Ponstan bula do medicamento

Bulas Relacionadas comercializadas no Brasil Ponstan,

 

Neste folheto:


1.  O que é Ponstan e para que é utilizado

2.  Antes de tomar Ponstan

3.  Como tomar Ponstan

4.  Efeitos secundários Ponstan

5.  Como conservar Ponstan

6.  Outras informações

PONSTAN 250 mg

Cápsulas

Ácido mefenâmico

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Caso ainda tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.


1. O QUE É PONSTAN E PARA QUE É UTILIZADO.

O Ponstan é um fármaco anti-inflamatório não esteróide (ácido mefenâmico) com actividade anti-reumática, analgésica e antipirética.

PONSTAN está indicado no tratamento sintomático de:

  • Artrite reumatóide (incluindo a doença de Still);
  • Osteoartrose:
  • Dor muscular, odontalgia, otalgia, cefaleia e dor pós-cirurgica;
  • Estados gripais e infecções respiratórias vulgares;
  • Dor no pós parto e dismenorreia primária;
  • Menorragia disfuncional (quando outras causas de patologia pélvica foram excluídas pelo médico);
  • Antipirético em crianças com mais de 14 anos.

2. ANTES DE TOMAR PONSTAN

Não tome Ponstan:

  • se tem alergia (hipersensibilidade) ao ácido mefenâmico ou a qualquer outro componente de Ponstan;
  • se tem história de hemorragia gastrointestinal ou perfuração, relacionada com terapêutica anterior com AINE;
  • se tem úlcera péptica/hemorragia activa ou história de úlcera péptica/hemorragia recorrente (dois ou mais episódios distintos de ulceração ou hemorragia comprovada);
  • se quando tomou ácido acetilsalicilico ou outros AINEs teve sintomas de broncospasmos, rinite alérgica ou urticária;
  • se tem insuficiência cardíaca grave;
  • se tem insuficiência renal ou hepática grave;
  • se está a pensar engravidar, se está no 3° trimestre de gravidez ou se está a amamentar.

Tome especial cuidado com Ponstan:

  • se estiver a tomar outros AINE, incluindo inibidores selectivos da ciclooxigenase-2, uma vez que a sua administração juntamente com Ponstan deve ser evitada.
  • se tiver história de úlcera péptica, especialmente se associada a hemorragia ou perfuração e se tiver mais de 65 anos. Se detectar algum sintoma abdominal e de hemorragia digestiva, sobretudo na fase inicial do tratamento, informe de imediato o seu médico. Nestes casos o seu médico deverá iniciar o tratamento com a menor dose eficaz.
  • se tiver hemorragia gastrointestinal ou ulceração o tratamento deve ser interrompido.
  • se sofrer de doença inflamatória do intestino (colite ulcerosa, doença de Crohn).
  • se tiver história de hipertensão arterial e/ou insuficiência cardíaca.
  • se tiver história de insuficiência renal ou hepática.
  • se apresentar sinais de prurido, lesões nas mucosas ou outras manifestações de alergia (hipersensibilidade), que poderão ocorrer especialmente durante o primeiro mês de tratamento, deverá interromper o tratamento.
  • se tiver uma história clínica de asma, informe o seu médico antes de iniciar o tratamento.
  • se tiver diarreia, interrompa o tratamento e informe o seu médico.
  • Ponstan pode ser associado a problemas sanguíneos se for administrado durante muito tempo. Em caso de tratamento prolongado, deve consultar regularmente o seu médico.
  • se fuma e/ou consome álcool regularmente;
  • se tem intolerância à lactose.

Os medicamentos tais como o Ponstan podem estar associados a um pequeno aumento do risco de ataque cardíaco (enfarte do miocárdio) ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). O risco é maior com doses mais elevadas e em tratamentos prolongados. Não deve ser excedida a dose recomendada nem o tempo de duração do tratamento.

Se tem problemas cardíacos, sofreu um AVC ou pensa que pode estar em risco de vir a sofrer destas situações (por exemplo se tem pressão sanguínea elevada, diabetes, elevados níveis de colesterol ou se é fumador) deverá aconselhar-se sobre o tratamento com o seu médico ou farmacêutico.

Tomar Ponstan com outros medicamentos:

Os medicamentos podem interagir entre si ou com outras substâncias não medicamentosas, originando reacções inesperadas e podendo, nalguns casos, provocar uma diminuição ou um aumento do efeito esperado. Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

  • O Ponstan pode reduzir o efeito dos fármacos anti-hipertensivos (por exemplo, diuréticos, IECAs e antagonistas da enzima de conversão da angiotensina) em doentes com hipertensão arterial;
  • Aumento do risco de hemorragia gastrointestinal por administração concomitante de AINE com antiagregantes plaquetários e inibidores selectivos da recaptação da serotonina;
  • Os AINE podem aumentar os efeitos dos anticoagulantes, tais como a varfarina; deverá proceder-se a uma cuidadosa monitorização dos doentes medicados com anti-coagulantes e Ponstan no sentido de avaliar a necessidade de eventuais ajustes posológicos na terapêutica anticoagulante;
  • A administração de AINE conjuntamente com corticosteróides poderá aumentar o risco de ulceração ou hemorragia gastrointestinal

Tomar Ponstan com alimentos e bebidas

As cápsulas de Ponstan poderão ser administradas às refeições.

Deverá evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Ponstan.

Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Se está grávida ou a amamentar, não tome Ponstan antes de consultar o seu médico.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Como para qualquer medicamento, deverá ter conhecimento de como reage ao tratamento antes de conduzir ou utilizar máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Ponstan

As cápsulas contêm lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. COMO TOMAR PONSTAN

Tomar Ponstan sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

A dose recomendada é de 500 mg, três vezes por dia, por via oral, em adultos e crianças com mais de 14 anos. As cápsulas poderão ser administradas às refeições.

Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver a impressão de que Ponstan é demasiado forte ou demasiado fraco.

Doentes idosos:

Dependendo do seu estado de saúde, o seu médico poderá recomendar-lhe a administração de uma dose inferior.

Se tomar mais Ponstan do que deveria

Uma dose superior à recomendada não aumenta a eficácia. No entanto, poderá ter como resultado um aumento dos efeitos indesejáveis e da gravidade dos mesmos.

Caso se tenha esquecido de tomar PONSTAN

Se se esqueceu de tomar uma dose, tome o medicamento logo que se lembrar e continue o tratamento conforme estava previsto. No entanto, se estiver quase no momento de tomar a próxima dose, não tome a dose esquecida e continue com o esquema de tratamento estabelecido. Nunca tome uma dose a dobrar para compensar a dose que se esqueceu de tomar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS PONSTAN

Como os demais medicamentos, Ponstan pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Os efeitos secundários associados ao ácido mefenâmico mais frequentemente relatados envolvem o sistema gastrointestinal. A diarreia parece ser o efeito secundário mais frequente e está, normalmente, relacionado com a dose administrada. Geralmente, este efeito diminui com a redução da dose e desaparece rapidamente após a interrupção do tratamento. Alguns doentes poderão não ter condições para continuar a terapêutica.

Os efeitos secundários gastrointestinais mais frequentemente relatados são: diarreia, náuseas com ou sem vómitos e dor abdominal.

Os efeitos secundários gastrointestinais/hepatobiliares menos frequentemente relatados incluem: anorexia (perda de peso), pirose (azia), flatulência (gases), enterocolite (inflamação do intestino), colite (inflamação do cólon), esteatorreia (gordura nas fezes), icterícia, hepatite (inflamação do fígado), pancreatite (inflamação do pâncreas), síndroma hepato-renal, toxicidade hepática ligeira, obstipação (prisão de ventre) e ulceração gástrica com ou sem hemorragia (perda de sangue).

Podem ocorrer outros efeitos secundários, tais como: alteração de alguns parâmetros sanguíneos, reacções alérgicas, intolerância à glucose nos doentes diabéticos, hiponatremia (valores de sódio baixos), nervosismo, sonolência, tonturas, cefaleias (dores de cabeça), visão turva, convulsões, insónia, irritação ocular, perda reversível da visão a cores, dor de ouvido, palpitações, hipotensão (tensão arterial baixa), asma, dispneia (dificuldade em respirar), edema, síndroma de Stevens-Johnson, síndroma de Lyell (necrólise epidérmica tóxica), eritema multiforme, sudorese (transpiração), prurido (comichão), urticária, erupção cutânea, edema da face, insuficiência renal e alteração de alguns parâmetros urinários.

Os medicamentos tais como Ponstan podem estar associados a um pequeno aumento do risco de ataque cardíaco (enfarte do miocárdio) ou AVC.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR PONSTAN

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não conservar acima de 30°C. Conservar na embalagem de origem.

Não utilize Ponstan após expirar o prazo de validade indicado na embalagem.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES
Qual a composição de Ponstan

-  A substância activa é o ácido mefenâmico. Cada cápsula contém 250 mg de ácido mefenâmico.

-  Os outros componentes são: lactose, estearato de magnésio, gelatina, dióxido de titânio (E171), óxido de ferro (E172), indigotina (E132).

Qual o aspecto de Ponstan e conteúdo da embalagem

Ponstan apresenta-se na forma de cápsulas que se destinam a administração oral, acondicionadas em blisters.

Embalagens com 20 ou 60 cápsulas. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Para quaisquer informações sobre este medicamento, queira contactar o titular da autorização de introdução no mercado:

Laboratórios Pfizer, Lda. Lagoas Park Edificio 10

2740-271 Porto Salvo

Fabricante

Gõdecke GmbH

Mooswaldallee, 1

D-79090 Freiburg – Alemanha

Este folheto foi aprovado pela última vez em 09-05-2007.