Categorias
Cetoconazol Domperidona

Domperidona Mer Domperidona bula do medicamento

A substância activa de Domperidona Mer é a domperidona (sob a forma de maleato);este é um tipo de medicamento designado antagonista da dopamina, o qual actua namotilidade gástrica. A domperidona permite uma passagem…

1.1. O que é Domperidona Mer e para que é utilizado , 2.2. Antes de tomar Domperidona Mer , 3.3. Como tomar Domperidona Mer , 4.4. Efeitos secundários possíveis , 5.5. Como conservar Domperidona Mer , 6.6. Outras informações ,

Neste folheto:
1. O que é Domperidona Mer e para que é utilizado
2. Antes de tomar Domperidona Mer
3. Como tomar Domperidona Mer
4. Efeitos secundários possíveis
5. Como conservar Domperidona Mer
6. Outras informações

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Domperidona Mer 10 mg Comprimidos
Domperidona

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.
– Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
– Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
– Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O QUE É DOMPERIDONA MER E PARA QUE É UTILIZADO

A substância activa de Domperidona Mer é a domperidona (sob a forma de maleato);este é um tipo de medicamento designado antagonista da dopamina, o qual actua namotilidade gástrica. A domperidona permite uma passagem mais rápida dos alimentospelo esófago, estômago e intestinos, não os deixando permanecer demasiado temponesses órgãos e impedindo o seu refluxo.

Domperidona Mer pertence ao grupo dos medicamentos Modificadores da motilidadegástrica ou procinéticos (6.3.1.).

Domperidona Mer está indicado para:
Alívio dos sintomas de náuseas, vómitos, enfartamento, desconforto epigástrico e pirose
(regurgitação do conteúdo gástrico com sintomatologia de azia e ardor).

2. ANTES DE TOMAR DOMPERIDONA MER

Não tome Domperidona Mer

– se tem alergia (hipersensibilidade) à domperidona ou a qualquer outro componente de
Domperidona Mer.

– se sofre de uma doença ou tumor da hipófise (prolactinoma).

Se tiver cólicas intestinais intensas ou fezes sistematicamente muito escuras, procure oseu médico antes de iniciar o tratamento com Domperidona Mer.

Em caso de dúvida, peça o conselho do seu médico ou farmacêutico.

Tome especial cuidado com Domperidona Mer

Se tem uma perturbação renal, neste caso deve informar o seu médico antes de tomar
Domperidona Mer. Se tomar o medicamento durante um longo período de tempo, o seumédico pode ter de ajustar a dose.
Se for um doente com insuficiência hepática, neste caso não deve tomar Domperidona
Mer e deve falar com o seu médico.

Dados de estudos pré-clínicos e epidemiológicos sugerem que a domperidona podeprolongar o intervalo QT. Podem ocorrer arritmias cardíacas, especialmente em doentespredispostos à ocorrência de prolongamento QTc (i.e. Síndroma do QT longo,hipocaliemia e utilização concomitante de medicamentos que reconhecidamenteprolongam o intervalo QT). Foi descrito um ligeiro aumento do intervalo QT (médiainferior a 10 msec) num estudo de interacção medicamentosa com cetoconazol oral.
Deste modo, se for necessário tratamento anti-fúngico, devem ser consideradas outrasalternativas terapêuticas (ver também Tomar Domperidona Mer com outrosmedicamentos).

Tomar Domperidona Mer com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Um estudo farmacocinético demonstrou que a área sob a curva e a concentraçãoplasmática máxima da domperidona está aumentada três vezes quando se administraconcomitantemente cetoconazol por via oral (no estado estacionário). Foi detectado umligeiro efeito de prolongamento do intervalo QTc (média inferior a 10 msec) com estacombinação, o qual foi maior do que o verificado com o cetoconazol isoladamente. Osresultados deste estudo de interacção devem ser levados em consideração quando seprescreve domperidona concomitantemente com um inibidor forte do CYP3A4, porexemplo cetoconazol, ritonavir e eritromicina.

Assim, se está a tomar medicamentos contendo estas substâncias activas, deve informaro seu médico antes de começar a tomar Domperidona Mer.

Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Não se sabe se é seguro tomar Domperidona Mer durante a gravidez.
No caso de estar grávida, ou se pensa que possa estar, fale com o seu médico oufarmacêutico.

