudará a obter uma erecção se for sexualmenteestimulado. O período de tempo que o SILDENAFIL ARPEDEX demora a actuar variade pessoa para pessoa mas, normalmente, esse período varia entre meia hora e uma hora.
Poderá verificar que o SILDENAFIL ARPEDEX demora mais tempo a actuar se fortomado com uma refeição substancial.

Se tomar mais SILDENAFIL ARPEDEX do que deveria

Poderá experimentar um aumento dos efeitos secundários e da sua gravidade. Dosessuperiores a 100 mg não aumentam a eficácia.
Não deve tomar mais comprimidos do que aqueles que o seu médico lhe indicou.

Se tomar mais comprimidos do que deveria, contacte o seu médico.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, SILDENAFIL ARPEDEX pode causar efeitossecundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. Estes efeitossecundários comunicados com o uso de SILDENAFIL ARPEDEX são habitualmenteligeiros a moderados e de curta duração.

Se tiver dores no peito durante ou após o acto sexual:
– Coloque-se numa posição semi-sentada e tente relaxar.
– Não utilize nitratos para tratar a sua dor no peito.
– Fale com o seu médico imediatamente.

Todos os medicamentos, incluindo SILDENAFIL ARPEDEX, poderão causar reacçõesalérgicas. Deve informar o seu médico imediatamente se estiver a sentir algum dosseguintes sintomas após tomar SILDENAFIL ARPEDEX: pieira súbita, dificuldade emrespirar ou tonturas, inchaço das pálpebras, face, lábios ou garganta.

Foram comunicadas erecções prolongadas e, por vezes, dolorosas, após a utilização de
SILDENAFIL ARPEDEX. Se tiver uma erecção que dure continuamente mais de 4horas, deve contactar um médico imediatamente.

Se sentir uma diminuição ou perda súbita de visão, pare de tomar SILDENAFIL
ARPEDEX e contacte o seu médico imediatamente.

Um efeito secundário muito frequente (que pode afectar mais de 1 pessoa em cada 10) édor de cabeça.

Efeitos secundários frequentes (que podem afectar 1 a 10 pessoas em cada 1000)incluem: vómitos, erupção cutânea, hemorragia retiniana, irritação ocular, olhosvermelhos, dor ocular, visão dupla, sensação de corpo estranho no olho, batimentoscardíacos rápidos e irregulares, dor muscular, sonolência, sensação de tacto diminuída,vertigem, zumbidos nos ouvidos, náuseas, boca seca, dor no peito e sensação de cansaço.

Efeitos secundários raros (que podem afectar 1 a 10 pessoas em cada 10 000) incluem:pressão arterial elevada, pressão arterial baixa, desmaios, acidente vascular cerebral,hemorragia nasal e diminuição ou perda súbita da audição.

Foram comunicados efeitos secundários adicionais da experiência pós-comercializaçãoque incluem: forte batimento cardíaco, dor no peito, morte súbita, ataque cardíaco oudiminuição temporária do afluxo de sangue a certas regiões do cérebro. A maioria desteshomens, mas não todos, já sofriam de problemas cardíacos antes de tomarem estemedicamento. Não é possível determinar se estes acontecimentos tiveram uma relaçãodirecta com a administração de SILDENAFIL ARPEDEX. Foram também comunicadoscasos de ataques e convulsões.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR SILDENAFIL ARPEDEX

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Guardar na embalagem de origem.

Não utilize SILDENAFIL ARPEDEX após o prazo de validade impresso na embalagemexterior, após ?VAL?. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de SILDENAFIL ARPEDEX
A substância activa é o sildenafil.
Cada comprimido contém 25 mg de sildenafil (sob a forma de citrato).

Os outros componentes são:
– Núcleo do comprimido: Celulose microcristalina, hidrogenofosfato de cálcio,croscarmelose sódica e estearato de magnésio.
– Revestimento por película: álcool polivinílico, macrogol 3350, dióxido de titânio
(E171), talco e laca de alumínio de indigotina.

Qual o aspecto de SILDENAFIL ARPEDEX e conteúdo da embalagem
Os comprimidos revestidos por película de SILDENAFIL ARPEDEX são azuis e têmforma elíptica.

Os comprimidos são fornecidos em embalagens ?blister? contendo 1, 2, 4, 8 ou 12comprimidos.

Algumas embalagens poderão não ser comercializadas.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

TECNIMEDE – Sociedade Técnico Medicinal S.A.
Rua da Tapada Grande, n.º 2
Abrunheira
2710-089 Sintra

Fabricante

West Pharma ? Produções de Especialidades Farmacêuticas, S.A.
Rua João de Deus, n.º 11, Venda Nova, 2700-486 Amadora

Atlantic Pharma ? Produções Farmacêuticas, S.A.
Rua da Tapada Grande, n.º 2, Abrunheira, 2710-089 Sintra

Para quaisquer informações sobre este medicamento, queira contactar o Titular da
Autorização de Introdução no Mercado.

Medicamento sujeito a receita médica.

Este folheto foi aprovado pela última vez em