Pequenas quantidades de Domperidona Mer podem passar para o leite materno. Não érecomendado tomar Domperidona Mer se está a amamentar.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Em doses normais, Domperidona Mer não afecta a capacidade de conduzir ou deutilizar máquinas. Se notar sintomas de sonolência, desorientação e falta decoordenação não conduza nem utilize máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Domperidona Mer

Os comprimidos contêm lactose mono-hidratada. Se foi informado pelo seu médico quetem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. COMO TOMAR DOMPERIDONA MER

Tome Domperidona Mer sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com oseu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Posologia

Adultos e adolescentes (com mais de 12 anos e peso superior a 35 kg)
É para administração oral. A dose habitual é de 10 mg (um comprimido), 3 vezes pordia. A dose máxima diária é de 40 mg (um comprimido, 4 vezes por dia). Domperidona
Mer é mais eficaz se for tomado 15 ou 30 minutos antes das refeições e, se necessário,antes de deitar.

Os comprimidos não são adequados para crianças pesando menos de 35 kg.

Se tiver problemas renais (creatinina sérica > 6 mg/100 ml) só o seu médico o deveráaconselhar, uma vez que deverá diminuir a dose ou diminuir a frequência das tomas.

Duração do tratamento

O período de tratamento com Domperidona Mer não deve ultrapassar as 2 semanas deuso contínuo, excepto em caso de recomendação médica.

Se tomar mais Domperidona Mer do que deveria

Se tiver tomado demasiada quantidade de Domperidona Mer pode sentir sonolência,confusão, movimentos irregulares dos olhos, ou postura anormal, como pescoçotorcido. Se estes efeitos forem desconfortáveis procure o seu médico ou farmacêutico.

Caso se tenha esquecido de tomar Domperidona Mer

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.
Tome o medicamento o mais cedo possível. Se estiver quase na altura da próxima toma,espere até lá e depois continue normalmente.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Domperidona Mer pode causar efeitos secundários, noentanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Muito raramente podem surgir cólicas intestinais, apenas por pouco tempo, as quaisdesaparecem rapidamente. Se se tornarem problemáticas fale com o seu médico oufarmacêutico.

Muito raramente foram descritos casos de movimentos incontrolados, tais comomovimentos irregulares dos olhos, posturas anormais (por exemplo, pescoço torcido),tremores e rigidez dos músculos, os quais desaparecem, assim que se interrompe aadministração de Domperidona Mer. Em algumas pessoas observou-se, raramente,aumento no volume dos seios ou aparecimento de leite e raramente os períodosmenstruais da mulher podem ser irregulares ou parar. Tem havido casos de líbidoreduzido. Se lhe surgir algum destes sintomas, informe o seu médico.

Raramente pode ocorrer prolongamento do intervalo QTc e muito raramente arritmiascardíacas. Muito raramente, pode ocorrer comichão ou erupção cutânea. Raramenteobservaram-se outras reacções alérgicas, tais como, comichão, falta de ar e/ou faceinchada. Se tal acontecer deixe de tomar Domperidona Mer e procure o seu médico.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR DOMPERIDONA MER

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.
Conservar na embalagem de origem.

Não utilize Domperidona Mer após o prazo de validade impresso no rótulo. O prazo devalidade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Domperidona Mer

– A substância activa é a domperidona. Cada comprimido contém 12,72 mg dedomperidona maleato, equivalente a 10 mg de domperidona base.
– Os outros componentes são: lactose mono-hidratada, amido de milho, celulosemicrocristalina, povidona, laurilsulfato de sódio, estearato de magnésio e sílica coloidalanidra.

Qual o aspecto de Domperidona Mer e conteúdo da embalagem

Domperidona Mer apresenta-se na forma de comprimidos, acondicionados emembalagens de 20, 40 e 60 comprimidos. É possível que não sejam comercializadastodas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Mer Medicamentos, Lda.
Beloura Office Park, Edifício 4, Piso 1, Escritório 8
2710-444 Sintra

Fabricante

Pharmacin B.V.
Molenvliet, 103
NL-3335 LH Zwijndrecht
Holanda

O que deve saber acerca dos medicamentos?

Informe sempre o seu médico ou o seu farmacêutico se estiver a tomar outrosmedicamentos, pois alguns medicamentos não devem ser tomados concomitantemente.

Os medicamentos são muito bem estudados antes de serem postos à disposição dosdoentes. Portanto, há pouca probabilidade de alguma coisa correr mal, se foremtomados de modo correcto, ou seja se os tomar como se segue apenas para o fim a quese destina o medicamento que lhe deram; apenas na quantidade recomendada; apenasdurante o período de tempo recomendado.

Mantenha todos os medicamentos fora do alcance e da vista das crianças. Nuncaaconselhe outras pessoas a tomarem medicamentos que foram receitados para si, nemnunca tome medicamentos que foram receitados a outras pessoas. Guarde todos osmedicamentos na sua embalagem original e num local seco (por exemplo, nunca guardeum medicamento na casa de banho). Se alguém tomou uma dose excessiva de ummedicamento, chame um médico ou telefone para o Centro de Informação Antivenenos
(Tel: 808250143).

Este folheto foi aprovado pela última vez em

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *